Definição de uma chamada para ação (CTA)
Um call to action (CTA) é um termo de marketing que se refere a uma parte específica de uma mensagem de marketing que tenta persuadir os usuários a realizar a ação desejada. Os CTAs são usados em todas as etapas do funil de vendas. Um call to action pode simplesmente incentivar o engajamento (por exemplo, ler outro post de blog, se inscrever para receber um boletim informativo, baixar um e-book) ou motivar uma compra imediata. É uma parte essencial de qualquer estratégia de marketing digital inbound. Os CTAs são usados pelos profissionais de marketing tanto em sites quanto em campanhas de marketing por email para melhorar o engajamento dos usuários, guiar os clientes em potencial no processo de compra e impulsionar as conversões.
Uma chamada para ação pode aparecer como um botão clicável (um botão de chamada para ação), um banner, um texto com hiperlink, ou um formulário pop-up em um site. Geralmente, é escrito na forma de frases de ação com verbos imperativos, como ‘inscreva-se’, ‘ligue agora’, ‘saiba mais’, ‘compre agora’, etc. A ideia é motivar os usuários a dar o próximo passo tornando-o óbvio e convincente, o que aumenta as chances de eles continuarem pelo seu funil de conversão. Uma CTA poderosa também pode fornecer aos usuários um forte motivo para comprar imediatamente. ‘Compre hoje e ganhe 50% de desconto’ ou ‘Faça o pedido antes da meia-noite e ganhe um presente grátis’ são exemplos de CTA que criam uma sensação de urgência.
O que faz um bom chamado para ação?
Visibilidade
Um chamado para ação deve ser facilmente perceptível para chamar a atenção imediatamente de um potencial cliente e ter uma taxa de cliques mais alta. O tamanho da fonte deve ser grande o suficiente para se destacar do restante do texto da página.
Design envolvente
Um bom apelo à ação é uma combinação de linguagem persuasiva e um design convincente. Cores vivas como verde, vermelho, amarelo e laranja são conhecidas por terem melhor desempenho do que outras para os botões de CTA. A cor também deve contrastar com o tema principal de cores da página.
Texto acionável
Linguagem autoritária e verbos de ação como ‘clique’, ‘compre’, ‘comece’ geralmente funcionam bem para a cópia do chamado para a ação. Também é comum escrever o texto do ponto de vista de um visitante (‘Inicie meu teste grátis’ em vez de ‘Inicie seu teste grátis’).
Senso de urgência
Uma estratégia eficaz é garantir que sua CTA transmita uma sensação de urgência e crie o FOMO (‘Compre agora enquanto durarem os estoques’, ‘Faça o cadastro até sexta-feira para obter 15% de desconto’). Isso ajuda a compelir os visitantes a agir imediatamente.
Orientado para o benefício
Alguns dos melhores CTAs são orientados para benefícios e destacam claramente as vantagens que os usuários obterão ao realizar uma ação específica (‘Obtenha uma resposta em menos de 60 segundos’).
Exemplos de uma chamada para ação
Chamadas para ação podem ser colocadas quase em qualquer lugar em um site. Aqui estão alguns dos exemplos de chamada para ação mais comuns baseados em onde eles estão localizados na página da web.
CTA persistente de cabeçalho/ rodapé
Esse tipo de CTA permanece estático no topo ou no fundo da tela, independentemente do rolamento. Ele garante que o CTA permaneça visível e prontamente disponível não importa onde os visitantes estejam na página, mas não interfere no conteúdo real.
Formulários de opt-in na barra lateral
Formsulários de captura na barra lateral e anúncios na barra lateral são algumas das CTAs mais eficazes. Eles estão localizados em uma área altamente visível de uma página da web e são comumente usados para criar listas de e-mail (“Inscreva-se agora”).
Fim do conteúdo CTA
Essa chamada para ação aparece no final de um conteúdo, tipicamente um artigo/post de blog. Isso ajuda a atrair os leitores do blog que chegam a este ponto em uma página e, portanto, são provavelmente mais propensos a converter.
Pop-up de saída CTA
Essas CTAs são acionadas quando alguém está prestes a sair da sua página (geralmente quando o mouse vai em direção ao botão X) e são uma ótima maneira de capturar leads antes que eles saiam. Um estudo prova que as pop-ups de saída capturam 35% das pessoas que estão prestes a sair.
Como você sabe se sua chamada para ação está funcionando bem?
A medição consistente do sucesso de sua frase de chamariz, incluindo teste A/B de diferentes versões ajudará você a melhorar a resposta e taxas de conversão. É recomendável avaliar a eficácia do seu CTA acompanhando e analisando estas duas métricas:
taxa de cliques (CTR): CTR é medida dividindo o total de visitantes únicos pelo número de visitantes que clicam em um botão de CTA. De acordo com a pesquisa da Vye, a média de CTR para um elemento de chamada para ação é de 4,23 por cento em todas as indústrias. No entanto, esse número pode variar significativamente por indústria.
Taxa de envio: A taxa de envio é a porcentagem de visitantes que clicaram no botão de CTA e, em seguida, enviaram suas informações/preencheram um formulário ou tomaram qualquer outra ação desejada que você queira que eles tomem.
Eventualmente, o objetivo final de qualquer chamada para ação é direcionar os visitantes para a tomada de uma decisão final (geralmente a compra do seu produto ou serviço). É por isso que, se a sua CTA estiver funcionando bem, você deverá ver um aumento na geração de leads e conversões.
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Um chamado para ação (CTA) é uma poderosa ferramenta de marketing que estimula e orienta os clientes a tomar uma ação específica. Torne seus CTAs claros, persuasivos e fáceis de seguir. Use linguagem orientada para a ação, posicionamento estratégico e elementos visuais para atrair atenção. Teste regularmente e otimize seus CTAs para obter o máximo de eficácia na conversão e no alcance dos objetivos de marketing.
Topics
- CTA (call to action)
- Tipos de CTAs
- Estratégias persuasivas
Video summary
Neste vídeo, o diretor de marketing da Gold Level Marketing fala sobre o conceito de CTA (call to action) e sua importância para as empresas. Ele explica que o CTA é a próxima etapa que o profissional de marketing quer que o consumidor tome após uma interação, como clicar em um botão de compra ou ler mais informações. Existem diferentes tipos de CTAs, como hiperlinks de texto, botões e texto simples. O palestrante também enfatiza a importância de usar estratégias persuasivas, como números e percentuais, para incentivar os consumidores a agir. Além disso, ele menciona a importância de entender o mercado e a indústria para escolher os CTAs mais adequados. Caso haja dúvidas, o espectador é incentivado a entrar em contato com a equipe da Gold Level Marketing.
Frequently Asked Questions
O que é uma chamada para ação (CTA)?
Um chamado à ação (CTA) é uma declaração usada no marketing para motivar os usuários a realizar uma determinada ação desejada. Isso pode variar desde envolver simplesmente os prospectos (como incentivar os usuários a se inscreverem em seu boletim informativo) até incentivá-los a comprar imediatamente. As CTAs geralmente são apresentadas como botões ou textos com hiperlinks e podem ser encontradas em qualquer estágio do funil de conversão.
O que faz um bom chamado para ação?
Uma boa chamada para ação é facilmente perceptível e atrai instantaneamente a atenção dos visitantes. Ela possui um design envolvente e inclui um texto acionável que incentiva os usuários a agirem imediatamente. Algumas das CTAs mais eficazes transmitem uma sensação de urgência e destacam os benefícios que os usuários obterão ao clicar no botão da CTA.
Quais são exemplos de uma chamada para ação?
A CTA mais comum e eficiente destaca instantaneamente os benefícios. É visível, convincente, bem projetada com textos acionáveis e um senso de urgência. Estaticamente localizada como cabeçalho / rodapé persistente, formulários de inscrição na barra lateral, CTAs de final de conteúdo e pop-ups de saída-intenção.
Como você sabe se sua chamada para ação está funcionando bem?
Mensure isso. O mais importante é a taxa de cliques (porcentagem de visitantes que clicam no seu botão CTA) e você também pode acompanhar a taxa de envio (porcentagem de visitantes que clicaram no seu CTA e depois enviaram um formulário ou tomaram qualquer outra ação desejada). No final, se o seu CTA estiver funcionando bem, você deve notar conversões melhoradas.
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