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Cartões e Bilhetes de Agradecimento ao Cliente

Porque você deve enviar cartões de agradecimento ao cliente?

Embora os e-mails de apreciação do cliente também sejam uma ótima maneira de mostrar gratidão aos clientes, os e-mails geralmente são lidos (se lidos) e excluídos. No entanto, é mais provável que um cartão de agradecimento impresso bem elaborado/nota de agradecimento manuscrita seja mantido pelo menos por um tempo e sirva como um lembrete de sua marca. É uma estratégia de marketing eficaz que pode realmente impressionar os clientes, melhorar sua fidelidade e gerar mais referências para o seu negócio.

Escrito a Mão ou Impresso?

Dependendo do tipo e do tamanho do seu negócio, você pode considerar mandar cartões de agradecimento impressos ou bilhetes de agradecimento escritos a mão. Para uma empresa grande, que precisa agradecer mais de 500 clientes, cartões impressos fazem mais sentido. Bilhetes escritos a mão são mais apropriados para empresas menores, pequenos negócios, serviços pessoais e empresas B2B com uma gama modesta de clientes.

No geral, se tempo, orçamento, e recursos permitirem, um bilhete de agradecimento escrito a mão para o cliente sempre causa um impacto maior. A autenticidade de bilhetes escritos a mão é o que faz com que os clientes se sintam realmente especiais e se invistam emocionalmente. E a emoção é considerada a maior influência para a fidelidade de clientes na maioria das indústrias. Inclusive, uma pesquisa feita por CapGemini revelou que 70% dos clientes emocionalmente investidos passam duas vezes ou mais tempo nas marcas a quem eles são fiéis. Além disso, 80% promovem a marca a quem são fiéis para amigos e família.

Quanto tempo você deve esperar para enviar cartões de agradecimento?

Se você administra um negócio e gostaria de valorizar os seus clientes com um cartão/bilhete de agradecimento, o melhor momento é logo depois que ocorrer o evento. No geral, a regra é até alguns dias depois. Por exemplo; quando um cliente compra um produto/serviço da sua empresa. No entanto, se você não conseguir enviar um bilhete de agradecimento dentro desse tempo, saiba que não enviar um é muito pior.

Cartões de agradecimento de negócios – Templates

O que se deve escrever em um cartão de agradecimento para um cliente? Abaixo estão alguns templates de cartões de agradecimento de negócios que você pode usar como base para criar os seus próprios cartões/bilhetes.

Agradecendo por ser um cliente fiel


Olá ****,
Apenas uma nota para dizer olá e para que você saiba como somos gratos por tê-lo como nosso cliente fiel nos últimos anos.
Nós realmente gostamos de trabalhar com empreendedores como você, que estão comprometidos com o crescimento de seus negócios de sucesso e gostaríamos de agradecer por nos deixar ajudá-lo.
Muitas felicidades,
****

Agradecendo um cliente por fazer uma compra


Oi ****,
Percebi que seu nome apareceu algumas vezes nos últimos meses, então pensei em tirar um tempo para agradecer pessoalmente.
A julgar pelas suas compras, devo admitir que você tem um excelente gosto para roupas! Lembre-se de que você sempre pode trocá-las se algo não servir.
Cuidar,
****

Agradecendo um cliente por uma recomendação


Querido ****,
Mais da metade do meu negócio vem de clientes recorrentes e referências. Eu aprecio muito você pensar em mim e enviar um novo cliente para mim. Tenho certeza de que posso ajudar seu amigo a encontrar aquela casa única à beira-mar que ele está procurando. Já tenho algumas belas propriedades em mente para mostrar a ele.
Obrigado novamente pela confiança!
Tudo de bom,
****

Outras formas de expressar gratidão para os seus clientes

Há algumas formas de expressar gratidão para os seus clientes.
Cartões e bilhetes de agradecimento são uma grande parte da valorização do cliente.
Porém, há várias outras formas. Por exemplo; cupons, descontos, produtos/serviços gratuitos, e muito mais.

Se você quiser saber mais, leia Ideias de apreciação do cliente.

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