Existem vários cenários em que uma empresa precisa enviar um e-mail a seus clientes ou usuários para fornecer informações sem ser particularmente promocional. Os exemplos mais comuns de e-mails informativos são breves notícias sobre mudanças na direção ou gestão futura da empresa, etc.
E-mails informativos também podem ser sobre modificações nos termos e condições ou outros acordos legais, bem como declarações para tranquilizar os assinantes à luz dos desenvolvimentos atuais na indústria ou eventos globais. Esses tipos de mensagens têm sido particularmente comuns nos últimos anos, com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) da UE levando a inúmeros e-mails sobre mudanças na política de privacidade em nossas caixas de entrada. Mais recentemente, a atual pandemia de coronavírus fez com que muitas marcas atualizassem constantemente seus clientes por e-mail sobre como eles estão se adaptando à situação em constante evolução.
Outros tipos de e-mails informativos são inquéritos enviados aos clientes para os informar sobre a possibilidade de responderem a um questionário, ou um convite para os informar sobre um evento da empresa que decorrerá num futuro próximo. Por sua vez, o remetente espera receber feedback sobre um produto/serviço, ou uma RSVP para o atendimento planejado do destinatário.
Por fim, os e-mails de aquisição informam aos usuários que eles se inscreveram com sucesso em uma conta ou se inscreveram para receber o conteúdo do boletim informativo (newsletter). As mensagens de Winback informam aos clientes existentes que eles não compram há algum tempo e que podem ser removidos do banco de dados da empresa se permanecerem inativos. Esses dois tipos de e-mail informativo são um pouco mais promocionais do que os outros que foram mencionados, pois geralmente incluem frases de chamariz (CTAs) ou oferecem descontos como recompensa.
O envio de e-mails informativos permite que você entre em contato com seus clientes existentes e potenciais para informá-los sobre notícias específicas que precisam ser lidas ou que você acha que serão úteis. Vários exemplos dessas mensagens foram reunidos neste artigo, com sugestões de linhas de assunto como bônus.
Os modelos de e-mail são estruturas de mensagens que você pode usar como ponto de partida para escrever sua própria cópia (simplesmente alterando o texto sugerido pelo seu). Os modelos de e-mail permitem que você escreva e-mails sem esforço – basta inserir imagens ou outro conteúdo e modificar o estilo para se adequar à personalidade da sua marca
E-mails informativos não são chamados de “informativos” sem motivo. Seu principal objetivo é informar o destinatário sobre uma ação específica e, embora ser criativo seja sempre uma boa coisa, você não deve se permitir ser muito reservado, confuso ou misterioso neste ponto. Tempo é dinheiro, não apenas para você, mas também para seus destinatários de e-mail.
Se houver um padrão que você segue em seus e-mails informativos, não o altere abruptamente. Seu público pode estar acostumado a ver certos elementos dentro de seus e-mails, incluindo linhas de assunto, o layout ou até mesmo a hora do dia em que você envia seus e-mails. Em essência, certifique-se de que seus clientes não confundam seus e-mails com os de outra marca. Além disso, envie seus e-mails informativos apenas quando for realmente necessário – não abuse dessa opção e sobrecarregue as caixas de entrada de seus clientes com muitos e-mails, a menos que seja algo realmente urgente.
Por falar em layout de e-mail: certifique-se de que seu e-mail esteja formatado corretamente. É provável que muitos destinatários não leiam tudo – eles julgarão o conteúdo por linhas de assunto, declarações em negrito, ou marcadores. Sua formatação deve falar por si mesma, ser direta ao ponto e ter um tom apropriado. Por exemplo, se há algo desagradável para anunciar, provavelmente não é a melhor ideia exagerar no conteúdo com emojis ou pontos de exclamação que podem apenas fortalecer sentimentos de decepção ou raiva. Por outro lado, quando há algo positivo a anunciar, você pode começar seu e-mail com uma saudação agradável.
Abaixo estão alguns exemplos de linha de assunto para e-mails informativos:
Modelo de e-mail de anúncio da empresa 1 – anúncio de promoção
Modelo de e-mail de anúncio da empresa 2 – recrutamento interno
Modelo de e-mail de anúncio da empresa 3 – introdução de novo empregado
Modelo de e-mail de anúncio da empresa 4 – convite aberto para empresa
Modelo de resumo de e-mail 1 – performance de negócios
Modelo de resumo de e-mail 2 – update da empresa
Modelo de resumo de e-mail 3 – sumário de atividades
Modelo de resumo de e-mail 4 – comparação com os outros
Modelo de e-mail informativo 1 – declaração dando garantias
Modelo de e-mail informativo 2 – fornecendo uma atualização em tempos de crise
Modelo de e-mail informativo 3 – breve declaração da empresa
Modelo de e-mail de mudança de acordo legal 1 – Mudanças de T&Cs
Modelo de e-mail de mudança de acordo legal 2 – atualização da política de privacidade
Modelo de e-mail de mudança de acordo legal 3 – atualização da política de uso aceitável
Modelo de e-mail de pesquisa 1 – oferecendo um incentivo
Modelo de e-mail de pesquisa 2 – pergunta única incorporada no copy
Modelo de e-mail de pesquisa 3 – avaliação de produto/serviço
Modelo de e-mail de pesquisa 4 – resultados do questionário
Modelo de e-mail de RSVP 1 – convite para conferência/webinar
Modelo de e-mail de RSVP 2 – convite para evento de premiação
Modelo de e-mail de RSVP 3 – convite para evento de construção de equipe
Modelo de e-mail de aquisição 1 – confirmação de inscrição
Modelo de e-mail de aquisição 2 – consolidação de banco de dados e aconselhamento acionável
Modelos de e-mail de winback 1 – oferecendo um desconto
Modelos de e-mail de winback 2 – informando sobre motivos para ficar
Modelos de e-mail de winback 3 – remoção da lista de inscrição
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