A melhor maneira de acalmar um cliente zangado ou descontente é ter empatia por ele e aceitar a responsabilidade pelo que aconteceu com ele. E o que poderia mostrar que você se preocupa mais do que um sincero pedido de desculpas Aqui estão algumas diretrizes importantes sobre como se desculpar com um cliente, o que o tornará um excelente suporte ao cliente.
Não há maneira mais direta de se desculpar com um cliente do que dizer que você realmente lamenta lamentamos. Se você precisar se desculpar mil vezes pela mesma coisa, faça isso.
Não fique frustrado ou com raiva. Coloque um sorriso no rosto e, mesmo que seu único desejo seja gritar e berrar, diga “Sinto muito/Desculpe” e faça o seu trabalho.
Mas e se o erro não ocorreu do seu lado? No atendimento ao cliente, algo como uma falha do cliente não existe. Não faça acusações e não faça seus clientes resolverem o problema sozinhos.
Ao invés disso, ofereça ajuda e ache a solução. Não importa o motivo, o cliente é quem irá pagar a você pelo seu esforço (ou decidir que o seu esforço não valeu absolutamente nada)
Dê ao cliente alguma validação, deixando-o saber que você entende que o problema dele é real. No entanto, tenha cuidado como você constrói seu pedido de desculpas. Em vez de dizer “Lamento que você se sinta assim”, reconheça o problema (e sua responsabilidade) com palavras como “Sinto muito pela frustração que causamos”.
Isso pode ser difícil de articular. Felizmente, existem diversos livros ótimos por aí que irão ajudar você. Experimente o The Art of Apology ou então o The Customer Rules.
Assim como é importante assumir o problema, você também deve oferecer uma explicação de como ou por que aconteceu. Isso demonstra ao seu cliente que você está dedicando o seu tempo para entender o que aconteceu com ele.
Oferecer uma explicação significa que você e a sua empresa são confiáveis e transparentes. Separar um tempo para explicar também indica que você se importa e que está trabalhando para resolver o problema.
Um amigo uma vez me disse que estar em um negócio torna você um ator, guru da tecnologia e um domador de animais selvagens todos de uma só vez. Você nunca sabe que tipo de pessoa você está prestes a encontrar, então é melhor estar preparado para improvisar.
Mude o tom de sua voz de acordo com o humor do cliente e escolha suas palavras com sabedoria. Usar linguagem adequada, linguagem corporal e expressões faciais são fatores essenciais.
Você reconheceu que existe um problema. Você separou um tempo para explicar. Agora é a hora de corrigi-lo.
E enquanto faz isso, tente reparar o problema do seu cliente. Ofereça algo extra. Bebidas grátis em um restaurante. Ou alguma atenção personalizada depois de resolver o problema. Faça o acompanhamento com uma ligação posteriormente para verificar se tudo correu bem. Ou adicione uma frase de fechamento simples, como “Estou aqui para ajudar se precisar de mais ajuda”.
Há muitas maneiras de superar uma situação complicada. Abaixo está uma pequena dica bônus nossa para tornar seu pedido de desculpas ainda mais eficaz:
Não use os mesmos termos que todo mundo usa. Evite desculpas como: “Desculpe pelo transtorno”. ou mesmo “Desculpe pelo seu problema”. Personalize suas desculpas de acordo com a situação específica e mostre ao cliente o quanto ele é importante para você. Coloque mais “vida” nas frases. Diga coisas como “Lamento que tenha perdido o seu voo” ou até “Lamentamos que o nosso software tenha causado a perda de dados”.
O conhecimento é importante, mas apenas quando colocado em prática. Teste tudo em nossa academia dentro do LiveAgent.
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