O artigo oferece modelos de resposta para feedback positivo nas redes sociais, destacando a importância do feedback dos clientes para otimização de estratégias e fortalecimento do vínculo com a marca. Responder ao feedback demonstra apreço e auxilia na tomada de decisões.
Um estudo recente do Sitel Group mostrou que 49% das pessoas são mais propensas a compartilhar suas experiências positivas com empresas do que negativas (30% dos entrevistados).
Independentemente de ser positivo ou negativo, todo feedback é valioso porque pode ajudá-lo a ver o que você está fazendo certo e o que pode ser melhorado.
O que é feedback?
Em um contexto de negócios, o feedback se refere a um cliente que usa um produto ou serviço e comunica seu nível de satisfação com ele. Muitas vezes, os clientes também fazem sugestões de melhorias.
Por exemplo, no caso de uma loja online, uma opinião pode ser compartilhada sobre um produto adquirido, serviço prestado pelos representantes de suporte, design do site ou o preço do produto, entre muitas outras coisas. Geralmente, cabe a cada empresa identificar o que deseja ser avaliado e buscar ativamente o feedback dos clientes. Os clientes também podem compartilhar seus comentários sem que eles sejam solicitados, caso em que será ainda mais valioso.
Por que o feedback do cliente é importante?
Os comentários dos clientes são informações úteis que podem ajudá-lo a entender o grau de satisfação dos seus clientes com seus produtos e/ou serviços. Esses insights fornecem uma ideia geral sobre como seus clientes percebem seus produtos e sua empresa.
Além disso, o feedback do cliente:
Ajuda a otimizar seus produtos e/ou serviços
O lançamento de um novo produto e/ou serviço geralmente é apoiado por pesquisas anteriores sobre as necessidades e interesses do seu público-alvo. Os resultados de tal estudo podem ser muito encorajadores e construtivo. No entanto, depois que seu público usa seu produto e / ou serviço, sua opinião real pode mudar.
Ao analisar o feedback do cliente, você pode aprender os pontos fortes e fracos de sua oferta. Mais importante, você também pode entender o que seus clientes experimentaram ao usar seus produtos e/ou serviços. Com base nessas informações, você pode otimizar o que é necessário para garantir que continuará oferecendo uma experiência de qualidade para seus clientes.
Contribui para medir a satisfação do cliente
Uma das métricas mais importantes que ajudam você a aprender o sucesso de seus produtos e/ou serviços é a satisfação do seu cliente. Você deve ter certeza de que seus clientes estão satisfeitos com sua oferta, mesmo que isso implique resolver problemas e atender às suas necessidades.
Fortalece o vínculo entre os usuários e a marca
Os clientes desejam que suas marcas favoritas ofereçam uma experiência mais pessoal e menos automatizada. Ao levar em consideração as opiniões de seus clientes, você mostra a eles que se preocupa e está comprometido em fornecer-lhes o serviço que esperam.
Além disso, envolver os clientes na otimização de estratégias internas aumenta seu apego ao negócio.
Como resultado, eles se tornarão os embaixadores da sua marca, espalhando informações sobre seus produtos e serviços de uma forma benéfica “boca a boca”, sem nem mesmo serem solicitados a fazê-lo.
Incentivo à tomada de decisões de negócios
Tomar decisões de negócios baseadas unicamente nas opiniões dos clientes tem uma consequência: o declínio de um negócio, seja no curto ou longo prazo. Em mercados competitivos, não é lucrativo tomar decisões importantes com base nas opiniões dos clientes.
No entanto, as opiniões dos clientes podem fornecer dados valiosos para apoiar o desenvolvimento de estratégias futuras.
Ideias para modelos de resposta de feedback positivo em mídia social
Modelo 1 de resposta de feedback positivo em mídia social
Thank you very much for sharing your experience with us.
We are really happy that your interaction with our brand was so positive.
I just want to let you know that we are acting upon your feedback to make some vital changes to the way we operate [list of changes].
As you can see, the opinions of our clients help us to provide better experiences and grow as a company.
Regards,
[rep’s name], the [company] customer service team
Modelo 2 de resposta de feedback positivo em mídia social
Having you and your family [stay/dine] with us was a pleasure for [company]. We really value the fact that you are being so open with us and taking the time to share your feedback.
I’m glad that you felt [positive point mentioned in the customer’s message].
Hope to see you soon!
Best,
[company’s owner]
Modelo 3 de resposta de feedback positivo em mídia social
We’re happy you are satisfied with the quality of our [product/service]. It means a lot!
Thank you for choosing [company], we’re so thankful for outstanding customers like you.
Let us know if you need anything else.
Sincerely,
[name, position]
Modelo 4 de resposta de feedback positivo em mídia social
I’m really proud that we were able to meet your high expectations! Thank you for taking the time to share your opinion with our customer service team.
It’s such a pleasure to have customers like you.
We will do our best to make your future experience with us even better.
Best,
The [company] customer service team
Modelo 5 de resposta de feedback positivo em mídia social
Thank you for sharing your story and experience with us! I’m so happy that our [product/service] has made such a difference for you.
There’s one part of your comment that really caught my attention. Do you mind if we share your story with our team, and possibly, on external channels like our website or social media profiles?
Thank you very much for your trust.
Best,
[Reps’ name and contact number]
Resposta a reclamação nas redes sociais – Perguntas frequentes
Devo responder a todas as mensagens de feedback positivo?
Vamos reverter essa pergunta – como você poderia não responder a uma mensagem com feedback positivo? Se um cliente está tão feliz com seu produto ou serviço que decidiu compartilhar sua opinião com você, sem dúvida você deve responder a sua mensagem e agradecê-lo por compartilhar seus pensamentos.
Posso compartilhar as opiniões positivas dos clientes publicamente?
Se um cliente deixou feedback em um comentário de perfil já público, você tem o direito de compartilhar a opinião dele com o mundo. No entanto, não faria mal pedir ao autor do comentário permissão para compartilhá-lo em suas redes sociais. Se você receber um feedback positivo por meio de uma mensagem privada, definitivamente terá que perguntar ao cliente antes de compartilhar seu comentário publicamente. Essas regras não se aplicam a opiniões anônimas ou depoimentos, mas você deve sempre ter como objetivo compartilhar feedback positivo com os nomes dos autores, pois é mais confiável.
Devo fazer mais do que apenas agradecer a um cliente pelo feedback positivo?
Depende da política interna da sua empresa. Existem empresas que, por exemplo, enviam vouchers aos seus clientes em agradecimento, mas faz parte de uma estratégia maior. Você poderia fazer algo para um grande cliente e enviar-lhe espontaneamente um pequeno presente, mas lembre-se de que provavelmente terá que fazer o mesmo para cada cliente que compartilha uma nova avaliação positiva. Se você não fizer isso, você corre o risco de enfrentar reações negativas.
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Andrej Saxon | LiveAgent support team