Aprenda sobre modelos de e-mail de reabastecimento, uma técnica eficaz de e-mail marketing para incentivar compras repetidas de clientes existentes em empresas B2C. Descubra como funciona, os tipos de produtos que podem ser reabastecidos e exemplos de modelos de e-mail para diferentes setores, como beleza, animais de estimação e muito mais.
Usar modelos de e-mail de reabastecimento para vender para clientes existentes é uma das maneiras mais eficazes e fáceis de aumentar a receita e a lucratividade para empresas B2C. Porque? Porque você tem 60-70% mais probabilidade de vender para um cliente atual, em comparação com 5-20% de probabilidade de vender para um novo cliente em potencial. Dessa forma, o uso de modelos de e-mail de reabastecimento é um ótimo complemento para sua estratégia de vendas. Esses e-mails são oportunos, altamente relevantes, extremamente eficientes – e ainda, uma das ferramentas mais frequentemente esquecidas que os proprietários de lojas de e-commerce podem usar para impulsionar compras repetidas e melhorar as vendas.
Um e-mail de reabastecimento é enviado aos clientes para lembrá-los de reabastecer um determinado produto quando ele estiver prestes a acabar. É uma técnica de e-mail marketing utilizada principalmente por empresas que vendem bens de consumo que podem ser reabastecidos (como cuidados pessoais e produtos de beleza, alimentos e bebidas, vitaminas e suplementos, prescrições, suprimentos de limpeza doméstica, rações para animais de estimação, etc.).
Os e-mails de reabastecimento são acionados e enviados automaticamente quando é hora de recomprar itens que os clientes compraram anteriormente (com base na ciência de dados preditiva). Esses tipos de e-mails também podem ser usados com sucesso por marcas que vendem produtos não consumíveis que podem eventualmente se desgastar (como roupas e calçados), bem como negócios SaaS baseados em assinatura.
Um estudo da Listrack descobriu que as campanhas de reabastecimento têm a maior taxa de clique de abertura (53,6%) de qualquer tipo de e-mail de marketing em um ciclo de vida. Além disso, de acordo com a Ometria, os e-mails de reabastecimento têm uma taxa média de abertura de 50-60%, uma taxa média de cliques de 40-50% e uma taxa média de conversão de 10-15%. Isso significa que os e-mails de reabastecimento são uma oportunidade de ouro para as marcas gerarem receita recorrente ao segmentar clientes com maior probabilidade de comprar novamente seus produtos.
Determine o momento certo para suas campanhas de reabastecimento por e-mail, levando em consideração fatores críticos, como quem usa o produto, com que frequência o usa, quanto tempo antes que o produto se esgote, os hábitos de compra do cliente etc. Considere fazer uma pesquisa com seus clientes para obter o máximo de informações possível para garantir que você tenha o tempo certo.
Se houver oportunidades de upgrade ou vendas cruzadas relevantes, considere incluir recomendações de produtos personalizadas que se alinham aos interesses ou necessidades de seus clientes, com base nos dados de compras anteriores. Isso pode melhorar a experiência do seu cliente e, ao mesmo tempo, aumentar o valor do pedido.
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O envio de e-mails de reabastecimento é uma maneira eficaz de informar os clientes sobre os produtos restantes. Isso ajuda a aumentar o tráfego do site, a retenção de clientes e o reconhecimento da marca.
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O tempo pode ser diferente para cada produto/serviço e também para cada pessoa. No entanto, você pode determinar isso de forma aproximada com base nas compras anteriores ou no produto. Além disso, certifique-se de enviar o e-mail em um horário específico do dia. Nossa recomendação é enviar e-mails de reabastecimento no meio da semana, especificamente ao meio-dia. Em qualquer horário entre 10h e 15h é o melhor.
Este texto apresenta diversas estratégias de marketing por e-mail, incluindo notificações de entrega e confirmação de devolução, programas de fidelidade, modelos de atendimento ao cliente e e-mails de reabastecimento. É importante personalizar e determinar o momento certo para enviar esses tipos de e-mail, garantindo altas taxas de abertura, cliques e conversões. As indicações e recomendações são essenciais para o sucesso dos negócios B2B e é possível utilizar modelos de e-mails para solicitar referências de clientes.
15 modelos para escrever e-mails incríveis de atendimento ao cliente
Fornecer um atendimento excepcional é crucial para fidelizar clientes. O marketing de relacionamento é essencial para reter clientes. O bom atendimento agrega valor e estudos mostram que clientes satisfeitos são mais leais e gastam mais. A importância do atendimento ao cliente é crucial, e os modelos de e-mail podem ser uma ferramenta útil para fornecer respostas rápidas e personalizadas.
Modelos de E-mail para programas de fidelidade
Email marketing oferece dicas para comunicação eficaz e modelos de atendimento ao cliente. Automação de e-mail melhora o relacionamento com clientes.
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Andrej Saxon | LiveAgent support team