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Software Gratuito de Live Chat

Hoje em dia, vários sites oferecem aos seus visitantes a possibilidade de se conectar em tempo real usando uma ferramenta gratuita de chat online. Pense em mensagens de textos, mensagens diretas nas redes sociais, ou até mesmo o chat do Google Hangouts, como exemplo. Já que todas as formas de mensagens instantâneas são soluções que facilitam a troca de informação, não é de se surpreender que as empresas querem usá-las para seus serviços de atendimento ao consumidor e estratégias de marketing.

No entanto, a conveniência de ter uma conversa direta com os clientes não é o único benefício das ferramentas de chat. A partir do momento em que o visitante acessa o seu site, o chat ao vivo pode acompanhá-los por toda a jornada do cliente e (possivelmente) através do processo de compra.

É por isso que a escolha de uma ferramenta de chat ao vivo com a capacidade de ser integrado ao seu website é necessário para a maioria dos negócios hoje. O software gratuito de chat ao vivo do LiveAgent, para o seu website, vem com diversos sistemas integrados. Por exemplo, um widget de chat veloz, um histórico de pesquisa de ticket de 7 dias e uma integração, como um botão de chat ao vivo, endereços de e-mail, formulários de contato ou números de telefone.

Se você estiver buscando por mais funcionalidades e/ou soluções avançadas, como histórico de pesquisa ilimitado, integração com as redes sociais ou funcionalidades de automação, dê uma olhada nos planos pagos do LiveAgent.

No entanto, até mesmo as funcionalidades limitadas de uma ferramenta gratuita de chat online permitirá a você a fácil gestão do seu negócio. Como? Vamos cavar mais fundo nos detalhes e olhar de perto essa solução popular.

Software de chat ao vivo – O que exatamente é isso?

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Chat ao vivo é um meio que permite a você interagir com os visitantes do seu website. Você pode usar gratuitamente o chat ao vivo para iniciar conversas com novos visitantes, interagir com clientes antigos e oferecer atendimento para usuários existentes, tudo em tempo real. É uma forma moderna, contínua e contextual de gerar mais vendas, fechar mais negócios e manter a satisfação e lealdade de clientes existentes.

Um chat online gratuito no seu site trás os benefícios de experiências personalizadas para o cliente, melhores interações da marca e uma vantagem competitiva sobre os seus concorrentes. Implementar um app gratuito de chat ao vivo na sua empresa também será benéfico para todos os agentes de atendimento e as equipes de marketing, vendas e desenvolvimento.

Uma solução de chat ao vivo em um website comercial desempenha uma função definitiva na solidificação dos laços entre o site e seus visitantes, já que permite aos funcionários da empresa capturar e melhorar os interesses de um cliente nos produtos ou serviços oferecidos.

Quando um visitante entra em seu site (diretamente ou através do click de um motor de busca), eles já sabem identificar os motivos que os levaram a clicar no seu site, por isso que a vontade deles de querer manter o primeiro contato, é bem alta.

É por isso que um chat online gratuito permite a você ter todas as vantagens nessa situação. Ele permite a você atiçar os interesses do cliente nos seus produtos ao oferecer uma assistência em tempo real. Graças a isso, o nível de interesse e satisfação inicial de um visitante pode ser aumentado e até multiplicado antes que sejam convertidos em um prospecto. Isso resulta na otimização de investimentos que podem então ser realocados a posicionamentos ou campanhas publicitárias.

Por que você precisa de um software de chat ao vivo para o seu website?

Os clientes irão utilizar o widget de live chat, para obterem respostas mais rápidas e convenientes a suas perguntas, ou para pedirem ajuda quando estiverem passando por problemas. As equipes de marketing e vendas podem usar essas ferramentas para coletar os leads e converter em clientes. As equipes de suporte ou serviço podem utilizar o live chat para resolver os problemas dos clientes de forma rápida, fornecendo um melhor serviço e oferecendo experiências mais valiosas para os clientes.

Toda solução gratuita de chat ao vivo confiável pode oferecer um valor incrível para negócios B2C que estejam operando online, já que as ferramentas de chat ao vivo podem ser usadas para capturar leads, reduzir taxas de bounce e diminuir o abandono do carrinho de compras.

Similarmente, um software gratuito de live chat, pode ajudar os negócios B2B a lançar ou modificar campanhas, com base nos comportamentos de seus usuários, implementar chats interativos com base em templates prontos para acelerar e facilitar a comunicação com os usuários ou para oferecer suporte de forma proativa.

Continue lendo para descobrir as vantagens que uma ferramenta gratuita de chat online pode trazer ao seu negócio.

As vantagens de um software online gratuito de chat ao vivo

Por que o chat ao vivo está em alta mundialmente como uma solução de atendimento ao consumidor? Os resultados de muitas pesquisas e estudos são claros:

Ferramentas gratuitas de chat online oferecem aos consumidores uma experiência omnicanal durante os caminhos de aquisição, incorporação e suporte técnico. Elas oferecem aos clientes uma experiência coesa, não importando em qual estágio da jornada de compra eles estejam.

Além disso, 92% de todos os usuários têm uma experiência positiva ao usar uma ferramenta de chat online comparado a 88% por telefone, 85% por e-mail, 84% por Facebook, e 77% p Twitter (Inc). Ademais, 63% dos consumidores concordam que estão mais inclinados a retornar a um site caso possam falar com um representante através do chat online (eMarketer).

No entanto, o principal motivo para implementar tal solução é a expectativa atualmente que os visitantes têm para encontrar um chat online no seu site. E você não quer desapontar os consumidores e potenciais clientes, certo? Para ser mais preciso, mais de 41% dos clientes esperam encontrar uma janela de chat ao vivo no seu website (Forrester). Se isso não convencê-lo, nós temos outros 5 motivos detalhados abaixo.

1. Você poderá responder mais rápido

Os clientes gostam de mensagens instantâneas, pois, como o nome sugere, é instantâneo! Os usuários esperam por rápidas respostas para suas perguntas. 79% dos clientes afirmam que preferem uma comunicação por chat com os agentes, simplesmente devido ao aspecto imediato que isso oferece quando comparado aos outros canais (Econsultancy). Parece lógico que os clientes querem suas respostas em tempo real, e é por isso que o chat ao vivo e mensagens nas mídias sociais continham a ganhar cada vez mais seguidores, enquanto o e-mail tem visto uma redução de uso contínua, ano após ano. Particularmente, o chat ao vivo recebeu um aumento de 14% no número de usuários comparando 2017 a 2019 (HubSpot).

Estando disponível cada vez mais é claramente uma melhor forma de construir a confiança entre os seus clientes. Aliás, colocar um chat gratuito online no seu website pode melhorar o tempo da sua primeira resposta em menos de 3 minutos (conforme uma média global envolvendo todos os setores).

No entanto, nem todas as ferramentas de chat ao vivo são criadas igualmente. Fuja das ferramentas puramente automatizadas e chatbots. De acordo com o 99 Firms, 29% dos usuários de chat ao vivo odeiam respostas prontas e quase 1/3 dos consumidores não gostam de respostas predeterminadas, usadas por agentes de atendimento de chat ao vivo, já que falta personalização. Por isso, você deve mirar em oferecer aos seus clientes experiências personalizadas e customizadas sempre que possível.

Assim como os aplicativos de mensagens instantâneas, as conversas de chat ao vivo tendem a ser mais relaxadas e amigáveis ao usuário, já que elas eliminam as barreiras entre as empresas e os clientes.

3. Seu site funcionará para você 24 horas por dia, 7 dias por semana

Talvez o melhor benefício do uso de chat ao vivo é a habilidade de responder aos seus clientes a qualquer hora do dia. 51% dos consumidores querem que as empresas estejam disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, então possuir essa disponibilidade é uma grande vantagem para qualquer negócio online (Inc). No entanto, você provavelmente terá outras prioridades (como dormir, por exemplo), o que significa que você não pode estar online durante todo esse tempo. Isso não significa que o mundo irá acabar, já que você pode deixar o chat ao vivo trabalhar por você mesmo quando estiver offline.

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As ferramentas avançadas do live chat, permitem que você crie respostas automáticas para diferentes tipos de perguntas. Pode ser qualquer coisa, desde uma mensagem de boas vindas à um formulário de contato. Você pode até perguntar aos clientes o nome, email e número de telefone deles, antes deles começarem a conversar com você.

Os dados dos clientes, coletados através do chat ao vivo, serão salvos automaticamente se a sua solução for integrada com um software de CRM ou help desk. Você pode começar a personalizar as suas respostas e estabelecer relacionamentos com os seus clientes a partir do momento em que começar a responder as mensagens deles. Ao contrário de conversas por telefone ou e-mail, uma parte confiável do software gratuito de chat ao vivo para o seu website também salva as transcrições de conversas anteriores em tópico que são acessíveis para tanto os seus agentes quanto os seus clientes, assim que eles abrirem a janela do chat.

Outra opção com o chat ao vivo é a automatização de respostas às perguntas frequentes, que podem economizar muito do seu tempo a longo prazo e também manter os seus clientes satisfeitos. A ideia geral é mostrar aos seus visitantes que você está disponível para eles sempre que precisarem de você, e iniciar conversas para arquivar conversas.

4. Seus clientes vão sentir que você realmente se importa com eles

Algo que distingue o chat ao vivo gratuito para websites de outras ferramentas é que é uma forma mais natural de comunicação, na visão de muitos usuários, do que e-mail. Já que as conversas são conduzidas em chats de tempo real, elas permitem a você estabelecer uma conexão imediata com os seus clientes a um nível pessoal.

No entanto, o chat ao vivo não é apenas sobre respostas rápidas. Existe algo mais importante que isso, e é o fato de que construir uma relação duradoura com os seus clientes, fazem com que eles voltem para você. Isso, na verdade, resulta em uma conversa mais personalizada com os clientes, que já estabeleceram uma conexão com o seu negócio.

Considerando mais aspectos técnicos, o chat ao vivo gratuito em um website (diferente, na maior parte dos casos, em um dispositivo móvel) permite que seus agentes compartilhem arquivos tais como imagens, vídeos ou até GIFs, pela janela do chat. E, mesmo que você possa fazer isso por email, é mais contextual de se fazer através do chat ao vivo.

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5. Você irá aumentar a velocidade do seu processo de vendas

Enquanto está respondendo ao seus clientes através do chat ao vivo a partir do seu computador, você também pode melhorar as suas habilidades de conversação e fechar negócios mais rapidamente. Quando você usa a caixa de entrada universal e um painel que coleta todas as interações de usuários (todo chat online gratuito decente deveria oferecer isso), você pode lidar com outras tarefas do negócio enquanto conversa com usuários. Isso facilita todo o processo de vendas e torna mais eficiente do que jamais foi, incluindo tudo, de processar pagamentos e agendar serviços, a enviar orçamentos, recibos e até informações de envio e rastreio do processo.

Em resumo, você terá tudo o que precisa para que dispor e vender o seu produto em um único lugar. Isso, certamente terá um impacto positivo nos seus resultados de vendas e irá aumentar a retenção do cliente.

Vamos dar uma olhada em outros números que validam essa afirmação:

  • O chat ao vivo leva a um aumento de 48% no lucro por hora de chat e a um aumento de 40% na taxa de conversão (Icmi).
  • Os visitantes do site que engajam com a sua empresa através do chat ao vivo valem 4,5 vezes mais que os visitantes que não engajam (Icmi).
  • Empresas que oferecem um live chat, relataram um aumento de 34% na satisfação dos clientes, e a uma melhora de 2.6x nos custos de cuidado com o cliente. (Verint)
  • A implementação do live chat leva a um aumento de 3,84% nas taxas de conversão, e a um aumento geral de 6% no lucro (Goinflow).
  • O preço médio de compra dos clientes que engajaram com o chat foram 10% maiores, comparados a aqueles que não engajaram (Forrester).
  • 22% das empresas pesquisadas relataram um aumento de 5-10% no lucro através do live chat (99 Firms).

Independente do que você usa — um chat gratuito em um website ou um software pago — ambas as soluções são acessíveis para negócios de todos os portes. No primeiro caso, não há custo para o serviço em si, mas você ainda precisa “pagar” com o seu tempo para treinar os agentes para usar e manter a ferramenta.

Felizmente, configurar um software gratuito de chat online confiável para o seu website é tão simples quanto usar um software plug-and-play, que não exija um trabalho pesado para a TI. Assim, os agentes de atendimento devem tirar de letra o uso de uma ferramenta de chat experientes.

6. Você construirá mais relações duradouras com os seus clientes.

O chat ao vivo é um ótimo canal para iniciar conversas com clientes, para ajudá-los com as suas preocupações. Como nós já explicamos anteriormente, acima, os chats podem cobrir tudo, do suporte ao cliente ao fechamento de negócios estratégicos. No entanto, essas coisas são apenas o começo de um relacionamento sólido, a longo prazo, que, se tudo der certo, você poderá construir com cada cliente que tiver.

Assim que você receber as informações de contato de um cliente através do chat ao vivo, você poderá se comunicar com eles através do e-mail e remeter a qualquer ação que eles tenham tomado com relação à sua empresa. Isso pode ser um agradecimento a eles por fazer uma compra, a solicitação de feedback ou pedir que preencham uma pesquisa de satisfação. No entanto, esses processos podem ser automatizados. Isso irá economizar o seu site e, mais importante que isso, garantir que você não perca a oportunidade de conversar com os seus clientes e continuar a conversa.

As empresas estão adotando chats ao vivo para suas vendas, campanhas de marketing e necessidades de suporte ao cliente em uma grande escala. Os chats ao vivo estão preenchendo um grande espaço na indústria de experiência do cliente.

Até mesmo o mais simples chat online gratuito tem o poder de: impactar as vidas dos clientes, influenciar suas decisões e aumentar as vendas. Há um bom motivo do porquê isso é uma tendência tão forte no mundo dos negócios e porque o chat ao vivo está ganhando tração entre as empresas de todos os setores.

As taxa de adoção para empresas que já usam o chat ao vivo continua a crescer. Então, é simplesmente uma questão de tempo antes que todos os seus competidores implementem isso. Isso significa que se você decidir adicionar um widget de chat ao vivo ao seu website agora, você estará um passo à frente de muitos concorrentes.

O Comm100 descobriu que 82% dos clientes estavam satisfeitos com suas experiências de chat ao vivo. Sendo assim, muito melhor do que por e-mail (61%) e telefone (44%). Isso é provavelmente devido a combinação de fatores mencionados, como personalização e velocidade.

42% dos consumidores escolhem um chat ao vivo em vez de uma ligação por telefone, porque eles odeiam ser colocados em espera (J.D. Power).

Para o mercado B2B, o chat ao vivo aumenta as conversões em 20%. Clientes B2B que iniciam um chat com uma empresa tem uma chance três vezes maior de comprar do que aqueles que não iniciam o chat. Para websites de e-commerce, o chat ao vivo elimina 40% das taxas de abandono de carrinho de compras. E não é só isso! Os clientes que usam o suporte por chat ao vivo gastam, em média, 60% por compra do que os outros.

Então a conclusão é clara. O software de chat ao vivo continuará a ser uma tendência nos próximos meses. A melhor coisa que você pode fazer é subir a bordo e surpreender positivamente os clientes com uma comunicação eficiente.

Chat online gratuito ou software de chat ao vivo pago – Qual dos dois escolher? 

Antes de escolher qualquer software gratuito de chat ao vivo ou solução paga para o seu negócio, considere alguns aspectos e métricas importantes:

  • O número de clientes que chegam até a sua empresa via diferentes canais.
  • O nível de segurança que seus clientes valorizam e esperam.
  • Headcount – o seu departamento de serviço emprega funcionários o suficiente, que serão responsáveis para gerenciar o live chat?
  • Que tipo de atendimento os seus clientes esperam? Eles querem respostas rápidas? Eles aprendem a utilizarem novas tecnologias de forma rápida?
  • O chat online gratuito permite a operação a partir da nuvem, então a equipe pode acessar a informação do trabalho em qualquer lugar.
  • Os representantes de atendimento são orientados ao serviço ou conectados com os valores e objetivos da empresa?

A escolha de uma solução de software para sua empresa deve estar diretamente ligado aos objetivos e metas da sua empresa.

No entanto, quando escolher a sua solução, também é importante que preste atenção ao fornecedor e a qualidade da ferramenta gratuita de chat online. Se você não souber onde começar, recomendamos que dê uma olhada na solução gratuita de chat ao vivo do LiveAgent, além das nossas soluções pagas. A oferta da empresa é uma excelente solução que integra um software gratuito de chat ao vivo para o seu website com o help desk. Assim, tornando a ferramenta ideal para empoderar o seu departamento de atendimento ao cliente.

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