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Modelos de e-mail de agradecimento para e-commerce

O e-mail marketing é um dos canais de comunicação de marketing “mais antigos”. E pelo termo “velho”, queremos dizer que já existe há muito tempo. Um dos primeiros clientes de e-mail foi criado no MIT (o Instituto de Tecnologia de Massachusetts) em 1965. E embora alguns especialistas em marketing e gurus de negócios tenham anunciado “o fim do e-mail” como um canal de marketing, esse tipo de comunicação ainda é comumente utilizado mesmo décadas depois que o primeiro e-mail foi enviado.

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Por que você não deve desistir do e-mail?

Os e-mails são um excelente meio de comunicação que pode conectar você com os usuários, estabelecer relacionamentos com eles e construir confiança e lealdade. Pode ser o método mais econômico de converter compradores iniciantes em clientes fiéis. Como profissional de marketing, você tem muito mais a ganhar estimulando os clientes existentes, em vez de concentrar todos os esforços na conquista de novos clientes.

Claro, todos os clientes habituais já foram compradores pela primeira vez. É por isso que não podemos dizer que você não deve perder tempo conquistando novos clientes. Mas ajudaria se você lembrasse que, de acordo com muitos estudos (por exemplo, um estudo da BAIN & COMPANY), os clientes recorrentes gastam aproximadamente 33% mais com um negócio do que os compradores pela primeira vez. O impacto dessa correlação é evidente e não deve ser subestimado por tomadores de decisão em empresas de vários setores.

Modelos de e-mail de agradecimento para e-commerce
Imagem cortesia da Bain & Company

Então, onde exatamente os e-mails se encaixam em tudo isso? A chave para usar o e-mail como um canal para aumentar a retenção de clientes é tratar cada compra finalizada como uma oportunidade de reiniciar a jornada do cliente. Isso significa amplificar os e-mails de pós-compra para que os clientes não saiam logo e façam churn. E os e-mails de agradecimento são a primeira parte dessa estratégia.

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Pontos importantes a serem lembrados

O principal objetivo das estratégias de e-mail marketing é fidelizar aqueles que se inscrevem em seu banco de dados e consentem em receber comunicações de marketing. Depois de fidelizar, é mais fácil converter seus assinantes em clientes enviando mensagens oportunas e interessantes.

Os e-mails de agradecimento são um tipo importante de comunicação na fase de fidelidade. É também um recurso crucial usado para fortalecer a lealdade dos clientes existentes, ganhar mais confiança e incentivá-los a comprar com você novamente. Vamos dar uma olhada mais de perto na função dos e-mails de agradecimento no e-commerce.

Modelos de e-mail de agradecimento para e-commerce
E-mail de agradecimento de Kate Spade

O papel dos e-mails de agradecimento no marketing e e-commerce

Ao planejar qualquer campanha de marketing online, incluindo e-mails de agradecimento, você deve sempre ter o seu objetivo em mente. Um e-mail de agradecimento pode ser apresentado em vários formatos diferentes, mas sempre tem um objetivo comum – mostrar aos destinatários da sua mensagem o quão importante eles são para o seu negócio.

Como exemplo, você poderia enviar e-mails de agradecimento para mostrar seu agradecimento àqueles que assinaram sua newsletter, mostraram interesse em uma determinada oferta ou adquiriram um determinado produto ou serviço.

Como já mencionado, existem vários tipos diferentes de e-mails de agradecimento.

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Tipos de e-mail de e-commerce para agradecimento

O e-mail de boas-vindas e agradecimento

A welcome thank you email is sent after someone subscribes to a newsletter or mailing list. It confirms the subscription and presents the type of content you’ll be sending out in addition to showing appreciation for the subscriber.

Modelos de e-mail de agradecimento para e-commerce

O e-mail de agradecimento pela compra do cliente

Este e-mail de agradecimento é enviado depois que alguém faz uma compra e se torna seu cliente. Essa mensagem cumpre o objetivo de fidelizar o cliente e também pode sugerir outros produtos relacionados que podem ser do interesse desse cliente.

Modelos de e-mail de agradecimento para e-commerce
e-mail de agradecimento da Tarte

O e-mail de agradecimento pela participação

Como é evidente, este tipo de e-mail tem como objetivo agradecer a um usuário a participação em um evento (seja online ou offline). Sua função é solicitar feedback sobre o evento, permitindo que os usuários compartilhem suas opiniões e se sintam ouvidos.

The templates presented in this article are examples of thank you emails that can be sent to customers after they place an order online.

Modelos de e-mail de agradecimento para e-commerce
e-mail de agradecimento da CSSConf

Campos de assunto para e-mails de agradecimento de e-commerce

  • Obrigado por comprar com a [nome da loja online]
  • Nós estamos felizes em ver você!
  • Bem-vindo à família [nome da loja online]
  • Seu primeiro pedido nos deixou felizes
  • Estamos entusiasmados em vê-lo aqui
  • Obrigado por sua compra!
  • Obrigado por apoiar [nome da loja virtual], [nome do cliente]
  • Gostaríamos de agradecer por seu apoio, [nome do cliente]
  • [nome do cliente], obrigado por comprar conosco!
  • Obrigado por fazer parte da nossa comunidade!
  • Obrigado por [x] excelentes [anos/meses]

Modelos de e-mail de agradecimento para e-commerce

Modelo de e-mail de agradecimento nº 1 – pedindo a opinião de um cliente


Dear [name],

Thank you for placing an order with us! We’re delighted to see your interest in our [products or services].

We want to ensure that our products meet your expectations and that you’re satisfied. As such, we’d love to hear from you once you’ve had a few days to tinker around with [product name].

Please use this form [link to the form] to share your opinion, or simply respond to this email with a few words about [product/service].

Your opinion will help us improve our future offers.

Best,
The Customer Success Team at [company]

Modelo de e-mail de agradecimento nº 2 – venda cruzada ou upgrade


Hey there!

Thanks for shopping with us. We hope [product or service] will meet your expectations and you will purchase from [online store’s name] again!

While you wait for your package, check out other [products/services] that may be a great addition to your [product or service ordered].

See you around!

[name and surname]
Owner of [online store’s name]

Modelo de e-mail de agradecimento nº 3 – mensagem para um cliente recorrente


Hi [name]!

We are really happy to see you placing a new order at [online store’s name]!

There’s nothing more rewarding for us than to know that first-time customers trust us and come back to order more [product/services]. We hope to see you around even more often!

Here’s a small gift from us: [a/an X]% discount code for your next purchase to show our appreciation.

[Discount Code]

Use it at the checkout and enjoy your next shopping experience with us!

The Customer Service Team at [company]

Modelo de e-mail de agradecimento nº 4 – novo cliente


Hi [customer’s name]!

Thank you for visiting our store and placing your first order!

We are glad that you found the [product/services] you were looking for in our store.

Our goal is for our clients to always be satisfied, so let us know how your experience with us was during your first time shopping here.

We look forward to seeing you around again soon.

Sincerely,
Your friends at [company’s name]

Modelo de e-mail de agradecimento nº 5 – após a primeira compra e as subsequentes


Hello [customer’s name]!

Thank you for placing your order with [company’s name/e-store’s name]! We really appreciate that you chose our store, it means the world to us!

We want to let you know that we will inform you about the subsequent stages of order processing via separate emails.

Have a great day!
The [team’s name] at [company’s name]

Modelo de e-mail de agradecimento nº 6 – e-mail de agradecimento pela fidelidade

Observação: este tipo de e-mail deve ser enviado a um cliente assíduo cerca de um ano após sua primeira compra.

Dear [customer’s name],

We are delighted to inform you that you have been our customer for [period of time]!

This message is to thank you for being part of our [family/family of customers/community/group of loyal customers].

We are truly grateful for your constant support and loyalty. We are aware that we wouldn’t be here without devoted customers like yourself.

You could have chosen any other e-store, but you picked and still shop with us. We appreciate you sticking with [company’s name].

Thanks again, and have a wonderful day!

Best,
[company’s representative, can be a decision-maker]

Perguntas frequentes

Quais são os tipos mais comuns de e-mails de agradecimento?

Existem vários tipos de e-mails de agradecimento que você pode enviar aos seus clientes, e você decide qual deles escolher. Mas antes de enviar o primeiro e-mail de agradecimento, lembre-se de que esses e-mails são sobre seus clientes, não sobre sua família.

Portanto, os tipos de e-mail de agradecimento podem incluir:

  • Um e-mail de “Obrigado por sua primeira compra”.
  • Um e-mail de “Obrigado pelo seu pagamento”.
  • Um e-mail de “Obrigado por seu interesse” para um cliente que está procurando algo novo na loja, mas já é um comprador recorrente.
  • Um e-mail de “Obrigado por estar conosco” para clientes recorrentes ou que fizeram nova compra.
  • Um e-mail de feliz aniversário com uma mensagem de agradecimento.

Um e-mail de agradecimento deve ser enviado aos clientes após cada compra?

Sim, um breve e-mail de agradecimento deve ser enviado sempre que alguém fizer um pedido em sua loja online. Atualmente, os clientes recebem diversos tipos de e-mails: e-mails de confirmação, e-mails de agradecimento, e-mails informando sobre envio de produtos, etc., e estão acostumados a esse tipo de comunicação. Eles podem ficar mais preocupados se encomendarem algo e não receberem nenhuma comunicação por e-mail do que se receberem.

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Qual deve ser o tamanho de um e-mail de agradecimento?

O objetivo de qualquer e-mail de agradecimento é mostrar apreço. É por isso que essa mensagem não precisa ser longa, nem cheia de informações e inúmeros botões de CTA (call to action). Na verdade, deve ser o contrário – um e-mail de agradecimento deve ser curto, conciso e conter apenas informações úteis, como a data estimada de entrega, informações sobre um programa de fidelidade do cliente ou vendas futuras.

Modelos de e-mail de agradecimento para e-commerce

Você também pode usar e-mails de agradecimento para oferecer upgrade e vendas adicionais de seus produtos ou serviços, mas qualquer seção relacionada a vendas em um e-mail de agradecimento também deve ser relativamente curta e direta.

Devo enviar um e-mail de agradecimento sempre que alguém fizer um pedido em minha loja?

As a general rule – yes. Thank you emails are a kind of a courtesy message your company sends to customers to acknowledge their actions and let them know you appreciate their interest in your products or services. Obviously, thank you emails can also have other goals like upselling, cross-selling, or generating traffic to your blog. But apart from using thank you emails to fulfill these business goals, you shouldn’t forget about their main purpose–to build and strengthen positive relationships with your existing customers. 

Como tal, é aconselhável enviar um e-mail de agradecimento sempre que alguém comprar algo em sua loja. Você pode automatizar facilmente esse processo com ferramentas de automação de e-mail. No entanto, lembre-se de dar aos seus clientes a opção de cancelar a assinatura de outras comunicações de marketing. É melhor incluir um link de cancelamento de inscrição na parte superior de cada e-mail no rodapé.

Modelos de e-mail de agradecimento para e-commerce
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O lado visual de um e-mail de agradecimento é importante?

Sim, o lado visual de um e-mail de agradecimento é importante. Um modelo de e-mail de agradecimento deve ser coerente com as diretrizes da sua marca, incluindo fontes e cores da marca. Obviamente, você pode criar e-mails de agradecimento para ter uma sensação mais descontraída e divertida, mas eles devem ser semelhantes a outros conteúdos que você envia aos clientes ou publica em seu blog, site ou mídia social. Se você costuma enviar e-mails em texto simples, siga o mesmo estilo com e-mails de agradecimento.

Não importa se você envia um e-mail colorido e codificado em HTML ou um e-mail de texto simples, não se esqueça da maneira como as pessoas na internet consomem conteúdo. A maioria dos seus clientes não irá ler uma longa mensagem de agradecimento apresentada como grandes blocos de texto ininterrupto. Crie seu e-mail de uma maneira que facilite a leitura dos destinatários. Caso contrário, eles deixarão de abrir seus e-mails de agradecimento. Isso provavelmente prejudicará as taxas de abertura e entrega de seus e-mails, bem como a reputação do remetente do seu domínio.

Os e-mails de agradecimento são um tipo de comunicação de marketing?

Os e-mails de agradecimento são um tipo de comunicação de marketing. Mesmo que o nome não indique isso, eles ainda são um tipo de comunicação que seus clientes devem consentir em receber. Normalmente, o consentimento para receber diferentes tipos de comunicação de marketing deve ser estabelecido quando alguém cria uma conta em sua loja online. É quando eles devem marcar uma caixa que diz que eles permitem que você envie e-mails.

E como os e-mails de agradecimento são um tipo de comunicação de marketing, seus clientes sempre podem optar por não recebê-los ou cancelar a inscrição em sua lista de e-mails para sempre. Como mencionado na resposta anterior, um link de cancelamento de inscrição ou um botão deve ser incluso em todos os e-mails enviados para seu banco de dados, e não é diferente para e-mails de agradecimento.

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