Teste Grátis

Personalização vs. Customização

Qual é a diferença entre personalização e customização?

A diferença está no método de tornar a experiência do cliente individualizada. Ambos ajudam você a fornecer serviços de uma maneira única, mas atuam de maneira diferente.

Ambos…

…parecem significar o mesmo. Personalização e customização são freqüentemente usadas de forma intercambiável porque seus significados se sobrepõem. E certamente, no nível de definição básico, ambos individualizam a experiência do cliente e, como tal, são estratégias de engajamento do cliente. Ambos baseiam sua individualização nas preferências do consumidor, e seu objetivo comum é criar mensagens personalizadas.

Mas…

…diferem em tecnologia. Eles utilizam mecanismos tecnológicos distintos para atingir o mesmo objetivo. Na tecnologia digital, portanto, personalização e customização não são intercambiáveis.

Eles diferem em termos de ação necessária. A personalização é feita para o usuário e a personalização é feita pelo usuário. Em outras palavras, eles diferem no nível de envolvimento do usuário individual. No primeiro caso (personalização), é servido um delicioso sanduíche sem nenhum esforço. Na segunda (personalização), você pode fazer do jeito que quiser.

Não versus, personalização e customização

Essas estratégias de engajamento do cliente não se confrontam como uma escolha a ser feita porque têm o mesmo objetivo em campanhas de marketing. Só que o conseguem com ferramentas diferentes. Essencialmente, com automação mais ou menos complexa.

Durante a personalização, os dados coletados são filtrados por algoritmos para presumir e essencialmente adivinhar. Já o processo de personalização utiliza dados alimentados especificamente pelo usuário, exigindo que as seleções sejam feitas. Paradoxalmente, o último é um processo mais “pessoal”, causando confusão dos termos.

Personalização

A personalização eficaz utiliza dados agregados do cliente metodicamente para impactar drasticamente a experiência do usuário. O impacto é notável porque o usuário não está conscientemente envolvido no processo.

Algoritmos inteligentes examinam as características dos usuários e nosso comportamento online. Com base nesses dados, eles nos oferecem produtos, serviços ou conteúdo relevantes. Um exemplo de personalização é quando você recebe mensagens publicitárias que parecem assustadoramente direcionadas ou são totalmente equivocadas. Como se você pegasse um sanduíche de dar água na boca, você nunca soube que queria, ou um hambúrguer vegano apesar de ser onívoro. Algoritmos podem errar.

A etapa tecnológica da customização para a personalização é, na verdade, um abismo. Você precisa de algoritmos poderosos para fazer uma boa personalização. Afinal, você não quer acabar oferecendo aos seus clientes um pão de ló.

Serviços personalizados

Quanto à experiência do cliente que você deseja oferecer. Quer apresentar e desfrutar de uma abordagem individual? Customizar. Aprimore a experiência do usuário fazendo seleções e oferecendo serviços individualizados. Prepare o sanduíche você mesmo.

O futuro da personalização e customização está aqui, em oferecer cuidados únicos e experiências memoráveis, adaptando a experiência do usuário às necessidades individuais.

Por exemplo: vamos imaginar que você trabalhe em uma equipe de atendimento ao cliente e tenha uma tarefa da qual não tem ideia. Você passa muito tempo procurando a solução ideal enquanto seu colega, sentado ao seu lado, poderia ter feito a tarefa em alguns minutos ou falado sobre ela.

Ser atribuído a tarefas personalizadas seria ótimo no trabalho. Na verdade, você não precisa de algoritmos poderosos e equipes de desenvolvimento separadas para isso. Você pode configurar regras de automação para fazer a seleção para você. Dessa forma, você recebe tarefas personalizadas para que todos possam fazer o que fazem melhor.

Experiência Personalizada

Em uma época de sobrecarga de informações e excesso de trabalho, todos nós saudamos a comunicação focada. Cada cliente, seja de sua base de clientes ou usuários anônimos, deseja ter uma experiência de usuário positiva. E as empresas desejam fornecer isso. Você deseja utilizar vários canais de marketing para oferecer produtos relevantes junto com suporte aos seus clientes quando eles quiserem e em sua plataforma preferida.

Personalizando agora

Tecnicamente falando, embora a personalização só possa ser feita com algoritmos poderosos, você pode iniciar a individualização personalizando agora mesmo com marketing personalizado em tempo real.

Destaque-se de seus concorrentes com uma forte cultura de atendimento ao cliente.
Personalização da base de conhecimento no software do portal do cliente - LiveAgent

Você pode aplicar serviços personalizados em tempo real via chat ao vivo ou marketing por e-mail. Esteja você informando em boletins informativos, promovendo novo conteúdo para clientes ou enviando e-mails de pesquisa direcionados, você deseja que eles sejam individualizados. Assim como sua empresa adapta as imagens para manter uma presença on-line vívida, pode individualizar textos escritos, e-mails e mensagens de aplicativos para públicos segmentados.

Para aumentar a velocidade e facilitar sua carga de trabalho, você pode usar modelos de e-mail, preencha mensagens pré-escritas ou mensagens de aplicativos. Se você atingir seu público com infográficos, também poderá fazer o acompanhamento com suporte omnicanal e e-mails. A maneira como você utiliza a personalização depende de sua experiência de marketing, orçamento, imagem de marca, visão e a direção da empresa que você pretende seguir.

Recurso de feedback e sugestões no software de help desk - LiveAgent

Projete seus próprios modelos

O LiveAgent oferece a capacidade de projetar seus próprios modelos de e-mail de cliente, ajudando assim a melhorar o atendimento ao cliente. Curioso sobre todas as oportunidades?

Frequently asked questions

Como a personalização e customização ajudam as empresas a melhorar o atendimento ao cliente?

Eles melhoram o atendimento ao cliente, fornecendo um suporte mais eficiente, focado e rápido. A individualização do serviço ao cliente aprimora a experiência do cliente e, como tal, refina a jornada do cliente. A melhoria qualitativa do serviço ao cliente aumenta as chances de conversão de clientes potenciais em clientes e retenção de clientes.

Qual é a diferença entre personalização e customização aplicada à tecnologia de e-commerce?

Tecnicamente, a personalização no e-commerce envolve algoritmos com instruções programadas para tarefas específicas. Eles precisam ser muito poderosos para direcionar e individualizar bem. A customização permite que empresas e clientes configurem automações, ou seja, atendimento individualizado para outros negócios e/ou clientes.

Por que a personalização está substituindo a customização?

Porque a coleta e a análise de dados estão se tornando cada vez mais sofisticadas e disponíveis para as empresas. Os usuários também podem achar difícil tomar decisões informadas sobre o que selecionar ou até mesmo sobre o que desejam, portanto, podem receber uma individualização sofisticada.

Voltar ao Glossário Crie uma conta GRATUITAMENTE

Nosso site usa cookies. Ao continuar, assumimos sua permissão para implantar cookies conforme detalhado em nosso política de privacidade e cookies.