Na era moderna de crescente popularidade das redes sociais, as empresas encontram dificuldades em se manter relevantes diante da concorrência. Com novas empresas surgindo todos os dias, o mercado está se tornando mais denso do que se gostaria.
É claro, como proprietário de um negócio, você ficará preocupado em fazer seu nome ou manter uma imagem positiva que as pessoas guardem em suas mentes. Com tantas opções disponíveis no mercado, fazer um nome para a empresa e transformá-la em uma marca é uma das coisas mais desafiadoras de se fazer.
É aqui que entra a marca. A marca é muito lucrativa para um negócio e é essencial para estabelecer uma reputação. As pessoas frequentemente pensam que seu negócio não precisa de táticas de marca porque ele atende a um público pequeno ou a empresa já se estabeleceu no mercado. No entanto, a verdade é que cada negócio precisa ter uma estratégia de marca eficiente, não importa o quão pequeno ou conhecido seja.
A marca é o que te diferencia e define sua personalidade. Seu negócio como uma marca irá conquistar o coração das pessoas. Assim, você sempre conseguirá se manter à tona em um mar cheio de peixes.
O que é uma tática de marca?
As táticas de marca empresarial são planos de longo prazo eficientes especificamente projetados para ajudar no crescimento de um negócio. O marketing tático é uma das técnicas mais procuradas para construir uma imagem de marca positiva. As empresas pagam uma fortuna a especialistas em marca todo ano para lidar com as táticas de marca de suas empresas.
Ter uma estratégia de marca é diferente de ter um logotipo, um website, esquema de cores e presença online, que as pessoas frequentemente parecem misturar. Ter as coisas mencionadas anteriormente resolvidas para o seu negócio é apenas uma parte do estabelecimento de uma marca. Componentes incalculáveis como o reconhecimento da marca, o patrimônio da marca e a percepção da empresa são fundamentais para uma estratégia de marca bem-sucedida.
Suas táticas de marca encapsulam as razões pelas quais sua empresa opera, além de gerar lucros. Ela articula as características únicas de sua empresa, como ela se diferencia dos concorrentes e como, como marca, você precisa que seus consumidores vejam sua empresa.
Por que é importante implementar táticas de marca na estratégia de marketing?
Agora que estabelecemos o que é uma tática de marca, vamos mergulhar na importância de implementá-la em sua estratégia de marketing.
1. Isso ajudará a tornar sua empresa conhecida em todos os lares.
Você não quer que sua empresa seja tão popular a ponto das pessoas mencionarem em conversas aleatórias, ou se torne um assunto de destaque em um encontro? Temos certeza de que você gostaria desse tipo de exposição. Isso é possível se você integrar táticas de marca em uma estratégia de marketing mais ampla.
Marketing para uma empresa engloba desde a administração das mídias sociais até a publicidade. Você pode torná-lo ainda mais frutífero adicionando táticas de marca. Com uma execução adequada, as pessoas em breve irão distinguir sua marca e estabelecê-la como um nome conhecido no mercado.
Ter um logotipo criativo que seja imediatamente reconhecível à primeira vista, ou uma frase de efeito que se torna repetida em conversas informais são indicadores bastante bons de que você se tornou amplamente conhecido.
A principal tática de marcação é tornar sua empresa única e mais distinta em relação às outras, portanto, é essencial incluir essas táticas estabelecidas para aumentar o reconhecimento e construir uma base de clientes valiosa.
2. Tomada de decisão mais consciente
Quando você sabe que a reputação da sua empresa está em jogo, você fica mais ciente do ambiente ao seu redor e, como resultado, se torna mais consciente na tomada de decisões. Como empresa, você passará mais tempo descobrindo o próximo passo, levando em consideração cada pequeno detalhe, e isso te salvará de tomar decisões equivocadas a longo prazo. Os esforços que sua empresa faz serão da mais alta qualidade, e você se manterá no caminho certo.
3. Mais talento gostaria de se associar à sua marca
Isso não é apenas relevante para atrair principais influenciadores de marketing para sua marca, mas também ajuda a construir uma força de trabalho qualificada quando sua empresa se torna uma marca; cada vez mais pessoas talentosas querem se associar a ela, pois isso ajuda em suas carreiras.
Marcas bem estabelecidas recebem milhares de candidaturas de emprego e sempre têm as melhores pessoas trabalhando para elas. Apenas pense em nomes como Google, Nike ou Apple, você não gostaria de aproveitar a oportunidade de trabalhar para essas empresas? Claro que sim, e não apenas porque você gostaria de ser associado a marcas reconhecidas, mas também por causa da reputação delas em relação aos benefícios para os funcionários.
Ter uma marca maior e mais respeitável amplia a gama de funcionários, o que resulta em mais expertise contribuindo para a sua empresa. O trabalho de uma equipe composta por gerentes de marca qualificados, especialistas em marketing, vendas e desenvolvedores reflete em grande medida em suas estratégias.
Marca também inclui a reputação da sua empresa como local de trabalho. Especialmente após a pandemia, focar em estratégias de marca empregadora se tornou crucial, já que os funcionários estão agora em busca de oportunidades com equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, assim como melhores oportunidades de cuidados com a saúde para si e suas famílias.
Muitos funcionários até considerariam se mudar para outro estado por um emprego que garanta esses benefícios. Isso pode ser um grande incentivo para muitos trabalhadores, pois mostra que a empresa está disposta a investir no desenvolvimento de suas carreiras.
Ter táticas de marca eficazes em vigor permitirá que sua empresa cresça. À medida que ela se torna conhecida, mais pessoas qualificadas gostariam de fazer parte dela, beneficiando o seu negócio.
4. Os anúncios vão melhorar
Na era da publicidade de hoje, sua empresa não alcançará o sucesso desejado se não anunciar adequadamente. Branding e publicidade estão fortemente entrelaçados. Se você deseja melhorar a publicidade para sua empresa, precisará dedicar tempo e esforço para desenvolver a reputação da sua marca.
Quando você está promovendo sua empresa, é importante que as coisas sejam consistentes e reflitam o sistema de valores da sua empresa de forma precisa. Isso pode ser difícil quando você não tem dado a si mesmo tempo suficiente para desenvolver sua imagem.
Se você está promovendo sem ter uma marca forte, está perdendo muitas possibilidades de construir campanhas publicitárias de sucesso para sua empresa.
Como funcionam as táticas de marca?
Existe um processo completo de implementação de táticas de marca. Como sabemos, o marca afeta a percepção de uma empresa, então para construir a marca, uma estratégia deve passar por muitas fases antes de chegar ao seu destino.
Aqui estão algumas etapas do processo que influenciam em uma tática de marca de sucesso. Tenha em mente que os resultados podem variar dependendo da indústria. O processo também pode variar de acordo com as necessidades da empresa.
- Descobrir o que você quer marcar. Você quer se concentrar em produtos ou serviços específicos ou quer marcar a empresa inteiramente? Antes de abordar uma agência de publicidade para criar uma estratégia de marca, decida o que marcar. A equipe de estrategistas pode fazer um plano com mais convicção se tiverem clareza completa.
Pesquise o seu mercado-alvo e preste atenção especial nas táticas que seus concorrentes estão utilizando. Analise a presença online de sua maior concorrência e identifique elementos que você deseja para a sua marca. Invista seu tempo em adquirir conhecimento através da pesquisa, pois isso o ajudará a definir suas estratégias.
Consulte sua agência de publicidade ao escolher seus canais de publicidade, pois eles serão capazes de orientá-lo. Depois que tudo estiver decidido, procure o público-alvo no canal de publicidade e veja do que eles gostam.
- Defina o que sua empresa busca, de que ela se beneficia, que qualidade ela trará e a impressão que ela causará em sua publicidade direcionada, no design de seus produtos, na personalidade de sua empresa e no serviço que você oferece.
- Planeje sua campanha publicitária assim que você tiver definido o tom da sua mensagem e todos os outros componentes essenciais de marca.
Decida sua estratégia de conteúdo com a ajuda da equipe de estrategistas. Engaje seu público por meio dos tipos de conteúdo que são mais proeminentes em sua indústria. O conteúdo desempenha um papel significativo na difusão da imagem positiva de uma marca.
Certifique-se de que sua empresa ofereça experiências de consumo confiáveis e excelentes, que criem lealdade entre as pessoas que representam, abraçam e permanecem comprometidas com a marca.
- Sempre esteja preparado para quaisquer mudanças que possam ocorrer na indústria ou em seu negócio. As mudanças nunca devem atrapalhar suas táticas de marca. Mantenha a relevância e credibilidade da sua empresa em caso de quaisquer mudanças prováveis.
- É um processo contínuo, e não há um fim aparente para isso. Você alcançará seus objetivos, mas não é o fim. Mudanças são inevitáveis à medida que os tempos mudam.
Benefícios de táticas de marca
Vamos falar sobre alguns dos benefícios das táticas de marca para sua empresa.
1. Reconhecimento
Nós já estabelecemos este ponto, mas esta é uma parte importante da marca que nunca pode ser ignorada. As táticas de marca tornarão sua empresa facilmente reconhecível, e você será capaz de alcançar uma base de clientes maior e se tornar um líder de mercado.
2. Lealdade do cliente
Uma estratégia de marca positiva aumenta o valor de uma empresa e constrói a lealdade do cliente. Empresas que possuem uma incrível personalidade de marca têm mais chances de encontrar clientes. Os clientes estabelecerão um relacionamento sentimental com a marca ao usar táticas de marca para demonstrar tudo em que você acredita.
3. Introduzir novos serviços ou produtos é bem-vindo.
Uma vez que sua pequena empresa se torna uma marca com táticas de marca adequadas, você pode facilmente introduzir novos produtos ou serviços no mercado sem precisar fazer muito. Se as pessoas já reconhecem sua marca e podem se relacionar com ela, a introdução é provável que seja bem recebida e lucrativa. Com a marca, você estabelece o que faz e quais valores você respeita. Isso fará com que o cliente fique ainda mais interessado em sua marca.
4. Feedback construtivo
Com uma marca adequada, você interage mais com seus clientes e eles têm a chance de expressar como se sentem em relação à sua marca. As pessoas podem entrar em contato com você facilmente e você pode investigar mais a fundo as preocupações dos seus clientes. O feedback do cliente irá ajudá-lo a superar quaisquer deficiências em seu negócio e você poderá resolver problemas antes que se tornem um grande problema.
5. Você pode criar um nome para sua marca.
É difícil para uma empresa se destacar em um mercado extremamente saturado. Se você quer se destacar entre a multidão, a marcação deve ser sua abordagem principal. Você quer que as pessoas fiquem impressionadas assim que se depararem com sua empresa. As primeiras impressões têm mais importância do que pensamos.
6. Credibilidade
Ao construir uma marca bem estabelecida e reconhecível, você parece ser um especialista em sua indústria. As pessoas ficarão mais propensas a comprar de sua empresa se você parecer ter domínio do setor. Apresente sua marca de forma digna e demonstre profissionalismo.
Como escolher a tática de marca certa para o meu negócio?
Se você tem uma empresa que gostaria de estabelecer como uma marca, escolher a tática de marca certa é crucial. Aqui estão algumas dicas para você seguir na escolha da tática de marca perfeita para o seu negócio.
- Sempre lembre-se de que as táticas de marca podem ser diferentes para várias indústrias. Por exemplo, o marca de moda de luxo será diferente da marca farmacêutica. Portanto, se algo está funcionando para uma empresa, não significa que funcionará para a sua.
- Identifique seus valores básicos, estratégia de negócios, tom da mensagem de marca e chave de marca antes de mergulhar no processo.
- Descubra como divulgar sua empresa para seu público-alvo como um potencial cliente.
- A paleta de cores, tipografia, layouts e designs devem ser escolhidos de acordo com a imagem particular da sua empresa.
- Descubra seu público-alvo principal e a mensagem que você quer transmitir a eles.
- Esclareça a mensagem da sua marca para que o especialista em marca possa fazer um bom trabalho.
- Permita que os profissionais assumam o controle, pois são eles que irão orientar você devidamente. Você pode contar com eles para descobrir uma campanha eficaz de marca pessoal que se conecte com sua audiência. Eles fornecerão soluções relevantes; por exemplo, se você deseja uma marca auditiva, mas isso não combina bem com sua mensagem, então eles vão recomendar uma abordagem diferente, como uma marca visual.
Principais 18 táticas de marca
1. Fale sobre eventos profissionais
Um dos táticos mais eficazes, porém muitas vezes negligenciados, inclui falar em eventos profissionais sobre sua marca. Cada setor tem eventos ao vivo planejados, e você pode fazer parte deles. Comparecer a esses eventos lhe dará muita visibilidade e você poderá contar mais sobre sua empresa às pessoas. Isso também ajudará a construir contatos.
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🟢 Prós: Você pode explicar as coisas melhor verbalmente, criar contatos e ganhar confiança.
🔴 Contras: Não é adequado para pessoas com ansiedade de falar em público.
2. Foque nos problemas dos clientes
Focar nos problemas dos clientes automaticamente faz com que você seja bem visto, e as pessoas vão te elogiar por fornecer um excelente atendimento ao cliente.
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🟢 Prós: Satisfação do cliente, lealdade e boca a boca positivo.
🔴 Desvantagens: Não há aparentes desvantagens. Você pode ficar para trás em outros departamentos se focar apenas nessa estratégia.
3. Depoimentos
É uma tática perfeita para desenvolver confiança nas pessoas em relação à sua marca. Os depoimentos funcionam como um encanto, já que as pessoas compram de lugares recomendados e têm excelentes avaliações.
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🟢 Prós: As pessoas ficarão menos preocupadas ao comprar de você, mais fácil para os clientes tomarem decisões.
🔴 Contras: Muitos depoimentos podem sobrecarregar os clientes, afetando sua decisão de compra.
4. Definição do público-alvo
Ter um público-alvo definido ajudará você a atender especificamente a eles. Isso ajudará você a definir o tom de sua mensagem, e desenvolver uma imagem de marca se torna mais fácil.
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🟢 Prós: Sua mensagem é definida, e você não perderá tempo promovendo para as pessoas erradas.
🔴 Contras: Pode perder público em potencial fora do grupo-alvo.
5. Contratar talento
Contrate indivíduos talentosos para promover seu negócio para você e ajudar a construir uma marca.
Recomendado para: Empresas estabelecidas, pois pode ser caro para novos negócios.
🟢 Prós: As pessoas que se conectam com o talento se interessarão pela sua marca.
🔴 Contras: Caro e pode gerar negatividade.
6. Identidade da marca
Para estabelecer uma identidade de marca, você deve fazer um logotipo e investir em boletins informativos, sites e canais de mídia social.
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🟢 Prós: Identidade única, personalidade marcante.
🔴 Contras: Se a identidade não estiver correta ou não parecer profissional, os clientes podem se desviar.
7. Autenticidade
Não há nada mais apreciado do que a autenticidade de uma marca. As pessoas gostam de empresas com as quais podem se conectar, então seja verdadeiro e autêntico.
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🟢 Prós: Conexão emocional, imagem positiva e realismo.
🔴 Contras: Você pode perder algumas tendências da moda passageira
8. Conteúdo de vídeo
O conteúdo em vídeo é a abordagem mais proeminente para a marca nos dias de hoje. As pessoas gostam de conteúdo que é bem definido e executado corretamente. O conteúdo em vídeo permite um toque pessoal.
Recomendado para: Todos os tipos de negócios, especialmente os já estabelecidos, para maximizar a estratégia.
🟢 Prós: Maior impacto visual e um toque pessoal.
🔴 Contras: Pode ser um pouco caro, difícil de monetizar e vídeos longos podem se tornar entediantes.
9. Infografias
Infográficos são uma ótima ferramenta visual porque quando cor, formas e espaços negativos são usados corretamente, o conteúdo pode ser convertido em imagens distintas, chamativas e persuasivas em sua eficácia.
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🟢 Prós: Fácil de fazer com software online, visualmente atraente e econômico.
🔴 Contras: Se não for executado corretamente, as informações podem parecer compactadas.
10. Boletim informativo
Os newsletters são uma maneira maravilhosa de introduzir novos produtos ou serviços e descontos contínuos, etc., para sua base de clientes existente. As pessoas têm mais probabilidade de comprar das marcas que já conhecem, e os boletins informativos são perfeitos para lembrar as pessoas da sua marca.
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🟢 Prós: Conexão pessoal com os clientes, baixo risco, aumenta a credibilidade da sua marca.
🔴 Contras: As pessoas podem ignorar os boletins informativos.
11. Refletir sobre os passos de sucesso passados.
Mantenha-se firme nos passos que ajudaram sua empresa na marcação anteriormente, pois eles provaram sua eficácia.
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🟢 Prós: Confiabilidade e know-how da estratégia.
🔴 Contras: As empresas muitas vezes aderem a uma abordagem e não exploram outras estratégias. Em um ambiente que está em constante mudança, isso pode ser prejudicial.
12. História do empreendedor
As pessoas gostam de se conectar com empresas. Se, como empreendedor, você compartilhar as histórias de suas lutas e as dificuldades que enfrentou ao iniciar o negócio, as pessoas vão se identificar com você. É uma tática de marca frutífera.
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🟢 Prós: Conexão mais profunda com as pessoas, transmite inspiração.
🔴 Contras: Nenhum contra aparente, mas pode enfrentar alguma crítica.
13. Torne-se um especialista
Quando parece que você sabe do que está falando, as pessoas vão confiar mais em você. Uma marca que é especialista em determinado assunto atrairá um público mais amplo.
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🟢 Prós: Maior conhecimento, maior confiabilidade e preferência do cliente.
🔴 Contras: Leva muito tempo e esforço para se tornar um especialista.
14. Presença social
Este é um dado. Tenha um forte domínio nas redes sociais e construa uma imagem de marca positiva e mais refinada. A presença social é rei no mercado atual.
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🟢 Prós: Público mais amplo, interação com clientes e moderno.
🔴 Contras: Lidar com todas as redes sociais ao mesmo tempo pode ser desafiador.
15. Crescimento da personalidade
Uma imagem de marca é uma coleção de características humanas associadas a um negócio. Isso permite que uma empresa molde a forma como os outros a percebem. A personalidade de um negócio inspira uma reação empática nos consumidores, o que contribui para a construção de uma lealdade duradoura.
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🟢 Prós: Constrói um relacionamento, transmite uma imagem pessoal e relacionável.
🔴 Contras: Algumas pessoas podem não se identificar com a personalidade da marca.
16. Blogando
O blogging tem sido sempre uma tática eficaz de marca. Vídeo blogs ou blogs escritos têm o poder de influenciar o cliente.
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🟢 Prós: Construir confiança entre as pessoas, criar uma identidade forte.
🔴 Contras: Escrever blogs pode ser demorado e coletar o conteúdo pode ser uma dor de cabeça.
17. Consistência
Consistência é fundamental ao estabelecer uma imagem. Para conectar-se com as pessoas, você deve ser consistente com suas publicações ou presença online, caso contrário, elas perderão o interesse.
Recomendado para: Todos os tipos de negócios, especialmente os mais novos.
🟢 Prós: Base de clientes leais, interação com os clientes, interesse aumentado.
🔴 Contras: Difícil de acompanhar.
18. Projetos doadores, comunidades
Doar, fazer parte de uma campanha de doações ou ajudar comunidades não apenas o colocará sob uma luz positiva, mas também ajudá-lo a alcançar um público mais amplo também. As pessoas começarão a reconhecê-lo mais.
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🟢 Prós: A marca de imagem positiva e personalidade de marca simpática
🔴 Contras: Às vezes pode ter menos tração.
Conclusão
As táticas de marca são um aspecto importante da transformação de uma empresa em uma marca completa. Estratégias de marketing são incompletas sem táticas de marca adequadas. Uma mensagem definida da empresa e público-alvo são cruciais para uma marca bem-sucedida. Fazer marca sem uma abordagem estruturada pode fazer com que as empresas sofram e percam seus negócios para a concorrência.
Mercados para todos os produtos e serviços estão repletos de empresas, e cada uma quer estar no topo. Você precisa começar cedo com suas táticas de marca em um ambiente tão competitivo. Descubra o que você deseja como empresa e como deseja abordar o público e invista em uma estratégia de marca melhor do que seus concorrentes.
Apenas os mais aptos sobreviverão à competição. Você deve ter tudo planejado. Seguindo as 18 táticas de marca fornecidas neste blog, você também pode se tornar uma força a ser reconhecida.
Frequently Asked Questions
Qual tática de marca é a mais utilizada?
O marketing de conteúdo nas redes sociais é a tática de marca mais popular e amplamente utilizada no mercado. No entanto, muitas outras táticas, como a marca de influenciadores e a marca de serviço ao cliente, também são muito populares.
Como você determina sua audiência?
Uma maneira fácil de determinar o público-alvo é realizar pesquisas de mercado, analisar os concorrentes, usar o Google Analytics e outras ferramentas profissionais. Você deve estar ciente do produto ou serviço que está oferecendo.
Como implementar táticas de marca?
A implementação de táticas de marca é um processo contínuo e requer muito esforço. Implementar uma tática de marca adequada requer planejar a voz da sua marca, decidir a aparência e sentir da sua empresa e determinar as táticas corretas para você.
Como você define público-alvo de uma marca?
Olhar para os aspectos psicográficos e características comportamentais do mercado-alvo ajuda a definir o público-alvo da sua marca. Depois de determinar seu público, você começa a direcionar especificamente para eles, porque você não quer perder potenciais clientes.
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Elementos de marca como logotipo, cores, tipografia e mensagem são essenciais para a identidade e percepção da marca. Eles comunicam o propósito e os valores da empresa, afetando a experiência do cliente e a escolha dos consumidores. Uma estratégia de branding eficaz envolve a coesão e a escolha cuidadosa desses elementos para criar uma associação forte na mente do público-alvo.
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Estratégia de marketing orientada para o cliente
Uma estratégia de marketing orientada ao cliente visa gerar satisfação e fidelidade, com ações e ferramentas voltadas para criar valor e construir relacionamentos eficazes. A satisfação dos clientes é medida para avaliar o impacto da estratégia.
Para planejar uma campanha promocional de vendas, é importante informar clientes existentes e potenciais com antecedência. A estratégia de comunicação, a exclusão de clientes existentes e a divulgação dos descontos são decisões importantes. Além disso, é essencial aproveitar as campanhas para aumentar a fidelidade dos clientes, atrair novos clientes e aumentar as vendas a curto prazo.