O que é CRM?
CRM significa gestão de relacionamento com o cliente em suas siglas em inglês. É um resumo de estratégias e tecnologias que ajudam sua empresa a estabelecer e manter relacionamentos tanto com clientes em potencial quanto com clientes antigos. Auxilia no gerenciamento de contatos com ênfase no atendimento às preferências dos clientes e no aumento da produtividade de vendas.
Para alcançar relacionamentos incríveis com os clientes, as empresas utilizam software de CRM. Esse software coleta dados dos clientes, interações dos clientes, registros, tendências, etc., e acrescenta tudo aos perfis dos clientes.
Desta forma, seus representantes de vendas, agentes de centrais de contato e equipes de marketing podem acessar todas as informações relevantes antes de fazer um contato. Isso não apenas aumenta a produtividade de vendas, mas também ajuda a otimizar o processo de vendas e ajuda seu negócio a exceder as expectativas dos clientes.
Quem pode usar o CRM?
Todas as empresas centradas no cliente interessadas em aprimorar os relacionamentos com os clientes e impulsionar as vendas devem considerar o uso do CRM. Vários departamentos e equipes podem se beneficiar ao utilizá-lo diariamente. O CRM é mais útil quando se trata de coletar e categorizar leads, realizar análises, fazer chamadas de vendas, fornecer suporte ao cliente e muito mais.
A integração do software de call center com o CRM desempenha um papel importante em todos os negócios, pois fornece informações e dados sobre seus clientes para um melhor serviço ao cliente.
Benefícios do CRM
O CRM é uma ferramenta maravilhosa que ajuda muitas empresas em todo o mundo. Essas são as maneiras pelas quais ele pode agregar valor ao seu negócio.
Melhor relacionamento com o cliente – Quando seus representantes de atendimento ao cliente têm todos os dados do cliente na ponta dos dedos, eles podem fornecer um nível mais alto de atendimento personalizado que ajuda a fidelizar o cliente, aumenta a retenção e melhora o cliente em geral experiência.
Aumento das vendas – O CRM ajuda a simplificar o ciclo de vendas, criar um canal de vendas eficaz e automatizar tarefas importantes usando inteligência artificial e outras ferramentas de software.
Melhor atendimento ao cliente – Fornecer excelente atendimento ao cliente é uma tarefa muito mais fácil quando seus agentes têm todas as informações de que precisam prontamente disponíveis. Seja um número de pedido, canais de comunicação preferenciais ou detalhes pessoais, seus agentes podem armazená-lo e acessá-lo a qualquer momento nas jornadas do cliente.
Banco de dados centralizado conveniente de informações do cliente – Há muitos benefícios inerentes em ter um banco de dados centralizado que qualquer pessoa pode acessar sempre que necessário. Além do conhecimento acessível, o CRM permite uma melhor colaboração interdepartamental, pois todas as equipes têm acesso às mesmas informações unificadas.
Melhor segmentação de clientes – Com o CRM, você pode dividir quantidades esmagadoras de informações em categorias com base em critérios predefinidos. A segmentação de clientes ajuda você a desenvolver campanhas de marketing eficazes, personalizar argumentos de vendas e aumentar o desempenho geral dos negócios.
Análises mais detalhadas – Quando você tem muitos dados sobre seus clientes, pode criar relatórios detalhados e altamente precisos. Conhecimento é poder, então quanto mais você puder analisar e aprender com esses dados, melhor para sua empresa.
Como escolher um software de CRM
Ao escolher um software de CRM, recomendamos realizar uma pesquisa detalhada e considerar os objetivos e necessidades do seu negócio. Certifique-se de que o software seja escalável, fácil de usar e facilmente adotado pela sua equipe. Avalie o preço com base no seu orçamento e leia as avaliações dos clientes para tomar uma decisão informada. Todos esses fatores podem ajudá-lo a escolher o software adequado para impulsionar o crescimento do seu negócio.
Existem algumas características que um software de CRM confiável deve ter, incluindo comunicação multicanal, ferramenta de controle de chamados, opções de automação do atendimento ao cliente, um grande número de integrações de terceiros, relatórios e personalização.
Principais recursos de um software confiável de CRM
A comunicação multicanal permite que as empresas interajam com os clientes por meio de vários canais, como e-mail, chat ao vivo e mídias sociais. Isso garante que os clientes possam entrar em contato por meio de seu canal preferido, melhorando a conveniência.
A ferramenta de controle de tickets CRM é mais uma função crucial porque permite gerenciar de forma eficiente as consultas, os problemas e as solicitações dos clientes. Ela converte automaticamente as interações dos clientes em tickets, facilitando o acompanhamento, atribuição e resolução dos mesmos.
Automatização do atendimento ao cliente ajuda a automatizar tarefas e fluxos de trabalho repetitivos, economizando tempo e melhorando a eficiência. As ferramentas de automação simplificam os processos de atendimento ao cliente e liberam os agentes para que eles possam se concentrar em tarefas mais complexas.
As integrações permitem que as empresas conectem seu software de CRM a outras ferramentas e sistemas de terceiros. Essa capacidade de integração permite que as empresas centralizem dados, otimizem processos e obtenham insights abrangentes sobre as interações com os clientes.
As capacidades de relatório podem rastrear o desempenho e identificar áreas para melhoria. O software CRM deve fornecer recursos de relatório que permitam às empresas analisar os dados do cliente, rastrear as vendas e avaliar a eficácia das campanhas.
A personalização é essencial, pois as empresas têm suas necessidades e requisitos únicos. Um software de CRM confiável deve oferecer opções de personalização, permitindo que as empresas adaptem o sistema às suas necessidades específicas, garantindo que possam adaptar o software de CRM aos seus processos e fluxos de trabalho.
Um bom exemplo de um software de CRM robusto e confiável tanto para pequenas empresas quanto para grandes empresas é o software de help desk LiveAgent.
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Assista ao vídeo de introdução ao CRM
Explore os fundamentos do gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) neste vídeo informativo. Obtenha insights sobre as estratégias e técnicas utilizadas pelas organizações para gerenciar efetivamente as interações e relacionamentos com os clientes. Este vídeo serve como um recurso abrangente para profissionais de CRM aspirantes. Aprofunde-se nas complexidades e melhores práticas do CRM e embarque em uma jornada para dominar essa disciplina vital.
Topics
- Sistemas de CRM
- Gestão de clientes
- Experiência do cliente
Video summary
Lidar com grandes quantidades de dados de clientes é uma parte essencial da gestão de negócios. Neste vídeo, conhecemos Joe, que administra uma empresa de consultoria. Ele joga muito dados que precisam ser gerenciados de forma eficiente. Essa é a razão pela qual Kevin apresenta o conceito de sistemas CRM para Joe. Os sistemas de CRM reúnem informações sobre clientes a partir de vários pontos de contato entre eles e a empresa, como o site da empresa, a linha telefônica, bate-papo na web, conteúdo de e-mail e redes sociais. Joe quer entender o que é CRM e Kevin explica que é uma estratégia focada no fortalecimento das interações com os clientes para promover a retenção do cliente e aumentar as vendas. Os sistemas CRM podem ser usados ??por todos os unidades organizacionais, desde vendas e serviço ao cliente até contratação, marketing e desenvolvimento corporativo. Os sistemas CRM ajudam a acelerar a colaboração, aumentar a produtividade e oferecer melhor experiência ao cliente.
Frequently Asked Questions
What does the acronym CRM stand for?
The acronym CRM stands for customer relationship management. CRM software allows companies to collect, store, analyze, and work with customer data from one centralized database in the form of customer profiles. It is a part of business processes that aid in making customer-focused decisions.
What are the types of CRM?
There are several types of CRM. The first is operational CRM, which is used in bettering customer service. The second type is a collaborative CRM that supports interactions with suppliers and distributors. Another type is analytical CRM, which lets you analyze data and make informed decisions. The fourth type is a strategic CRM, which uses customer data and current trends to drive sales and enhance customer experience. The last type is CRM used for campaign management which allows you to develop and execute marketing and sales campaigns effectively.
Is LiveAgent a CRM?
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O software de CRM ajuda a manter os clientes satisfeitos, automatizar tarefas e melhorar a colaboração interna. Ele também fornece análises e relatórios para monitorar e avaliar os esforços de gerenciamento de relacionamento com o cliente. Com a integração de e-mail e o rastreamento de clientes, o CRM oferece uma visão clara das interações com os clientes e suas necessidades, permitindo uma comunicação melhor e personalizada.