O que é a rotatividade?
A rotatividade acontece quando um cliente faz o cancelamento da assinatura com a sua empresa e interrompe o uso dos seus produtos ou serviços. A rotatividade também é chamado de atrito do cliente. Existem muitos problemas que aumentam a taxa de churn do cliente e Um deles é um mal atendimento ao consumidor.
Pegue todos os clientes que você perde durante um período específico e divida esse número pela soma de clientes que você tinha no início do período selecionado. Você pode calcular a sua taxa de rotatividade de cliente dessa forma.
É melhor manter e cuidar dos seus clientes e uma forma de conseguir isso é oferecendo um ótimo atendimento ao consumidor com o LiveAgent.
Assista a um vídeo sobre rotatividade
Descubra a fórmula para calcular a taxa de rotatividade e obtenha uma compreensão clara de sua importância. Explore como a taxa de rotatividade afeta diretamente a saúde do seu negócio de SaaS e aprenda por que rastrear essa métrica é essencial para o sucesso.

Topics
- Taxa de churn
- Importância da taxa de churn
- Fórmula para calcular a taxa de churn
Video summary
Neste vídeo, falaremos sobre a taxa de churn, sua importância e como calculá-la. Também abordaremos os benchmarks da taxa de churn e as razões pelas quais os usuários podem abandonar o produto. A taxa de churn é quando os usuários deixam de utilizar o produto após um certo período de tempo. É importante prestar atenção nessa taxa, pois é mais caro atrair novos usuários do que manter os que já estão com você. Também apresentamos a fórmula para calcular a taxa de churn e os benchmarks ideais. Além disso, discutimos os motivos pelos quais usuários podem deixar o produto, como a falta de valor percebido, falta de entendimento sobre o produto e má usabilidade. É fundamental acompanhar os números e realizar análises detalhadas. Por fim, sugerimos testar a usabilidade do produto e acompanhar a concorrência. Para mais informações sobre como calcular a taxa de churn e testar a usabilidade do produto, confira os links fornecidos. Pronto para colocar tudo em prática? Fique ligado no próximo vídeo sobre churn.
Frequently Asked Questions
O que é a rotatividade?
A taxa de rotatividade é um índice que mostra quantos clientes nos deixaram em um determinado período. Isso nos mostra o quão valioso é o produto que você oferece e como você pode manter os clientes com sua marca.
Como calcular a rotatividade?
Para calcular a taxa de rotatividade, subtraia o número de usuários que estão com você no final do mês do número de usuários em um determinado dia (por exemplo, no início do mês). Então o número obtido deve ser dividido pelo primeiro número de usuários e obtemos a porcentagem que é a taxa de rotatividade. Por exemplo: (1000-200) / 1000 = taxa de rotatividade de 80%
O que uma empresa pode fazer para diminuir a rotatividade?
Para reduzir a rotatividade, a empresa deve continuar analisando o motivo da demissão. Por exemplo, entrar em contato com clientes que desejam se afastar da marca pode ajudar. Em seguida, ganhamos duas coisas: a chance de reter o cliente e o conhecimento sobre o motivo da saída. A educação do cliente também é extremamente importante. Está ligado, por exemplo, ao facto de o cliente saber a quem contactar em caso de problema. O que mais você pode melhorar? Certamente o serviço ao cliente, cujo nível tem um grande impacto na abordagem do cliente, além de proporcionar lucro aos clientes que estão com a sua marca e são fiéis a ela.
Expert note
A rotatividade é a taxa de cancelamento de assinaturas e uso de produtos/serviços por parte dos clientes. Um ótimo atendimento ao cliente é fundamental para manter a fidelidade do cliente e reduzir a taxa de rotatividade.

Este texto aborda a importância do atendimento ao cliente e menciona maneiras de prestar um bom serviço, como ouvir, manter o cliente satisfeito e treinar a equipe. São citadas empresas que se destacam no atendimento ao cliente, como Google, Chick-fil-A, IKEA e Amazon. É enfatizada a importância de evitar erros comuns, como falta de competência e proatividade. As interações com o cliente são essenciais para melhorar a imagem da empresa e fortalecer os relacionamentos com os clientes. Softwares de gestão e estar disponível em vários canais de comunicação são considerados úteis.
O LiveAgent oferece um sistema de tickets eficiente para gerenciamento de solicitações de atendimento ao cliente com recursos robustos de análise de dados e gamificação para aumento da produtividade da equipe. É uma das melhores alternativas ao SolarWinds, com integração a vários canais e mais de 175 recursos disponíveis. A academia oferece boas práticas para gerenciar um sistema de tickets adequado, incluindo a priorização de tickets, uso de automação e autosserviço. LiveAgent é também a melhor opção para suporte de mídia social, com atendimento ao cliente 24/7 e avaliação gratuita de 14 dias.