O que é software de VoIP?
VoIP significa Voz sobre Protocolo de Internet. O software de VoIP permite que os chamadores aproveitem a tecnologia VoIP para fazer chamadas online. É uma excelente alternativa ao uso de uma linha telefônica regular, tanto em termos de custo-efetividade quanto de produtividade. O software de VoIP possibilita o serviço telefônico VoIP.
O objetivo das soluções VoIP é simplificar as comunicações, padronizar o fluxo de trabalho para suas equipes de atendimento ao cliente e permitir que alcancem ótimos resultados com uma solução centralizada. Isso minimiza os tempos de espera e, portanto, afeta os níveis de satisfação do cliente.
Como funciona o software de VoIP?
O software de VoIP utiliza a internet e padrões para comunicações de voz e vídeo, como H.323 e o Protocolo de Iniciação de Sessão. Ele aproveita essas tecnologias para captar seus sinais de voz analógicos. Em seguida, converte esses sinais em digitais sem comprometer a qualidade de voz. Os serviços de VoIP enviarão seus dados pela Internet.
VoIP converte um sinal digital em um sinal telefônico regular, permitindo que sua empresa faça e receba chamadas telefônicas tradicionais, sejam elas de telefones móveis ou de usuários de telefonia fixa.
Considere as Respostas de Voz Interativas (IVR), por exemplo, que é uma funcionalidade padrão em soluções de software VoIP de ponta. Com ela, você terá um sistema de telefone comercial automatizado que pode interagir e coletar informações dos clientes.
Benefícios de usar software de VoIP em relação a telefones tradicionais
Em primeiro lugar, você terá um sistema de comunicação de voz centralizado que seus agentes de call center podem usar em todos os dispositivos. Com o melhor softphone gratuito, você pode fazer chamadas para telefones fixos tradicionais, dispositivos analógicos e dispositivos móveis.
O software de VoIP também é considerado uma solução muito mais barata do que o uso de linhas telefônicas regulares. Dependendo dos seus planos de orçamento, você pode se livrar de alguns custos altos, incluindo custos de chamadas de longa distância e custos de chamadas móveis, bem como hardware caro.
O software de VoIP também pode otimizar chamadas de vídeo em conferência, o que permite que você organize reuniões online mesmo que tenha uma equipe de trabalho híbrida.
Os melhores provedores de VoIP para empresas.
Há milhares de fornecedores de serviços VoIP em todo o mundo. Pode ser difícil escolher o adequado para o seu negócio. Aqui está uma lista de plataformas VoIP populares que você pode investigar mais a fundo e escolher aquela que atenda às necessidades de comunicação da sua empresa:
- Ooma
- CloudTalk
- SolarWinds VoIP
- Actio
- Avoxi
- Benemen
- Didlogic
- Modulus
- Nexmo
- TelcaVoIP
Antes de fazer sua escolha final, você precisa saber quais recursos e serviços fazem um bom provedor de VoIP.
Coisas a considerar ao procurar um novo software de VoIP
Primeiro, você precisa verificar o preço. Isso pode fazer ou quebrar um negócio. Uma empresa líder de telefonia baseada em nuvem terá uma política de preços transparente para VoIP. Você precisa decidir seu orçamento para novo software VoIP e reduzir suas opções de acordo.
O tamanho da sua empresa também desempenha um papel. Mais especificamente, o número de pessoas em suas equipes de atendimento ao cliente e o tamanho do mercado que você atende ajudarão a determinar melhor um provedor de VoIP. Por fim, procure um vídeo de demonstração para ver o software em ação.
Principais características do software VoIP.
Todos os softphones VoIP vêm com funcionalidades básicas, como identificação de chamadas e retenção de chamadas. São os recursos avançados e funcionalidades adicionais que devem interessar a você. Vamos rapidamente mencionar as principais características que você deve procurar em seu futuro sistema VoIP.
chamadas automatizadas – permite que um sistema transfira as chamadas recebidas automaticamente para a extensão correta
fila de chamadas – o sistema pode colocar os chamadores de entrada automaticamente em uma fila relevante
compartilhamento de tela – sistemas avançados terão a capacidade de habilitar o compartilhamento de tela, para que sua equipe de suporte possa resolver problemas mais rapidamente
Recursos avançados de chamadas – com monitoramento de chamadas, sussurro e intervenção, você terá controle completo das comunicações por voz e a capacidade de melhorar suas operações
aplicativos móveis – os aplicativos móveis de software VoIP são um bom bônus para se ter acesso e aos poucos estão se tornando uma das principais características oferecidas pelo software VoIP
Gravação de chamadas – Gravação de chamadas VoIP permite que você grave chamadas para revisão posterior ou fins de treinamento.
Como aproveitar ao máximo o software de VoIP
Para garantir o sucesso da implementação de sua solução de tickets de atendimento ao cliente, você precisa determinar seus objetivos. Você pode usá-lo como uma plataforma de engajamento ou adicioná-lo à sua pilha de plataformas de colaboração.
Em ambos os casos, para aproveitar ao máximo o software VoIP, você deve:
- Defina seus objetivos comerciais.
- Compartilhe os benefícios de um sistema VoIP com toda a equipe.
- Organize treinamento de integração.
- Forneça suporte contínuo aos funcionários que precisam de ajuda com os recursos do software VoIP.
O VoIP funciona se a internet estiver fora do ar?
Voice Over Internet Protocol, como o nome sugere, é um protocolo que utiliza a Internet. Quando a Internet está indisponível, seu sistema de VoIP também fica indisponível. Você não terá a capacidade de fazer chamadas telefônicas enquanto não tiver uma conexão com a Internet.
Looking for a VoIP software for you?
LiveAgent offers wide range of useful features and integrations. Your only responsibility will be to choose the best features for you.
Frequently Asked Questions
É necessário software de VoIP nos negócios?
O software de VoIP permite que as comunicações empresariais prosperem na era da Internet. Ele permite que as empresas realizem chamadas online, utilizando uma única solução para todas as suas necessidades de comunicação por voz.
O que é o software de VoIP?
O software VoIP é um aplicativo que torna possíveis chamadas online. Com o software VoIP, suas equipes de atendimento ao cliente poderão realizar e receber chamadas online, independentemente se o destinatário da chamada utiliza uma linha fixa, dispositivo móvel ou telefone VoIP.
Como funciona o software de VoIP?
O software VoIP converte o sinal analógico em um sinal digital e o envia pela Internet. Um sistema de telecomunicações moderno utiliza a internet para otimizar as comunicações internas e externas de negócios.
Quais são os benefícios de usar o software de VoIP em relação aos telefones tradicionais?
O software de VoIP oferece muitos benefícios. É uma solução econômica que permite às empresas fazer chamadas internacionais acessíveis. Oferece ferramentas fáceis de usar para fazer e receber chamadas e reúne comunicação fixa, móvel e online em um só lugar.
Qual provedor de VoIP empresarial é o melhor?
Existem muitos provedores de serviços VoIP por aí. Alguns dos melhores são Ooma, CloudTalk, SolarWinds VoIP, Actio, Avoxi, Benemen, Didlogic, Modulus e Nexmo.
Quais são as coisas a considerar ao procurar por um novo software de VoIP?
Ao procurar por um novo software de VoIP, você precisa considerar seu preço, o orçamento da sua empresa, o tamanho, o número de clientes, os objetivos comerciais e quais recursos o software de VoIP oferece em determinados pontos de preço.
Quais são as características do software de VoIP?
As características do software VoIP permitem sua funcionalidade. Você deve garantir que seu novo software VoIP tenha recursos que reflitam as necessidades e objetivos de seu negócio. As características do software VoIP incluem chamadas automatizadas, videochamadas, fila de chamadas, compartilhamento de tela, monitoramento de chamadas, sussurro, barganha e aplicativos dedicados para smartphones.
Como aproveitar ao máximo o software VoIP?
Para aproveitar ao máximo o software de VoIP, é necessário garantir que todos da sua equipe estejam envolvidos no processo de seleção do software. Torne-o uma plataforma de comunicação principal e forneça treinamento de integração para sua equipe.
O VoIP funciona se a internet está indisponível?
Não, o VoIP não funciona quando a internet está fora. O VoIP usa a internet para transmitir mensagens e, quando a internet está fora, seu sistema ficará temporariamente inoperante.
O VoIP permite fazer chamadas pela internet, com custos mais baixos e mais recursos. Para usá-lo, é necessário um roteador, conexão estável e um dispositivo. O VoIP empresarial oferece mais recursos, enquanto o residencial é mais simples. Também é possível usar telefones regulares com VoIP e fazer chamadas internacionais.