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Como usar os incentivos de cliente

Conforme a pesquisa pelo Virtual Incentives, 75% dos clientes valorizam marcas que oferecem incentivos e programas de fidelidade. Além disso, quando consideram uma empresa da qual comprar, 28% das pessoas definem os incentivos de cliente como um fator decisivo, ficando em segundo lugar somente para o preço.

Além disso, uma pesquisa pelo Vibe indica que 61% dos consumidores inscrevem-se e ativam as notificações push no celular apenas para notícias relacionadas a incentivo de programas de fidelidade. O que isso significa é que os incentivos dos programas de fidelidade abrem novas portas para comunicação com os clientes.

Por que você precisa usar os incentivos de cliente?

Os incentivos são definidos como algo que trás valor adicional a um serviço ou produto já oferecido. Oferecer benefícios adicionais como itens gratuitos, bônus, discontos, programas de fidelidade ou ofertas especiais para os seus clientes é o que transforma uma experiência normal de compra em algo memorável. Estes são todos exemplos de incentivos de preço, já que eles oferecem valor adicional para encorajar um certo tipo de comportamento do consumidor.

Se a sua empresa está pronta para oferecer algo mais que apenas os seus produtos ou serviços para os clientes, ela já pode ser facilmente considerada como centrada no cliente. Os incentivos de preço são uma ferramenta poderosa quando usadas da forma correta.

Isso permite que as empresas:

  • Melhorem a retenção
  • Estimule a ação desejada (participação em uma pesquisa, deixar feedback)
  • Fazer um reparo após uma experiência do cliente negativa
  • Construir um relacionamento valioso a longo prazo com os clientes
  • Fazer clientes recorrentes gastar mais
  • Estimular mais compras impulsivas
  • Melhorar a promoção da marca
  • Estimular o engajamento nas redes sociais

Assim como oferecer uma bala de menta gratuita após uma refeição em restaurantes aumenta as gorjetas em 26%, oferecer aos seus clientes benefícios adicionais aumentarão o número de clientes recorrentes e vendas. E isso é exatamente o porquê que muitas empresas usam vários incentivos de preço para puxar os clientes.

Ideias de incentivo de cliente

O que o seu negócio pode oferecer como um incentivo? Existem tantas coisas que os seus clientes irão gostar. Veja as nossas dicas abaixo:

  • Os descontos são grandes incentivos, pois os clientes aproveitam a oportunidade para economizar dinheiro. Além disso, os descontos também podem empurrar os clientes na direção de mais compras no futuro. Um ótimo exemplo disso é quando você compra algo e recebe 20% de desconto para a sua próxima compra.

  • Os bônus podem ser aplicados a soma de dinheiro que você gastou. Por exemplo, para cada R$1 gasto, você tem um bônus de R$1, que pode ser aplicado na sua próxima compra como um desconto.

  • As amostras grátis e items com quantidades para testes são incentivos perfeitos para fazer um cliente interessar-se não apenas na sua marca, mas também em um produto em particular.

  • Itens gratuitos – algumas marcas permitem que seus clientes escolham um presente gratuito em uma faixa de valor, enquanto outros dão o mesmo presente padrão para todos os clientes.

  • associação ou programas de fidelidade oferecem ofertas especiais para os seus clientes, como descontos antecipados ou envio gratuito.

  • O upgrade gratuito funciona bem para marcas que vendem softwares, programas e mensalidades de aplicação.

  • Os cupons podem ser usados nas compras para levar vantagem de um desconto fixo como uma oferta de “compre um – ganhe outro gratuitamente”.

Na essência, as empresas podem oferecer muitos serviços, atividades, compensações e descontos – o que quer que funcione para sua esfera particular de negócios.

6 Motivos para usar os incentivos de cliente

Os incentivos podem ser usados como uma ferramenta para aumentar as vendas, estimulando ações desejadas, recompensando os clientes ou apenas para definir um tom e enviar uma mensagem sobre a sua marca.

1. Para estimular o feedback

O feedback permite que você dê atenção e corrija os problemas que você pode não ter percebido anteriormente. Se você não tem feedback, pode sempre usar os incentivos de clientes para estimular as pessoas a comunicar mais com a sua equipe de atendimento ao consumidor. Por exemplo, você pode pedir que avaliem o último contato com o seu gerente ou deixar comentários que você pode gerir na seção de Feedback e Sugestões. Em troca, você pode oferecer um desconto para o próximo pedido ou bônus extras para os membros do seu programa de fidelidade.

2. Para se desculpar por um erro

As desculpas são essenciais para qualquer negócio. Se o seu cliente tem um problema, você precisa demonstrar que se preocupa. Ofereça um desconto para o próximo pedido, uma compensação ou produtos de graça. Se o problema tiver demorado muito para ser resolvido, você pode fazer uma anotação para lembrar os seus gerentes que esse cliente merece atendimento especial como uma desculpa.

Exemplo:

A Christina Peterson (líder da equipe de atendimento ao consumidor da Essay Tigers): “Uma vez nós passamos pela experiência de uma queda de energia e não cumprimos alguns prazos dos nossos serviços de edição. Nós não estávamos prontos para essa situação e não tínhamos um gerador de energia. Mas nós assumimos toda a responsabilidade e admitimos o nosso erro. Nos desculpamos e realizamos um estorno para todos os clientes para quem tínhamos trabalho naquele dia. Isso nos permitiu manter parte da nossa clientela, mas alguns foram perdidos de qualquer forma.”

3. Para recompensar os clientes pelas avaliações

As avaliações escritas por clientes de verdade são muito mais confiáveis do que anúncios polidos. É por isso que eles são essenciais para atrair novos clientes, que irão depender deles quando tomarem uma decisão.

Mas não são muitas pessoas que estão dispostas a escrever avaliações, especialmente as positivas. Claro que muitas marcas resolvem esse problema ao escrever as avaliações por conta própria, mas vamos assumir isso, as avaliações genuínas são muito mais valiosas.

Usar incentivos nessa situação fará algumas coisas. Você pode oferecer descontos, bônus, cartões de recompensas aos clientes ou amostras grátis para qualquer avaliação. Isso irá aumentar os números de conversão por 4,6% de acordo com o Reevoo statistics.

4. Para recompensar os clientes para reportar bugs ou fazer sugestões

Até mesmo as maiores empresas não estão imunes a cometer erros. Algumas vezes apenas um usuário atento pode reportar um problema que uma empresa pode rapidamente corrigir depois. Melhorar a qualidade do seu serviço é importante para o desenvolvimento da marca, então use qualquer oportunidade para recompensar os seus clientes pelo tempo que gastaram, oferecendo upgrades gratuitos, descontos ou afiliação.

5. Para recompensar os clientes antigos por sua lealdade

Os clientes que são leais à sua marca e continuam retornando a você, de novo e de novo, merecem tratamento especial. Você pode sempre verificar o seu histórico de contato com aquela pessoa em particular para saber há quanto tempo eles permaneceram com a sua marca, como ao usar o histórico da sua caixa de email universal. É fácil enviar um email aos seus clientes para agradecer pela lealdade e para compensá-los com um desconto especial ou bônus de programa de fidelidade.

6. Para estimular o engajamento nas redes sociais

Se você criar a maior parte do conteúdo para as suas  contas de redes sociais da marca, mas ainda assim enfrentar engajamento insuficiente, você pode tentar os incentivos de clientes como uma forma de incentivo para que compartilhem e comentem no seu conteúdo. Ofereça um desconto para compartilhamentos ou itens gratuitos por conteúdos gerados pelos usuários, como um pedido enviado.

Dessa forma você terá conteúdo que outros usuários possam achar confiáveis (como é oferecido pelos usuários que já compraram com você) e irá motivar os seus seguidores a serem mais ativos na sua página de mídia social. Você pode monitorar facilmente os compartilhamentos e imagens marcadas, então não haverá preocupações em não cumprir a sua promessa.

Exemplos superiores de marketing de incentivo

  • Dunkin’ Donuts. Com quase cinco milhões de membros em seu programa de fidelidade, essa franquia sabe de tudo sobre os incentivos. Eles incentivam os seus clientes a comprar mais para receber mais bônus para cada dólar gasto. Bônus posteriores podem ser usados para ganhar bebidas em suas idas às compras.
  • Sephora’s Beauty Insider. Esse é o programa de lealdade que é responsável por até 80% das vendas totais da Sephora todos os anos. Isso implica em recompensar os clientes com pontos de bônus para cada compra e uma oportunidade de usá-los para resgatar cartões de presente e itens de edição limitada.
  • O Google Chrome recompensa os usuários por relatórios de bug. Se eles acreditarem que um relatório é valioso e contém um exploit confiável, eles podem recompensá-los em até $15.000.

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