Mesmo se você administrar o seu negócio de forma cuidadosa e muito organizada, uma hora ou outra você terá que lidar com clientes insatisfeitos. É impossível agradar todo mundo. É claro, você precisa tentar, mas se não conseguir, vai precisar encarar as consequências.
Se os clientes reclamarem diretamente para você, você deve ficar feliz. Os clientes têm muitas oportunidades de compartilhar a insatisfação deles com a sua empresa publicamente, o que pode ferir a reputação da sua marca. Receber feedback negativo privado na sua caixa de entrada de uma rede social te dá mais tempo e espaço para corrigir as coisas antes que a experiência negativa cause maiores problemas.
As causas da insatisfação dos consumidores vêm das diferenças de expectativas para algum produto ou serviço e o desempenho real desse produto ou serviço. As vezes as reclamações dos clientes têm sentido, as vezes não. No entanto, independente do motivo da insatisfação, você não pode ignorar uma reclamação.
Há vários modelos para o gerenciamento de reclamações, mas os cinco passos abaixo são os mais essenciais e devem ser seguidos:
Sim, você deve responder todas as reclamações de clientes. Além disso, você deve dar atenção especial para os feedbacks negativos que você receber e investigar o que deixou aqueles clientes insatisfeitos com o seu produto ou serviço.
Se a reclamação de um cliente for válida e a sua empresa tiver cometido um erro, você definitivamente deve pedir desculpas. Se a reclamação não refletir um problema real, você ainda deve ser profissional e tratar o cliente com respeito, mas você deve tentar provar que ele não está certo ao invés de pedir desculpas.
Você deve fazer tudo o que for possível para consertar o seu erro. Se você tiver enviado um produto com defeito, substitua-o por um novo. Se um recurso do seu software não estiver funcionando direito, conserte assim que possível. Há alguns problemas, no entanto, que você não pode consertar imediatamente. Nesses casos você deve compensar pelo erro. Por exemplo, se você tem um restaurante e o cliente não estiver satisfeito com a refeição servida, você pode oferecer um almoço gratuito, ou bebidas como compensação.
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