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Como Coletar Avaliações

Há muitas maneiras de uma empresa coletar avaliações de seus clientes, mas nem todas são fáceis de aplicar em todas as ocasiões. Aqui estão algumas maneiras de ajudá-lo a solicitar feedback de seus clientes e aprender mais sobre como aperfeiçoar seus produtos e serviços ao longo do caminho.

1. Tenha uma seção de avaliações em seu site

A primeira coisa que você deve fazer para poder coletar as avaliações que deseja é ter uma seção ou formulário em seu site onde as pessoas possam enviar suas avaliações facilmente. Além de mostrar comentários de usuários a respeito de seus produtos e serviços, você também deve se certificar de que seus clientes também podem deixar alguns comentários mais gerais sobre sua marca e serviços em geral.

É exatamente por isso que ter um lugar especial em seu site será útil, pois você terá facilmente as avaliações de seus usuários em um só lugar. Além disso, as avaliações de usuários que falam principalmente sobre sua marca e serviços ao cliente, em vez dos produtos / serviços específicos que você fornece, o ajudarão a ter uma visão melhor de como seus clientes pensam.

2. Torne públicos os seus comentários atuais

Outra coisa que você deve fazer é certificar-se de que todas as avaliações que você receber estejam sempre disponíveis para que seus clientes as localizem e leiam. Isso significa que todas as avaliações de atendimento ao cliente que você obtém devem ser transferidas automaticamente para uma seção de avaliações de seus produtos/serviços em seu site, possivelmente em uma seção de feedback dos usuários.

Isso pode motivar outros clientes a também deixarem um comentário, especialmente se perceberem que você reserva um tempo para responder e ajudar as pessoas de todas as maneiras que puder. Seja um comentário positivo ou negativo, ele ainda pode ajudá-lo a melhorar e tornar seus serviços ainda melhores, então não tenha medo de publicá-lo online.

3. Use pesquisas de feedback do cliente

Criar uma boa pesquisa de clientes pode não ser a coisa mais fácil, pois há muitos fatores que você precisa levar em consideração. Em primeiro lugar, existem tantas perguntas diferentes que você pode fazer aos seus clientes e respostas que pode esperar. Mas, em qualquer caso, você terá que pensar cuidadosamente sobre o que deve perguntar.

Suas pesquisas também devem ser mais longas, em vez de apenas algumas janelas pop-up no seu site. Dessa forma, você pode fazer perguntas mais especializadas e obter resultados melhores e mais uniformes.

Dependendo do fato de você fazer negócios em todo o mundo ou não, você também deve se certificar de sempre manter o controle destes dados de todos os seus clientes. Você não deve apenas criar uma pesquisa localizada para cada país com o qual trabalha, mas também traduzir as análises que recebe de todo o mundo para o idioma de sua escolha. A melhor maneira de lidar com essas duas coisas é trabalhar com um tradutor profissional ou um serviço de tradução profissional, como o PickWriters, que o ajudará a localizar o conteúdo da sua pesquisa sem erros e outros problemas.

4. Faça acompanhamentos por email

Depois que o cliente conclui um pedido, você deve sempre entrar em contato com ele por email; agradecendo pela compra e informando que você está disponível para ajudá-los em tudo que possam precisar ao longo do caminho. A automação de seus emails, neste caso, é uma ótima maneira de sempre coletar avaliações após a conclusão de uma venda. Isso o ajudará a controlar todas as atividades de seus clientes no prazo.

Esse email não apenas confirmará a compra dos clientes, mas também os fará confiar mais em sua marca e estar mais abertos para fornecer feedback depois de receberem seus produtos.

Para ajudá-lo a compreender melhor como você pode formular seu email de feedback de forma educada, amigável e também útil; aqui está um exemplo de modelo:

Se você quiser saber mais, veja os Modelos de Email de Feedback.

O feedback por email é uma tática muito útil e esta solicitação de revisão é um ótimo acompanhamento. Um que pode realmente ajudá-lo a acompanhar as necessidades do cliente e também mostrar a eles que você está presente em todas as fases da experiência deles com sua marca. Essas interações ajudarão seus clientes a se sentirem muito melhor ao responder a você com alguns comentários úteis.

5. Crie enquetes em suas contas de mídia social

As plataformas de mídias sociais têm muito poder e podem realmente ajudá-lo a simplificar muito o processo de recebimento de feedback. Plataformas como Facebook e Twitter oferecem a seus usuários a opção de hospedar enquetes cronometradas, onde podem fazer perguntas e receber respostas com muita facilidade.

As pesquisas podem ajudá-lo a obter feedback sobre perguntas ou problemas que você possa enfrentar em relação a qualquer tópico de suas atividades comerciais. Por exemplo, você pode perguntar qualquer coisa de “O que você acha do nosso processo de envio?” até “Quais outros produtos você gostaria que criássemos no futuro?” Essas duas perguntas serão fáceis de responder por meio de suas páginas de mídia social e podem ajudá-lo a melhorar os serviços que fornece aos clientes.

6. Utilize testes de usabilidade

Os testes de usabilidade podem parecer complexos e difíceis de realizar, mas, na realidade, eles são um método muito simples de coletar feedback sobre os serviços/produtos que você oferece. Para tornar isso mais fácil de entender, os testes de usabilidade são essencialmente períodos de uso gratuito dos seus produtos e serviços que você distribuirá para clientes em potencial e seu público-alvo em geral.

Ao usar seus produtos/serviços gratuitamente (por um determinado período), as pessoas saberão se gostaram deles ou não. A única coisa que você esperará deles, no final, será uma avaliação honesta do produto pelo cliente. Desta forma, você pode coletar avaliações sobre sua empresa de forma fácil e rápida.

Na maioria dos casos, as pessoas ficarão satisfeitas com esses testes gratuitos e muito provavelmente acabarão querendo continuar usando seus produtos e serviços a longo prazo. Além disso, elas estarão mais propensas a compartilharem suas experiências em suas contas de mídia social, chamando assim mais pessoas interessadas.

Não suborne as pessoas por uma crítica positiva

Coletar boas avaliações de seus seguidores deve ser algo honesto e não forçado. O objetivo de obter feedback é estar aberto a críticas e aceitar que nem todos ficarão felizes com o que você está oferecendo. Subornar as pessoas para uma avaliação positiva nunca o ajudará a resolver quaisquer problemas reais que seus produtos/serviços possam ter. Assim, você acabará tendo menos vendas e muitas avaliações inúteis, porém positivas.

Boas avaliações do atendimento ao cliente devem vir naturalmente e você nunca deve sair do seu caminho para obter avaliações online, especialmente se elas forem pagas. Mesmo que você descubra que tem algumas avaliações negativas no Yelp ou até mesmo em seu site, você deve usá-las de forma positiva.

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