A comunicação por e-mail começou em 1971, quando Ray Tomlinson enviou o primeiro e-mail para si mesmo. Embora esta tecnologia já tenha 43 anos, milhares de milhões de emails são enviados todos os dias. Às vezes lemos e enviamos diariamente mais e-mails do que conhecemos pessoas reais. No entanto, na comunicação por e-mail cometemos os mesmos erros, que devemos evitar para nosso próprio bem. Então, como melhorar nossos e-mails?
Abaixo estão 10 dicas para uma comunicação eficaz por e-mail:
1. Seja claro e conciso
A maioria das pessoas tem muito pouco tempo durante o dia para ler e responder a e-mails. O corpo do e-mail deve ser informativo e direto. Mesmo se você estiver usando outras alternativas para e-mail, seu destinatário apreciará mensagens curtas e claras. Considere usar pontos com marcadores ou escrever um e-mail separado para cada tópico que você precisa comunicar com alguém.
Lembre-se: E-mails longos sugam a vida das pessoas.
2. Seja educado
A menos que você esteja se dando bem com alguém, evite linguagem informal, jargões, gírias e abreviações inadequadas. Pense em como seu e-mail “sente” emocionalmente. Se suas emoções puderem ser mal interpretadas, encontre outra maneira de expressar suas palavras. Seja amigável, respeitoso e agradecido.
Quer saber quando usar um tom casual, formal, sério ou amigável?
![a.very-polite-hello.to-you-madam um olá muito educado para você senhora](https://www.liveagent.com.br/wp/urlslab-download/fec36216e559673d983019d6bd4bd591/a_very_polite_hello_to_you_madam.gif)
3. Use uma linha de assunto clara
Com base em uma linha de assunto, as pessoas decidem se abrem um e-mail ou não. Muitas pessoas recebem uma quantidade enorme de e-mails, é importante descrever o que o leitor encontrará dentro.
A caixa de entrada do destinatário faz a primeira limpeza para eles. E as mensagens sem uma linha de assunto são consideradas e-mails inválidos e, portanto, encaminhadas para spam.
4. Preste atenção à ortografia e à gramática
Esta é uma maneira fácil de mostrar que você se importa. Tente ler sua mensagem em voz alta para ajudá-lo a detectar quaisquer erros gramaticais ou frases inconvenientes que, de outra forma, você poderia perder.
![grammar-is-very-important gramática é muito importante](https://www.liveagent.com.br/wp/urlslab-download/e5e75f6f29bdbe8e9f74370a6bed021b/grammar_is_very_important.gif)
5. Lembre-se de que o e-mail nunca é privado
Sua mensagem pode ser encaminhada para outras pessoas sem o seu conhecimento. Se suas informações forem altamente confidenciais, certifique-se de que cheguem à pessoa certa.
6. Coloque seu ponto principal no início
Se você está respondendo a uma pergunta no e-mail de alguém, coloque a resposta no início. A maioria das pessoas não gosta de ler parágrafos longos para entender o ponto principal no final da mensagem.
7. Use a tecla REPLY
Inclua a mensagem anterior quando estiver respondendo a um e-mail. Não comece um novo e-mail. Essa prática economiza seu tempo e o tempo do destinatário.
8. Seja amigo do ambiente
Evite imprimir e-mails sempre que possível. Você poderá manter suas comunicações mais bem organizadas e ainda economizar árvores.
![planet-earth-first Planeta Terra primeiro](https://www.liveagent.com.br/wp/urlslab-download/d756a9dcf50ada4916ccf842b7b29ac1/pexels-lauris-rozentals-3302183-1024x681.jpg)
9. Avoid YELLING
Não use letras maiúsculas, isso implica gritar. Também é MAIS DIFÍCIL LER letras datilografadas que são todas do mesmo tamanho, então dê um tempo aos seus leitores.
![i-dont-know-what-erre-yelling-about eu não sei sobre o que estamos gritando](https://www.liveagent.com.br/wp/urlslab-download/79c3fdcd965bf67f74da0156d703ef95/I_dont_know_what_are_we_yelling_about.gif)
10. Inclua sua assinatura
Não se esconda atrás de um e-mail e inclua seu nome. Feche sua mensagem com “Atenciosamente”, “Atenciosamente” ou “Tudo de bom”, dependendo da situação. Não se esqueça de escrever o nome de uma empresa abaixo do seu nome ou compartilhar seu cartão de visita digital.
Perceba que, depois que sua mensagem for enviada, será impossível recuperá-la. Ao enviar a mensagem errada a alguém, você pode prejudicar e arruinar seu negócio ou carreira. Sempre verifique sua mensagem e a linha do destinatário antes de enviar qualquer e-mail. Também é uma boa ideia criar uma nova conta de e-mail dedicada à divulgação e comunicações com o cliente.
![assinatura de e-mail](https://www.liveagent.com.br/wp/urlslab-download/ec152600eb6c80534571d555e8bde1c2/email-signature.png)
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