Otimização da taxa de conversão (CRO) ajuda as empresas modernas a tornarem seus sites mais funcionais, melhorando assim a geração de leads e aumentando as conversões. Qualquer pessoa pode se tornar um cliente em potencial assim que visita seu site – o truque é saber como convertê-los e como trabalhar com funis de conversão.
Hoje em dia, a maioria das equipes de marketing trabalha dia e noite na taxa de conversão de publicidade para atrair mais tráfego para os sites, e eles têm grandes esperanças de que esse tráfego resulte em muitos leads qualificados. Quanto mais um site de negócios coleta esses leads, mais ele cresce.
Com isso em mente, vamos dar uma olhada mais de perto no que é CRO, como otimizar sua taxa de conversão e muito mais.
O que é otimização da taxa de conversão?
Para entender melhor o processo de otimização da taxa de conversão, precisamos definir o que é uma conversão. Cada vez que os visitantes do site concluem um objetivo específico em seu site, isso é conhecido como uma conversão. Esse objetivo pode ser qualquer coisa, desde fazer uma compra, se inscrever em uma assinatura ou um teste, ou algo mais.
É assim que as empresas digitais transformam visitantes em clientes em potencial. O objetivo principal da conversão é transformar o tráfego em leads para melhorar a taxa média de conversão e gerar mais receita. É por isso que as equipes de marketing modernas estão sempre procurando maneiras inovadoras de melhorar sua otimização de conversão e gerar mais tráfego para seus sites.
O segredo para melhorar sua taxa de conversão atual está em ter uma boa estratégia de otimização da taxa de conversão e levar o suporte ao cliente para o próximo nível, fornecendo suporte em tempo real aos seus consumidores.
Empresas digitais que se concentram em melhorar o suporte e serviço ao cliente podem ver uma taxa de conversão média 11% maior.
Com isso em mente, a Otimização de Conversão (CRO, na sigla em inglês) é melhor definida como o processo sistemático de aumentar a porcentagem de potenciais clientes que concluem um objetivo específico em seu site.
CRO ajuda empresas digitais a entenderem melhor seus clientes, seus comportamentos no site, as ações que eles tomam e por que, e as coisas que os impedem de completar metas específicas no site.
Como otimizar a taxa de conversão
Otimização de conversão deve ser nada mais do que seu esforço sincero para fornecer a todos uma jornada fantástica do cliente, desde o momento em que eles usam o mecanismo de busca, chegam à sua página de destino e até o checkout. É assim que você garante que seus esforços de marketing online sejam realmente bem-sucedidos.
Uma alta taxa de conversão é um sinal claro de um negócio centrado no cliente e prova de que seu site está funcional. A melhor maneira de otimizar sua taxa de conversão atual é usar ferramentas de otimização de taxa de conversão.
É a maneira mais eficaz de garantir que seus leads qualificados convertam em ações significativas. Comece a trabalhar no seu CRO otimizando seu website. Para fazer isso, você precisa garantir que o seu site tenha um tempo de carregamento rápido, e que o seu botão de CTA seja claramente visível e fácil de encontrar.
Torne o processo de checkout o mais simples possível e certifique-se de que seus clientes recebam suporte omnichannel. Também é necessário pensar na otimização da página de destino para garantir que seu conteúdo seja exibido corretamente em dispositivos de mesa e móveis.
Considere os seguintes passos para alcançar a otimização da conversão mais alta:
- Defina preços mais baixos para seus produtos/serviços para atrair mais visitantes e superar seus concorrentes.
- Melhore a funcionalidade do seu site garantindo que todas as suas páginas da web estejam totalmente funcionais e carreguem rápido o suficiente.
- Ofereça recompensas como brindes, frete grátis e outros incentivos extras para aumentar tanto a conversão quanto a fidelidade do cliente;
- Torne sua oferta mais competitiva;
- Use CTAs cativantes e elementos de marketing na internet.
Garanta atendimento e suporte em tempo real 24/7;
- Simplifique seu processo de checkout;
- Habilite autoatendimento.
- Mostre depoimentos de clientes e feedback dos usuários.
Por quanto tempo você deve deixar seus experimentos de otimização de conversões rodando?
A otimização da conversão é frequentemente um processo contínuo, semelhante à otimização de mecanismos de busca. Quando se trata do tamanho dos seus testes de conversão A/B, não há uma resposta única para todos, e também não há uma média. De acordo com muitos provedores de serviços de Otimização da Conversão (CRO), é possível realizar seus testes de otimização da conversão em websites com baixo tráfego. No entanto, o problema é que você obterá dados que podem ser enganosos.
Por outro lado, seus experimentos podem levar meses para fornecer dados precisos. O tempo de duração de seus experimentos de otimização de conversão depende das etapas de CRO que você realizou. Essas etapas irão determinar diretamente o tempo médio do teste.
Como o seu CRO depende da qualidade da experiência do usuário e da experiência do cliente que você oferece, você deve dedicar tempo aos testes de usuário e analisar vários cenários de jornada do usuário para entender o comportamento do usuário no site e obter resultados mais precisos.
A CRO também pode ajudar a garantir que sua marca receba avaliações positivas dos clientes. Aqui está uma lista de fatores que podem ajudá-lo a descobrir o tempo ideal para seus testes de usuários:
- Taxa de conversão existente;
- Aumento mínimo na conversão que você espera alcançar;
- A porcentagem de usuários individuais incluídos em seus experimentos;
- A média do número de potenciais clientes que chegam à sua página de destino que você está experimentando.
Limitações do Google Analytics e do Adobe Analytics para otimização da taxa de conversão
A chave para uma otimização bem-sucedida não está apenas em saber como seus visitantes chegam à sua página de destino, mas em saber o que eles fazem enquanto estão no seu site, seu comportamento, preferências, hábitos, etc. Para entender isso, você precisa de dados do usuário para mostrar o que otimizar e para quem otimizar. É um elemento essencial para desenvolver uma estratégia bem-sucedida de Otimização de Conversão (CRO).
Ferramentas de coleta, análise e otimização da taxa de conversão de dados como o Google Analytics e o Adobe Analytics podem ajudá-lo a criar uma estratégia de Otimização de Taxa de Conversão (CRO) baseada em análises que lidará com:
- As principais páginas da web nas quais seus visitantes desembarcam primeiro;
- As características com as quais eles se envolvem;
- Páginas em que eles passam mais tempo;
- O canal que os trouxe até lá;
- Os links que eles usaram para acessar seu site;
- Os navegadores e dispositivos que eles usam.
Embora tudo pareça ótimo, esses dados brutos e mapas de calor por si só não são suficientes para que você melhore a experiência do usuário ou determine o que levou um potencial cliente ao seu site. As ferramentas de análise permitem que você faça análises quantitativas e descubra como os usuários interagem com o seu site, mas elas não podem dizer por que eles fazem o que fazem. Você precisa de análises qualitativas para entender o comportamento deles e suas decisões de compra.
Tal análise irá te dizer:
- Por que seus visitantes se envolvem com seu site?
- O que fez eles pousarem em seu site?
- Que página, produto ou serviço mais os atraiu?
- O que faz eles acreditarem que seu site tem algo que seus concorrentes não têm?
- Como eles veem sua marca em suas avaliações de clientes?
- Como eles descrevem a interação com seus serviços, produtos e marca?
- Como seus produtos/serviços tratam dos principais pontos problemáticos do seu público-alvo?
Uma vez que você tenha essas informações e as combine com seus dados de análise, será muito mais fácil entender como otimizar seu website para melhor atender seu público-alvo.
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Frequently Asked Questions
O que é otimização da taxa de conversão?
A otimização da taxa de conversão é um processo de aumentar a porcentagem de visitantes que concluem um objetivo específico em seu site, permitindo que você converta-os em clientes. Esses esforços frequentemente incluem reduzir a taxa de rejeição ou a taxa de abandono do carrinho de compras. O processo de otimização da conversão pode incluir testes multivariados, rastreamento de microconversões e outras táticas.
Como você otimiza a taxa de conversão?
O primeiro passo para otimizar sua taxa de conversão é reavaliar a oferta em seu site para ver como seu site é funcional e como seus preços são competitivos. O próximo passo é otimizar seu site verificando suas CTAs, testando diferentes elementos da web e garantindo que seu conteúdo esteja totalmente otimizado. A melhor maneira de otimizar sua taxa de conversão é fornecer suporte ao cliente em tempo real e omnicanal e simplificar seu processo de checkout. Quando você combina todas essas ações, deve ver sua taxa de conversão aumentar.
Quais são as limitações do Google Analytics e do Adobe Analytics para a otimização da taxa de conversão?
O Google Analytics e o Adobe Analytics permitem que você colete dados brutos por meio de análise quantitativa. No entanto, o problema com os dados brutos é que eles não conseguem responder por que seus consumidores fazem o que fazem ou o que os fez chegar ao seu site. As ferramentas de análise apenas permitem que você entenda como os usuários interagem com seu site, mas não podem ajudá-lo a entender o motivo por trás das ações dos usuários.
Por quanto tempo você deve deixar suas experiências de otimização de conversão rodando?
Não há um tempo médio quando se trata da duração dos seus esforços de otimização de conversão. Quanto mais tempo você rodar seus testes, mais dados você coleta.
Após entender a otimização da taxa de conversão, você pode querer explorar mais sobre como melhorar outros aspectos do seu negócio. Por exemplo, se você está focado em entender melhor a taxa de conversão, aprenda a importância dela e como calcular a taxa de conversão para otimizar suas estratégias. Além disso, é crucial considerar os custos de conversão, pois compreender o que está incluído nesses custos pode ajudar a otimizar suas despesas e aumentar a eficiência do seu orçamento.
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