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O melhor software de chat ao vivo de comércio eletrônico

Andrej Csizmadia

Andrej Csizmadia

Última modificação em March 23, 2021 em 9:39 am

Woman browsing and shopping on ecommerce store

Embora 2020 possa ter sido um ano bastante inusitado, pois mudou a maneira como vivemos e funcionamos como sociedade, também trouxe muitos aspectos positivos. Para lhe dar uma sensação de esperança, gostaríamos de mencionar que tivemos a maior queda nas emissões de carbono desde o final da Segunda Guerra Mundial, Taylor Swift lançou um álbum surpresa, Folklore, e a importância do chat ao vivo no atendimento ao cliente se disparou.

Como muitas empresas foram “forçadas” a mover suas operações online, perceberam que o chat ao vivo pode ser um divisor de águas para seu sucesso. Mas por que é assim? E se eles tiverem que tomar a decisão de escolher o melhor chat ao vivo para sua loja de comércio eletrônico, quais opções estão disponíveis? Qual software é o melhor? Decidimos responder a essas e outras perguntas no nosso artigo, então pegue uma xícara de café e acomode-se.

O que é um software de chat ao vivo?

O software de chat ao vivo é uma ferramenta que fornece comunicação em tempo real entre clientes e empresas, geralmente por meio de um widget de chat ao vivo. É um serviço que permite às empresas responder imediatamente às dúvidas dos clientes, ajudá-los com o processo de compra, fornecer suporte técnico pós-venda ou responder a quaisquer perguntas que possam surgir em qualquer ponto da experiência do cliente.

Breve história

Ao longo dos anos, as empresas implementaram vários tipos de serviços de suporte ao cliente, tudo para aumentar as vendas, aumentar a eficiência e, por fim, deixar seus clientes felizes. O que começou como suporte pré-histórico de chamadas nos anos 60 (trocas de negócios automatizadas privadas) evoluiu para um software muito mais complexo que consiste em ferramentas de comunicação multicanal, integrações com soluções de terceiros e o objetivo de fornecer suporte contínuo ao cliente em várias plataformas .

O chat ao vivo também desempenhou um papel importante no passado, porém, hoje em dia, ele se estabeleceu como um dos aspectos mais importantes e úteis do serviço ao cliente. Hoje, os aplicativos de chat ao vivo têm uma taxa de aprovação do cliente de 73%. Em comparação, o e-mail vem com uma taxa de aprovação de 61%, sendo o segundo melhor.

Chat ao vivo vs. chatbot – qual é a diferença?

PrósContras
Chat ao vivoAgentes fornecem interação humana real. Lida com problemas complexos de forma eficiente. A compreensão do agente de necessidades e consultas está em um nível mais alto do que chatbots. Agentes fornecem toque humano ou criam conexões emocionaisEficiência mais baixa para consultas simples, repetitivas e diretas. Limitação do número de conversas contínuas ao mesmo tempo. Maiores custos para o treinamento inicial de agentes. Requer mais recursos
ChatbotÚtil para consultas monótonas. Assistência rápida sem a necessidade de humanos. Pode lidar com conversas ilimitadas ao mesmo tempoUma compreensão superficial das expectativas do cliente. Normalmente não pode lidar com consultas complexas do cliente

A importância do suporte por chat ao vivo

Vivemos em uma era digital em que cada empresa visa garantir um atendimento instantâneo ao cliente e respostas rápidas. Quando executado corretamente, o atendimento ao cliente pode ter um impacto significativo no sucesso de um negócio, reduzir a rotatividade e aumentar a felicidade dos usuários finais. Com o passar do tempo, mais e mais empresas consideram o software de chat ao vivo a melhor solução para melhorar a experiência do cliente, mantendo os custos baixos e, por fim, construindo conexões de longo prazo. Mas por que isso?

Razões pelas quais uma empresa precisa de suporte por chat ao vivo

Conveniência

O software de chat ao vivo é extremamente conveniente para os clientes, pois fornece suporte ao cliente em tempo real. Ao contrário do suporte de chamadas tradicional, o chat ao vivo elimina longos tempos de fila e permite que os compradores em potencia realizem várias tarefas. Mais de 50% dos usuários declararam que preferem o chat ao vivo apenas por esse motivo. Mais importante ainda, 44% dos consumidores online dizem que ter suas perguntas respondidas por um agente ao vivo no meio de uma compra é um dos recursos mais importantes que um site pode oferecer. O chat ao vivo é uma ferramenta eficiente para melhorar o envolvimento do cliente em um site de comércio eletrônico, permitindo que os compradores atuais e potenciais tomem decisões mais informadas.

Solução econômica

O software de chat ao vivo economiza dinheiro, pois é mais eficiente do que o suporte por telefone regular ou a comunicação por e-mail tradicional. Ele permite que os agentes lidem com vários chats ao mesmo tempo enquanto aumenta os valores médios dos pedidos do cliente. Alocar recursos para software de chat ao vivo também reduz os custos gerais associados ao departamento de suporte.

Vantagem competitiva obtida

Os clientes esperam que as lojas e empresas online estejam disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Essa expectativa nunca foi mais importante do que hoje. O suporte ao cliente em tempo real está sendo reconhecido por empresas em todo o mundo. Empresas de todos os tamanhos e setores percebem que, para permanecer relevantes e um passo à frente da concorrência, o chat ao vivo é uma necessidade.

Ferramenta eficiente de recursos

Conforme mencionado acima, o chat ao vivo é uma ferramenta que maximiza a produtividade e eficiência, pois permite realizar multitarefas e responder a vários chats ao mesmo tempo. Também aumenta as taxas de conversão em mais de 20%. De acordo com a Forrester, se não houver ninguém para responder às perguntas ou preocupações dos clientes, 45% dos consumidores sairiam de um site no meio de uma transação online.

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Relações sólidas com o cliente

Quando os clientes estão satisfeitos com o seu serviço, é menos provável que mudem para a concorrência. Para 89% dos clientes, a experiência ruim do cliente tem sido o motivo do corte de vínculos com certas empresas.

Impacto positivo

O software de chat ao vivo é uma tecnologia extremamente benéfica. No entanto, para colher os benefícios, as empresas devem se concentrar na implementação adequada, que inclui:

  • Criação de um widget de chat ao vivo atraente (alinhado com a marca da empresa)
  • Ter agentes de atendimento ao cliente dedicados e bem treinados
  • Priorização da experiência e da satisfação do cliente acima de todos os outros objetivos da empresa

Impacto negativo

No entanto, as empresas também encontram desafios relacionados ao software de chat ao vivo, como:

  • Agentes de suporte inexperientes, que não têm conhecimento do produto/serviço ou não são capazes de se conectar com os clientes
  • Mão de obra insuficiente
  • Respostas atrasadas ou comunicação interrompida

Como escolher o melhor software de chat ao vivo?

Escolher o melhor software de chat ao vivo para empresas ou entidades com diferentes experiências pode ser complicado, pois o melhor software de chat ao vivo para um negócio de comércio eletrônico não é o mesmo que chat ao vivo para sites ou blogs. Necessidades específicas, recursos disponíveis e objetivos devem ser considerados ao escolher o software certo para seus negócios.

Visão geral dos serviços de chat ao vivo com foco no comércio eletrônico

Depender de soluções em nuvem pode ter um grande impacto nas empresas de comércio eletrônico, e o software de chat ao vivo é um dos principais participantes nesse campo. A disponibilidade de recursos e integrações, SLAs, opções de preços e personalização e facilidade de uso são as características mais importantes a serem procuradas. Após uma extensa pesquisa e consideração de mercado, a implantação de um widget de chat ao vivo traz os benefícios mencionados acima, além de:

  • Taxas de abandono do carrinho diminuídas
  • Taxas de conversão melhoradas
  • Coleta de dados de feedback do cliente

Os recursos essenciais de chat ao vivo para uma loja de comércio eletrônico

O melhor software de chat ao vivo não deve fornecer apenas funcionalidades básicas, mas algo extra. Os principais recursos que cada empresa deve procurar ao escolher um software de chat ao vivo devem ser:

  • Capacidade de criar e personalizar a aparência do botão e da janela de chat
  • Disponibilidade de convites proativos de chat que convidam os clientes para uma conversa
  • Inclusão de formulários pré-chat e inquéritos de agente pós-chat
  • Disponibilidade de respostas pré-fabricadas que economizam tempo e recursos
  • Acesso a um histórico de chat ilimitado e todas as transcrições de chats
  • A opção de ter uma visão detalhada das informações coletadas do cliente
  • Integração com software de terceiros

Soluções específicas de chat ao vivo oferecem recursos exclusivos, como visualização de digitação em tempo real que permite ver o que seus clientes estão digitando antes mesmo de enviarem a mensagem, a opção de criar e implementar chatbots ou a oportunidade de continuar a conversa por meio do seguimento de e-mails no mesmo tópico do ticket.

As 20 melhores soluções de chat ao vivo para comércio eletrônico comparadas

LiveAgent

O LiveAgent é líder na indústria de software de suporte técnico omnicanal de acordo com vários diretórios e mercados de software de terceiros. Ele combina vários canais de comunicação, como e-mails, chat ao vivo em tempo real, uma central de atendimento integrada, integrações de redes sociais e recursos de portal do cliente em uma única solução.

O chat ao vivo do LiveAgent foi criado com três princípios em mente. O primeiro é a simplicidade da ferramenta e a facilidade com que os usuários podem criar botões de chat e colocá-los em seu site. Fazer isso é questão de alguns minutos, pois a maior parte da integração pode ser feita copiando e colando o código específico no rodapé do seu site. O segundo pilar do sucesso do LiveAgent é a sua velocidade, já que é atualmente o software de chat ao vivo mais rápido disponível no mercado. O widget de chat tem um curto tempo de carregamento de 2,5 segundos. O último pilar é a visualização de digitação em tempo real, um recurso que permite que os agentes de suporte ao cliente vejam o que o cliente está digitando antes mesmo de clicar em enviar.

Os outros recursos do LiveAgent, como uma potente caixa de entrada universal, ferramentas de automação, integrações com mais de 50 soluções e o portal do cliente, são recursos que ajudam as empresas a facilitar o atendimento ao cliente. O preço do chat ao vivo começa em $29 por mês por usuário e também inclui os recursos do sistema de tickets. LiveAgent oferece um teste gratuito de 14 dias. Se você está procurando um plano gratuito para sempre, o LiveAgent também oferece essa opção.

Explore totalmente o LiveAgent

Descubra tudo o que o LiveAgent oferece, desde chat ao vivo em tempo real, visualização de digitação até widgets de chat personalizáveis e botões até os convites de chat. Suas possibilidades são infinitas. Interaja com os clientes facilmente.

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Intercom 

O Intercom é um serviço de chat ao vivo criado para vendas e geração de leads. O software tem como alvo os visitantes do site, monitora seu comportamento e os encaminha para os departamentos apropriados da empresa com base em suas necessidades. Os planos da Intercom também contêm marketing por e-mail, recursos de automação, rastreamento avançado de visitantes e qualificação de leads.

Intercom ofusca outras soluções com suas janelas de chat e botões modernos e atraentes com ricas opções de personalização. A força da Intercom está nos seus recursos de automação e na inclusão de chatbots. Os usuários podem configurar bots simples, mas competentes, que responderão a perguntas básicas antes que o chat seja encaminhado para um agente ou departamento apropriado.

O preço dos planos disponíveis pode ser considerado caro para empresas pequenas que contam cada centavo. O plano mais barato começa em $39 por mês para um assento de agente, enquanto o plano mais avançado pode custar até $499 por mês para 10 assentos de agente. Além dos preços regulares, a Intercom também oferece accesórios, que são cobrados mensalmente e incluem opções como tours de produtos, geração avançada de leads ou automação de suporte avançado. As empresas pequenas devem ter em mente que esses complementos custam $199 por mês, o que pode aumentar significativamente suas despesas com o software de chat ao vivo.

Então, a quem o Intercom encaixa melhor? Empresas de médio a grande tamanho com suporte ao cliente dedicado e equipes de vendas que precisam cooperar estreitamente.

Freshchat

Freshchat é um dos maiores atores no setor do atendimento ao cliente. É um aplicativo de conversação e messenger, que oferece comunicação em tempo real com clientes e visitantes do site. O Freshchat é parte de uma solução muito mais ampla oferecida pela empresa Freshworks.

O próprio chat ao vivo é uma solução potente que gerencia interações em tempo real. Por ser uma parte crucial de uma solução mais complexa, é fácil de integrar com outros serviços, pode segmentar visitantes com base em critérios específicos e vem com um chatbot integrado para geração de leads. O widget de chat também é capaz de fazer traduções ao vivo (que são bastante decentes, no entanto, não entendem muito bem as perguntas comuns) e um balanceador de carga de agente vinculado a relatórios abrangentes de desempenho da equipe.

Freshchat oferece preços que estão disponíveis para empresas de qualquer tamanho ou tipo. Ele vem com um teste gratuito de 14 dias e o preço começa em $15 por agente por mês e termina em $69 por agente por mês para o plano de nível superior. A grande vantagem do Freshchat é seu plano gratuito, que inclui 100 licenças de agente, mas limita a comunicação a 10.000 visitantes mensais únicos.

Tawk.to

Tawk.to é uma ferramenta gratuita de chat ao vivo. Todos os recursos estão disponíveis para todos os clientes gratuitamente. Fornecer uma ferramenta totalmente gratuita é raro, com a maioria das empresas procurando pelo truque. Deixe-nos garantir que não há nenhum – contanto que você esteja de acordo com a marca Tawk.to em seu widget de chat.

A solução oferece uma janela de widget de chat personalizável, usuários ilimitados e um número ilimitado de widgets de chat em um número ilimitado de sites. Ele também oferece recursos como respostas prontas e histórico de chat ilimitado. Tawk.to se integra com software de terceiros, como BigCommerce, Shopify e Squarespace por meio de integrações nativas.

Tawk.to vai além ao fornecer às empresas a oportunidade de contratar agentes de atendimento ao cliente remotos por apenas $1 por hora, para que você possa fornecer suporte ao cliente sustentável 24 horas por dia, 7 dias por semana aos seus usuários finais. A melhor parte da solução é que ela é gratuita, no entanto, também apresenta contratempos, como a falta de recursos avançados de relatórios ou a aparência desatualizada dos botões de chat existentes.

Zendesk 

Zendesk é um popular software de suporte técnico multicanal, que oferece a empresas de qualquer tamanho e indústria potentes soluções de atendimento ao cliente. O verdadeiro apelo do Zendesk está em sua capacidade de criar um pacote personalizado que reflita totalmente as necessidades específicas do seu negócio.

O Zendesk Chat oferece recursos robustos de chat ao vivo e é totalmente integrado com outros produtos Zendesk. Como tal, é a melhor escolha para clientes que já estão usando outro software Zendesk. O software de chat apresenta um painel de controle bem projetado e fácil de usar, uma vasta gama de integrações com software de terceiros e widgets de chat ao vivo personalizáveis. Uma grande adição ao software é a disponibilidade de mais de 40 traduções de idiomas diferentes e opções potentes de roteamento e rastreamento.

O widget de chat tem aplicativos nativos para iOS e Android, o que significa que os usuários do Zendesk Chat podem fornecer suporte ao cliente mesmo em trânsito. Um recurso verdadeiramente notável do Zendesk é a inclusão de chatbots para automatizar perguntas simples e frequentes, bem como seu rastreamento de conversão e capacidade de criar funções específicas para representantes de suporte ao cliente.

O Zendesk oferece um plano gratuito, porém bastante limitado, que permite ter apenas uma sessão de chat simultânea. Como mencionamos anteriormente, o preço varia caso a caso, pois depende de suas necessidades específicas.

Então, quais empresas de comércio eletrônico devem considerar esta solução? Principalmente empresas de médio a grande tamanho, pois vem com um preço mais alto.

ProProfs Chat

O ProProfs Chat é conhecido por ser um dos melhores softwares de chat ao vivo de comércio eletrônico do mercado. Como software de chat em tempo real, ele ajuda as empresas a se conectar com os visitantes do site de forma proativa, enquanto identifica as oportunidades certas de engajamento. O ProProfs Chat é uma das soluções de suporte ao cliente desenvolvidas e oferecidas pela ProProfs.

Além de gerenciar conversas em tempo real, esta solução de chat ao vivo é perfeita para gerar leads qualificados de mercado para o seu negócio. Com recursos como formulário pré-chat e mensagens offline, é fácil capturar informações sobre leads qualificados. Aliás, os usuários podem até permitir que o chatbot não apenas capture leads, mas também agiliza as solicitações de suporte ao cliente para seus operadores. Os usuários podem integrar seu software de CRM favorito para armazenar leads automaticamente e ajudar sua equipe de vendas a abordá-los mais tarde. Além da integração de CRM, você também pode criar seu pacote de suporte com seus aplicativos nativos como base de conhecimento, suporte técnico, criador de pesquisas e BigContacts gratuitamente.

Os pacotes de preços do ProProfs Chat foram projetados tendo em mente todos os negócios. Os usuários podem começar com a avaliação gratuita de 15 dias para entender se o produto atende às suas expectativas. Assim que o teste termina, ele transfere automaticamente os usuários para o plano gratuito para sempre que inclui recursos básicos e todas as integrações de aplicativos nativos. Mas apenas no caso de os usuários desejarem mais recursos para seu pacote de suíte de suporte, eles podem atualizar seu plano para Essentials que começa em $10/usuário/mês ou mesmo para o plano Premium que começa em $15/usuário/mês.

HubSpot

O chat ao vivo da HubSpot é oferecido a empresas como uma solução gratuita para sempre, portanto, é muito atraente para empresas de qualquer tamanho e tipo. Quase qualquer plataforma de comércio eletrônico pode implementá-lo sem complicações e usar os benefícios adicionais do poderoso software de CRM da HubSpot.

Os principais recursos de chat ao vivo oferecidos pelo HubSpot incluem personalização avançada de widget de chat, uma opção gratuita de marca, mensagens de boas-vindas direcionadas, um chatbot potente e a capacidade de criar listas de contatos segmentadas automaticamente. Além disso, as empresas também podem aproveitar os recursos de agendamento de reuniões e criar uma base de conhecimento para seus clientes.

A solução se integra facilmente com muitos softwares em nuvem populares, como WordPress, Shopify e redes sociais, como Facebook ou Instagram.

O recurso de destaque do HubSpot está em seu preço. É oferecido às empresas como uma solução gratuita para sempre, sem maiores desvantagens. Os planos pagos começam em US $50 por mês e não são baseados no agente, mas em contatos.

LiveChat Inc.

O LiveChat é frequentemente considerado um dos melhores softwares de chat ao vivo de comércio eletrônico. Milhares de empresas contam com essa ferramenta poderosa, fácil de configurar e integrar com mais de 170 softwares externos. O widget de chat pode ser facilmente personalizado para corresponder às diretrizes visuais e de marca de seu negócio.

O verdadeiro poder do LiveChat está em seu foco claro no software de chat ao vivo – a solução oferece aos usuários finais amplos recursos de relatório e análise além de excelentes recursos de chat ao vivo, como respostas prontas, pesquisas pré-chat e pós-chat, e um caixa de entrada unificada onde todas as comunicações são armazenadas.

O LiveChat é oferecido em 4 planos diferentes a partir de $16 por agente por mês para o plano Básico, enquanto o Business (o plano superior) começa em $50 por mês. A avaliação gratuita dura 30 dias, o que dá às empresas tempo suficiente para testar totalmente todos os seus recursos.

Ainda está procurando o candidato certo?

Não perca mais seu tempo e inicie sua comunicação em tempo real com os clientes, graças ao poder do LiveAgent. O software de chat ao vivo com todos os recursos está a apenas um clique de distância.

Vamos lá

Userlike

Userlike é uma ferramenta de chat ao vivo simples, mas potente, que se integra a redes sociais como Facebook, Twitter ou WhatsApp e também oferece a capacidade de fornecer suporte ao cliente por meio de mensagens de texto.

A configuração é muito fácil e direta. Os widgets de chat podem ser configurados em vários idiomas e são facilmente personalizáveis. O mecanismo de tradução automática que faz parte da solução pode tornar o atendimento ao cliente ainda mais acessível. O que torna o Userlike ainda mais interessante é o chatbot incluído e as opções de roteamento avançadas que podem tornar o atendimento ao cliente muito mais fácil.

O Userlike oferece um plano gratuito para sempre com assentos e conversas ilimitadas, no entanto, os recursos incluídos são muito limitados em comparação com os planos pagos. Se pretende tirar o máximo partido da ferramenta, escolha o plano pago, que custa 90€ por mês e tem 4 lugares de agente.

Olark 

O Olark é uma solução simples de chat ao vivo que cobre a maioria das necessidades das pequenas empresas. É uma ótima escolha se as empresas desejam integrar seu software de chat ao vivo com outras soluções de terceiros nas quais já confiam, como Salesforce, Google Analytics, HubSpot ou WordPress, entre muitas outras. A subscrição de chat ao vivo do Olark vem com transferências de chat, ativadores e transcrições, notificações úteis na área de trabalho e também a capacidade de monitorar visitantes e salvar seu histórico.

Embora o software seja muito fácil de implementar e usar, ele carece de alguns outros recursos, que geralmente são considerados básicos, como aplicativos nativos de smartphone para iOS e Android ou a capacidade de fornecer suporte ao cliente em vários idiomas.

No entanto, as áreas em que o Olark tem o melhor desempenho são seus “PowerUps” opcionais, que vêm com uma taxa extra que varia de $29 a $99 por mês. O Olark oferece às empresas um teste gratuito de 14 dias, junto com um plano gratuito para sempre que cobre 20 chats por mês. As assinaturas mensais começam em $19 por mês por usuário.

Kayako

O Kayako combina efetivamente vários canais de comunicação em uma ferramenta para criar uma solução de suporte multicanal. O software de chat ao vivo é uma parte das suas ferramentas principais. É equipado com excelente segmentação e marcação de visitantes, que podem ser usados para fornecer uma experiência de atendimento ao cliente mais personalizada.

O software também suporta recursos como compartilhamento de tela, compartilhamento de arquivos e compartilhamento de links. Também oferece suporte a integrações com as redes de mídia social mais populares, como Facebook, Twitter ou Instagram.

Kayako oferece aos seus usuários um teste gratuito de 14 dias. O plano Basic começa em $15 por usuário por mês, enquanto o plano de nível superior – Enterprise – custa $80 por agente por mês.

Drift 

O Drift é o software de chat ao vivo mais conhecido por seu chatbot automatizado e mensagens altamente personalizadas que têm como alvo clientes de nichos específicos. Essas mensagens ricas podem conter respostas clicáveis e ações, como agendar reuniões e muito mais.

Além desses dois potentes recursos, o Drift também oferece ativadores automáticos e suporte ao cliente em vários idiomas, graças aos widgets de chat multilíngue que se adaptam ao país/idioma do visitante do site.

A solução se conecta a várias ferramentas de terceiros, como Magento, MailChimp, HubSpot, Salesforce e outros softwares de CRM.

O Drift oferece vários níveis de preços, uma avaliação gratuita e um plano gratuito para sempre (no entanto, o plano gratuito é limitado pelo número de contatos, que não pode exceder 100/mês). O preço do plano Essential começa em $40 por mês do agente. As empresas que procuram ferramentas que fornecem recursos de automação altamente avançados devem considerar o Drift se estiverem dispostas a pagar mais.

Nextiva 

O Nextiva é construído como uma plataforma modular multicanal que consiste em muitas ferramentas complementares compatíveis com quase todas as lojas de comércio eletrônico. O foco principal do produto é mesclar ferramentas de colaboração de equipe e ferramentas de relacionamento com o cliente em um único pacote.

Para gerenciar as respostas rápidas, o Nextiva conta com o poder dos “Atalhos” que são respostas prontas que ajudam a economizar tempo ao responder às dúvidas dos clientes e os encantam com respostas rápidas. A própria plataforma oferece aos usuários poucas opções de personalização e também inclui a plataforma de CRM e análise.

O preço começa em $25 por mês por usuário, no entanto, os recursos de chat neste plano são vendidos separadamente como um complemento, então, eventualmente, você acabará pagando mais do que apenas $25 por usuário a cada mês. Este plano não inclui alguns dos principais recursos de chat ao vivo listados acima (como atalhos ou roteamento automático) e deve ser considerado apenas por empresas pequenas com menos consultas de clientes. O melhor plano de chat ao vivo custa $35 por mês por usuário. Nextiva oferece um teste gratuito de 14 dias, então se você estiver interessado, teste e veja se atende às suas necessidades.

HelpFlow

HelpFlow é outra solução de software de chat ao vivo que oferece recursos avançados adicionais além dos recursos básicos de chat ao vivo. Um desses recursos extras são os agentes remotos de atendimento ao cliente fornecidos pelo HelpFlow.

O chat ao vivo do HelpFlow pode reconhecer e segmentar usuários com base em comportamentos específicos e enviar convites de chat automáticos com base na atividade do seu site. Os convites são totalmente personalizáveis a fim de obter uma marca unificada em todos os canais de comunicação. HelpFlow também é capaz de encaminhar chats para departamentos específicos e agentes dedicados.

O software é muito fácil e direto de configurar e pode ser integrado com mais de 20 soluções externas. No entanto, o que pode ser uma desvantagem para muitos, especialmente para empresas de pequeno a médio tamanho, é o preço, que é um pouco alto quando comparado com as outras soluções neste artigo. O custo depende estritamente do tráfego médio mensal do seu site. Além disso, a contratação de representantes de suporte ao cliente dedicados custará $1,50 por agente por hora, o que pode se traduzir em aproximadamente $600 por mês.

Como tal, esta solução deve ser considerada por empresas grandes que pretendem terceirizar suas operações de suporte.

Acquire 

Se você tem uma empresa de médio tamanho, preste atenção extra a esta parte do artigo, pois o software de chat ao vivo Acquire.io provavelmente atenderá melhor às suas necessidades. Ele fornece a quantidade certa de recursos avançados enquanto mantém os custos a um preço razoável. Ele foi projetado para ajudar as empresas que estão crescendo rapidamente a atender às dúvidas dos clientes por meio de software de suporte omnicanal e automação.

A Acquire oferece aos seus usuários recursos como respostas prontas e recursos de automação que são alimentados por chatbots e opções de roteamento inteligente. Os usuários também podem aproveitar recursos adicionais de comunicação omnicanal, como caixa de entrada unificada, suporte personalizado ao cliente ou chamadas de vídeo e voz integradas. Um dos destaques do chat ao vivo Acquire.io é a capacidade de oferecer suporte a vários idiomas, graças aos seus recursos de tradução automática para mais de 30 idiomas.

Para obter o Acquire.io, precisa solicitar um orçamento. Acquire.io criará preços personalizados com base em seus objetivos de negócios, tamanho da equipe e os recursos que você deseja.

Pure Chat

O Pure Chat foi desenvolvido com uma estratégia simples em mente – fornecer um software de chat ao vivo altamente especializado. O seu objetivo é fornecer um número ilimitado de chats com operadores de chat ilimitados. Como tal, ele não oferece suporte a nenhuma ferramenta de suporte técnico adicional que as empresas de comércio eletrônico possam esperar de outras soluções, como análises, relatórios ou recursos de central de atendimento.

No entanto, como o nome da ferramenta sugere, seu foco claro está no chat ao vivo e nas integrações (mais de 1.000). O chat em tempo real é rápido, suporta compartilhamento de arquivos e oferece aos usuários recursos como respostas prontas ou mensagens pop-up. Ele também tem um desenho responsivo.

O Pure Chat tem vários planos de preços e também vem com um teste gratuito de 30 dias, o que é inusual para este setor. O plano gratuito permite que as empresas desfrutem de chats ilimitados, porém só podem ter 3 agentes de chat cadastrados no software. O plano Growth começa em $49 por mês por usuário.

Esta solução deve ser considerada por empresas de comércio eletrônico de pequeno a médio tamanho.

Sendinblue

Sendinblue deve ser considerado por empresas que procuram ferramentas potentes de suporte ao cliente e software de email marketing em uma única solução. É uma ótima opção para empresas que desejam combinar suas iniciativas de vendas e atendimento ao cliente e ter todos os dados em um só lugar.

Em termos de email marketing, o software pode enviar emails transacionais e mensagens SMS. As campanhas podem ser criadas em uma interface de usuário simples e amigável com um editor de arrastar e soltar. A solução de chat ao vivo suporta recursos de automação, como marcação e segmentação de visitantes, bem como convites de chat proativos e personalizações avançadas de widget de chat.

O software de chat ao vivo não oferece todos os recursos avançados que geralmente estão disponíveis em outras soluções, no entanto, ainda é uma boa opção para empresas que desejam uma plataforma de marketing conversacional. A solução tem um plano gratuito para sempre com limitações, enquanto o plano Básico custa $25 por mês por usuário.

SnapEngage 

SnapEngage é um software de chat ao vivo equipado com chatbots e recursos de automação. Os usuários do SnapEgnage têm a possibilidade de fornecer SMS para suporte de chat enquanto utilizam integrações com Twitter, Facebook e WeChat.

A solução oferece às empresas a oportunidade de personalizar totalmente a aparência do widget de chat ao vivo, incluindo modelos editáveis. Estão disponíveis opções de compartilhamento de tela, bem como recursos de relatório e monitoramento de sites que podem fornecer uma ótima visão geral de como sua equipe de suporte ao cliente está indo e o que pode ser melhorado.

SnapEngage é totalmente compatível com HIPAA, o que o torna um forte candidato. A solução não oferece nenhum plano gratuito, no entanto, o plano Essential começa com apenas $16 por usuário por mês.

ClickDesk

ClickDesk é uma ferramenta que incorpora a funcionalidade de chat ao vivo, chat de voz e chat de vídeo em uma solução potente. Os usuários podem aproveitar o poder dos chats de voz e vídeo, que podem acontecer na mesma janela de conversa que o chat ao vivo.

Os principais recursos de chat ao vivo incluem o monitoramento de visitantes do site, saudações proativas de chat que podem ser totalmente personalizadas e adaptadas, pesquisas pré-chat e também a inclusão de aplicativos móveis nativos que podem ajudar as empresas a fornecer atendimento ao cliente mesmo em trânsito.

Os recursos de chat por vídeo ou voz podem ser usados para fornecer sessões de demonstração úteis e para resolver as dúvidas dos clientes de maneira rápida. As redes sociais mais populares podem ser todas integradas com ClickDesk para serem mais relevantes e ficarem mais próximas dos clientes. O que torna o ClickDesk ainda mais potente é sua disponibilidade em mais de 90 idiomas.

ClickDesk oferece um plano gratuito para até 10 usuários e 30 chats por mês. Ele também oferece planos de preços pagos com recursos avançados, que começam em $15 por usuário por mês.

Chaport

Os principais recursos de chat ao vivo incluídos no Chaport são widgets de chat multilíngue que podem ser totalmente personalizados, um histórico de chat ilimitado e a capacidade de inserir notas em chats. Chats em grupo, mensagens predefinidas e convites automáticos predefinidos também estão disponíveis.

O software também é oferecido como um plano gratuito com algumas limitações. O plano Pro, no entanto, começa com apenas $14 por usuário por mês e tem histórico de chat ilimitado, e permite aos usuários colocar um número ilimitado de widgets de chat em um número ilimitado de sites. Estão disponíveis integrações com Facebook, Viber e Telegram, bem como compartilhamento de arquivos e uma chave API que pode ser usada para integrar o software a outras soluções.

ChatBot

Incluímos o ChatBot na lista dos principais softwares de chat ao vivo, embora não seja considerado um software de chat ao vivo tradicional. O ChatBot é frequentemente considerado o líder em tecnologia de bot com tecnologia de IA, que dá aos seus usuários a oportunidade de construir um assistente virtual que pode interagir com os clientes.

Enquanto outro software de chatbot pode exigir habilidades de programação para projetar um chatbot verdadeiramente funcional, ChatBot depende do poder de uma interface de usuário de arrastar e soltar. Os usuários também podem aproveitar a adição de modelos pré-construídos gratuitos e uma API aberta para integrações quase infinitas com software de terceiros.

A empresa por trás do ChatBot oferece aos usuários uma vasta base de conhecimento disponível 24/7. Eles também oferecem um teste gratuito de 14 dias com preços a partir de $50 por mês para 1.000 chats. O plano mais caro custa $499 por mês para até 25 mil chats.

O destaque do ChatBot é a opção de vender produtos aos clientes diretamente na janela de chat. No entanto, a desvantagem do ChatBot está em seu desenho datado.

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Saiba mais

Como o chat ao vivo está impulsionando as vendas de comércio eletrônico?

O suporte por chat ao vivo permite que as equipes de vendas forneçam suporte adicional além de marketing por e-mail e telefone.

  1. O chat ao vivo oferece a maior satisfação do cliente

O chat ao vivo é uma ferramenta potente que exclui qualquer perda de tempo, como longos formulários de contato, e permite a multitarefa. Estudos mostraram que 50% dos clientes declararam que adoram a conveniência do chat ao vivo porque permite que eles realizem várias tarefas ou naveguem em outros sites.

  1. O chat ao vivo reduz o abandono do carrinho de compras

67% das vendas são perdidas devido ao abandono do carrinho de compras. O chat ao vivo promove um recurso de chat proativo, que ajuda a evitar que os clientes saiam do seu site, fornecendo-lhes suporte e atenção personalizados.

  1. O chat ao vivo oferece oportunidade de vendas cruzadas e adicionais

O software de chat ao vivo pode ajudá-lo a fornecer conteúdo personalizado para cada cliente. As mensagens de chat proativas automatizadas podem recomendar produtos para cada cliente, dependendo da atividade do site ou comportamento de navegação.

Dicas de chat ao vivo de comércio eletrônico

Resumindo, estas dicas podem ajudá-lo a obter maiores taxas de conversão:

  • Use o chat proativo
  • Busque uma solução com suporte móvel
  • Disponibilice o chat em todas as páginas e fora do horário comercial
  • Use respostas predeterminadas
  • Revise suas métricas
  • Use conversas anteriores com clientes como referência
  • Extraia informações do CRM para personalizar cada mensagem
  • Treine sua equipe

Perguntas frequentes

  • Qual é o melhor software de chat ao vivo para lojas de comércio eletrônico?

Escolher a solução de chat ao vivo mais adequada para sua empresa pode ser um pouco complicado. Depende das necessidades e preferências do seu negócio, bem como do tipo de empresa e orçamento.

  • Qual é o melhor site de chat online grátis?

Empresas que oferecem um plano para sempre grátis com recursos limitados: Olark, Tawk.to, Freshchat, Drift, Pure Chat, Cliq Chat, Tidio, LiveAgent, Zendesk Chat, Proprofs, Hubspot, Clickdesk e Chart.

  • Qual é o melhor plugin de chat ao vivo grátis para WordPress?

Provedores de chat ao vivo como LiveAgent, Olark, ProProfs, HubSpot e Chaport fornecem um plugin gratuito para WordPress.

  • Quais são alguns dos melhores plugins de comércio eletrônico para o Shopify?

Comm100, Pure Chat, Tidio Chat, Zendesk, ProProfs, LiveChat Inc. e HubSpot são alguns dos melhores plugins de comércio eletrônico para Shopify.

  • Quais são as melhores recomendações para aumentar as vendas de comércio eletrônico?

Hoje, o recurso superior para aumentar as vendas de comércio eletrônico provou ser o suporte por chat ao vivo. Os sites que incorporam esse recurso apresentam taxas de conversão aprimoradas devido ao abandono reduzido do carrinho e ao aumento da satisfação do cliente.

  • Por que o suporte por chat ao vivo é necessário?

Os principais motivos pelos quais o suporte por chat ao vivo é essencial são a conveniência e seu impacto nas vendas. Mais precisamente, o chat ao vivo é uma solução econômica e uma ferramenta eficiente em termos de tempo que oferece uma vantagem competitiva e forma relacionamentos sólidos com o cliente.

O melhor software de chat ao vivo grátis: A nossa opinião

Solução de chat ao vivoTeste grátisPlanos de preçosCompatibilidade de dispositivoMelhor característica
LiveAgent14 dias de teste e plano gratuitoA partir de $15/agente/mêsWeb, iOS, AndroidSoftware de suporte completo
Intercom14 días de teste e sem plano gratuitoA partir de $39/mêsWindows, MacOS, iOS, e AndroidReconhecimento da marca e marketing
FreshchatTeste grátis e plano gratuitoA partir de $15/agente/mêsWindows, MacOS, iOS, e AndroidComunicação em tempo real e integração com o resto das ferramentas de FreshWorks
Tawk.toTeste grátis e plano gratuitoA partir de $1/hora/agenteWindows, MacOS, iOS, e AndroidDisponibilidade de agentes nativos 24/7
ZendeskTeste grátis e plano gratuitoA partir de $11,20/mêsWindows, MacOS, iOS, e AndroidIntegrações de produtos Zendesk
HubspotSem teste e plano gratuitoA partir de $50/mês/usuárioWindows, MacOS, iOS, e AndroidIncorporado ao HubSpot CRM
Livechat inc.30 dias de teste e sem plano gratuitoA partir de $16/agente/mêsWindows, MacOS, iOS, e AndroidSistema de tickets offline
Userlike14 dias de teste e plano gratuitoA partir de $90/mêsWindows, MacOS, iOS, e AndroidIntegrações de aplicativos de mensagens e sites
Olark14 dias de teste e plano gratuitoA partir de $12/CRM integrado e muitas integrações
Kayako14 días de teste e sem plano gratuitoA partir de $15/mês/agenteWindows, MacOS, iOS, e AndroidIntegrações e reconhecimento da marca
DriftSem teste e plano gratuitoA partir de $50/mêsWindows, MacOS, iOS, e AndroidRecurso de chatbot automatizado
NextivaTeste grátis e sem plano gratuitoA partir de $19,95Windows, MacOS, iOS, e AndroidTem muitos complementos
HelpflowTeste grátis e sem plano gratuitoA partir de $147/semana/Solução tudo-em-um
AcquireTeste grátis e sem plano gratuitoAlertas baseadas em regrasWindows, iOS e AndroidNavegação segura, sem download
Pure chatTeste grátis e plano gratuitoA partir de $79/mêsWindows, MacOS, iOS, e AndroidAlertas baseados em regras
SendinblueSem teste e plano gratuitoAlertas baseadas em regrasWindows, MacOS, iOS, e AndroidAutomação de marketing
SnapengageTeste grátis e sem plano gratuitoA partir de $16/agenteWindows, MacOS, iOS, e AndroidExperiência omnicanal
ClickDeskSem teste e plano gratuitoA partir de $14,99/mês/agenteAplicativos de escritório e AndroidSuporte de chat por voz e vídeo
ChaportTeste grátis e plano gratuitoA partir de $9,80/agente/mêsWindows, MacOS, iOS, e AndroidHistórico de chat e notas de visitantes ilimitados
Chatbot14 días de teste e sem plano gratuitoA partir de $50/mês/Chat ao vivo com tecnologia IA
Andrej Csizmadia

Andrej Csizmadia

Growth Marketer

Andy is Growth Marketer at LiveAgent. Previously, he studied International Relations and Business Diplomacy and was active as a volunteer in the world's largest student run organization, AIESEC. Running, music and reading books are his favourite free-time activities.

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