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Introdução às interações com o cliente

Todo negócio está à mercê dos seus clientes. O mercado é competitivo e as expectativas dos clientes estão nas alturas. Oferecer um bom produto ou serviço simplesmente não é suficiente. No entanto, desenvolver boas relações com os seus clientes pode desempenhar um grande papel ao determinar a posição da sua marca no mercado. Algo para manter em mente enquanto discutimos a significância das interações com o cliente é que a experiência do cliente não é algo que acontece de uma vez. É um processo contínuo para fortalecer os seus relacionamentos com os seus clientes.

O que é uma interação com o cliente?

É essencial compreender o que é uma interação com o cliente antes de adentrarmos nos detalhes de como isso pode ser benéfico ao seu negócio. As interações com os clientes são definidas como tratar das demandas dos seus clientes e garantir isso através do suprimento do seu produto ou serviço. As empresas geralmente contratam os representantes que são treinados para oferecer tais interações com os clientes. Dessa forma, permitir que eles conheçam melhor os clientes dá a eles uma vantagem competitiva no mercado.

Famosa blogger de Tecnologia no CrowdWriter, Stella Rose afirma:

“As interações com os clientes não devem terminar em uma única venda, mas deve ser um relacionamento a longo prazo entre a empresa e o consumidor.”

Stella Rose

Habilidades de interação com o cliente e etiqueta

Os representantes de atendimento ao consumidor aprendem um conjunto de  habilidades únicas que são necessárias para uma comunicação eficiente com o cliente. Você pode ter se deparado com termos como: Novo cliente, Cliente existente, Cliente fiel. Esses termos são parte de um ciclo de interações com o cliente.

1. Mostre agradecimento

A chave para todo relacionamento é demonstrar valorização. Especialmente em negócios, você precisa fazer com que o seu cliente se sinta especial. Muitos negócios treinam seus guardas de segurança e equipe. Por exemplo: cumprimentar gentilmente os clientes quando entram em suas lojas e agradecê-los ao saírem. Nem todo cliente irá comprar algo de você, entretanto, cumprimentá-los irá fazer com que se lembrem da experiência. Um truque útil para experiências memórias é criar uma associação da marca. Por exemplo, ao usar slogans espertos.

Por exemplo, considere que o nome da sua empresa é Estrela da Paz. Você pode cumprimentar os seus clientes ao dizer algo como: “Eu espero que você esteja tendo um dia pacífico!”

Ao usar essa tática, você estará usando vantagens situacionais. Não somente os clientes estarão satisfeitos com o gesto, mas eles também terão mais chances de lembrar de sua marca. A experiência do cliente definitivamente irá durar mais.

2. Mostre empatia

Mostre aos seus clientes que eles são valiosos para você e então veja a mágica acontecer! A maioria das empresas adotam essa estratégia ao lidar com reclamações e problemas dos clientes. A melhor forma para lidar com essas preocupações é reiterar e ser apologético. Basicamente, para mostrar que as preocupações deles estão sendo levados a sério. Uma outra forma de fazer isso é solicitar ao cliente uma avaliação de satisfação. Essa opção faz com que eles se sintam ouvidos e satisfeitos com o fato de suas preocupações estarem sendo levadas em consideração.

3. Seja criativo

A inovação da tecnologia trouxe novas formas de interação com os clientes. Considere introduzir: códigos de desconto, ofertas exclusivas, cartões de presentes, agradecimentos nas redes sociais ou enviar e-mails e mensagens de agradecimento.

Processo de interação com o cliente e mapa

O ciclo de desenvolvimento de um relacionamento com os seus clientes é um processo de uma ou duas extremidades. Para ajudá-lo a compreender melhor os processos de interações com os clientes, veja o mapa abaixo. Ele explica cada passo, da primeira interação com o cliente ao desenvolvimento de um laço.

Gestão de interação com o cliente

Muitas empresas estão fazendo uso de um software de gestão de interação com o cliente. O software usa os agentes de atendimento ao consumidor que estão disponíveis para conversar com os seus clientes a todo tempo. O software de gestão de interação com o cliente coleta dados dos clientes e os armazenado para que possam ser usados pelos representantes de atendimento conforme a necessidade. Um software avançado de interações com o cliente, como o LiveAgent, faz uso de aplicações móveis, fluxos híbridos de tickets e regras de automação para a distribuição automática de tickets.

Como você pode melhorar as interações com os clientes?

Você pode melhorara as interações com o cliente ao:

  • fortalecer as suas habilidades de comunicação
  • estar disponível em vários canais de comunicação que os seus clientes usam
  • fazer uma lista de todos os pontos de toque e analisar os sites que o seu cliente visitou, para que a sua marca esteja acessível nestes sites
  • levando o feedback a sério e melhorando o seu serviço conforme as solicitações dos seus clientes

Exceder através das interações com os clientes

Para ter um negócio de sucesso, considere os “4 Ps”. O produto, o processo, a praça e a promoção. Foque nas interações com os clientes. Treine a sua equipe para usar ao máximo as suas capacidades e tenha certeza que você entende as demandas dos seus clientes. Assim que você tiver construído uma conexão forte com os seus clientes, o valor vitalício deles irá aumentar significativamente, assim como o seu ROI.

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