Se você é novo no conceito de software como serviço (SaaS), você veio ao lugar certo. Vamos explorar o que é o SaaS, o que ele pode fazer pelo seu negócio e muito mais.
Também vamos abordar os casos de uso mais comuns para SaaS, como funciona, os principais benefícios dos serviços baseados em SaaS, bem como o preço.
O que é software como serviço?
Software como serviço (SaaS) é um conceito de desenvolvimento e entrega de aplicativos de software de fornecedores independentes de software pela Internet – como serviço. Em vez de desenvolver, instalar e manter software, esse conceito permite que inúmeros usuários, residenciais e comerciais, acessem o SaaS simplesmente por meio da web.
Ele liberta completamente o usuário do gerenciamento complexo de hardware e software. As aplicações de software SaaS também são conhecidas como software proprietário, sob demanda ou hospedado, bem como aplicações baseadas na web.
Similar ao serviço de plataforma (PaaS), as aplicações SaaS não requerem nada além do servidor do provedor de SaaS para serem executadas. O provedor também é responsável por gerenciar o acesso à aplicação, incluindo desempenho, disponibilidade e segurança. Algumas das características mais comuns do SaaS incluem:
- arquitetura multilocatária
- personalização fácil
- melhor acesso
- personalização com uma interface de clique único
Para que é usado o SaaS?
O SaaS pode beneficiar os clientes, especialmente quando se trata de negócios de e-commerce modernos que realizam a maior parte de seu trabalho pela Internet.
O principal objetivo das aplicações SaaS é oferecer soluções prontas para uso, fora do comum, que possam facilmente atender a uma ampla gama de necessidades comerciais, como análise, cálculos, armazenamento e comunicação.
O SaaS oferece múltiplos benefícios e vantagens:
- Aplicações de SaaS são rápidas de implantar.
- o conceito é bastante acessível
- infraestrutura mínima
- SaaS pode funcionar em qualquer lugar, desde que haja uma conexão com a Internet.
- segurança e backup
- alta taxa de adoção
- acessibilidade e escalabilidade
- compatibilidade
Como o usuário não precisa instalar e executar aplicativos SaaS em seus próprios dispositivos ou centros de dados, eles estão livres para fazer outros investimentos. Por causa disso, o SaaS é perfeito para empresas que precisam melhorar:
- gestão de conteúdo
- gerenciamento de vendas
- gerenciamento de acesso
- gerenciamento de banco de dados
- gestão financeira
- gestão de recursos humanos (GRH)
- gerenciamento de patches
- gerenciamento de projetos
Como funciona o software como serviço?
Os serviços SaaS funcionam por meio da entrega em nuvem. Um provedor de serviços em nuvem hospedará a aplicação e os dados relacionados usando seus próprios recursos, redes, bancos de dados, servidores e serviços de infraestrutura. O fornecedor de software independente (ISV) também pode usar um provedor de serviços de aplicação em nuvem para hospedar a aplicação em seu próprio centro de dados.
Um dos maiores benefícios do SaaS é que os usuários não precisam lidar com a instalação e manutenção do software, e não é necessário ter licenças de software.
Fornece aos clientes acesso baseado em rede ao aplicativo. Quando novas funcionalidades e recursos são implantados, os usuários obtêm acesso a eles. Esse é o principal motivo pelo qual eles costumam ser considerados as melhores soluções de sistema de tíquetes de TI existentes.
Exemplos de software como serviço
O mercado de SaaS está crescendo e se expandindo para novos territórios. Ele reúne uma grande variedade de produtos de software e fornecedores. Desde pequenos provedores com um único produto até forças dominantes no cenário da nuvem, como Google e AWS. Uma das melhores coisas sobre produtos de SaaS é que eles são tão diversos.
Eles vão desde ferramentas de análise de negócios de TI e soluções de software de helpdesk até serviços de streaming de vídeo. Também existem soluções de SaaS para aplicações empresariais monumentais, como faturamento, gestão de relacionamento com o cliente, gestão de vendas, email, etc.
Alguns dos exemplos mais notáveis de produtos SaaS incluem:
- Salesforce
- Google Workspace apps
- Microsoft 365
- HubSpot
- Trello
- Netflix
- Zoom
- Zendesk
- DocuSign
- Slack
- Adobe Creative Cloud
- Shopify
- Mailchimp
Quais são os principais benefícios dos serviços baseados em SaaS?
O SaaS tem muitos benefícios, mas destacaremos os mais importantes.
O SaaS permite que você acesse aplicativos sofisticados – não requer que o usuário compre, instale, mantenha ou atualize qualquer software, middleware ou hardware. Empresas com recursos limitados podem pagar até mesmo os softwares empresariais mais sofisticados, como CRM e ERP.
Os usuários podem pagar apenas pelas funcionalidades que usam – O Saas permite aos usuários economizar recursos escalando automaticamente de acordo com o nível de uso.
Acesso ao software do cliente gratuito – os usuários só precisam de um navegador web para executar a maioria dos aplicativos SaaS.
Fácil mobilização da força de trabalho – Os aplicativos SaaS apenas requerem uma conexão à Internet e um dispositivo para executar. Portanto, são uma solução perfeita para empresas que precisam mobilizar sua força de trabalho frequentemente sem se preocupar com questões de segurança.
Acesso aos dados do aplicativo em qualquer lugar – como os aplicativos SaaS armazenam dados na nuvem, você pode acessá-los de qualquer lugar, a qualquer momento.
O que torna um software SaaS?
Entre as características de um SaaS estão:
- modelo de multi-inquilinato
- provisionamento automatizado
- login único
- cobrança baseada em assinatura
- alta disponibilidade
- infraestrutura elástica
- segurança de dados
- segurança de aplicativos
- limitação de taxa / QoS
Quanto custa o SaaS?
Muitos modelos de precificação funcionam com base em assinaturas. Os usuários pagam um preço de assinatura ou uma taxa mensal. Aqui estão alguns modelos de precificação que são baseados no modelo de assinatura:
- gratuito ou baseado em anúncios – serviço gratuito
- taxa fixa – taxa de assinatura anual ou mensal
- por usuário – um preço de assinatura fixo para cada usuário
- níveis por usuário – um modelo de assinatura única para vários usuários
- baseado no uso ou pague conforme o uso
- niveis baseados em características.
- freemium
Posso criar e personalizar software como um serviço?
Saas é necessário para alcançar um crescimento estável nos negócios, aqui está como criar o seu próprio SaaS em 4 passos.
1. Pesquisar o mercado
O mercado global de SaaS está repleto de provedores de soluções, o que só aumenta sua necessidade de desenvolver soluções prontas para uso. Comece pesquisando o mercado para entender seu público-alvo, suas principais solicitações, características essenciais, bem como seus concorrentes. Entenda os modelos de negócios que eles adotam e também não se esqueça de verificar suas opções de canais de distribuição.
2. Crie um plano para o seu produto
Planejar seu produto deve incluir as funcionalidades e características da sua solução SaaS e a base de clientes que irá utilizá-la. Além disso, você precisa entender a necessidade recorrente por uma solução desse tipo.
Se você puder entender o que motiva seu público-alvo a usar seu produto, você será capaz de criar uma solução que irá abordar seus pontos de dor específicos. Você também precisa planejar a estratégia de preços e a campanha de marketing para divulgar adequadamente seu produto.
3. Determine suas necessidades de SaaS
Essas são as características que seu produto SaaS deve ter:
- arquitetura de vários usuários
- segurança de aplicativos e dados
- design de UI/UX frontend
- gerenciamento de dados do backend
- integrações de terceiros
análise de usuário e monitoramento
4. Escolha uma pilha de tecnologia
Toda solução SaaS possui dois aspectos vitais – frontend (voltado para o cliente) e backend (lado do servidor). Para o frontend, você precisará de ferramentas como CSS, HTML, bem como JavaScript (Vue.js, Angular e React).
Para o backend, você precisa de frameworks seguros, escaláveis e rápidos, como Ruby on Rails, .Net, Laravel ou Python. Você também deve pensar nos servidores. Escolha entre:
- servidores externos
- servidores físicos
- servidores remotos
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Assista a um vídeo sobre SaaS
O software de helpdesk LiveAgent é um ótimo exemplo de como o SaaS (Software como Serviço) pode ajudar as empresas a gerenciar suas operações de serviço ao cliente. A plataforma LiveAgent oferece uma solução poderosa de helpdesk baseada em nuvem que facilita a conexão com os clientes e fornece um serviço ao cliente de primeira classe. Seja por meio de um sistema de chat ao vivo, sistema de tickets ou uma base de conhecimento, o SaaS lhe dá o poder de criar uma experiência de cliente ótima e estar sempre atualizado com a tecnologia mais recente.
Topics
- Software as a Service
- Computação em Nuvem
- Vantagens e Desvantagens do SAS
Video summary
SAS, ou Software as a Service, é uma parte comum da vida diária, sendo uma das três principais categorias de computação em nuvem. SAS permite acessar aplicativos de terceiros pela internet, oferecendo flexibilidade e escalabilidade para empresas. No entanto, também tem desvantagens, como depender de fornecedores externos de software e ter menos controle sobre o serviço. Alguns dos principais provedores de SAS incluem Salesforce, Oracle, SAP, Intuit e Microsoft. Compartilhe nos comentários a primeira SAS que sua empresa adotou!
Frequently Asked Questions
O que é software como serviço?
SaaS é uma solução que permite aos usuários acessarem aplicativos baseados em nuvem pela web. Eles podem utilizar essa solução para conectar aplicativos em um ambiente online.
Para que é usado o SaaS?
Pode ser usado para CRM, gerenciamento de conteúdo, gerenciamento de vendas, gerenciamento de acesso, gerenciamento de banco de dados, gerenciamento financeiro, gerenciamento de RH, gerenciamento de patches, gerenciamento de projetos, etc.
Como funciona o software como serviço?
Os modelos de serviço SaaS trabalham através da entrega em nuvem, aliviando o usuário da necessidade de instalar e gerenciar a infraestrutura de software. O provedor simplesmente permite que o usuário tenha acesso baseado em rede para a aplicação SaaS.
Quais são exemplos de software como serviço?
Os melhores exemplos de SaaS são soluções como Salesforce, Microsoft 365, HubSpot, LiveAgent, Zoom, Netflix, Mailchimp e outros.
Quais são as principais vantagens comerciais dos serviços baseados em SaaS?
As principais vantagens do SaaS incluem acessibilidade, gestão operacional, acessibilidade, escalabilidade, análise e segurança aumentada.
O que faz o software ser SaaS?
Multi-tenantismo, provisionamento automatizado, alta disponibilidade, entrega em nuvem, segurança de dados e aplicativos constituem as principais características do software SaaS.
Quanto você ganha com SaaS?
Porque as soluções de SaaS oferecem vários modelos de assinatura, você pode decidir a quantidade de serviço que deseja deles com base em suas necessidades específicas.
Como posso criar software como serviço?
Acima, discutimos as etapas que você precisa seguir. Para simplificar o processo, você precisa pesquisar o mercado, planejar seu produto e suas características e selecionar a tecnologia e servidores corretos.
Lista de verificação de sites de avaliação de Software e SaaS
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O software de serviço é essencial para fornecer um atendimento eficiente e melhorar a satisfação do cliente. Ele oferece comunicação omnichannel, integração com outros softwares, automação e IA, além de relatórios e CRM integrado. Escolher a solução certa pode otimizar o fluxo de trabalho e melhorar a experiência do cliente.
Software de atendimento ao cliente
Software de atendimento ao cliente lida com comunicação dos clientes, cria tickets, se conecta a canais como e-mail, telefone, chat ao vivo, mídia social e aplicativos de mensagens. Oferece funcionalidades avançadas, como detecção de colisão de agentes e central de atendimento. LiveAgent é uma das principais opções de software de atendimento ao cliente, oferecendo uma variedade de recursos e integrações.