O abandono do carrinho de compras sempre foi um dos maiores desafios que os varejistas online tiveram de enfrentar. De fato, o Statista revelou que a taxa global de abandono de carrinhos de compras foi de 69,57% em 2019. Essa alta taxa de abandono de carrinhos de compras equivale a uma grande perda de receita potencial para muitas empresas.
Embora seja impossível eliminar totalmente o abandono do carrinho, você pode minimizá-lo com uma série de táticas e estratégias importantes, como tornar o processo de checkout o mais fácil possível, oferecer suporte por chat online pró-ativo em sua página de checkout e enviar emails de carrinho abandonado para aqueles que tentam concluir o processo de checkout.
Por que enviar emails de carrinho abandonado?
Os emails de carrinhos abandonados são um dos emails mais eficientes e geradores de receita que os profissionais de marketing podem enviar aos seus clientes em potencial. De acordo com o Moosend, 45% de todos os emails de abandono de carrinho são abertos, 21% de todos os emails de abandono de carrinho são clicados e 50% destes cliques levam a uma compra recuperada. Isso significa que você pode trazer de volta quase 11% dos compradores simplesmente lembrando-os de seus carrinhos abandonados.
5 melhores estratégias para usar em seus emails de carrinho abandonado
Linha de assunto atraente: 64% das pessoas decidem se abrirão um email apenas com base na linha de assunto. Certifique-se de criar linhas de assunto matadoras, pois pode ser sua única chance de atrair a atenção do seu cliente em uma caixa de entrada lotada de emails.
Personalização: emails personalizados sempre têm melhores taxas de abertura e de cliques. Os emails de carrinho abandonado podem ser personalizados dirigindo-se ao cliente pelo nome e listando os itens que ele deixou no carrinho.
Timing e frequência: Considere criar uma sequência de três emails para reengajar os compradores abandonados e configure para enviar o primeiro email logo na primeira hora após o abandono do carrinho. Um estudo da Barilliance descobriu que enviar seu primeiro email no horário ideal pode resultar em uma taxa de conversão de 20,3%.
Chamada à ação (CTA) de baixo compromisso: use uma frase de ação clara, evitando palavras árduas como “compre” e “pague”. Em vez disso, é recomendável usar alternativas de menor compromisso, como ‘Voltar para seu carrinho’, ‘Ver meu carrinho’, ‘Dar uma outra olhada’, etc.
Prova social: com 91% das pessoas lendo regular ou ocasionalmente avaliações online, a validação social comprovadamente afeta as decisões de compra online. Use avaliações e depoimentos para construir confiança e credibilidade e converter os que não estão convencidos.
Idéias de linha de assunto de email de carrinho abandonado
10 Exemplos de Modelo de Email de Abandono de Carrinho
Criar emails de abandono de carrinho que chamem a atenção e que convertam pode ser um desafio. Aqui estão 10 modelos básicos de email de carrinho abandonado que você pode usar em suas campanhas de marketing por email para melhorar a taxa de abandono do carrinho e reconquistar clientes em potencial e clientes que abandonaram suas cestas.
O modelo de email ‘Fico feliz em ajudar’
O modelo de email ‘Frete grátis’
O modelo de email ‘Oferta de Desconto’
O modelo de email ‘Contagem regressiva’
O modelo de email ‘Aproveite esta oferta’
O modelo de email ‘Confira’
O modelo de email ‘Veja o que as pessoas estão dizendo’
O modelo de email ‘Nós guardamos seus itens’
O modelo de email ‘Ótima escolha’
O modelo de email ‘Volte para seu carrinho’
Modelos de e-mail de abandono de carrinho de compras – Perguntas frequentes
Vale a pena reduzir a taxa de abandono do carrinho?
Há apenas uma resposta para essa pergunta, e a resposta é sim! De acordo com dados sobre abandono de carrinho de compras, as marcas de comércio eletrônico perdem US$ 18 bilhões em receita de vendas anualmente porque os clientes em potencial abandonam as lojas sem concluir os pedidos (fonte). Além de reduzir a taxa de abandono do carrinho, você também deve se concentrar na criação e implementação de uma estratégia completa para o abandono do carrinho.
Qual é a taxa média de abandono do carrinho?
Pode parecer uma surpresa, mas a taxa média de abandono do carrinho em todos os setores é de quase 70%. 7 em cada 10 clientes potenciais não finalizam o processo de compra (fonte). Isso não significa que está tudo bem se você atingir esse índice, mas você pode ter certeza de que é um desafio normal que todo negócio de e-commerce tem que enfrentar.
Quantos emails “volte para o seu carrinho de compras” eu devo enviar?
Envie um email lembrando um cliente potencial sobre os itens em seu carrinho, mas não seja muito agressivo ou aja como spam. Afinal, você não quer que nenhum contato valioso cancele a assinatura de sua comunicação de marketing simplesmente porque você é muito insistente.
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