Garantir a lealdade dos clientes e conseguir novos clientes em potencial são dois objetivos prioritários de toda estratégia de marketing digital. Esses não são objetivos fáceis de atingir, mas há coisas específicas que você pode fazer para conquistar novos clientes e manter os seus clientes atuais felizes.
Como fazer isso? Comunique-se diretamente com os clientes e mantenha-os informados sobre os seus produtos ou serviços enquanto fornece valor. Você pode consolidar a confiança deles em uma forma que beneficia os dois — onboarding de clientes.
Quando um cliente compra um produto ou serviço, o vendedor não quer que ele se arrependa desse investimento. Afinal de contas, um cliente satisfeito tem mais chances de comprar outro produto do mesmo negócio. E é aí que entra o onboarding. Esse é um método para guiar os clientes para o uso correto dos produtos ou serviços que eles adquiriram.
Se você deseja melhorar as interações entre o seu negócio e os clientes, uma boa opção é implementar uma estratégia de onboarding. Fazendo isso, vai ser mais fácil se comunicar com eles e agregar valor. O onboarding faz parte de uma estratégia ainda maior para o relacionamento com um novo cliente.
Mas o que isso tem a ver com marketing digital?
Levando-se em consideração que o marketing é baseado, principalmente, em ferramentas, canais, e estratégias, é essencial investir em canais de comunicação práticos, e eficientes, como e-mail de marketing. É por isso que a sua estratégia de onboarding deve ser aplicada por e-mails personalizados e específicos que são mandados para novos usuários.
Conhecer o usuário é essencial em todas as áreas de uma organização, mas quando se fala em onboarding de clientes, isso se torna uma obrigatoriedade.
Cada usuário pode ter um problema diferente que precisa ser resolvido ou expectativas diferentes de um produto ou provedor de serviço, então os seus e-mails de onboarding devem se certificar disso. Você consegue imaginar um cabeleireiro que faz o mesmo corte para todos os clientes?
Não? (Se a sua resposta for sim, envie o endereço desse cabeleireiro porque deve ser um corte fenomenal!)
Se um cliente comprou o seu produto ou serviço, é sua responsabilidade entregar ótimos resultados, e o mais rápido possível. Portanto, faça o que puder para ajudá-los a aproveitar da melhor maneira o seu produto ou serviço. Mostre a eles que valeu o investimento de tempo e dinheiro.
Agora que você instruiu o cliente sobre como usar o produto ou serviço, ele sabe todos os benefícios que pode ter. Em um pequeno período, os clientes vão ter sucesso com o seu produto.
Mas você ensinou a obter esse resultado, ou você que deu o resultado?
Não deixe os seus clientes dependentes da equipe de onboarding. Eles precisam de autonomia e conhecimento suficientes para conseguir trabalhar sozinhos com o produto. O seu papel é ajudá-los a obter sucesso na jornada.
A sua equipe de onboarding é uma parte do quebra cabeças que deve garantir o sucesso dos elementos.
Tudo deve ser bem planejado e organizado, com profissionais do seu lado que possam resolver os problemas dos clientes.
O seu primeiro e-mail para onboarding deve ser enviado alguns minutos depois que o seu cliente fizer a assinatura ou comprar um produto/serviço. Por que alguns minutos depois? Porque enviar um e-mail automatizado no mesmo instante parece artificial demais. Pode ser óbvio que você está enviando e-mails automatizados, mas tente fazer parecer o mais pessoal possível.
O seu e-mail para onboarding deve ter entre 60 e 130 palavras. A mensagem de boas vindas deve ser curta e simples. Você não precisa sobrecarregá-los logo no início.
Além disso, toda vez que você receber um novo cliente, peça pelo feedback dele para que possa melhorar o processo.
O conteúdo deve ser breve, de leitura rápida e apresentado em pequenos blocos. Quem recebe os e-mails, costuma ler por cima, apenas tendo uma ideia geral de palavras e tópicos chave. Se identificarem alguma coisa relevante, vão parar e ler a mensagem com mais atenção. Comece escrevendo o seu e-mail, depois remova metade das palavras, faça uma revisão e remova mais algumas. Depois disso, você vai estar mais perto de apresentar apenas informações importantes.
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