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Modelos de pesquisa de satisfação do cliente para pós-venda no e-commerce

Embora pareça óbvio, às vezes é fácil esquecer que os clientes são a base de todos os negócios. Como tal, é extremamente importante manter contato com eles – saber como eles se sentem, o que pensam e o que valorizam em seus produtos ou serviços. Saber disso ajudará você a melhorar sua oferta e aumentar a fidelidade do cliente a longo prazo. Como tal, o envio de pesquisas de satisfação do cliente deve ser uma atividade regular de marketing, especialmente se você opera em um mercado ou setor em que a concorrência é diversificada.

Modelos de pesquisa de satisfação do cliente para pós-venda no e-commerce

Em um momento ou outro, todos nós vimos uma pesquisa de satisfação do cliente, embora sejam menos comuns do que imaginamos. Por que isso? Porque a maioria das pesquisas que as empresas conduzem não se concentra na experiência do usuário relacionada aos seus produtos ou serviços, mas sim na obtenção de dados ou números sobre as percepções dos clientes e a imagem da marca. Felizmente, essa abordagem está mudando gradualmente e agora é hora de você entrar no movimento. Vamos conhecer as pesquisas de satisfação e ver como você pode usá-las em sua comunicação de marketing no e-commerce.

O que é uma pesquisa de satisfação do cliente para pós-venda?

Quando se trata de administrar um negócio, a pesquisa é crucial. A pesquisa assume muitas formas, incluindo análise de mercado, pesquisa de fornecedores, perguntas longas ou grupos de foco que podem mostrar como é seu público-alvo, seus dados demográficos, situações econômicas e interesses. No entanto, como os perfis dos clientes mudam constantemente, a pesquisa deve ser um processo contínuo. Ao renovar seus esforços de pesquisa regularmente, sua empresa poderá se desenvolver, evoluir e se tornar um parceiro ainda mais confiável para seus clientes a longo prazo. Então, como você pode coletar mais dados? Através de pesquisas de satisfação!

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Use nossa integração com o Nicereply para incorporar pesquisas de satisfação diretamente em seus e-mails

Pesquisas de satisfação são um conjunto de perguntas com o objetivo de coletar dados quantitativos e qualitativos que permitirão definir e medir o quanto os clientes estão satisfeitos com um produto, serviço ou até mesmo com o processo de compra. Devido ao seu foco, essas pesquisas devem ser enviadas aos clientes depois que eles fizerem uma transação, visitarem uma loja online ou interagirem com sua empresa.

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Uma pesquisa de satisfação incorporada em um e-mail do LiveAgent

Você já fez uma compra em uma loja física ou foi ao cinema e depois recebeu uma pesquisa perguntando sobre sua experiência? Isso é o que é uma pesquisa de satisfação do cliente. Embora possam parecer semelhantes a outras pesquisas, as perguntas feitas dependerão do objetivo que a pesquisa busca cumprir.

Para facilitar a avaliação da satisfação de seus clientes, criamos alguns modelos de pesquisa de satisfação do cliente para pós-venda para você usar. Confira os modelos abaixo, fique à vontade para copiá-los e colá-los e, em seguida, comece a medir a felicidade de seus clientes.

Linhas de assunto da pesquisa de satisfação do cliente para pós-venda no e-commerce

  • Obrigado por comprar em [nome da loja online] – conte-nos o que você achou
  • Estamos aqui para pedir sua opinião
  • Adoraríamos ouvir você
  • Compartilhe sua opinião sobre o [produto/serviço]
  • A sua opinião é muito importante para nós – diga o que você pensa sobre [nome da loja online]

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Modelos de pesquisa de satisfação do cliente para pós-venda de e-commerce

Modelo de pesquisa de satisfação do cliente para pós-venda nº 1


Hello [name],

We’re reaching out because [recently/on purchase date] you placed an order at [online store’s name], and we’d like to know whether [product/service] met your expectations.

To share your opinion with us, please fill out the survey linked below.

[Button: Fill out the survey]

We hope you are satisfied with your purchase, and we’d really appreciate your feedback.

Thank you!

The [online store’s name] Team

Modelo de pesquisa de satisfação do cliente para pós-venda nº 2


Hi [name],

Not so long ago, you ordered [product/service at online store’s name], and we’d like to know your thoughts about it.

That’s why we’d like to ask you to answer a few quick questions. You can do so by filling out this form [link to the form] or simply answering the following questions by responding to this email.

Question 1
Question 2
Question 3…

After you have completed the survey, we’ll send you a discount code for your next purchase as a thank you for helping us improve our [products/services].

Can’t wait to hear back from you!

Best,
The customer Satisfaction Team at [company]

Modelo de pesquisa de satisfação do cliente para pós-venda nº 3


Hey [name],

How do you like the [product/service] you bought [recently/on purchase date] at [online store’s name]?

Please share your opinion by clicking on the most relevant emojis below:

😕 not good
😐 sufficient
🙂 good
😀 excellent

Would you like to add anything else? If yes, please answer this email and share your thoughts, or fill out this form: [link to the form].

We value your feedback!
[online store’s name]

Perguntas frequentes

Devo enviar um e-mail de pesquisa de satisfação do cliente para pós-venda após cada compra?

Na verdade, não há uma resposta definitiva para essa pergunta. Você pode enviar uma pesquisa de satisfação do cliente para pós-venda para o mesmo cliente após cada compra que ele fizer. No entanto, se o seu modelo de negócio envolve compras frequentes, ou existem segmentos de clientes que compram de você regularmente, então não é a melhor ideia enviar pesquisas de satisfação após cada pedido.

Por quê? Porque pode irritar seus clientes. Imagine receber exatamente o mesmo e-mail de uma empresa algumas vezes por semana. Você ficaria frustrado, não é?

Com que frequência devo enviar e-mails de pesquisa de satisfação do cliente para pós-venda?

Se seus clientes tendem a comprar seus produtos uma ou duas vezes por mês, você pode enviar pesquisas de pós-venda após cada compra. Se você tiver compradores mais frequentes, pode definir uma regra simples para, por exemplo, enviar uma pesquisa de satisfação do cliente a cada segunda, terceira ou quarta compra, dependendo do volume de vendas de seu negócio de e-commerce.

Outra solução poderia ser o envio de e-mails de pesquisa de satisfação do cliente para pós-venda semanais, mensais ou trimestrais que são agregados. Você também pode considerar a inclusão de um link para uma pesquisa de satisfação do cliente para pós-venda em cada e-mail confirmando o envio de um produto. No entanto, essa solução pode resultar em baixas taxas de conversão e aceitação.

Você deve avaliar o caso individual de sua loja online e ajustar a frequência dos e-mails da pesquisa de satisfação do cliente para pós-venda de acordo.

É incomum oferecer aos clientes algo em troca do preenchimento de uma pesquisa de satisfação do cliente?

É muito comum recompensar os clientes por sua ajuda. Seus clientes não precisam perder tempo respondendo às suas perguntas – é você quem está lucrando com os dados coletados. Como tal, é um gesto simpático oferecer algo em troca aos seus clientes. Você pode fornecer a eles um código de desconto para a próxima compra, oferecer frete grátis ou informar os clientes fiéis sobre descontos sazonais antes do restante do seu banco de dados e etc.

Há muitas maneiras de dizer “obrigado” por preencher uma pesquisa de satisfação do cliente. Trata-se de trazer valor adicional para seus clientes para mostrar a eles o seu apreço.

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