O que é a rotatividade?
A rotatividade acontece quando um cliente faz o cancelamento da assinatura com a sua empresa e interrompe o uso dos seus produtos ou serviços. A rotatividade também é chamado de atrito do cliente. Existem muitos problemas que aumentam a taxa de churn do cliente e Um deles é um mal atendimento ao consumidor.
Pegue todos os clientes que você perde durante um período específico e divida esse número pela soma de clientes que você tinha no início do período selecionado. Você pode calcular a sua taxa de rotatividade de cliente dessa forma.
É melhor manter e cuidar dos seus clientes e uma forma de conseguir isso é oferecendo um ótimo atendimento ao consumidor com o LiveAgent.
Assista a um vídeo sobre rotatividade
Descubra a fórmula para calcular a taxa de rotatividade e obtenha uma compreensão clara de sua importância. Explore como a taxa de rotatividade afeta diretamente a saúde do seu negócio de SaaS e aprenda por que rastrear essa métrica é essencial para o sucesso.
![Youtube video: What is Churn Rate and How to Calculate Churn Rate](https://www.liveagent.com.br/wp/urlslab-download/4049568a2cf0dee5dc8ec49fb42f802c/hqdefault.jpg)
Topics
- Taxa de churn
- Importância da taxa de churn
- Fórmula para calcular a taxa de churn
Video summary
Neste vídeo, falaremos sobre a taxa de churn, sua importância e como calculá-la. Também abordaremos os benchmarks da taxa de churn e as razões pelas quais os usuários podem abandonar o produto. A taxa de churn é quando os usuários deixam de utilizar o produto após um certo período de tempo. É importante prestar atenção nessa taxa, pois é mais caro atrair novos usuários do que manter os que já estão com você. Também apresentamos a fórmula para calcular a taxa de churn e os benchmarks ideais. Além disso, discutimos os motivos pelos quais usuários podem deixar o produto, como a falta de valor percebido, falta de entendimento sobre o produto e má usabilidade. É fundamental acompanhar os números e realizar análises detalhadas. Por fim, sugerimos testar a usabilidade do produto e acompanhar a concorrência. Para mais informações sobre como calcular a taxa de churn e testar a usabilidade do produto, confira os links fornecidos. Pronto para colocar tudo em prática? Fique ligado no próximo vídeo sobre churn.
Frequently Asked Questions
O que é a rotatividade?
A taxa de rotatividade é um índice que mostra quantos clientes nos deixaram em um determinado período. Isso nos mostra o quão valioso é o produto que você oferece e como você pode manter os clientes com sua marca.
Como calcular a rotatividade?
Para calcular a taxa de rotatividade, subtraia o número de usuários que estão com você no final do mês do número de usuários em um determinado dia (por exemplo, no início do mês). Então o número obtido deve ser dividido pelo primeiro número de usuários e obtemos a porcentagem que é a taxa de rotatividade. Por exemplo: (1000-200) / 1000 = taxa de rotatividade de 80%
O que uma empresa pode fazer para diminuir a rotatividade?
Para reduzir a rotatividade, a empresa deve continuar analisando o motivo da demissão. Por exemplo, entrar em contato com clientes que desejam se afastar da marca pode ajudar. Em seguida, ganhamos duas coisas: a chance de reter o cliente e o conhecimento sobre o motivo da saída. A educação do cliente também é extremamente importante. Está ligado, por exemplo, ao facto de o cliente saber a quem contactar em caso de problema. O que mais você pode melhorar? Certamente o serviço ao cliente, cujo nível tem um grande impacto na abordagem do cliente, além de proporcionar lucro aos clientes que estão com a sua marca e são fiéis a ela.
Elementos de marca como logotipo, cores, tipografia e mensagem são essenciais para a identidade e percepção da marca. Eles comunicam o propósito e os valores da empresa, afetando a experiência do cliente e a escolha dos consumidores. Uma estratégia de branding eficaz envolve a coesão e a escolha cuidadosa desses elementos para criar uma associação forte na mente do público-alvo.