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Modelos de e-mail de agradecimento para e-commerce

O e-mail marketing é um dos canais de comunicação de marketing “mais antigos”. E pelo termo “velho”, queremos dizer que já existe há muito tempo. Um dos primeiros clientes de e-mail foi criado no MIT (o Instituto de Tecnologia de Massachusetts) em 1965. E embora alguns especialistas em marketing e gurus de negócios tenham anunciado “o fim do e-mail” como um canal de marketing, esse tipo de comunicação ainda é comumente utilizado mesmo décadas depois que o primeiro e-mail foi enviado.

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Por que você não deve desistir do e-mail?

Os e-mails são um excelente meio de comunicação que pode conectar você com os usuários, estabelecer relacionamentos com eles e construir confiança e lealdade. Pode ser o método mais econômico de converter compradores iniciantes em clientes fiéis. Como profissional de marketing, você tem muito mais a ganhar estimulando os clientes existentes, em vez de concentrar todos os esforços na conquista de novos clientes.

Claro, todos os clientes habituais já foram compradores pela primeira vez. É por isso que não podemos dizer que você não deve perder tempo conquistando novos clientes. Mas ajudaria se você lembrasse que, de acordo com muitos estudos (por exemplo, um estudo da BAIN & COMPANY), os clientes recorrentes gastam aproximadamente 33% mais com um negócio do que os compradores pela primeira vez. O impacto dessa correlação é evidente e não deve ser subestimado por tomadores de decisão em empresas de vários setores.

Modelos de e-mail de agradecimento para e-commerce
Imagem cortesia da Bain & Company

Então, onde exatamente os e-mails se encaixam em tudo isso? A chave para usar o e-mail como um canal para aumentar a retenção de clientes é tratar cada compra finalizada como uma oportunidade de reiniciar a jornada do cliente. Isso significa ampliar os e-mails de pós-compra para que os clientes não parem de comprar e se desliguem da empresa. E os e-mails de agradecimento são a primeira parte dessa estratégia.

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Pontos importantes a serem lembrados

O principal objetivo das estratégias de e-mail marketing é fidelizar aqueles que assinam seu banco de dados e consentem em receber comunicações de marketing. Depois de construir a lealdade, é mais fácil converter seus assinantes em clientes, enviando mensagens oportunas e interessantes.

Os e-mails de agradecimento são um tipo importante de comunicação na fase de fidelidade. É também um recurso crucial usado para fortalecer a lealdade dos clientes existentes, ganhar mais confiança e incentivá-los a comprar com você novamente. Vamos dar uma olhada mais de perto na função dos e-mails de agradecimento no e-commerce.

Modelos de e-mail de agradecimento para e-commerce
E-mail de agradecimento de Kate Spade

O papel dos e-mails de agradecimento no marketing e e-commerce

Ao planejar qualquer campanha de marketing online, incluindo e-mails de agradecimento, você deve sempre ter o seu objetivo em mente. Um e-mail de agradecimento pode ser apresentado em vários formatos diferentes, mas sempre tem um objetivo comum – mostrar aos destinatários da sua mensagem o quão importante eles são para o seu negócio.

Como exemplo, você pode enviar e-mails de agradecimento para mostrar seu agradecimento àqueles que assinaram sua newsletter, mostraram interesse em uma determinada oferta ou adquiriram um determinado produto ou serviço.

Como já mencionado, existem vários tipos diferentes de e-mails de agradecimento.

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Tipos de e-mail de e-commerce para agradecimento

O e-mail de boas-vindas e agradecimento

Um e-mail de agradecimento e boas-vindas é enviado depois que alguém se inscreve em uma newsletter ou em uma lista de e-mails. Ele confirma a assinatura e apresenta o tipo de conteúdo que você enviará, além de mostrar seu apreço pelo assinante.

Modelos de e-mail de agradecimento para e-commerce

O e-mail de agradecimento pela compra do cliente

Este e-mail de agradecimento é enviado depois que alguém faz uma compra e se torna seu cliente. Essa mensagem cumpre o objetivo de fidelizar o cliente e também pode sugerir outros produtos relacionados que podem ser do interesse desse cliente.

Modelos de e-mail de agradecimento para e-commerce
e-mail de agradecimento da Tarte

O e-mail de agradecimento pela participação

Como é evidente, este tipo de e-mail tem como objetivo agradecer a um usuário a participação em um evento (seja online ou offline). Sua função é solicitar feedback sobre o evento, permitindo que os usuários compartilhem suas opiniões e se sintam ouvidos.

Os modelos apresentados neste artigo são exemplos de e-mails de agradecimento que podem ser enviados aos clientes depois que eles fazem um pedido online.

Modelos de e-mail de agradecimento para e-commerce
e-mail de agradecimento da CSSConf

Campos de assunto para e-mails de agradecimento de e-commerce

  • Obrigado por comprar com a [nome da loja online]
  • Nós estamos felizes em ver você!
  • Bem-vindo à família [nome da loja online]
  • Seu primeiro pedido nos deixou felizes
  • Estamos entusiasmados em vê-lo aqui
  • Obrigado por sua compra!
  • Obrigado por apoiar [nome da loja virtual], [nome do cliente]
  • Gostaríamos de agradecer por seu apoio, [nome do cliente]
  • [nome do cliente], obrigado por comprar conosco!
  • Obrigado por fazer parte da nossa comunidade!
  • Obrigado por X excelentes [anos/meses]

Modelos de e-mail de agradecimento para e-commerce

Modelo de e-mail de agradecimento nº 1 – pedindo a opinião de um cliente

Modelo de e-mail de agradecimento nº 2 – venda cruzada ou upgrade

Modelo de e-mail de agradecimento nº 3 – mensagem para um cliente recorrente

Modelo de e-mail de agradecimento nº 4 – novo cliente

Modelo de e-mail de agradecimento nº 5 – após a primeira compra e as subsequentes

Modelo de e-mail de agradecimento nº 6 – e-mail de agradecimento pela fidelidade

Observação: este tipo de e-mail deve ser enviado a um cliente assíduo cerca de um ano após sua primeira compra.

Perguntas frequentes

Quais são os tipos mais comuns de e-mails de agradecimento?

Existem vários tipos de e-mails de agradecimento que você pode enviar aos seus clientes, e você decide qual deles escolher. Mas antes de enviar o primeiro e-mail de agradecimento, lembre-se de que esses e-mails são sobre seus clientes, não sobre sua família.

Portanto, os tipos de e-mail de agradecimento podem incluir:

  • Um e-mail de “Obrigado por sua primeira compra”.
  • Um e-mail de “Obrigado pelo seu pagamento”.
  • Um e-mail de “Obrigado por seu interesse” para um cliente que está procurando algo novo na loja, mas já é um comprador recorrente.
  • Um e-mail de “Obrigado por estar conosco” para clientes recorrentes ou que fizeram nova compra.
  • Um e-mail de feliz aniversário com uma mensagem de agradecimento.

Um e-mail de agradecimento deve ser enviado aos clientes após cada compra?

Sim, um breve e-mail de agradecimento deve ser enviado sempre que alguém fizer um pedido em sua loja online. Hoje em dia, os clientes recebem diversos tipos de e-mails: e-mails de confirmação, e-mails de agradecimento, e-mails informando sobre o envio de produtos, etc. E os clientes estão acostumados com esse tipo de comunicação. Eles podem ficar mais preocupados se fizerem um pedido e não receberem nenhuma comunicação por e-mail do que se receberem.

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Qual deve ser o tamanho de um e-mail de agradecimento?

O objetivo de qualquer e-mail de agradecimento é mostrar apreço. É por isso que esta mensagem não precisa ser longa ou cheia de muitas informações e vários botões de CTA (call to action). Na verdade, deveria ser o oposto – um e-mail de agradecimento deve ser curto, conciso e conter apenas informações úteis, como a data de entrega estimada, informações sobre um programa de fidelidade do cliente ou vendas futuras.

Modelos de e-mail de agradecimento para e-commerce

Você também pode usar e-mails de agradecimento para fazer upgrades e vendas cruzadas de seus produtos ou serviços, mas qualquer seção relacionada a vendas em um e-mail de agradecimento também deve ser relativamente curta e direta.

Devo enviar um e-mail de agradecimento sempre que alguém fizer um pedido em minha loja?

Como regra geral – sim. Os e-mails de agradecimento são uma espécie de mensagem de cortesia que sua empresa envia aos clientes para reconhecer suas ações e para que saibam que você aprecia o interesse deles em seus produtos ou serviços. Obviamente, os e-mails de agradecimento também podem ter outros objetivos, como oferecer upgrade, venda cruzada ou geração de tráfego para seu blog. Mas, além de usar e-mails de agradecimento para cumprir essas metas de negócios, você não deve se esquecer de seu objetivo principal – construir e fortalecer relacionamentos positivos com seus clientes existentes.

Portanto, é aconselhável enviar um e-mail de agradecimento sempre que alguém comprar algo em sua loja. Você pode automatizar facilmente esse processo com ferramentas de automação de e-mail. No entanto, lembre-se de dar aos seus clientes a opção de cancelar a assinatura de outras comunicações de marketing. É melhor incluir um link de cancelamento na parte superior de cada e-mail ou no rodapé.

Modelos de e-mail de agradecimento para e-commerce
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O lado visual de um e-mail de agradecimento é importante?

Sim, o lado visual de um e-mail de agradecimento é importante. Um modelo de e-mail de agradecimento deve ser coerente com as diretrizes da sua marca, incluindo fontes e cores da marca. Obviamente, você pode criar e-mails de agradecimento para ter uma sensação mais descontraída e divertida, mas eles devem ser semelhantes a outros conteúdos que você envia aos clientes ou publica em seu blog, site ou mídia social. Se você costuma enviar e-mails em texto simples, siga o mesmo estilo com e-mails de agradecimento.

Você pode enviar um e-mail colorido com código HTML ou um e-mail de texto simples, mas não se esqueça da maneira como as pessoas na internet consomem conteúdo. A maioria dos seus clientes não lerá uma longa mensagem de agradecimento apresentada como grandes blocos de texto ininterrupto. Crie seu e-mail de uma forma que facilite a leitura dos destinatários. Caso contrário, eles vão parar de abrir seus e-mails de agradecimento. Isso provavelmente afetará as taxas de abertura e entrega de seus e-mails, bem como a reputação do remetente de seu domínio.

Os e-mails de agradecimento são um tipo de comunicação de marketing?

Os e-mails de agradecimento são um tipo de comunicação de marketing. Mesmo que o nome não indique isso, eles ainda são um tipo de comunicação que seus clientes devem consentir em receber. Normalmente, o consentimento para receber diferentes tipos de comunicação de marketing deve ser estabelecido quando alguém cria uma conta em sua loja online. É quando eles devem marcar uma caixa que diz que eles permitem que você envie e-mails.

E como os e-mails de agradecimento são um tipo de comunicação de marketing, seus clientes podem sempre optar por não recebê-los ou cancelar a inscrição de sua lista de mala direta para sempre. Conforme mencionado na resposta anterior, um link de cancelamento de inscrição ou um botão deve ser incluso em cada e-mail enviado ao seu banco de dados, e isso não é diferente para os e-mails de agradecimento.

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