Descubra modelos de e-mail eficazes para incentivar indicações de clientes em lojas de e-commerce. Aprenda como empresas como Amazon, Booking.com e Airbnb usaram programas de indicação para crescer exponencialmente e veja como você pode se beneficiar desse método para obter referências e atrair novos consumidores.
Encontrar o método certo para atrair novos clientes para sua empresa não é fácil. Nos próximos anos, a indústria de e-commerce descobrirá que os líderes de mercado vão se concentrar em personalizar experiências e aproveitar o aprendizado de máquina e algoritmos de IA para atrair novos consumidores. No entanto, há outra tática empregada por gigantes da web como Amazon, Booking.com, Slack e Airbnb que provou atrair clientes continuamente. O método que todos usam é chamado de marketing de referência.
Os programas de indicação ajudaram cada uma dessas empresas a crescer exponencialmente, envolvendo e capitalizando seus ativos mais importantes: os clientes. O que começou como boas ideias para o desenvolvimento desses negócios resultou na disparada de seu crescimento com programas bem executados que alavancaram o marketing de referência.
Mas criar um programa de marketing de referência eficaz e bem-sucedido é apenas o começo. O verdadeiro desafio é garantir que suas atividades de marketing incentivem as referências continuamente. Eles devem resultar em clientes leais recomendando seus produtos ou serviços a amigos e familiares.
Como proprietário de uma loja de e-commerce, você pode aproveitar o marketing de indicação de muitas maneiras diferentes. Neste artigo, queremos mostrar os benefícios do marketing de indicação e fornecer as ferramentas certas que ajudarão você a obter indicações de seus clientes existentes. Antes de entrarmos no básico, confira o Post Affiliate Pro, uma ótima ferramenta para gerenciar seu programa de afiliados.
Design your own templates
LiveAgent gives you the power to design your own customer email templates. Curious about all the opportunities?
O que é marketing de referência?
O marketing de referência é uma forma de promoção que utiliza várias estratégias para incentivar a recomendação de produtos. Ao mesmo tempo, também pode ser usado para impulsionar as vendas a partir de recomendações feitas por terceiros.
Vantagens do marketing de referência
Vários estudos confirmaram as vantagens do marketing de referência.
O Relatório do Estado de Marketing de Referência de 2019 destaca que 30% das empresas já têm um programa de indicação em vigor e 75% delas dizem que é o método mais barato para adquirir novos clientes. Além do mais, de acordo com um relatório da Nielsen, 92% dos consumidores confiam nas recomendações de pessoas que conhecem.
A vantagem mais importante do marketing de referência é que as pessoas tendem a confiar nas recomendações de alguém que conhecem muito mais do que nas informações fornecidas pela própria marca, análises online, relatórios ou pesquisas de mercado.
Confira os benefícios adicionais do marketing de referência abaixo.
Clientes valiosos para sua loja online
É quase garantido que você ganhará clientes mais satisfeitos, porque eles já estarão mais cientes de seus produtos ou serviços e serão incentivados por alguém em quem confiam. É verdade que os resultados finais das vendas ainda dependerão de sua capacidade comercial, mas isso, sem dúvida, abre o caminho para o sucesso.
Aumento do ROI
Com o marketing de referência em funcionamento, os ciclos de vendas tornam-se mais curtos e o orçamento de marketing é mantido sob controle mais rígido, pois se concentra em encorajar uma ação simples e única – as indicações.
O marketing de referência no e-commerce é fácil de implementar
Uma estratégia de marketing de referência não muda os processos de vendas da empresa ou o plano geral de marketing. Também não requer muito tempo ou esforço da equipe de marketing, porque seus clientes fazem muito do “trabalho” promocional para você em termos de recomendações para amigos ou familiares.
Aumenta a visibilidade da sua marca de e-commerce
Todos os clientes em potencial atraídos para sua loja online por atividades de marketing de indicação acessarão indiretamente informações sobre sua marca, de modo que o reconhecimento da marca será automaticamente impulsionado como resultado.
Um sistema feito sob medida para suas necessidades
Os incentivos do programa de referência podem ser criados e personalizados com base nas extensas informações obtidas de clientes que estão interessados em seus produtos ou serviços, e que são complementadas pelo conhecimento de clientes fiéis que indicam ativamente sua marca para terceiros.
O LiveAgent combina excelente chat ao vivo, emissão de tickets e automação que nos permite fornecer um suporte excepcional aos nossos clientes.
Linhas de assunto do modelo de e-mail de indicação de e-commerce
Modelos de e-mail de indicação de e-commerce
Modelo de e-mail de indicação de e-commerce nº 1
You shop with us regularly, so we assume you like [product/service].
That’s why we have something to offer you:
Refer [product/service/company] to a friend and receive [incentive] as a reward.
It’s super easy. Just click on the button below, get your dedicated link, ask a friend or family member to visit our store through that link, and encourage them to make a purchase. That’s it!
Button: Click here to refer a friend
Thanks for being with us!
Modelo de e-mail de indicação de e-commerce nº 2
Your package with [product] is on its way! It should be delivered in the next [X] days.
While you’re waiting for [product], please have a look at our referral options. You can choose one that works best for you:
Earn $[X] for every friend who spends $[Y] at [name of the e-store] this month.
Encourage [X] friends to create an account at [name of the e-store] and get a [Y]% discount off your next purchase.
Receive [X] gift cards to share with your friends and earn [Y] loyalty points for every purchase made using each card.
Decide which option would be the most attractive for you and your friends then share the referral link with your close ones so that you can both enjoy [products/services] at the lowest prices!
If you have any questions or feedback for our referral program, don’t hesitate to contact us. You can either reply to this email or call us at [phone number].
Thanks for supporting our store!
Modelo de e-mail de indicação de e-commerce nº 3
It’s not click-bait, we promise you that! You can really receive free [products/services], or at least purchase them for considerably lower than normal prices.
All you need to do is refer our e-store to a friend. Share your referral code [code number] with everyone you care about and earn $[X} in credit for each purchase made by a friend that uses your code.
Again, here’s your referral code:
[code number]
See you around!
Perguntas frequentes
O que devo oferecer como incentivo de indicação?
Praticamente qualquer coisa pode ser seu incentivo de indicação. Em troca de promover seus produtos, serviços ou loja online em geral, você pode oferecer a seus clientes um desconto, dinheiro para gastar na loja, um cartão-presente, um presente físico ou um produto de amostra. A escolha é fortemente dependente de sua oferta e cálculos internos.
Com que frequência devo enviar e-mails de indicação e oferecer incentivos?
É difícil dar uma resposta definitiva para essa pergunta. Se seus produtos ou serviços não são comprados com frequência, você pode enviar e-mails de indicação aos clientes após cada compra. No entanto, se você vende bens de consumo rápido ou, em geral, tem muitos clientes recorrentes, pode definir requisitos especiais que seus clientes precisam atender para receber uma oferta de indicação.
O marketing de indicação é uma forma de promoção que aproveita várias estratégias para incentivar a recomendação de produtos. Ao mesmo tempo, também pode ser percebido como impulsionador das vendas a partir de recomendações feitas por terceiros.
Em troca de promover seus produtos, serviços ou loja online em geral, você pode oferecer a seus clientes um desconto, dinheiro para gastar na loja, um gift card, presente físico ou produto de amostra. É fortemente dependente de sua oferta e cálculos internos.
É difícil dar uma resposta definitiva para essa pergunta. Se seus produtos ou serviços não são comprados com frequência, você pode enviar e-mails de indicação aos clientes após cada compra. No entanto, se você vende bens de consumo rápido ou, em geral, tem muitos clientes recorrentes, pode definir requisitos especiais que seus clientes precisam atender para receber uma oferta de indicação.
Elementos de marca como logotipo, cores, tipografia e mensagem são essenciais para a identidade e percepção da marca. Eles comunicam o propósito e os valores da empresa, afetando a experiência do cliente e a escolha dos consumidores. Uma estratégia de branding eficaz envolve a coesão e a escolha cuidadosa desses elementos para criar uma associação forte na mente do público-alvo.
Não ouça seus clientes – faça isso em vez disso | Kristen Berman | TEDxBerlin
Kristen Berman discute a importância de agir com base no comportamento dos clientes, usando a técnica de design comportamental para criar mudanças significativas nos produtos e serviços. Essa abordagem visa compreender os viéses psicológicos que influenciam o comportamento das pessoas, melhorando assim a tomada de decisões e o alcance de objetivos.
CALL ANNIE Revisão do Produto & Entrevista com o novo assistente de inteligência artificial
Call Annie é um novo assistente de inteligência artificial que pode ajudar em várias tarefas, como agendar compromissos, enviar e-mails e fornecer informações sobre diversos tópicos. Ele oferece conversas naturais e rápidas e pode impactar várias indústrias. Confiável e confidencial, é uma escolha perfeita para quem procura ajuda com aprendizado e resolução de problemas.
Como usar a IA para traduzir texto em 5 etapas fáceis usando o ChatGPT.
Aprenda como usar a IA para traduzir texto em 5 etapas fáceis usando o ChatGPT. Saiba como criar prompts de idioma, melhorar a estrutura do prompt, criar um enquadramento para o texto de entrada, traduzir um arquivo HTML e garantir que o texto esteja dentro de um limite de palavras. Assista ao vídeo para mais detalhes e dicas úteis!
Join our community of happy clients and provide excellent customer support with LiveAgent.
Nosso site usa cookies. Ao continuar, assumimos sua permissão para implantar cookies conforme detalhado em nosso política de privacidade e cookies.