Pedidos de Testemunhos

Pedidos de Testemunhos

Como os consumidores de hoje estão menos inclinados a confiar no marketing e na publicidade tradicionais, coletar testemunhos e avaliações de clientes nunca foi tão importante. Os testemunhos de clientes podem ter um impacto realmente grande ao influenciar clientes em potencial a fazer negócios com você e ajudá-lo a melhorar sua reputação online, construir credibilidade e impulsionar mais vendas. No entanto, fazer com que seus clientes felizes compartilhem suas experiências positivas com sua marca pode ser um desafio, pois muitas empresas simplesmente não sabem como pedir testemunhos.

O que é um testemunho?

Testemunhos são recomendações de clientes satisfeitos que atestam a qualidade, desempenho ou valor de um produto ou serviço – dados voluntariamente ou a pedido de uma empresa. Os testemunhos de clientes são uma das ferramentas de marketing mais poderosas. Na verdade, estudos sugerem que os testemunhos têm a classificação de eficácia mais alta (89%) do que qualquer outro tipo de marketing de conteúdo. Os vários tipos de testemunhos de clientes podem incluir testemunhos de citações, testemunhos em vídeo, testemunhos de influenciadores, avaliações de consumidores, estudos de caso e testemunhos em mídias sociais.

Avaliação do LiveAgent no Capterra
Testemunho de cliente do LiveAgent no Capterra

Como pedir um testemunho: melhores práticas

Aqui estão algumas dicas gerais e práticas recomendadas sobre como solicitar testemunhos de seus clientes.

  • Seja proativo – se você não pedir testemunhos aos clientes, dificilmente os receberá.
  • Escolha o momento adequado – conclusão de um projeto, um marco alcançado pelo cliente, final do ano, etc.
  • Pense no tom certo (formal ou casual) que seja mais adequado para sua empresa e seu público.
  • Escrever um testemunho pode ser um incômodo – torne mais fácil para os clientes, fazendo-lhes várias perguntas de orientação.
  • Expresse gratidão, diga aos clientes como seus comentários são importantes e por que você está coletando testemunhos em primeiro lugar.
  • Ao usar modelos de testemunhos , personalize sua solicitação para garantir que ela faça sentido dentro do contexto de seu relacionamento com os clientes.
  • Compartilhe um link para sua página de testemunhos para que os clientes possam obter algumas ideias a partir de testemunhos existentes.
  • Forneça várias opções de formato de testemunho (texto ou vídeo) e permita que os clientes enviem um testemunhos em um formato com o qual se sintam confortáveis.
  • Você pode usar algum incentivo (desconto, assinatura gratuita, vale-presente, etc.), mas nem sempre é necessário.
  • Sua solicitação de testemunho pode ser esquecida ou perdida na caixa de entrada do cliente – não tenha medo de fazer o acompanhamento, se necessário.

12 Perguntas de testemunho para fazer aos seus clientes

Fazer com que os clientes compartilhem detalhes específicos de sua experiência com uma empresa, produto ou serviço é o que constitui um bom testemunho. Porém, quando questionados, a maioria dificilmente saberá o que dizer de cara. Abaixo estão algumas das perguntas básicas de testemunhos para clientes que podem ser personalizadas de acordo com o seu negócio.

  1. Como era antes de adquirir nosso produto/serviço?
  2. Qual era o seu maior desafio antes de adquirir nosso produto/serviço?
  3. Onde você começou sua busca pela solução / Como você nos encontrou?
  4. Que problemas você tentou resolver com nosso produto/serviço?
  5. O que diferencia nosso produto/serviço das demais opções disponíveis no mercado?
  6. O que você conseguiu alcançar desde que começou a usar o nosso produto/serviço?
  7. Quais são os benefícios específicos que você obteve ao usar nosso produto/serviço?
  8. O que você mais gosta em nosso produto/serviço?
  9. O que superou suas expectativas?
  10. Qual foi a sua principal preocupação que poderia tê-lo impedido de comprar nosso produto/serviço e o que o tranquilizou?
  11. Qual a principal razão pela qual você recomenda nosso produto/serviço?
  12. O que você diria a outra pessoa que está pensando em comprar nosso produto/serviço?

5 modelos de carta de solicitação de testemunho

A maioria de seus clientes leais – não importa o quão felizes estejam com seus produtos ou serviços – provavelmente não compartilhará testemunhos, a menos que sejam solicitados. Mas como exatamente você deve abordar um cliente para um testemunho? Aqui estão alguns modelos de email testados e aprovados que você pode usar ao solicitar testemunhos de seus clientes.

Pedido Formal

Pedido Informal

Pedido para o Setor de Serviços

Oferta de Incentivo

Atualizando um Site

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