Aprenda a utilizar o conteúdo fechado como uma estratégia de marketing de entrada para gerar novos leads e dados adicionais. Confira modelos de e-mail para fornecer acesso a conteúdo premium.
Criar conteúdo valioso que atrai usuários para sua empresa e os incentiva a realizar as ações desejadas, como fazer compras ou assinar um serviço, são formas de atividades de marketing de entrada. Em alguns casos, pode ser valioso restringir o acesso a determinado conteúdo em seu site na esperança de gerar novos leads ou dados adicionais. Conteúdo como esse é chamado de conteúdo fechado ou conteúdo premium.
Não existe uma definição universal de conteúdo fechado, mas definiremos suas principais características brevemente. Qualquer conteúdo que pode ser acessado somente após você dar algo em troca, como um endereço de e-mail, é rotulado como conteúdo bloqueado. A informação mais comum que é solicitada de pessoas que desejam acessar conteúdo bloqueado é seu endereço de e-mail, embora outras estratégias incluam solicitar um número de telefone, curtir ou seguir páginas nas redes sociais ou compartilhar postagens em várias plataformas de mídia social.
O objetivo do conteúdo fechado é gerar leads adquirindo os detalhes de contato de clientes em potencial. Clientes em potencial são pessoas que visitaram seu site após realizar uma pesquisa no Google ou encontraram sua empresa em sites externos, como mídia social, etc.
Um exemplo de conteúdo bloqueado pode ser uma postagem de blog que pode ser acessada gratuitamente e fornece insights valiosos. No entanto, se o leitor quiser ler mais de seus artigos ou acessar um conteúdo extra (como uma lista de verificação), ele terá que fornecer um endereço de e-mail para recebê-lo. Assim, o conteúdo fechado pode impulsionar a geração de leads relevantes, uma vez que os usuários cujos dados você obtém já estão interessados no seu negócio e no que ele oferece.
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Depende dos objetivos de sua estratégia de marketing, no entanto, não é recomendado tornar todo o seu conteúdo bloqueado. Isso ocorre porque primeiro você precisa oferecer o suficiente para atrair clientes potenciais para que eles estejam dispostos a fornecer seus endereços de e-mail. Mas exatamente quanto conteúdo deve ser livremente acessível depende se seus objetivos estão mais focados na geração de leads ou melhor, visibilidade da marca e SEO.
Os modelos acima já cobriram séries de e-mail, e-books e artigos, bem como diferentes conteúdos de vídeo, como webinars e documentários. Além dessas, algumas outras sugestões de conteúdo fechado que você pode optar por oferecer são:
Por definição, o conteúdo fechado não é algo que requer pagamento. Em vez disso, é algo que você fornece em troca da conclusão de uma ação desejada, como fornecer um endereço de e-mail, para acessar certos materiais. Você pode cobrar dos usuários pelo acesso ao conteúdo, mas isso significaria que é conteúdo pago, que é outra forma de marketing de entrada e é uma estratégia completamente diferente do fornecimento de conteúdo fechado.
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Andrej Saxon | LiveAgent support team