Modelos de e-mail para recuperar clientes não engajados com a empresa. Oferecendo descontos e valor agregado para incentivar o retorno do cliente.
Os clientes estão mais engajados com uma empresa no momento em que fazem sua primeira compra ou se inscrevem para assinar um boletim informativo. Independentemente de quão atraente seja sua gama de produtos ou de quão boa seja a experiência do cliente que você oferece, tanto os clientes quanto os assinantes pararão de se envolver com sua empresa.
Isso não precisa ser necessariamente o resultado de algo errado com sua estratégia de marketing – é simplesmente um processo natural de desligamento.
Então, isso significa que você deve apenas deixar seus clientes ou seguidores leais seguirem em frente, talvez para seus concorrentes, sem tentar lutar por sua atenção? Claro que não! Considerando que é cerca de cinco vezes mais barato reter um cliente existente do que adquirir um novo (fonte), os e-mails de recuperação devem ser uma parte essencial de qualquer estratégia de marketing eficaz.
Um e-mail de recuperação é uma mensagem ou série de mensagens que são enviadas para clientes não engajados na esperança de convencê-los a retornar à sua loja online para fazer uma compra ou engajá-los novamente com suas campanhas de e-mail. Para ter a melhor chance de sucesso na reconquista desses clientes, é crucial oferecer a eles algum tipo de desconto especial ou valor agregado que os deixará interessados em sua empresa novamente.
Para reter um cliente, não basta enviar apenas um e-mail. Independentemente do valor da sua oferta, o destinatário pode apenas usar o desconto de incentivo para conseguir um ótimo negócio em uma compra única antes de desistir novamente. Em vez disso, é recomendável enviar vários e-mails para concluir o processo de reengajamento com sucesso. O primeiro e-mail deve conter o desconto ou valor agregado mencionado anteriormente, seguido de outra mensagem que lembre o cliente de todos os grandes benefícios ou funcionalidades que seu negócio tem a oferecer.
Finalmente, se o cliente ainda não se engajou novamente com sua marca, então provavelmente é hora de deixá-lo ir e limpar seu banco de dados de e-mail de acordo. Assim, você deve enviar uma mensagem final para que saibam que você está removendo-os de sua lista de e-mail, dando-lhes mais uma chance de se envolverem novamente.
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Todo o motivo para enviar um e-mail de recuperação é fornecer alguma oferta ou valor agregado que incentive os clientes ou assinantes anteriormente leais e interessados a se envolverem novamente com as ofertas ou o conteúdo da sua marca. Uma das melhores maneiras de fazer isso é simplesmente oferecer a eles um desconto substancial e exclusivo.
Não pare por aqui – também é importante lembrá-los de todos os motivos pelos quais eles devem voltar à sua loja, e esse tipo de e-mail também deve oferecer um desconto para maximizar seu impacto. Por fim, o e-mail de última chance de reconquista com uma opção de cancelamento ou nova assinatura também pode conter um desconto que tentará os clientes a retornar à sua loja na última oportunidade.
Você deve enviar um e-mail oferecendo um desconto para incentivar o cliente a voltar à sua loja. Mesmo que eles usem este voucher para fazer uma compra, ainda é aconselhável enviar outra mensagem que descreva os melhores motivos para ser um cliente fiel à sua empresa para reduzir a probabilidade de eles se desligarem mais uma vez ou apenas aproveitarem o desconto para fazer um compra única. Por fim, se o destinatário não retornar à sua loja, responder ou abrir seus e-mails anteriores, você deve enviar uma última mensagem perguntando se ele prefere ser removido da lista de e-mail. Isso o ajudará a consolidar seu banco de dados de assinantes e permitirá que você se concentre em melhores oportunidades.
Você pode enviar mais um e-mail depois de cerca de uma semana, caso sua última mensagem tenha se perdido na caixa de entrada. Quaisquer mensagens adicionais que você enviar após um e-mail de remoção de banco de dados devem destacar o valor do seu produto. Se você ainda não obtiver uma resposta, então provavelmente é melhor esquecer esse ex-cliente e seguir em frente.
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Elementos de marca como logotipo, cores, tipografia e mensagem são essenciais para a identidade e percepção da marca. Eles comunicam o propósito e os valores da empresa, afetando a experiência do cliente e a escolha dos consumidores. Uma estratégia de branding eficaz envolve a coesão e a escolha cuidadosa desses elementos para criar uma associação forte na mente do público-alvo.
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Andrej Saxon | LiveAgent support team