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Introdução à Valorização do Cliente

O que é a Valorização do Cliente?

Valorização do cliente pode ser definida como uma medida dos esforços de uma empresa com os clientes. É uma abordagem proativa para interagir com os clientes e mostrar que você se importa com eles e é grato pela relação que possuem. Portanto, iniciativas de valorização do cliente visam clientes atuais. Possuir uma estratégia sólida de valorização do cliente é o fundamental para aumentar a satisfação do cliente, construir a fidelidade do cliente, e melhorar a fidelização do cliente.

Por que a Valorização do Cliente Importa

As empresas que não valorizam os clientes correm o risco de perdê-los para os competidores. Os clientes que não se sentem valorizados e bem cuidados têm mais chances de mudar para outra marca. Na verdade, uma pesquisa da Rockefeller Corporation descobriu que 68% dos clientes deixam uma empresa porque sentem alguma indiferença. Isso significa que eles acham que a empresa não se importa com eles – comparados a apenas 14% que deixam uma empresa por causa de insatisfação com produtos ou serviços.

Por outro lado, desenvolver e implantar uma estratégia eficiente de valorização do cliente pode ser um fator importante de sucesso para um negócio. Empresas que têm clientes mais satisfeitos também têm maior fidelidade de clientes. Considere que um cliente fiel compre com uma frequência 90% maior e gaste 60% por transação, segundo a pesquisa da Rosetta Consulting – o resultado final é um aumento de lucro. Uma pesquisa feita por Andy Fred Wali e Bright C Opara também revelou que uma estratégia de valorização do cliente influencia na fidelidade e no apoio dos consumidores, o que gera um crescimento de vendas.

Frases de Valorização do Cliente

A língua que as empresas usam na comunicação com clientes faz uma grande diferença na percepção do cliente. Há muitas formas diferentes de usar a língua para expressar gratidão aos clientes. Aqui estão algumas das frases e expressões mais importantes para se lembrar:

  • Um simples ‘Obrigado’ e todas as suas variações;
  • Palavras de agradecimento (“Nós agradecemos por ter escolhido nossa empresa…” );
  • Palavras de gratidão (“Nós somos gratos pelos seus vários anos como um cliente fiel.”);
  • Palavras de reconhecimento (“Como forma de reconhecer a sua fidelidade, gostaríamos de convidá-lo para participar do nosso programa de fidelidade.”)

Ideias de Valorização do Cliente

Segundo uma pesquisa da ClickFox, 62% dos clientes não acreditam que as marcas a quem eles são fiéis os recompensam o suficiente. Há várias formas diferentes, tanto simples como criativas, para uma empresa fazer com que os clientes sintam que ela se importa com eles.

Investir tempo e recursos em iniciativas de valorização do cliente e expressar gratidão regularmente para os clientes tem alguns benefícios. Isso pode estreitar as relações com os clientes de forma significativa, aumentar a fidelidade do cliente, e influenciar os clientes a divulgarem a marca. Independente das ideias de valorização do cliente que uma empresa escolher implementar, há algumas coisas que devem sempre ser levadas em consideração. Todas as tentativas de agradecer os clientes devem ser relevantes, valiosas, notáveis, sinceras e, de preferência, personalizadas.

30 ideias de valorização do cliente que as empresas podem usar para agradecer os clientes

  • Oferecer Descontos aleatórios nos seus produtos/serviços.
  • Enviar Cupons ou cartões de presentes aos clientes fiéis.
  • Oferecer upgrades gratuitos de produto ou serviço.
  • Incluir bilhetes de valorização do cliente com cada compra.
  • Oferecer recursos personalizados para os seus produtos ou serviços.
  • Dar incentivos a clientes que deram avaliações de 5 estrelas recentemente.
  • Envie e-mails de agradecimento depois de uma compra, recompra ou um depoimento.
  • Compartilhe conteúdo valioso que ajuda os seus clientes a aproveitarem os seus produtos ou serviços da melhor forma.
  • Crie um vídeo de agradecimento e compartilhe com clientes.
  • Envie cartas de agradecimento personalizadas pelo correio.
  • Poste os clientes fiéis no seu site, blog ou redes sociais.
  • Compartilhe os casos e histórias de sucesso dos seus clientes no seu blog.
  • Ofereça itens especiais para aqueles que te recomendarem nas redes sociais.
  • Envie presentes de valorização que são relevantes e valiosos para os clientes.
  • Ofereça sessões de consulta gratuitas aos clientes.
  • Ofereça materiais de estudo gratuitos. Por exemplo; webinars, tutoriais, whitepapers, etc.
  • Dê descontos especiais ou itens gratuitos no aniversário dos clientes.
  • Recompense os clientes com um programa de fidelidade.
  • Crie um clube VIP para clientes com benefícios exclusivos.
  • Comece um programa de recomendações e recompense clientes por fazer recomendações para os amigos e família.
  • Se os clientes possuem empresas, recomende-as para outros clientes.
  • Ofereça descontos e condições especiais para os seus cliente em outras marcas (não concorrentes).
  • Organize um evento especial de valorização do cliente.
  • Faça um concurso ou sorteio de valorização do cliente.
  • Surpreenda clientes fiéis de vez em quando com vantagens especiais.
  • Mostre que você implementou mudanças em resposta ao feedback deles.
  • Celebre marcas importantes da empresa e destaque os clientes mais fiéis.
  • Tenha um dia, semana ou mês específico dedicado à valorização do cliente.
  • Doe para caridade local em nome do seu cliente.
  • Ofereça patrocínio para um evento que o seu cliente participa.

Citações de Valorização do Cliente

Essas 5 citações de valorização do cliente demonstram a importância de valorizar os seus clientes:

“Uma palavra de valorização pode muitas vezes conquistar o que nada mais conseguia.”

B. C. Forbes

“Faça seu mundo girar em torno do cliente e mais clientes vão girar em torno de você.”

Heather Williams

“Os clientes não se importam com o quanto você sabe a não ser que eles saibam o quanto você se importa.”

Damon Richards

“Cliente são como dentes. Se você não cuidar deles, eles vão embora um por um até não sobrar nenhum.”

Jerry Flanagan

“É mais fácil amar uma marca quando ela também te ama.”

Seth Godin

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