O que é uma marca?
A marca é um termo comercial e de marketing. Refere-se à prática que ajuda um público-alvo a reconhecer instantaneamente uma empresa, indivíduo ou produto. As marcas moldam as percepções dos clientes em potencial sobre uma empresa e criam identidades reconhecíveis no mercado.
Componentes da marca incluem a identidade visual da empresa, como logo, design, cores, cultura da empresa, mensagem e muito mais.
Para grandes empresas, a marca corporativa tende a ser uma operação generalizada em vários departamentos de marketing, equipes e muitos canais de comunicação. No entanto, mesmo as pequenas empresas podem construir uma marca reconhecível com uma identidade visual marcante. Usar várias táticas de marcas modernas e bem-sucedidas e utilizar canais de comunicação como mídias sociais são ótimas ferramentas graças à sua acessibilidade e baixo custo.
Benefícios de ter uma marca forte
Construir uma marca nem sempre é a tarefa mais fácil, no entanto, pode ser muito gratificante.
Reconhecimento – Com uma marca forte, você é facilmente reconhecível entre os consumidores, o que pode lhe proporcionar uma vantagem competitiva no mercado.
Fidelização do cliente – Quando os clientes conhecem e se alinham com sua marca, é mais provável que eles se tornem um público fiel. Muitas vezes, eles não hesitam em fazer compras repetidas, mesmo com custos mais elevados, quando confiam na empresa.
Maior credibilidade – Para ganhar credibilidade em seu setor, você precisa de duas coisas: uma marca forte e um atendimento ao cliente incrível.
Engajamento do cliente – É mais provável que seu público se envolva com uma empresa que tenha uma identidade visual distinta e valores com os quais se alinhe e com os quais se relacione. Eles param de ver você apenas como um “fornecedor” e interagem com você em vários canais de comunicação, como mídia social, como uma entidade em que podem confiar.
Atrai novos talentos – Muitos funcionários talentosos decidem se candidatar a empregos com base nos valores, na cultura e na marca da empresa.
Confiança – Uma marca bem-sucedida permite não apenas clientes confiantes, mas também funcionários, parceiros de negócios e proprietários. Ter certeza sobre uma empresa torna as as jornadas dos clientes, as compras, os investimentos e as operações gerais muito mais fáceis e agradáveis.
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Revelando os segredos da marcação eficaz
Obtenha clareza sobre o significado de “marca” e “branding” neste vídeo informativo. Entenda que uma marca vai além de logotipos ou produtos e engloba a história, promessa, valores centrais, identidade, comportamento e personalidade de uma empresa. Descubra como o branding envolve o gerenciamento consistente das percepções e experiências do público. Aprenda como construir uma marca mais forte para você, sua empresa ou seu produto. Assista ao vídeo agora para desbloquear o poder de estratégias eficientes de branding.
Topics
- Definição de Marca
- Percepção de Marca
- Papel do Branding
Video summary
Quando pergunto a empresários o que eles pensam sobre uma marca, nove em cada dez geralmente estão errados. Então, você sabe o que é uma marca? Tem certeza? Ao longo dos anos, a palavra marca tem sido usada para descrever coisas que não são. Hoje, gostaria de trazer clareza sobre o que o termo realmente significa e capacitar você a construir uma marca melhor para si mesmo, sua empresa, seu produto ou serviço. Eu sou Richard Ansley, consultor de marcas e fundador da Priest and King. Hoje, quero esclarecer a definição de marca e branding. Estas palavras são usadas de forma bastante solta nos dias de hoje, a ponto de confundir até mesmo profissionais de negócios inteligentes. Vamos eliminar algumas ideias erradas comuns: uma marca não é um logotipo, não é um produto, não é uma empresa, não é marketing ou design ou embalagem, não são cores, mascotes ou slogans. A maioria das empresas com as quais trabalhei acreditava que esses elementos eram, na verdade, a marca e, para ser justo, eles estavam parcialmente certos. Esses elementos são produtos de uma marca, mas a marca vai muito além, é muito mais interativa e humana. Então, o que é uma marca? Uma marca é simplesmente o que a audiência acredita sobre a empresa, suas experiências e percepções desse produto ou serviço. E o branding? Bem, se sua marca é uma combinação de suas crenças, valores e personalidade, juntamente com as percepções e experiências de sua audiência, então o branding é simplesmente o ato de gerenciar essas percepções e experiências de maneira consistente. Vamos usar o exemplo da Coca-Cola, uma das marcas mais reconhecíveis do mundo. Quando eu menciono o nome da marca, automaticamente surgem uma variedade de imagens, sons e sabores. Você pode ouvir as bolhas, ver a lata vermelha com letras brancas em escrito. Muitos de vocês podem até sentir sede ou lembrar de momentos divertidos da infância ou outras experiências positivas. O branding acionou a marca, o nome, a aparência e o som que se ligaram às suas experiências subconscientes. Você sabia que, no âmago de cada campanha de marketing da Coca-Cola, há um valor principal de inspirar momentos de otimismo e alegria? Sua imagem geralmente é repleta de pessoas sorridentes em situações felizes e divertidas. Até sua embalagem diz "aprecie Coca-Cola". Isso é branding, moldando consistentemente as percepções e experiências do cliente em todos os comerciais, em todas as campanhas publicitárias e experiências do usuário. Qual é o papel do logotipo, das cores ou da forma exclusiva da garrafa? Esses elementos simplesmente identificam a empresa, são basicamente bandeiras que acionam suas percepções sobre a marca. Você pode estar olhando para sua marca ou para o marketing que está fazendo e pensando: "sim, é a Coca-Cola, eles são gigantes, são uma empresa bilionária, como eu poderia fazer minha marca ser tão eficaz?" A verdade é que você pode. Trabalho com empresas o tempo todo para desenvolver marcas incrivelmente eficazes que se destacam em seus mercados, e acredito que você também pode. Eu escrevi um livro que tenho certeza que pode ajudá-lo a começar. Chama-se "O Guia Humano para Branding" e hoje estou disponibilizando gratuitamente. Este livro está repleto de chaves úteis que irão educá-lo e capacitá-lo a construir uma marca forte e duradoura. Para receber sua cópia gratuita, basta clicar no link fornecido. Obrigado por assistir e até a próxima. Eu sou Richard Ansley.
Frequently Asked Questions
O que é uma marca?
Uma marca é a forma como uma organização, empresa ou pessoa é percebida pelo meio ambiente e por quem tem experiência com ela. Uma marca é mais do que apenas um nome, mas também os sentimentos que uma determinada empresa ou pessoa evoca nos destinatários.
Como construir uma marca?
A construção de uma marca deve ser bem pensada e deve se concentrar em passos específicos que precisam ser seguidos. Se você já sabe o que sua empresa fará exatamente, responda à pergunta sobre o que é seu grupo-alvo e pesquise-o cuidadosamente. Esta etapa o ajudará a escolher o nome da empresa, slogan, design do logotipo e toda a identidade visual. Também é extremamente importante definir o propósito e a personalidade da sua marca. Uma análise completa da concorrência também pode ser útil
Por que uma marca forte é importantet?
Em primeiro lugar, ter uma marca forte aumenta o reconhecimento do cliente. Se seus clientes e clientes em potencial conhecem a marca, eles podem escolhê-la com mais disposição. Então, sua marca forte pode construir uma vantagem competitiva sólida no mercado. Se seus serviços forem amplamente reconhecidos, suas vendas só podem aumentar. Marcas fortes tendem a compartilhar valores com os clientes e atrair um forte grupo de seguidores, o que resulta na construção de uma comunidade leal em torno da marca. Melhor credibilidade aumenta a disposição dos clientes de comprar e interagir com a marca, e a própria marca tem mais facilidade para apresentar novos produtos, serviços e atualizações
Elementos de marca como logotipo, cores, tipografia e mensagem são essenciais para a identidade e percepção da marca. Eles comunicam o propósito e os valores da empresa, afetando a experiência do cliente e a escolha dos consumidores. Uma estratégia de branding eficaz envolve a coesão e a escolha cuidadosa desses elementos para criar uma associação forte na mente do público-alvo.