Cartas de Agradecimento

Email de agradecimento ou carta de agradecimento?

Dependendo do tamanho e do tipo de negócio que você administra, assim como o número de clientes para quem você deseja expressar gratidão, você pode escolher entre e-mail ou cartas de agradecimento (enviadas pelo correio). Alguns fatores para levar em conta quando for escolher entre os dois são:

  • Tempo de entrega: O mais rápido que uma carta de agradecimento tradicional pode chegar é o dia seguinte ao envio. Se o tempo não for crucial, você pode enviar uma carta. Mas quando é necessário fazer um acompanhamento rápido – para agradecer um cliente por uma compra, por exemplo – o e-mail é mais conveniente.
  • Grau de formalidade: Como os e-mails são considerados menos formais do que cartas no mundo dos negócios, se você preferir manter uma comunicação formal com os seus clientes – use cartas.
  • O conteúdo da mensagem: Com o e-mail você pode incluir gráficos, imagens, vídeos, links, ou anexar arquivos – se você quer que a sua mensagem de agradecimento seja mais criativa do que um texto simples, o e-mail é o mais apropriado.
  • Restrições de orçamento: Enviar e-mails é mais barato, para enviar cartas você terá algumas despesas adicionais (papel, impressão, taxa de serviço do correio). Para um negócio internacional que possui clientes por todo o mundo, o e-mail pode ser a única opção viável.

Como escrever uma carta de agradecimento ao cliente

Qualquer carta de agradecimento ao cliente deve ser estruturada com um estilo mais formal do que um e-mail, e deve sempre incluir alguns componentes básicos. Abaixo estão algumas dicas sobre como criar a carta de agradecimento perfeita para os seus clientes:

1. Use uma saudação apropriada

Escolher a saudação certa para cartas de valorização do cliente depende da sua relação com o cliente. É melhor usar saudações mais formais como; “Caro Sr./Sra. Carter,” ou “Caro John,”. Sudações informais como; “Olá,” “Saudações,” ou “Oi,” devem ser evitadas. Lembre-se de checar a grafia do nome do cliente, caso contrário, você corre o risco de causar uma má impressão logo no começo.

2. Atenha-se ao propósito da carta

O propósito de uma carta de agradecimento é mostrar a sua estima pelo cliente e agradecer a fidelidade dele. Resista à tentação de promover o seu negócio. Não mencione futuras promoções, ofertas especiais, produtos novos, ou nada mais que possa ser considerado uma propaganda. Isso pode distrair o cliente do seu ponto principal.

3. Acrescente algumas linhas de follow-up

Depois de agradecer um cliente pela transação, você pode pensar em acrescentar algum follow-up para mostrar que você está atento às necessidades dele. Pode mencionar que você está sempre disponível se ele tiver dúvidas ou preocupações com o seu produto ou serviço. Ou simplesmente pergunte se há algo que você possa fazer para aumentar a satisfação dele.

4. Inclua sua marca

Para que a sua carta tenha uma aparência profissional, lembre-se de usar um cabeçalho que inclua o nome, logo ou outra informação da sua marca. Um cabeçalho bem feito faz com que uma carta pareça única, dá visibilidade à sua marca, ajuda o destinatário a verificar a autenticidade, e cria uma impressão geral mais profissional.

5. Use o final correto

Ao finalizar a carta, é importante usar uma palavra ou frase respeitosa e profissional. Você pode usar as mais comuns “Cordialmente” ou “Respeitosamente”, ou um pouco mais pessoais “Atenciosamente” ou “Sinceramente”. Finalizações como “Abraços”, “Até mais” ou “Com amor” são consideradas informais demais para cartas de negócios e devem ser evitadas.

6. Termine com uma assinatura

Fazer uma carta de agradecimento parecer pessoal pode ser difícil para um negócio grande, mas colocar uma assinatura no final da carta pode ajudar a pelo menos acrescentar um certo nível de personalização. Apesar de que nem sempre pode ser possível incluir uma assinatura feita à mão, mesmo uma impressa pode parecer melhor do que um nome digitado.

Exemplos de cartas de agradecimento ao cliente

1. Agradecer clientes de longo prazo pela fidelidade


Prezado senhor. ****,
Queremos que saiba o quanto apreciamos o seu negócio, uma vez que tem sido nosso cliente fiel nos últimos três anos. Entendemos que você tem muitas opções no mercado e estamos satisfeitos por ainda ter feito da (Nome da empresa) sua escolha principal.
São clientes como você que ajudam a manter nossas luzes acesas, e não poderíamos estar mais gratos!
Suas sugestões e comentários honestos são uma parte vital de nosso crescimento. Se houver algo que possamos fazer para melhorar sua experiência conosco, por favor, nos informe.
Atenciosamente,
****

2. Celebrar uma conquista da empresa


Caro ****,
Este ano (nome da empresa) está comemorando o 10º aniversário, e gostaríamos de agradecer por fazer isso acontecer! O crescimento e o sucesso que experimentamos ao longo de todos esses anos devem-se a clientes como você, que apóiam fielmente nossos negócios.
Falando em nome da empresa, esperamos que você tenha gostado da qualidade aprimorada de nossos serviços. Continuaremos nossos esforços para atender às suas necessidades e expectativas no futuro também. & Nbsp;
Nós realmente apreciamos sua confiança e faremos o nosso melhor para continuar a lhe oferecer o tipo de serviço que você merece.
Com gratidão,
****

3. Mostrar gratidão no fim do ano


Prezada Sra. ****,
Com o decorrer do ano, gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para agradecer por & nbsp; escolher nossa empresa! Você é um dos nossos clientes mais valiosos e foi um sincero prazer atendê-lo este ano.
Sempre nos esforçamos para superar as expectativas de nossos clientes e atender aos seus requisitos. Informe-nos se houver algo que possamos fazer para ajudá-lo ainda mais.
De todos nós da (Nome da Empresa), desejamos a você e seus entes queridos um Feliz Ano Novo!
Com apreciação,
****

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