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Comunicação com o cliente

O que é uma definição de comunicação com o cliente?

A comunicação com o cliente ou comunicação de serviço ao cliente é uma forma de troca de informações entre uma marca/empresa e um cliente. Existem várias plataformas de comunicação com o cliente. Como comunicação por e-mail, telefone ou chat ao vivo com clientes. Suas equipes de vendas precisam ter as habilidades de comunicação com o cliente certas para resolver as reclamações dos clientes com rapidez e eficácia. Cada interação com o cliente conta, portanto, não subestime uma boa estratégia de comunicação com o cliente.

Como deve se comunicar com os clientes online?

Suas linhas de bate-papo estão abertas e as notificações estão chegando. Você precisa responder a elas da mesma forma que uma garçonete faz quando interagir com clientes – oportuna e pessoal. O problema é que seus agentes de suporte ao cliente podem ter dificuldade para fazer o mesmo.

A comunicação moderna de atendimento ao cliente é muito diferente do que costumava ser. Hoje em dia, os clientes são tão exigentes quanto conhecedores de tecnologia e conhecimento. Assim, torna-se altamente crucial fornecer um serviço ao cliente de alta qualidade.

Provavelmente, existem milhares de razões pelas quais um excelente serviço ao cliente vale a pena todos os seus esforços. É muito mais barato do que qualquer marketing ou publicidade. Ajuda a manter seus clientes satisfeitos, que em troca podem se tornar defensores de sua marca.

Essencialmente, quando você deixa seus clientes leais felizes, eles trazem consigo outras pessoas que provavelmente também comprarão de você. Com esses benefícios, é fundamental garantir que você tenha uma comunicação incrível de atendimento ao cliente.

Estresse do chat ao vivo – Erros de atendimento ao cliente prejudicando seu negócio

A comunicação de atendimento ao cliente por chat ao vivo pode ser difícil de acertar. Você pode ter instalado um chat ao vivo para sua equipe de atendimento ao cliente, pensando que resolverá todos os seus problemas. Você pensou que é um investimento básico, onde sua equipe fornecerá uma comunicação de suporte ao cliente rápida e tranquila.

Mas isso não é verdade para a maioria dos gerentes de suporte ao cliente. Mesmo estabelecidas, as empresas online mais confiáveis não evitavam os problemas/erros mais comuns de suporte ao cliente. As empresas mal atendem às demandas de chat ao vivo dos consumidores.

Os clientes desejam suporte instantâneo, então optam por instalar o chat ao vivo. Mas os clientes raramente ficam satisfeitos com a maioria das experiências, terminando em frustração. De acordo com a pesquisa, 38% dos consumidores têm uma experiência ruim quando se trata de chat ao vivo.

É verdade que eles gostam de velocidade, por isso as empresas preferem tempos de conexão e respostas mais rápidos. No entanto, há algo que eles não percebem. Os consumidores gostam de transações mais rápidas, mas eles se preocupam mais em ter seus problemas resolvidos, mesmo que demore mais.

Priorizar a satisfação do cliente em vez da velocidade oferece enormes benefícios ao seu negócio. Seus clientes permanecerão leais, promoverão sua marca e aumentarão seu tráfego. Se você quiser aproveitar essas vantagens, aqui estão algumas dicas sobre como bater papo online com clientes.

Software de chat ao vivo do LiveAgent

Dicas de chat ao vivo para comunicação profissional com o cliente

Mesmo que muitos clientes fiquem desapontados com o chat ao vivo, isso não significa que não seja a forma mais atraente de atendimento ao cliente. Cerca de 70% dos consumidores estão satisfeitos com o chat ao vivo. Nesse sentido, você pode aumentar a satisfação do cliente com as seguintes estratégias para relações eficazes com o consumidor.

Use seu nome

Ao se apresentar, use seu nome. Ele adiciona um toque mais humano com a interação eletrônica de um Chat ao Vivo. Quando você usa seu nome, também ajuda o cliente a saber que está falando com uma pessoa real, não com um bot.

Utilize um indicador de digitação

O indicador de digitação é uma excelente adição aos seus recursos de chat ao vivo. Ao usar isso, você pode permitir que seus clientes saibam que você está respondendo a eles em tempo real. Dessa forma, eles não precisam se perguntar se você ainda está ativo no chat ou não.

Sem CAPS e sem elipses

Tanto quanto possível, evite usar elipses e CAPS. Os três pontinhos não parecem importantes, mas podem fazer você parecer indireto ou condescendente. Como a maioria de vocês sabe, todos os CAPS fazem parecer que você está GRITANDO, e nenhum cliente quer isso.

Use emojis e respostas prontas

É hora de abraçar a cultura de emojis, que os clientes entendem melhor. Eles não apenas acrescentam clareza à conversa, mas também mostram como você é amigável. Ao mesmo tempo, o uso de respostas automatizadas para as perguntas mais frequentes ajuda a aumentar a precisão e a velocidade.

Cuidado com a gramática

Você pode ser social ao lidar com as dúvidas dos clientes sem negligenciar a gramática. Certifique-se de que o chats ao vivo seja mais pessoal possível. No entanto, você não pode sacrificar a gramática por isso, ou não será tão profissional ao lidar com o cliente.

Use tradução automática de chat ao vivo

Você pode remover as barreiras do idioma ao resolver problemas de atendimento ao cliente usando a tradução automática. Usar isso permite que seus agentes falem com os clientes de forma clara e rápida.

Enviar convite de chat dinâmico

Parte do excelente atendimento ao cliente é nunca ignorar um cliente que entra em sua loja. Também se aplica quando um cliente visita seu site. Diga oi e pergunte se há algo em que você possa ajudá-los. Você pode interagir com os clientes usando convites de chat dinâmico.

Use análises da web ao vivo (analytics)

A análise da web ao vivo é benéfica no atendimento ao cliente. Ele permite que você veja o que os visitantes estão fazendo no seu site. Essas informações permitirão que você entre em contato com os clientes imediatamente, fornecendo-lhes o serviço de chat ao vivo de que precisam.

Envie chats para agentes relevantes

Seus clientes querem ajuda imediatamente, por isso recorrem ao chat ao vivo. Afinal, é ao vivo. Você pode ajudar a resolver seus problemas mais rapidamente enviando bate-papos aos agentes relevantes. Faça isso usando o roteamento automático baseado em habilidades para direcionar mensagens ao agente que pode responder melhor ao problema.

Coloque os botões do chat ao vivo na frente do cliente

Não esconda o botão de chat ao vivo no fundo da página ou dentro da página de contato. Coloque-o na frente do cliente imediatamente. O objetivo aqui é se tornar disponível. Portanto, você deve colocar o botão de chat ao vivo no local mais óbvio para interagir com os clientes.

Personalize a janela de chat

Personalizar a janela de seu recurso de chat ao vivo pode fornecer ganhos excelentes. Por um lado, pode ajudar a criar um excelente visual – primeira impressão. Nesse sentido, inclua um avatar de seu agente de atendimento ao cliente e o logotipo de sua empresa na janela de bate-papo para impulsionar a imagem de sua marca.

Garanta a resolução do primeiro contato

comunicação-cliente-LiveAgent

Incentive seus agentes de atendimento ao cliente a resolverem qualquer problema o mais rápido possível, possivelmente no primeiro contato. Você pode fazer isso entregando uma taxa média de resposta rápida, que acontece quando você aproveita ao máximo as mensagens automatizadas e multitarefa entre clientes.

É crucial e benéfico para uma empresa ter uma comunicação rápida de atendimento ao cliente. No entanto, torne a resolução dos problemas do cliente uma questão importante também, mas, mais ainda, certifique-se de que eles fiquem felizes.

Gostaria de aprender mais?

Confira nossos extensos artigos de comunicação com o cliente;

Não conhece o LiveAgent?

LiveAgent é um software de gerenciamento de comunicações com o cliente que permite o seu representantes de atendimento ao cliente para lidar com todas as consultas em um só lugar. Esta ferramenta de atendimento ao cliente conecta vários canais de comunicação e os reúne em uma caixa de entrada universal. Por exemplo, todas as comunicações com o cliente por e-mail, mídia social, chat ao vivo ou base de conhecimento são transformadas em tickets em uma interface.

Quais são os benefícios do software de gerenciamento de comunicação com o cliente?

  • retenção de clientes
  • feedback positivo do cliente/experiência do cliente
  • lealdade do consumidor

O conhecimento é importante, mas apenas quando colocado em prática. Teste tudo em nossa academia dentro do LiveAgent.

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