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Como encerrar um e-mail (dicas + modelos)

Como a maioria da correspondência comercial de hoje é tratada por e-mail, é essencial iniciar e terminar os e-mails com atenção. No entanto, com toda a atenção dada às linhas de assunto e ao início do email, o final do e-mail costuma ser esquecido.

Na verdade, encerrar um e-mail relacionado à empresa de maneira adequada é tão importante quanto iniciar um e-mail. O tipo certo de finalização de e-mail deixa o destinatário com uma impressão final positiva, motiva o leitor a agir, identifica o remetente e suas intenções e fornece ao destinatário suas informações de contato (para que seja fácil para ele entrar em contato com você.) Continue lendo para aprender tudo sobre como encerrar e-mails comerciais de forma adequada e aproveitar as vantagens de nossa lista de encerramentos de e-mails profissionais e exemplos de linhas de encerramento que são adequados em uma variedade de contextos.

O que incluir no final de seus e-mails

1. Uma linha de encerramento

Antes de enviar seu e-mail, certifique-se de que este contém uma frase curta de encerramento que crie uma transição suave entre o assunto principal do e-mail e sua assinatura. Esta linha de encerramento pode expressar sua gratidão pelo tempo do destinatário, indicar que você está aberto a novas comunicações, pode ser um call to action ou, alternativamente, uma frase que mostra que você espera uma resposta.

2. O Encerramento (sign-off)

A menos que você seja muito próximo do destinatário, todo e-mail comercial exige um fechamento profissional, que pode ser formal ou casual, dependendo do tipo de relacionamento que você tem e do contexto de sua comunicação. As assinaturas de e-mail mais comumente usadas são “Atenciosamente” e “Grato(a)”, mas preparamos uma lista completa de exemplos (abaixo), tanto formais quanto informais.

Personalização de modelo de e-mail
Personalize os modelos de e-mail

3. Diga o seu nome

Sempre inclua seu nome completo (nome e sobrenome) na assinatura do e-mail se estiver escrevendo para alguém pela primeira vez. Para conversas com colegas ou pessoas que você já conhece e com quem trocou vários e-mails, basta assinar com seu primeiro nome. É aconselhável evitar assinar com apelidos, a menos que seu apelido seja amplamente conhecido e usado em vez de seu primeiro nome.

4. Título e empresa

Certifique-se de adicionar seu cargo atual e o nome da empresa em sua assinatura de e-mail para que não haja espaço para confusão sobre quem você é, especialmente se estiver enviando e-mails frios para clientes em potencial. Se você estiver se candidatando a um emprego, recomendamos que você deixe suas informações de emprego atuais (e-mail e número de telefone) fora de sua assinatura.

Primeiro e-mail

5. Informações de contato

Mesmo que o destinatário de sua mensagem já saiba seu endereço de e-mail, é sempre útil fornecer informações de contato adicionais em sua assinatura de e-mail, como seu número de telefone, pois algumas pessoas podem preferir entrar em contato com você por outros canais de comunicação.

6. Recursos adicionais

Você também pode adicionar links à sua assinatura. O link pode ser um link para seu site, seu perfil do LinkedIn ou outras contas de mídia social relevantes, uma landing page que você deseja promover, seu portfólio online, seu calendário online ou sua última postagem de blog, etc.

assinatura de e-mail

Exemplos e modelos para encerrar e-mails

Assinaturas de e-mail profissional e frases finais

Ao decidir que tipo de finalização usar para encerrar seu e-mail comercial, pense sobre para quem você está enviando o e-mail e por quê. Se você não tiver certeza de qual assinatura seria a mais adequada em uma determinada situação, é melhor optar por uma frase de encerramento mais formal. “Atenciosamente”, “Cordialmente”, “Com os melhores cumprimentos” e “Cumprimentos” são alguns dos encerramentos de e-mail mais seguros que podem ser usados em todas as situações e todos os tipos de e-mail. Aqui estão mais alguns exemplos dos encerramentos de e-mail profissional mais comuns e amplamente usados:


Frases de encerramento de e-mail formal:

Cumprimentos, Cordialmente, Atenciosamente, Saudações, Muitas felicidades, Com os melhores votos, Tudo de bom, Sinceramente, Com os melhores cumprimentos, Sempre às ordens, Respeitosamente, Saudações amistosas,


Frases casuais de fechamento de e-mail:

Nos falamos em breve, Até a próxima vez, Tudo de bom, Se cuide, Boa sorte, Tenha um ótimo fim de semana! Tenha um dia maravilhoso! Tenha um dia produtivo! Aproveite sua/seu [dia da semana]/semana/fim de semana], Feliz [dia da semana], Bom feriado, Espero que isto ajude,


Frases finais de agradecimento:

Obrigada, Agradecido, Muito Obrigado, Obrigado novamente, Muito obrigado, Muito agradecido, Com apreciação, Agradeço sua [ajuda/contribuição/feedback] Agradeço antecipadamente, Obrigado por sua leitura, Obrigado pela ajuda, Obrigado pela sua consideração, Obrigado por sua [paciência/tempo/cooperação].


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Exemplos de linhas de encerramento de e-mail

Com base no contexto da sua mensagem de e-mail, você também pode adicionar uma frase curta de encerramento de e-mail antes de terminar. Use uma das seguintes linhas de encerramento de e-mail testadas e comprovadas para garantir que sua mensagem seja encerrada com uma nota positiva e deixe seus destinatários saberem que você aguarda uma resposta ou diálogo posterior.


Looking forward to hearing from you.
Looking forward to your reply.
Look forward to connecting soon.
I look forward to seeing you next week.
Hope to hear from you soon.
I would appreciate your reply.
Hope your week’s off to a good start.
Happy to help if you want to know more.
Please feel free to contact me anytime.
If you have any questions, please email or call me.
If there’s anything I can do to help you, just drop me a line
If there’s anything I can help you with, just let me know.
If I can be of any further assistance, please let me know.
I am at your disposal for any questions or concerns you may have.
You can reach me at [phone number] if there’s anything you’d like to discuss.
If you require any further information, you can schedule a call with me using this link.
Do not hesitate to contact us again if there’s anything we can help you with.
I look forward to doing business with you in the future.
I enjoyed working with you and look forward to…
Thank you once more for your help in this matter.
Thank you for taking your time.
Thank you for taking this into consideration.
I’d love to hear your feedback.
I’d really appreciate your feedback on …
Please let me know what you think.

Como encerrar um e-mail de venda fria

Descobrir a maneira certa de encerrar um e-mail de divulgação cold pode ser um desafio para qualquer profissional de vendas. Aqui estão alguns exemplos do que você pode incluir no final de seus e-mails de cold sale para estimular um cliente em potencial a responder:

“If you’d like to learn more about how [Company] can help you [reach specific goals], feel free to book a time in my calendar here: [link]. I look forward to hearing back from you.”

“Are you available for a 10-minute call on [date and time]? Just let me know what works best for you, I’d be happy to work around your schedule.”

“Do you have 5-10 minutes to discuss how we can help [their company] achieve [specific goals]? If so, how does your calendar look this week?”

“It would be great to hear your thoughts and even explore how this [solution/ tool/ strategy] would fit with [their company]. Do you have 15 minutes this week?”

“If you’d like to hear about this in more detail, I would happily spend 30 mins telling you everything you need to know. Just let me know if you have any questions or would like to have a more in-depth conversation.”

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Como encerrar um e-mail de acompanhamento de vendas

E-mails de acompanhamento são obrigatórios em qualquer estratégia de cold e-mail. Veja como você pode encerrar um e-mail de acompanhamento de vendas para incentivar seu cliente em potencial a responder, mesmo que suas tentativas anteriores de se conectar com ele não tenham sido bem-sucedidas:

“If you are the appropriate person to speak with, what does your calendar look like? If not, who do you recommend I talk to?”

“Are you the right person to speak to regarding this? If not, could you help me find the relevant decision maker? I look forward to your response.”

“I would really like to have 20 minutes of your time as I feel we can really add value to your [area of operations]. Can we book a call or a meeting?”

“Have you given any additional thought to my proposal? I’d be happy to do a quick review of it on the phone and answer any and all questions you may have. What time would suit you for a quick conversation?”

“Please let me know when you have had a chance to take a look at this info and would like me to give you a call to discuss. I’d be happy to answer any questions you have.”

Como encerrar um e-mail de boas-vindas ao cliente/pós-compra

E-mails pós-compra e e-mails de boas-vindas ao cliente são alguns dos e-mails mais importantes em campanhas de marketing por e-mail que visam construir relações de longo prazo com o cliente. Veja como suas declarações de fechamento de e-mail podem ser para esses tipos de e-mails:

“Thanks again for shopping with [Brand]. If you have any questions or need help – let us know! We’ll do everything we can to make sure you love your experience with us.”

“If we ever fail to live up to your expectations with the quality of our products, delivery times, or anything else – you can always reach out to our customer support team at [email] or [number].”

“If you’re interested in learning more about your product, feel free to contact me or anyone else on our support team at any time. We’re always here to help you in any way we can.”

“I’d love to hear what you think of [product] and if there is anything we can improve. If you have any questions, please reply to this email. I’m always happy to help!”

“Thanks again for signing up for [product/ service]. We’re always around and love hearing from you. If you ever need help, have ideas, or just want to say hello, please get in touch, and we’ll get back to you within a few hours.”

Como encerrar um e-mail de atendimento ao cliente

Ao encerrar seus e-mails de atendimento ao cliente, é sempre uma boa ideia incentivar seus clientes a entrar em contato caso tenham outras dúvidas, problemas ou preocupações. Você também deve deixar claro que está sempre pronto para ajudar. Aqui estão alguns exemplos úteis que você pode usar para encerrar e-mails de atendimento ao cliente:

“I will get in touch with our product team and will get back to you within thirty minutes with a complete answer. In the meantime, let me know if you have any more questions, comments, or concerns.”

“We love to help our customers get the best out of our products. If there’s anything else we can assist you with, don’t hesitate to reach out.”

“Please, let us know if you still cannot [ … ] so we can help you solve this issue and make sure you enjoy your [tool/ app] as soon as possible. Thanks again for contacting us, we’re always happy to help.”

“We’re always here to answer any questions or concerns you may have. Please feel free to contact our support team at [phone number], or reply to this message and we’d be more than happy to help.”

“We would be grateful if you would leave a review on our Facebook page as your insights could help others that are in your shoes. Thanks again for letting us know and feel free to contact us in case you have any questions.”

Como encerrar um e-mail de desculpas ao cliente

Quando se trata de escrever e-mails de desculpas ao cliente e lidar com clientes frustrados, você deve reafirmar seu pedido de desculpas novamente no final do seu e-mail e dizer que aprecia a paciência e compreensão deles:

“Once more, I sincerely apologize for the inconvenience. Please contact our customer support team for any further concerns you might have – our agents are always here to help.”

“I have relayed your feedback to the rest of the team and can assure you that this mistake won’t happen in the future. That said, if there’s anything else I can help you with at the moment, please feel free to reach out and I would be more than happy to help.”

“Thank you again for your patience and for bringing the issue to our attention. In the meantime, we’re going to give you [details of your offer] as an additional apology. If there are any other issues that need to be addressed, please don’t hesitate to contact us.”

“Thank you for your patience and understanding. Rest assured, we are doing everything in our power to not let this happen again. If you have any more questions or come across any other issue, let me know, I’ll be happy to help.”

“Once again, accept our apologies. We sincerely appreciate your understanding in this matter. Please feel free to reach out to me with any questions you may have – I’m just an email away!”

Resumo

O final de um e-mail geralmente é apenas um comentário de encerramento ou uma frase curta seguida pela sua assinatura, mas encontrar as palavras certas e o tom certo para encerrar sua mensagem de e-mail geralmente exige muita reflexão. O modo como você termina um e-mail pode realmente ter um grande impacto na decisão do destinatário de responder ao seu e-mail ou não. Saber como encerrar e-mails profissionais é a chave para uma comunicação empresarial eficiente, deixando o leitor com uma impressão positiva e aumentando as taxas de resposta de e-mail. Se você não tiver certeza de como encerrar seu próximo e-mail comercial, os exemplos mencionados acima de encerramento de e-mail podem ser úteis.

Perguntas frequentes sobre encerramentos de e-mail

Por que o encerramento de e-mail é importante?

Como o encerramento de um e-mail é a última coisa que o destinatário lê, pode ser um fator motivador quanto a rapidez com que ele responde – ou se ele vai responder. Ao terminar o seu e-mail de forma educada, profissional e adequada, você terá mais probabilidade de receber uma resposta positiva.

Quais assinaturas não são adequadas para um e-mail comercial?

Mesmo que você tenha um relacionamento casual com o destinatário, encerramentos não profissionais devem ser evitados em qualquer tipo de comunicação empresarial. Esses encerramentos “não profissionais” incluem “Tenha um dia abençoado” (ou qualquer outra coisa com conotações religiosas), “Fica bem!” (ou qualquer outra gíria), “Obg” (ou quaisquer outras abreviações), “Te vejo mais tarde” (ou quaisquer outras assinaturas informais), “Totalmente à sua disposição”/”Com carinho” (ou qualquer outra coisa que sugira devoção).

Como você deve formatar um encerramento de e-mail?

Embora seja importante encerrar um e-mail comercial de maneira profissional, a formatação adequada também é importante para causar uma boa impressão final. Certifique-se de incluir uma vírgula após o comentário final, adicione um espaço e digite seu nome completo, seguido de seu cargo, empresa e quaisquer informações de contato que você deseja fornecer.

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