Qual é a diferença entre personalização e customização?
A diferença está no método de tornar a experiência do cliente individualizada. Ambos ajudam você a fornecer serviços de uma maneira única, mas atuam de maneira diferente.
Ambos…
…parecem significar o mesmo. Personalização e customização são freqüentemente usadas de forma intercambiável porque seus significados se sobrepõem. E certamente, no nível de definição básico, ambos individualizam a experiência do cliente e, como tal, são estratégias de engajamento do cliente. Ambos baseiam sua individualização nas preferências do consumidor, e seu objetivo comum é criar mensagens personalizadas.
Mas…
…diferem em tecnologia. Eles utilizam mecanismos tecnológicos distintos para atingir o mesmo objetivo. Na tecnologia digital, portanto, personalização e customização não são intercambiáveis.
Eles diferem em termos de ação necessária. A personalização é feita para o usuário e a personalização é feita pelo usuário. Em outras palavras, eles diferem no nível de envolvimento do usuário individual. No primeiro caso (personalização), é servido um delicioso sanduíche sem nenhum esforço. Na segunda (personalização), você pode fazer do jeito que quiser.
Não versus, personalização e customização
Essas estratégias de engajamento do cliente não se confrontam como uma escolha a ser feita porque têm o mesmo objetivo em campanhas de marketing. Só que o conseguem com ferramentas diferentes. Essencialmente, com automação mais ou menos complexa.
Durante a personalização, os dados coletados são filtrados por algoritmos para presumir e essencialmente adivinhar. Já o processo de personalização utiliza dados alimentados especificamente pelo usuário, exigindo que as seleções sejam feitas. Paradoxalmente, o último é um processo mais “pessoal”, causando confusão dos termos.
Personalização
A personalização eficaz utiliza dados agregados do cliente metodicamente para impactar drasticamente a experiência do usuário. O impacto é notável porque o usuário não está conscientemente envolvido no processo.
Algoritmos inteligentes examinam as características dos usuários e nosso comportamento online. Com base nesses dados, eles nos oferecem produtos, serviços ou conteúdo relevantes. Um exemplo de personalização é quando você recebe mensagens publicitárias que parecem assustadoramente direcionadas ou são totalmente equivocadas. Como se você pegasse um sanduíche de dar água na boca, você nunca soube que queria, ou um hambúrguer vegano apesar de ser onívoro. Algoritmos podem errar.
A etapa tecnológica da customização para a personalização é, na verdade, um abismo. Você precisa de algoritmos poderosos para fazer uma boa personalização. Afinal, você não quer acabar oferecendo aos seus clientes um pão de ló.
Serviços personalizados
Você quer apresentar e desfrutar de uma abordagem individual? Customize. Melhore a experiência do usuário fazendo seleções e oferecendo serviços individualizados. Prepare você mesmo o sanduíche.
O futuro da personalização e customização está aqui, em oferecer cuidados únicos e experiências memoráveis, adaptando a experiência do usuário às necessidades individuais.
Por exemplo: vamos imaginar que você trabalhe em uma equipe de atendimento ao cliente e tenha uma tarefa da qual não tem ideia. Você passa muito tempo procurando a solução ideal enquanto seu colega, sentado ao seu lado, poderia ter feito a tarefa em alguns minutos ou falado sobre ela.
Receber tarefas personalizadas seria ótimo no trabalho. Na verdade, você não precisa de algoritmos poderosos e equipes separadas de desenvolvimento para isso. Você pode configurar regras de automação para fazer a seleção por você. Dessa forma, você é atribuído tarefas feitas sob medida para que todos possam fazer o que fazem de melhor.
Experiência Personalizada
Em uma época de sobrecarga de informações e excesso de trabalho, todos nós saudamos a comunicação focada. Cada cliente, seja de sua base de clientes ou usuários anônimos, deseja ter uma experiência de usuário positiva. E as empresas desejam fornecer isso. Você deseja utilizar vários canais de marketing para oferecer produtos relevantes junto com suporte aos seus clientes quando eles quiserem e em sua plataforma preferida.
Personalizando agora
Tecnicamente falando, enquanto a personalização só pode ser feita com algoritmos poderosos, você pode começar a individualização personalizando agora mesmo com marketing personalizado em tempo real.
customer service culture
Você pode oferecer serviços personalizados em tempo real por meio de chat ao vivo ou marketing por e-mail. Seja ao informar por meio de boletins informativos, promover conteúdo novo aos clientes ou enviar e-mails segmentados, você deseja que eles sejam individualizados. Assim como sua empresa ajusta as imagens para manter uma presença online vívida, ela também pode personalizar textos escritos, e-mails e mensagens de aplicativo para públicos segmentados.
Para aumentar a velocidade e facilitar sua carga de trabalho, você pode usar modelos de e-mails, mensagens pré-escritas prontas, ou mensagens de aplicativos. Se você direcionar seu público com infográficos, também pode fazer um acompanhamento com suporte omnichannel e e-mails.
Como você utiliza a customização depende da sua experiência em marketing, do seu orçamento, da imagem da marca, da visão e da direção da empresa que você pretende seguir.
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Assista a um vídeo sobre personalização versus customização
Personalização e Customização são dois conceitos diferentes quando se trata de relacionamento com o cliente. Personalização trata-se de ajustar a experiência do cliente, entendendo suas necessidades e preferências. Isso inclui fornecer comunicações e recomendações sob medida. Customização trata-se de permitir que os clientes personalizem aspectos de um produto ou serviço de acordo com suas preferências individuais. O LiveAgent é um software de help desk completo que permite às empresas oferecer experiências personalizadas e customizadas aos seus clientes. Ele permite que as empresas ofereçam soluções dinâmicas e sob medida aos clientes, aproveitando dados em tempo real e histórico dos mesmos. O LiveAgent facilita a criação de uma experiência extraordinária para o cliente.
Topics
- Personalização
- Customização
- Experiência do usuário
Video summary
Mostrar conteúdo relevante para os usuários é importante. Ao mostrar conteúdo personalizado para suas necessidades, você se estabelece como uma fonte confiável. Você pode individualizar as informações usando personalização ou customização. A personalização ocorre quando um serviço muda para antecipar o que será relevante para um usuário. Por exemplo, ao frequentar sua cafeteria favorita, você pode ser reconhecido como um cliente habitual e ser saudado pelo nome. Sua experiência está sendo personalizada com base no que o estabelecimento sabe sobre você. Na concepção de produtos, a personalização é um processo passivo que altera o conteúdo ou a experiência que um cliente vê. Essas mudanças acontecem nos bastidores. A personalização pode ser específica para uma pessoa ou com base em características demográficas amplas, como sites de comércio eletrônico que sugerem produtos com base em compras anteriores do usuário. A personalização também pode ser baseada na localização atual do usuário, como sites de notícias nacionais que apresentam notícias locais. Já a customização exige envolvimento ativo do usuário. Por exemplo, ao retornar à cafeteria, você pode personalizar seu pedido ao solicitar algo um pouco diferente do que o estabelecimento geralmente oferece. Os usuários que customizam um site fazem alterações no que veem com base em suas próprias necessidades e interesses. Muitos sites de notícias oferecem aos usuários a opção de selecionar tópicos de interesse. Isso requer mais esforço mental e mais confiança dos usuários. Lembre-se de que a personalização é feita *para* o usuário, enquanto a customização é feita *pelo* usuário.
Frequently Asked Questions
Como a personalização e customização ajudam as empresas a melhorar o atendimento ao cliente?
Eles melhoram o atendimento ao cliente, fornecendo um suporte mais eficiente, focado e rápido. A individualização do serviço ao cliente aprimora a experiência do cliente e, como tal, refina a jornada do cliente. A melhoria qualitativa do serviço ao cliente aumenta as chances de conversão de clientes potenciais em clientes e retenção de clientes.
Qual é a diferença entre personalização e customização aplicada à tecnologia de e-commerce?
Tecnicamente, a personalização no e-commerce envolve algoritmos com instruções programadas para tarefas específicas. Eles precisam ser muito poderosos para direcionar e individualizar bem. A customização permite que empresas e clientes configurem automações, ou seja, atendimento individualizado para outros negócios e/ou clientes.
Por que a personalização está substituindo a customização?
Porque a coleta e a análise de dados estão se tornando cada vez mais sofisticadas e disponíveis para as empresas. Os usuários também podem achar difícil tomar decisões informadas sobre o que selecionar ou até mesmo sobre o que desejam, portanto, podem receber uma individualização sofisticada.
O que é relacionamento com o cliente?
O relacionamento com o cliente é crucial para construir a satisfação e lealdade do cliente. Automatize processos, compartilhe dados e personalize cada experiência para melhorar o atendimento ao cliente. Utilize software de atendimento ao cliente para agilizar o suporte e fortalecer os relacionamentos.
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