Aprenda como encerrar um e-mail de negócios de forma adequada com dicas e modelos para uma despedida profissional e cordial. A importùncia do final de um e-mail e como usar assinaturas personalizadas também são abordadas.
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Como a maioria da correspondĂȘncia comercial de hoje Ă© tratada por e-mail, Ă© essencial iniciar e terminar os e-mails com atenção. No entanto, com toda a atenção dada Ă s linhas de assunto e ao inĂcio do email, o final do e-mail costuma ser esquecido.
Na verdade, encerrar corretamente um e-mail relacionado a negĂłcios Ă© tĂŁo importante quanto iniciar um e-mail. O tipo certo de final de e-mail deixa o destinatĂĄrio com uma impressĂŁo final positiva, motiva o leitor a agir, identifica o remetente e suas intençÔes e fornece ao destinatĂĄrio suas informaçÔes de contato (para que seja fĂĄcil para eles entrarem em contato com vocĂȘ.)
Continue lendo para saber tudo sobre como encerrar e-mails comerciais de forma adequada e aproveite nossa lista de encerramento de e-mails profissionais e exemplos de linhas de encerramento que sĂŁo apropriados em vĂĄrios contextos.
Antes de enviar seu e-mail, certifique-se de que este contĂ©m uma frase curta de fechamento que crie uma transição suave entre o assunto principal do e-mail e sua assinatura. Esta linha de fechamento pode expressar sua gratidĂŁo pelo tempo do destinatĂĄrio, indicar que vocĂȘ estĂĄ aberto a novas comunicaçÔes, pode ser um call to action ou, alternativamente, uma frase que mostra que vocĂȘ espera uma resposta.
A menos que vocĂȘ seja muito prĂłximo do destinatĂĄrio, todo e-mail comercial exige um fechamento profissional, que pode ser formal ou casual, dependendo do tipo de relacionamento que vocĂȘ tem e do contexto de sua comunicação. As assinaturas de e-mail mais comumente usadas sĂŁo âAtenciosamenteâ e âGrato(a)â, mas preparamos uma lista completa de exemplos (abaixo), tanto formais quanto informais.
Sempre inclua seu nome completo (nome e sobrenome) na assinatura do e-mail se estiver escrevendo para alguĂ©m pela primeira vez. Para conversas com colegas ou pessoas que vocĂȘ jĂĄ conhece e com quem trocou vĂĄrios e-mails, basta assinar com seu primeiro nome. Ă aconselhĂĄvel evitar assinar com apelidos, a menos que seu apelido seja amplamente conhecido e usado em vez de seu primeiro nome.
Certifique-se de adicionar seu cargo atual e o nome da empresa em sua assinatura de e-mail para que nĂŁo haja espaço para confusĂŁo sobre quem vocĂȘ Ă©, especialmente se estiver enviando e-mails frios para clientes em potencial. Se vocĂȘ estiver se candidatando a um emprego, recomendamos que vocĂȘ deixe suas informaçÔes de emprego atuais (e-mail e nĂșmero de telefone) fora de sua assinatura.
Mesmo que o destinatĂĄrio de sua mensagem jĂĄ saiba seu endereço de e-mail, Ă© sempre Ăștil fornecer informaçÔes de contato adicionais em sua assinatura de e-mail, como seu nĂșmero de telefone, pois algumas pessoas podem preferir entrar em contato com vocĂȘ por outros canais de comunicação.
VocĂȘ tambĂ©m pode adicionar links Ă sua assinatura. O link pode ser um link para seu site, seu perfil do LinkedIn ou outras contas de mĂdia social relevantes, uma landing page que vocĂȘ deseja promover, seu portfĂłlio online, seu calendĂĄrio online ou seu Ășltimo post de blog, etc.
Ao decidir que tipo de finalização usar para encerrar seu e-mail comercial, pense sobre para quem vocĂȘ estĂĄ enviando o e-mail e por quĂȘ. Se vocĂȘ nĂŁo tiver certeza de qual assinatura seria a mais adequada em uma determinada situação, Ă© melhor optar por uma frase de encerramento mais formal. âAtenciosamenteâ, âCordialmenteâ, âCom os melhores cumprimentosâ e âCumprimentosâ sĂŁo alguns dos encerramentos de e-mail mais seguros que podem ser usados em todas as situaçÔes e todos os tipos de e-mail. Aqui estĂŁo mais alguns exemplos dos encerramentos de e-mail profissional mais comuns e amplamente usados:
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Com base no contexto da sua mensagem de e-mail, vocĂȘ tambĂ©m pode adicionar uma frase curta de encerramento de e-mail antes de terminar. Use uma das seguintes linhas de encerramento de e-mail testadas e comprovadas para garantir que sua mensagem seja encerrada com uma nota positiva e deixe seus destinatĂĄrios saberem que vocĂȘ aguarda uma resposta ou diĂĄlogo posterior.
Descobrir a maneira certa de encerrar um e-mail de cold sales pode ser um desafio para qualquer profissional de vendas. Aqui estĂŁo alguns exemplos do que vocĂȘ pode incluir no final de seus e-mails de cold sale para estimular um cliente em potencial a responder:
âIf youâd like to learn more about how [Company] can help you [reach specific goals], feel free to book a time in my calendar here: [link]. I look forward to hearing back from you.â
âAre you available for a 10-minute call on [date and time]? Just let me know what works best for you, Iâd be happy to work around your schedule.â
âDo you have 5-10 minutes to discuss how we can help [their company] achieve [specific goals]? If so, how does your calendar look this week?â
âIt would be great to hear your thoughts and even explore how this [solution/ tool/ strategy] would fit with [their company]. Do you have 15 minutes this week?â
âIf youâd like to hear about this in more detail, I would happily spend 30 mins telling you everything you need to know. Just let me know if you have any questions or would like to have a more in-depth conversation.â
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E-mails de follow-up sĂŁo obrigatĂłrios em qualquer estratĂ©gia de cold e-mail. Veja como vocĂȘ pode encerrar um e-mail de follow-up de vendas para incentivar seu cliente em potencial a responder, mesmo que suas tentativas anteriores de se conectar com ele nĂŁo tenham sido bem-sucedidas:
âIf you are the appropriate person to speak with, what does your calendar look like? If not, who do you recommend I talk to?â
âAre you the right person to speak to regarding this? If not, could you help me find the relevant decision maker? I look forward to your response.â
âI would really like to have 20 minutes of your time as I feel we can really add value to your [area of operations]. Can we book a call or a meeting?â
âHave you given any additional thought to my proposal? Iâd be happy to do a quick review of it on the phone and answer any and all questions you may have. What time would suit you for a quick conversation?â
âPlease let me know when you have had a chance to take a look at this info and would like me to give you a call to discuss. Iâd be happy to answer any questions you have.â
E-mails de pós-compra e e-mails de boas-vindas ao cliente são alguns dos e-mails mais importantes em campanhas de e-mail marketing que visam construir relaçÔes de longo prazo com o cliente. Veja como suas declaraçÔes de fechamento de e-mail podem ser para esses tipos de e-mails:
âThanks again for shopping with [Brand]. If you have any questions or need help â let us know! Weâll do everything we can to make sure you love your experience with us.â
âIf we ever fail to live up to your expectations with the quality of our products, delivery times, or anything else â you can always reach out to our customer support team at [email] or [number].â
âIf youâre interested in learning more about your product, feel free to contact me or anyone else on our support team at any time. Weâre always here to help you in any way we can.â
âIâd love to hear what you think of [product] and if there is anything we can improve. If you have any questions, please reply to this email. Iâm always happy to help!â
âThanks again for signing up for [product/ service]. Weâre always around and love hearing from you. If you ever need help, have ideas, or just want to say hello, please get in touch, and weâll get back to you within a few hours.â
Ao encerrar seus e-mails de atendimento ao cliente, Ă© sempre uma boa ideia incentivar seus clientes a entrar em contato caso tenham outras dĂșvidas, problemas ou preocupaçÔes. VocĂȘ tambĂ©m deve deixar claro de que estĂĄ sempre pronto para ajudar. Aqui estĂŁo alguns exemplos Ășteis que vocĂȘ pode usar para encerrar e-mails de atendimento ao cliente:
âI will get in touch with our product team and will get back to you within thirty minutes with a complete answer. In the meantime, let me know if you have any more questions, comments, or concerns.â
âWe love to help our customers get the best out of our products. If thereâs anything else we can assist you with, donât hesitate to reach out.â
âPlease, let us know if you still cannot [ ⊠] so we can help you solve this issue and make sure you enjoy your [tool/ app] as soon as possible. Thanks again for contacting us, weâre always happy to help.â
âWeâre always here to answer any questions or concerns you may have. Please feel free to contact our support team at [phone number], or reply to this message and weâd be more than happy to help.â
âWe would be grateful if you would leave a review on our Facebook page as your insights could help others that are in your shoes. Thanks again for letting us know and feel free to contact us in case you have any questions.â
Quando se trata de escrever e-mails de pedido de desculpas ao cliente e lidar com clientes frustrados, vocĂȘ deve reafirmar seu pedido de desculpas novamente no final do seu e-mail e dizer que aprecia a paciĂȘncia e compreensĂŁo deles:
âOnce more, I sincerely apologize for the inconvenience. Please contact our customer support team for any further concerns you might have â our agents are always here to help.â
âI have relayed your feedback to the rest of the team and can assure you that this mistake wonât happen in the future. That said, if thereâs anything else I can help you with at the moment, please feel free to reach out and I would be more than happy to help.â
âThank you again for your patience and for bringing the issue to our attention. In the meantime, weâre going to give you [details of your offer] as an additional apology. If there are any other issues that need to be addressed, please donât hesitate to contact us.â
âThank you for your patience and understanding. Rest assured, we are doing everything in our power to not let this happen again. If you have any more questions or come across any other issue, let me know, Iâll be happy to help.â
âOnce again, accept our apologies. We sincerely appreciate your understanding in this matter. Please feel free to reach out to me with any questions you may have â Iâm just an email away!â
Um final de e-mail geralmente Ă© apenas uma observação de encerramento ou uma frase curta seguida de sua assinatura, mas encontrar as palavras certas e o tom certo para fechar sua mensagem de e-mail geralmente exige muita reflexĂŁo. A forma como vocĂȘ termina um e-mail pode realmente ter um grande impacto na decisĂŁo do destinatĂĄrio de responder ao seu e-mail. Saber como encerrar e-mails profissionais Ă© a chave para uma comunicação empresarial eficiente, deixando o leitor com uma impressĂŁo positiva e aumentando as taxas de resposta dos e-mails. Se vocĂȘ nĂŁo tiver certeza de como encerrar seu prĂłximo e-mail comercial, os exemplos de fechamento de e-mail mencionados acima podem ser Ășteis.
Como o encerramento de um e-mail Ă© a Ășltima coisa que o destinatĂĄrio lĂȘ, pode ser um fator motivador quanto a rapidez com que ele responde â ou se ele vai responder. Ao terminar o seu e-mail de forma educada, profissional e adequada, vocĂȘ terĂĄ mais probabilidade de receber uma resposta positiva.
Mesmo que vocĂȘ tenha um contato casual com o destinatĂĄrio, encerramentos nĂŁo profissionais devem ser evitados em qualquer tipo de comunicação empresarial. Esses encerramentos ânĂŁo profissionaisâ incluem âTenha um dia abençoadoâ (ou qualquer outra coisa com conotaçÔes religiosas), âFica bem!â (ou qualquer outra gĂria), âObgâ (ou quaisquer outras abreviaçÔes), âTe vejo mais tardeâ (ou quaisquer outras assinaturas informais), âTotalmente Ă sua disposiçãoâ/âCom carinhoâ (ou qualquer outra coisa que sugira devoção).
Embora seja importante encerrar um e-mail comercial de maneira profissional, a formatação adequada tambĂ©m Ă© importante para causar uma boa impressĂŁo final. Certifique-se de incluir uma vĂrgula apĂłs o comentĂĄrio final, adicione um espaço e digite seu nome completo, seguido de seu cargo, empresa e quaisquer informaçÔes de contato que vocĂȘ deseja fornecer.
O texto discute a importĂąncia de enviar e-mails de confirmação de pedido e boas-vindas aos clientes. Modelos de e-mail de confirmação e de boas-vindas podem aumentar a taxa de abertura, engajamento e conversĂŁo dos e-mails. O e-mail de boas-vindas Ă© um passo importante para construir relacionamentos duradouros com clientes em potencial e novos clientes. O texto apresenta exemplos de linhas de assunto e modelos de e-mails de boas-vindas que incluem elementos como demonstrar gratidĂŁo, reafirmar a proposta da marca e listar recursos Ășteis.
O encerramento de conversas com clientes Ă© tĂŁo importante quanto a abertura. Use frases de encerramento relevantes, ajuste suas declaraçÔes finais para o canal de suporte, evite frases genĂ©ricas e termine de maneira positiva. Inclui exemplos de frases de encerramento para telefonemas, e-mails, chat online e mĂdias sociais. Um representante de atendimento ao cliente amigĂĄvel Ă© a chave para uma experiĂȘncia agradĂĄvel. Experimente o LiveAgent com uma avaliação gratuita de 14 dias.
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