Descubra como enviar emails de carrinho abandonado pode ajudar a recuperar 11% dos compradores. Veja as 5 melhores estratégias para usar em seus emails e salve nossos modelos de email com apenas um clique.
O abandono do carrinho de compras sempre foi um dos maiores desafios que os varejistas online tiveram de enfrentar. De fato, o Statista revelou que a taxa global de abandono de carrinhos de compras foi de 69,57% em 2019. Essa alta taxa de abandono de carrinhos de compras equivale a uma grande perda de receita potencial para muitas empresas.
Embora seja impossível eliminar totalmente o abandono do carrinho, você pode minimizá-lo com uma série de táticas e estratégias importantes, como tornar o processo de checkout o mais fácil possível, oferecer suporte por chat online pró-ativo em sua página de checkout e enviar emails de carrinho abandonado para aqueles que tentam concluir o processo de checkout.
Por que enviar emails de carrinho abandonado?
Os emails de carrinhos abandonados são um dos emails mais eficientes e geradores de receita que os profissionais de marketing podem enviar aos seus clientes em potencial. De acordo com o Moosend, 45% de todos os emails de abandono de carrinho são abertos, 21% de todos os emails de abandono de carrinho são clicados e 50% destes cliques levam a uma compra recuperada. Isso significa que você pode trazer de volta quase 11% dos compradores simplesmente lembrando-os de seus carrinhos abandonados.
5 melhores estratégias para usar em seus emails de carrinho abandonado
Linha de assunto atraente: 64% das pessoas decidem se abrirão um email apenas com base na linha de assunto. Certifique-se de criar linhas de assunto matadoras, pois pode ser sua única chance de atrair a atenção do seu cliente em uma caixa de entrada lotada de emails.
Personalização: emails personalizados sempre têm melhores taxas de abertura e de cliques. Os emails de carrinho abandonado podem ser personalizados dirigindo-se ao cliente pelo nome e listando os itens que ele deixou no carrinho.
Timing e frequência: Considere criar uma sequência de três emails para reengajar os compradores abandonados e configure para enviar o primeiro email logo na primeira hora após o abandono do carrinho. Um estudo da Barilliance descobriu que enviar seu primeiro email no horário ideal pode resultar em uma taxa de conversão de 20,3%.
Chamada à ação (CTA) de baixo compromisso: use uma frase de ação clara, evitando palavras árduas como “compre” e “pague”. Em vez disso, é recomendável usar alternativas de menor compromisso, como ‘Voltar para seu carrinho’, ‘Ver meu carrinho’, ‘Dar uma outra olhada’, etc.
Prova social: com 91% das pessoas lendo regular ou ocasionalmente avaliações online, a validação social comprovadamente afeta as decisões de compra online. Use avaliações e depoimentos para construir confiança e credibilidade e converter os que não estão convencidos.
Idéias de linha de assunto de email de carrinho abandonado
10 Exemplos de Modelo de Email de Abandono de Carrinho
Criar emails de abandono de carrinho que chamem a atenção e que convertam pode ser um desafio. Aqui estão 10 modelos básicos de email de carrinho abandonado que você pode usar em suas campanhas de marketing por email para melhorar a taxa de abandono do carrinho e reconquistar clientes em potencial e clientes que abandonaram suas cestas.
O modelo de email ‘Fico feliz em ajudar’
I noticed that you added some [Brand] items to your cart but have yet to check out.
I just wanted to make sure all your questions are answered, and that you’re not having any problems with the checkout process.
I’m committed to doing everything I can to help you out. If you’re having trouble placing your order online or have any questions, simply reply to this email. Otherwise, you can finish your check out here:
RETURN TO BASKET
I look forward to hearing from you.
[YOUR SIGNATURE]
O modelo de email ‘Frete grátis’
Did you know that you’re eligible for free shipping?
Not everyone gets this offer. Lucky you! Simply use this code [code number] at checkout and get your package delivered free of charge.
[cart details]
FINISH CHECKING OUT
Trouble checking out? We’re here to help! For any questions, just email us at [email address] or call us at [phone number] Monday through Friday 8 am – 6 pm EST.
O modelo de email ‘Oferta de Desconto’
We noticed that you left some great stuff in your cart. To make it worth your while, here’s a 10% discount off of your entire purchase if you complete your order in the next 24 hours.
Just enter this code [coupon code] at checkout! But hurry as this code will expire shortly …
TAKE ME BACK TO MY CART
Here’s a reminder of what you added to your cart:
[cart details]
Issues? Just call us at [phone number] or drop us an email at [email address].
[YOUR SIGNATURE]
O modelo de email ‘Contagem regressiva’
Did you leave something behind?
Oh yes, you did. A bunch of your favorites from your wishlist are still waiting in your cart.
Now is your chance to complete the order — the clock is ticking and we can’t hold them for you any longer. The demand is simply too high.
[countdown timer]
[cart details]
RESTORE MY CART
Don’t miss this opportunity.
O modelo de email ‘Aproveite esta oferta’
What happened? You almost ordered:
[cart details]
We’ve got a special deal for you! Use discount code [code number] when you checkout and save 10% on your order. The deal is available to you for the next 48 hours. Click this link to head back to your cart and grab your discount:
BACK TO [NAME’S] CART
P.S. If the discount coupon doesn’t work, simply notify us by responding to this email. We will resolve it.
O modelo de email ‘Confira’
It’s been a while since you left your shopping bag. Come back and show it some love. A simple click will do, and it’s all yours.
[cart details]
GET MY BAG
Here are some recommendations. Just for you.
[personalized product recommendations]
Having trouble checking out? Email us at [email address] or give us a call at [phone number].
O modelo de email ‘Veja o que as pessoas estão dizendo’
Your shopping cart is about to expire. Still thinking about purchasing these items?
[Cart details]
RETURN TO CHECKOUT
If you still can’t decide, check out some reviews from recent purchasers:
[Review 1]
[Review 2]
[Review 3]
[More reviews]
Questions? Concerns? Please don’t hesitate to contact us!
O modelo de email ‘Nós guardamos seus itens’
Heads up! To make your life easier we’ve saved the items that you recently put in your cart. Hurry back before they sell out! (Side note: shipping and returns are always free, so there’s no harm in just going for it.)
Here’s what you picked:
[cart details]
VIEW MY CART
If you’re on the fence or have any questions, call us at [phone number] or email us at [email address] – we’re around 24 hours, 7 days a week.
P.S. Take a peek at WHAT’S NEW THIS WEEK at [www.companywebsite.com]
O modelo de email ‘Ótima escolha’
This is [Name] from [Company]. How’s it going?
I saw you left some products in your cart but didn’t put the order through. Did you need any assistance?
By the way, I really like [item/ items a customer picked], great choice!
If you need anything – let me know, I’m happy to help. Just shoot me an email. You can return to your cart by clicking the button below:
RETURN TO MY CART
I hope this helps.
[YOUR SIGNATURE]
O modelo de email ‘Volte para seu carrinho’
Looks like you left some [items] in your shopping cart on our site. Please, allow me to transport you back to your shopping cart. Free of charge.
Feel free to click literally any link in this email. They all go back to your shopping cart.
TELEPORT TO YOUR CART
If you have any questions or need a hand, just reply to this email and a customer service Ninja will help you out.
Cheers,
[YOUR SIGNATURE]
Modelos de e-mail de abandono de carrinho de compras – Perguntas frequentes
Vale a pena reduzir a taxa de abandono do carrinho?
Há apenas uma resposta para essa pergunta, e a resposta é sim! De acordo com dados sobre abandono de carrinho de compras, as marcas de comércio eletrônico perdem US$ 18 bilhões em receita de vendas anualmente porque os clientes em potencial abandonam as lojas sem concluir os pedidos (fonte). Além de reduzir a taxa de abandono do carrinho, você também deve se concentrar na criação e implementação de uma estratégia completa para o abandono do carrinho.
Qual é a taxa média de abandono do carrinho?
Pode parecer uma surpresa, mas a taxa média de abandono do carrinho em todos os setores é de quase 70%. 7 em cada 10 clientes potenciais não finalizam o processo de compra (fonte). Isso não significa que está tudo bem se você atingir esse índice, mas você pode ter certeza de que é um desafio normal que todo negócio de e-commerce tem que enfrentar.
Quantos emails “volte para o seu carrinho de compras” eu devo enviar?
Envie um email lembrando um cliente potencial sobre os itens em seu carrinho, mas não seja muito agressivo ou aja como spam. Afinal, você não quer que nenhum contato valioso cancele a assinatura de sua comunicação de marketing simplesmente porque você é muito insistente.
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O chat ao vivo traz vários benefícios para os negócios, como redução de despesas, aumento de vendas e fidelidade dos clientes. Além disso, pode ser usado para marketing, vendas e suporte ao cliente. É uma ferramenta versátil que pode ajudar a gerar leads e converter potenciais clientes em clientes reais.
Minimizar & recuperar carrinhos de compra abandonados
Usando convites de chat proativos, você pode oferecer uma experiência positiva ao cliente, reduzindo a taxa de carrinho abandonado e aumentando a satisfação do cliente. Oferecemos serviços de migração de help desk e opções de software de atendimento ao cliente. O LiveAgent oferece um teste gratuito de 14 dias e recursos avançados para gerenciar efetivamente o suporte ao cliente.
Email Marketing: 10 dicas infalíveis para colocar em prática e conquistar mais clientes
A estratégia de email marketing é fundamental para aumentar as taxas de conversão de leads e prospects, sendo uma das táticas mais eficazes de marketing. É importante oferecer valor aos usuários, realizar testes e experimentos, e utilizar o trigger marketing para reengajar os clientes.
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Andrej Saxon | LiveAgent support team