Marketing por e-mail é um método flexível de comunicação. Esse canal te dá a possibilidade de enviar mensagens escritas em diversos formatos, inclusive texto, imagens estáticas e dinâmicas, URLs, ou fontes coloridas.
Por este motivo, a maioria das empresas usa e-mails de marketing na estratégia para enviar promoções e ofertas para os clientes.
Se você acha que todos os e-mails são iguais, você está muito enganado! É possível dividir os tipos de mensagens dos e-mails de marketing em três formatos principais:
É necessário ter consciência sobre esses formatos distintos quando estiver criando a sua estratégia de marketing, já que cada um tem objetivos diferentes.
Como já mencionamos, o marketing por e-mail é muito flexível. Se você olhar na sua caixa de entrada agora, vai perceber que recebe e-mails de empresas que comunicam mensagens diferentes usando estilos diferentes.
Um e-mail promovendo passagens aéreas, por exemplo, não vai ter a mesma aparência do que uma confirmação de compra online. Mesmo assim, os dois são considerados partes de um marketing por e-mail.
Para entender os elementos fundamentais de cada tipo de mensagem, as melhores práticas, e as estratégias de marketing relacionadas, nós dividimos as campanhas de marketing por e-mail em três categorias principais: e-mails de transação, de relação, e de promoção.
Como o próprio nome sugere, e-mails de transação são aqueles relacionados a uma transação feita pelas duas pessoas ou empresas.
Quando você faz uma compra em uma loja online, por exemplo, você pode receber uma série de e-mails de transação: um confirmando a transação quando você completar a compra, um quando a empresa receber o pagamento, e um outro quando o produto for enviado, etc.
O objetivo principal de e-mails de relação é o engajamento do seu público.
E-mails de relação focam no relacionamento com os seus clientes e clientes em potencial ao enviar conteúdo que vai educá-los e/ou acrescentar algum valor.
E-mails de promoção são enviados por negócios para os clientes.
Por isso, esse é o formato que é mais associado ao marketing por e-mail. Mas como você já viu, há diversos tipos de e-mails que podem ser enviados e fazem parte da mesma categoria.
O e-mail ainda é um dos canais de comunicação usados com mais frequência no mundo. É menos invasivo e mais preciso do que outros métodos de comunicação. Se usado corretamente, o envio de e-mails cria uma relação sólida e direta entre negócios e seus clientes.
A versatilidade é uma das principais razões da eficiência dele. Nós poderíamos passar horas, literalmente, falando sobre todos os objetivos que as ferramentas dos e-mails podem alcançar. O e-mail continua sendo a principal forma de conseguir leads, distribuir conteúdo, aumentar vendas, e melhorar as relações com os clientes, só para mencionar alguns.
Um fato importante é que 72% das pessoas preferem receber um conteúdo promocional por e-mail do que por qualquer outra rede social (fonte).
Segundo a Email Monday, 68,9% dos destinatários veem e-mails de marketing nos smartphones 2-3 dias por semana (fonte), e 81% dos donos de aparelhos celulares usam um smartphone para visualizar e-mails (fonte).
É impossível ignorar o poder do e-mail, e você deve prestar atenção às possibilidades oferecidas por este canal de comunicação. No entanto, qual é a forma mais conveniente de usar e-mails no seu negócio? Como você pode usar o poder do e-mail de forma conveniente e eficiente? A resposta é: usar templates para e-mails de negócios de todos os tipos.
Um template de e-mail é um template em HTML ou texto que serve como guia. O conteúdo pode ser alterado para se adequar à sua mensagem.
Com um template para e-mail de negócio você pode criar campanhas de e-mail rapidamente. Você só precisa adaptar o template para as suas necessidades, alterando imagens, textos, fontes e outros elementos. Um bom template para e-mail pode ser utilizado por vários tipos de organizações operando em diferentes indústrias, seja no e-commerce, turismo, hotelaria, negócios, gastronomia, saúde, educação, ou qualquer outra coisa.
Ao invés de escrever um e-mail ou criar um template para e-mail do zero, você pode fazer o upload das suas imagens, alterar o texto, e selecionar novos conteúdos relevantes para a sua base de dados. Você não tem que escolher quais partes do e-mail incluir, onde inserir as imagens ou onde escrever o texto. Com um template pronto-para-usar, você vai ter mais tempo para criar conteúdo próprio.
Toda vez que você cria um novo template de e-mail do zero, você tem que verificar se existe algum erro, porque trabalhar com uma grande quantidade de dados tem o risco de deixar de fora seções importantes, ou ter erros de formatação. Usar um template é a garantia de que o seu e-mail vai ter a mesma aparência que a visualização. Mas não se esqueça de testar o template para ter certeza.
Como foi mencionado antes, há três tipos de e-mails: e-mails de transação, e-mails de relação e e-mails de promoção. Cada uma dessas categorias engloba vários e-mails diferentes. Nós reunimos alguns templates para e-mails de negócios para cada categoria para facilitar o lançamento da sua primeira campanha, ou melhorar uma campanha já existente.
Descubra mais sobre Templates para E-mail de Lançamento de Produto
Saiba mais sobre Templates para E-mail de Avaliação/Testemunho
ou:
Saiba mais sobre Templates para E-mails de Newsletter
Saiba mais sobre Templates para E-mail de Onboarding de Cliente
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Saiba mais sobre Templates para E-mail de Convite de Ligação
Saiba mais sobre Templates para E-mail de Follow up de Ligação
Saiba mais sobre Templates para E-mail de Oferta de Desconto
Se você quer que os seus e-mails de negócio apresentem os resultados esperados, precisa seguir algumas regras. Não vamos mencionar as coisas óbvias como colocar um CTA no fim do e-mail, segmentar a lista de assinantes, medir e analisar cada campanha, ou personalizar cada mensagem o máximo possível. Você já sabe tudo isso, certo? Vamos falar sobre aspectos do marketing por e-mail menos populares mas muito importantes que você precisa administrar se quiser ter a melhor campanha de marketing por e-mail possível.
Secure Socket Layer (SSL) é uma tecnologia de criptografia com a qual você pode se comunicar com o seu servidor de e-mail usando segurança elevada. Ela usa duas “chaves” diferentes para criptografar todas as informações em um e-mail: uma chave pública e uma chave privada, a qual só o destinatário tem acesso. Isso significa que caso o e-mail seja interceptado, ele não poderá ser lido por alguém sem uma chave privada.
Ao configurar os seus clientes de desktop como o Outlook, Thunderbird, ou aparelhos móveis, por favor tente usar os nossos servidores e portas seguros.
Provedores de e-mail possuem filtros anti-spam para prevenir que as pessoas recebam mensagens indesejadas nas caixas de entrada.
Isso é algo muito positivo para nós (é horrível receber mensagens de SPAM todos os dias, não é?), mas também é um desafio que as pessoas envolvidas com marketing por e-mail têm que superar.
As suas newsletters provavelmente vão parar na sua pasta de SPAM se você não tiver cuidado. E, se isso acontecer, toda vez que você enviar um e-mail do nosso servidor ela vai direto para a pasta de SPAM do usuário.
Há fatores diferentes que os provedores de e-mail levam em consideração para colocar um e-mail na pasta de SPAM. Uma delas é identificar palavras que são associadas a mensagens de spam.
Se você quiser que o seu e-mail vá para a caixa de entrada dos seus clientes sem nenhum problema, evite palavras como: grátis, presente, melhor preço, promoção especial, desconto, clique aqui, ganhe dinheiro, compre, preço mais baixo, por apenas, ligação grátis, investimento, 50% off, por que pagar mais, desfaça a sua dívida, agora, faça agora, comece hoje, por tempo limitado, visto na TV, e perca peso, etc.
Isso garante que quando os funcionários saírem da sua organização, eles não terão mais acesso às suas contas ou operações de negócio. Redirecionar a conta garante que se alguém responder um e-mail enviado pela conta de um ex-funcionário, um funcionário atual pode continuar a comunicação.
Quando você enviar e-mails em massa para os seus contatos, com propagandas, anúncios, ou newsletter, não faça isso usando o seu webmail ou cliente desktop. Por quê? Porque isso pode colocar a reputação do seu domínio em risco. Pode ser que todos os seus e-mails sejam catalogados como spam, ou até que o seu serviço de e-mail seja descontinuado.
Para enviar e-mails em massa de forma segura, você precisa seguir certas regras e procedimentos. Geralmente isso é feito por provedores especializados que vão te ajudar a cumprir as regras anti-spam.
Na maioria dos casos, os e-mails mais simples funcionam muito melhor do que aqueles repletos de imagens, cores diferentes ou designs complicados…
Menos é mais: o seu e-mail precisa ser simples. Quanto menos ele parecer newsletters típicas (aquelas com colunas diferentes, cheias de imagens e títulos grandes), melhor.
Nós estamos acostumados a associar SPAM a newsletters “bem definidas”. É por isso que um e-mail simples, com uma mensagem “normal”, parecido com algo que um amigo enviaria, costuma ter resultados melhores.
A regra é clara: KISS – Keep It Simple, Stupid
As medidas mais básicas e mais úteis para medir o sucesso de uma campanha de e-mail são as porcentagens de delivery rate, open rate, click-through rate, e bounce rate. Todas as boas agências de marketing ou ferramentas de marketing por e-mail vão fornecer essas estatísticas.
No entanto, essas rates e números variam de indústria para indústria. Os elementos mais importantes que influenciam esses resultados são a qualidade dos dados da campanha e o valor do conteúdo.
O conteúdo deve ser breve, de leitura rápida e apresentado em pequenos blocos. Quem recebe os e-mails, costuma ler por cima, apenas tendo uma ideia geral de palavras e tópicos chave. Se identificarem alguma coisa relevante, vão parar e ler a mensagem com mais atenção. Comece escrevendo o seu e-mail e edite até sobrar apenas as informações relevantes.
E-mails em texto simples contém apenas o texto sem nenhuma formatação especial. Com e-mails em texto simples você também pode inserir gifs na cópia do e-mail. Por outro lado, uma versão em HTML contém imagens, cores, e outras opções de formatação de texto. A escolha certa depende da sua estratégia de marketing, do guia de estilo, da marca e de outros fatores.
Parece razoável usar e-mails baseados em código HTML, especialmente no caso de produtos B2C, já que esse tipo de e-mail te dá mais opções para apresentar o seu produto visualmente. No entanto, 62% dos marketeiros afirmam que enviam e-mails com um híbrido de HTML e texto simples para os assinantes (fonte).
Esse é um aspecto individual para cada negócio. Se você estiver vendendo um produto B2C que está disponível para vários tipos de clientes (como um celular, um cachecol ou um carro econômico), a sua base de dados vai ser enorme, com centenas de milhares de contatos. Mas se você oferece um software de gerenciamento de entregas B2B, a sua base de dados vai ser menor, obviamente. A coisa mais importante é segmentar a sua base de dados.
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