• Modelos
  • Modelos de chat proativos

Modelos de chat proativos

O atendimento ao cliente reativo tem sido a norma há anos, no entanto, cada vez mais empresas estão adotando uma abordagem mais pró-ativa, que tem se mostrado altamente eficiente. E na verdade, uma pesquisa da BT descobriu que 78% dos consumidores gostam quando as organizações percebem que estão tendo dificuldades com um site ou em concluir um pedido e os contatam diretamente para tentar ajudar. É aí que entram os convites de chat proativos. Convites de chat proativos baseados em gatilhos, altamente personalizados e perfeitamente sincronizados podem melhorar a experiência do usuário, garantir a satisfação do cliente e oferecer mais oportunidades de vendas. 

Modelos de chat proativos
Exemplo de chat proativo

O que é chat proativo?

Ao contrário dos chats reativos, chats proativos são iniciados pela empresa (manual ou automaticamente). Convites de chat proativos automatizados podem ser acionados com base em informações específicas do visitante, regras predefinidas e várias métricas de comportamento, como a página atual em que estão navegando, o número de vezes que visitaram seu site, a quantidade de tempo que visitaram passou navegando em seu site e muito mais.

Quando usados estrategicamente, chats proativos pode ajudar a construir a confiança dos visitantes de primeira viagem, aumentar o envolvimento do usuário e aumentar a satisfação do cliente (de acordo com um estudo, 94% dos clientes que foram convidados de forma proativa para um chat ficaram um tanto ou muito satisfeitos com a experiência), evita o abandono do carrinho de compras, reduz a taxa de rejeição, aumenta taxas de conversão, e aumenta o valor médio dos pedidos.

Convites de Chat proativos
Galeria de convites de chat proativos

Práticas recomendadas para chats proativos

  • Dê aos seus visitantes algum tempo para olhar ao redor antes de convidá-los para um chat – defina o tempo certo com base no tempo médio gasto em cada página.
  • Torne mais fácil para os visitantes aceitarem ou recusarem um convite proativo de chat para garantir que eles se sintam no controle de sua experiência.
  • Não envie vários convites de chat durante a mesma sessão de navegação – especialmente depois que um visitante já rejeitou seu convite uma vez.
  • Não habilite o chat proativo em cada página, isso só pode irritar seus visitantes – em vez disso, segmente páginas estratégicas (como páginas de produtos / preços / checkout).
  • Evite mensagens muito genéricas. Torne seus convites de chat proativos personalizados, específicos e relevantes para a página em que aparecem.
Modelos de chat proativos

Modelos de chat proativos para vários cenários

Convites de chat proativos para novos visitantes

Convites de chat proativos para visitantes retornantes

Convites de chat proativos para visitantes hesitantes

Convites de chat proativos para páginas de produtos

Convites de chat proativos para páginas de preços

Convites de chat proativos para páginas de checkout

Convites de chat proativos para páginas com altas taxas de rejeição

Convites de chat proativos para páginas de perguntas frequentes (FAQ)

Convites de chat proativos para oportunidades de venda cruzada/ampliada

Exemplos de convites de chat proativos para setores específicos

Take advantage of our free 14-day trial.

Test all that LiveAgent has to offer, including our smart proactive live chat invitations. Deploy them based on specific action-based triggers and engage your customers today.

Free Trial
Voltar aos Modelos

Nosso website usa cookies. Ao continuar, assumimos que temos permissão para implantar nossos cookies como descrito em nossas política de privacidade e cookies.