A maioria dos vendedores nunca pensaria em usar templates de e-mail no começo da carreira em vendas. No lugar disso, eles usam estratégias “básicas” de vendas: fazer ligações, confirmar compromissos, e ler as atualizações da empresa. Mas quando chega a hora de enviar um e-mail de follow up para um prospecto, eles perdem o ímpeto. Param e pensam: “ok, o que eu devo escrever?”
O marketing por e-mail de vendas e negócios é algo complicado. Afinal de contas, um e-mail é uma forma unilateral de comunicação, que precisa de espera para resposta. E segundo as pesquisas, a maioria dos e-mails de vendas são simplesmente ignorados. Contudo, o marketing por e-mail ainda é uma estratégia de marketing extremamente válida. Além disso, alguns prospectos usam apenas e-mail para comunicação.
É por isso que os representantes de vendas devem saber como usar o e-mail e como escrever uma boa mensagem de follow up. Nesse guia, vamos focar na composição de um e-mail de follow up de uma ligação de vendas.
Um e-mail de follow up deve ser uma parte integral de qualquer processo de vendas que envolve entrar em contato com clientes por telefone.
Mas o que exatamente é isso?
Há dois tipos de e-mails de follow up de ligação. O primeiro é um e-mail enviado para um prospecto imediatamente depois de uma ligação. Nessa mensagem você deve resumir a conversa, mencionar os próximos passos que ficaram combinados, e estabelecer uma linha do tempo. O segundo tipo de e-mail de follow up de ligação deve ser enviado apenas se o seu contato não responder à primeira mensagem, ou não tiver te contatado por algum tempo depois de um contato inicial rápido.
É importante enviar um e-mail de follow up depois de uma ligação. Caso contrário, uma conversa com um prospecto se torna apenas um papo furado sem valor, que não resulta em venda. É praticamente uma garantia de que sem uma mensagem de follow up, o seu contato vai esquecer da ligação. Mesmo se você ligar novamente depois, a segunda conversa não terá tanto impacto quanto a primeira poderia ter tido.
Tente enviar um e-mail de resumo (listando os próximos passos e qualquer acordo feito durante a ligação) até uma hora depois da conversa. Se você não puder enviar essa mensagem logo depois da ligação, faça isso até um dia útil depois da ligação. Se você tiver estabelecido, durante a ligação, alguma etapa que precisará que o prospecto realize alguma coisa, dê tempo para que ele possa cumprir.
Se o seu prospecto parece que não está indo na direção correta, envie um follow up até dois ou três dias antes do prazo limite para lembrá-lo do combinado.
A melhor opção é deixar o seu prospecto decidir o próprio canal de comunicação preferido. Você pode perguntar para o seu contato em um e-mail de follow up se ele prefere fazer uma nova ligação ou discutir os próximos passos por e-mail. Se ele deixar você decidir, escolha a melhor opção para você.
Se o seu prospecto ignorar até três e-mails em duas semanas, é melhor parar de contatá-lo por um tempo e observar se ele reage à sua comunicação de alguma outra forma. Se não entrar em contato com você, espere duas semanas e tente enviar outros dois e-mails de follow up. Se isso não funcionar, você não deve entrar em contato com a pessoa novamente.
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