Hoje em dia, dados e análises estão impulsionando o processo de tomada de decisão em muitas áreas. Em um ambiente online, um dos métodos mais comumente usados para obter informações valiosas é o teste A/B.
Abaixo você encontrará tudo o que precisa saber sobre teste A/B. Desde a definição do que é até o entendimento das métricas.
O que é teste A/B?
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Realizar testes A/B manualmente é praticamente impossível. Todas as empresas utilizam um programa de testes específico para fins de teste A/B, a fim de automatizar o processo. O processo de teste é tão simples quanto criar duas versões de uma página da web. Você entrega uma versão para um grupo de visitantes do seu site e a outra versão para outro grupo. Ambos os grupos avaliam sua experiência com o produto.
Após a conclusão do teste A/B, você terá uma visão dos resultados e descobrirá qual é a versão que tem um desempenho melhor.
Todos esses insights são muito valiosos quando se trata de sua estratégia de marketing. Quer se trate de marketing de conteúdo, experiências do cliente ou experimentando várias abordagens para estratégias de publicidade. Suas equipes de marketing se beneficiarão muito com um mergulho profundo nos dados diretamente de seu público-alvo.
O que fazer antes de começar o teste A/B?
Realizar testes A/B antes de criar um plano não é prático. Existem várias tarefas essenciais que você precisa realizar antes de começar os testes A/B:
Identificar seus objetivos – existem vários elementos de teste que você pode direcionar. Isso inclui descrições de produtos, botões específicos ou CTA. Para identificar quais elementos testar, você precisa identificar seus objetivos. Por exemplo, seu objetivo pode ser aumentar a taxa de conversão, então você testaria de acordo;
Exponha a hipótese – a hipótese irá ajudá-lo a examinar melhor os resultados do teste. Basicamente, é uma previsão dos resultados que você espera ver depois que o teste estiver concluído;
Decida quais testes A/B você deseja executar – com metas e hipóteses, será mais fácil determinar quais testes A/B, em particular, você precisa executar;
Escolha um programa de teste A/B – nem todos os programas de teste A/B são iguais. Enquanto alguns realizam testes de recursos, outros não o fazem. Saber quais testes você precisa executar facilitará a escolha. Considere também os testes futuros que você pode realizar enquanto faz isso.
Por quanto tempo você deve executar um teste A/B?
A frequência do teste afeta o período de tempo que você permite que o experimento seja executado, o que, por sua vez, afeta o tamanho e a significância da amostra. Quanto maior o tamanho da amostra, mais abrangentes serão os resultados. O número médio diário de visitantes da página da web varia. Por causa disso, permitir que seu teste seja executado por mais tempo é melhor.
Quanto tempo levará para obter resultados significativos? Há vários fatores a serem considerados, como a forma como você conduz o teste A/B e o tamanho da amostra. É uma boa ideia esperar até obter tráfego suficiente para obter resultados estatisticamente significativos.
Ferramentas de teste A/B
O software de teste A/B está amplamente disponível. Mas os mais comumente utilizados são o teste A/B do Google Analytics e as ferramentas de personalização do Google Optimize e do software de helpdesk LiveAgent.
Google Analytics é uma ferramenta gratuita de testes projetada para facilitar os testes de página da web A/B. Você pode determinar qual manchete atrai mais visitantes, qual design e layout resultam em mais tempo gasto no seu site, qual CTA gera mais cliques e muito mais.
O software LiveAgent vem com uma ferramenta de teste A/B para e-mail, para que você possa testar a capacidade de resposta de seus receptores de e-mail e medir sua abertura e taxas de cliques.
A maioria das ferramentas permite que você observe os resultados em tempo real, o que torna possível fazer mudanças em sua campanha de marketing imediatamente.
Quando você não deve usar um teste A/B?
Se você não consegue acessar resultados relevantes ou está lidando com uma avaliação complicada, você deve evitar testes A/B. O que significa isso? Testes multivariados e testes de URL divididos em conjunto com experimentos do lado do servidor são provavelmente necessários se você precisar realizar uma avaliação complexa. Testes A/B não fornecerão resultados confiáveis.
Para obter resultados relevantes, você precisa ter tráfego suficiente. Sem tráfego suficiente, seus resultados não serão credíveis. Além disso, você precisa de uma hipótese informada e tempo suficiente para determinar o que testar, configurar tudo e examinar cuidadosamente os resultados.
Como é feito o teste A/B?
Vamos supor que você queira descobrir se a nova página da web ou a versão atual da página o aproximarão dos seus objetivos. Você é responsável por criar metas que podem variar desde a melhoria da experiência do usuário em geral até melhoria nas taxas de conversão.
No teste A/B, A significa uma variável de versão de controle, que é a sua página da web atual. O B significa a variação ou nova versão da página da web. Tendo tanto as páginas A quanto as páginas B prontas, você precisa decidir qual porcentagem do seu público-alvo será atendida pelas páginas atuais e qual porcentagem pelas páginas de variação.
Normalmente, as empresas dividem igualmente a base de usuários entre as duas opções. Dessa forma, obtemos os resultados de teste mais confiáveis e podemos comparar diretamente as duas opções.
Que tipo de métricas você deve estar prestando atenção quando se trata de teste A/B?
Ao concluir o teste A/B e configurar a distribuição do tráfego, você receberá um relatório. Para obter insights acionáveis, você precisa prestar atenção às métricas corretas. Seus objetivos devem ser o fator determinante para as métricas que você usa.
Digamos que você queira atrair mais visitantes para seu site e aumentar seu reconhecimento da marca. Nesse caso, você deve ficar atento à métrica de tráfego. Se sua meta é a otimização da taxa de conversão, você precisa acompanhar as métricas de conversão. Os cliques são uma métrica essencial a ser observada se você deseja atrair mais clientes para o funil de vendas. Você também pode acompanhar outras métricas, por exemplo, falhas no aplicativo, preferências do público e aumento no engajamento.
Fazendo cruzamento dessas métricas é possível obter melhores informações e te ajudar a selecionar a página com melhor desempenho.
Assista a um vídeo sobre teste A/B.
Descubra o poder do teste A/B para tomada de decisão baseada em dados. Aprenda como as empresas utilizam essa técnica para otimizar o desempenho, mitigar riscos e tomar decisões informadas. Explore os principais elementos do teste A/B, incluindo o desenvolvimento de hipóteses, teste aleatório, significância estatística e uma abordagem iterativa. Assista a esse vídeo para desbloquear o potencial do teste A/B na melhoria das conversões e do engajamento dos usuários.
Topics
- O que é o teste A/B
- Por que as empresas realizam testes A/B
- Como realizar um teste A/B corretamente
Video summary
Nesta rápida introdução ao teste A/B, aprenda o que é o teste A/B e por que as empresas o realizam. Descubra como o teste A/B é usado em marketing e design de sites, analisando a comparação de diferentes elementos e layouts para determinar qual versão tem um desempenho melhor. Saiba como realizar um teste A/B de maneira adequada, definindo critérios de sucesso e dividindo o tráfego entre as versões. Além disso, entenda que diferentes fatores podem ser testados em um teste A/B, como a mudança de layout, a cor e o texto do call-to-action, a imagem utilizada e até mesmo atualizações nos algoritmos de aprendizado de máquina. Certifique-se de realizar um teste A/A antes de iniciar, para garantir a corretude do teste A/B.
Frequently Asked Questions
O que é teste A/B?
O teste A/B compara duas versões de uma página web. Os profissionais de marketing e os especialistas em UX costumam utilizá-lo também para comparar ativos de marketing e cópias de e-mails.
O que fazer antes de começar o teste A/B?
Antes de começar o teste A/B, você deve identificar e definir seus objetivos, declarar a hipótese do teste, escolher quais testes A/B conduzir e selecionar a ferramenta de teste adequada para suas necessidades específicas.
Por quanto tempo você deve executar um teste A/B?
Seu teste A/B deve ser executado até que você obtenha resultados estatisticamente significativos. É melhor deixá-lo rodar até que seu site receba tráfego suficiente para gerar resultados confiáveis.
Quais são as ferramentas de teste?
Ferramentas de teste A/B são softwares de teste especificamente projetados para executar testes A/B. O Google Optimize foi criado para otimizar os testes A/B em páginas da web e o LiveAgent ajuda a executar testes A/B em e-mails.
Quando você não deve usar um teste A/B?
Você não deve usar testes A/B quando precisar fazer uma avaliação complexa que possa requerer outros tipos de testes. Além disso, você não deve executá-lo sem tráfego suficiente e uma hipótese informada.
Como é feito o teste A/B?
Os testes A/B começam com a criação de uma nova versão da página atual. Em seguida, você divide sua base de clientes em dois conjuntos iguais de usuários e serve a versão original para metade deles e a nova versão para a outra metade.
Quais métricas você deve prestar atenção quando se trata de testes A/B?
Você deve prestar atenção nas métricas de resultado do teste A/B com base em seus objetivos e hipóteses. Cliques são métricas que indicam se seus visitantes estão realizando uma ação específica que você deseja, conversão mostra o quão bem uma página da web converte, e tráfego simplesmente mostra a quantidade de tráfego que a página da web gera.
O que você quer dizer com teste AB?
AB testing é uma forma de comparar duas versões diferentes de uma página web ou aplicativo para ver qual tem um desempenho melhor.
Qual teste é usado para teste AB?
O teste A/B é um tipo de experimento onde duas versões de uma página da web são comparadas uma com a outra. A Versão A é a página original e a Versão B é a variação.
O que é AB e teste MVT?
O teste AB é um tipo de teste de divisão que permite comparar os resultados de duas versões de uma página da web ou email. O teste MVT é um tipo mais sofisticado de teste AB que permite comparar os resultados de mais de duas versões de uma página da web ou email.
Índice de Esforço do Cliente (CES)
Huawei é líder mundial em soluções ICT, priorizando o contato em tempo real com os clientes. O Índice de Esforço do Cliente é crucial para medir a satisfação e facilitar a experiência do cliente.
Discadores preditivos automatizam a discagem de chamadas, mas podem resultar em conversas impessoais. Eles são legais, mas devem obedecer às leis de proteção ao consumidor. Os custos variam de $3.000 a $300.000 para soluções locais e de $15 a $250 por agente por mês para soluções hospedadas. Os discadores preditivos usam algoritmos para prever a disponibilidade do agente, enquanto os progressivos fazem apenas uma chamada por agente disponível.