Fóruns são tão antigos quanto a própria internet. No entanto, há uma coisa que mudou. Você não precisa mais construí-los do zero. Em vez disso, você pode usar software de portal web, incluindo software de fórum, para criar um fórum rapidamente e sem a necessidade de assistência especializada ou habilidades de programação.
No entanto, existem mais de cem ferramentas de fórum diferentes que você pode usar. As soluções de software de fórum não são exatamente as mesmas em todos os lugares.
Alguns se concentram apenas em recursos orientados para fóruns, enquanto outros oferecem funcionalidades de help desk. Além disso, alguns são gratuitos e outros vão te custar algum dinheiro. Conhecer as diferenças principais pode ajudar você a escolher o melhor software de fórum para a sua empresa. Para ajudar você, testamos e comparamos mais de 20 soluções de software de fórum.
Antes de entrarmos na lista das 20 melhores soluções de software para criar um fórum, vamos explorar mais a fundo o que torna esses sistemas confiáveis para você e seus clientes.
O que é um software de fórum?
A definição mais comum de software de fórum é a seguinte:
“O software de fórum é uma solução que permite criar plataformas de mensagens online e possibilita aos usuários interagir e compartilhar informações.”
No entanto, os desenvolvedores de software estão constantemente trabalhando para melhorar suas soluções. O mesmo se aplica à indústria de software de fórum na internet. Portanto, a definição mais adequada do software de fórum moderno seria:
Uma solução de fórum online é criada para ajudar as empresas a criar e apoiar grandes comunidades por trás de suas marcas, ao mesmo tempo que facilitam a comunicação tanto entre a empresa e os clientes quanto entre os próprios clientes.
Ainda assim, ler uma definição certamente não vai esclarecer tudo o que essas soluções de software podem fazer. Cada software de fórum popular possui recursos exclusivos que o diferenciam da concorrência.
O software de fórum mais poderoso permitirá que você faça muito mais do que criar e gerenciar um fórum online. Você também pode criar fóruns privados, fóruns de discussão, quadros de mensagens e fóruns comunitários. O LiveAgent, por exemplo, possui todos os recursos que você espera obter desse tipo de software, mas também oferece recursos focados em suporte ao cliente.
O motivo pelo qual os fóruns de portal funcionam bem para o suporte ao cliente é o fato de eles criarem um espaço onde os clientes podem discutir questões em detalhes. Eles também são uma ótima maneira de construir uma comunidade e promover a resolução de problemas entre clientes, o que alivia a carga de seus agentes de suporte ao cliente. Por fim, os fóruns são lugares onde nenhum problema é pequeno demais para ser discutido, e não há pressa em encontrar uma solução.
Isso tem valor para todo o seu negócio, não apenas para os clientes. Novas ideias e melhorias podem surgir das discussões da comunidade sem que a marca precise gastar recursos ou esforços para obter feedback.
Por que usar software de fórum em seu negócio.
Adicionar novo software ao seu fluxo de trabalho pode ser desafiador, não importa o tamanho do seu negócio em funcionamento. Independentemente de quão fácil seja a implantação, as organizações ainda precisam dedicar algum tempo ao processo de integração para preparar seus funcionários. Para avaliar adequadamente os prós e contras de usar software de fórum em seu negócio, você precisa conhecer todos os seus benefícios.
Melhore o envolvimento do cliente e atraia novos clientes
As empresas estão se esforçando ao máximo para conquistar novos clientes devido aos mercados voláteis e saturados. Mas, no final das contas, tudo se resume a melhorar o engajamento do cliente e fornecer um suporte excepcional ao cliente.
Fóruns ajudam as empresas a concentrarem sua atenção na experiência do usuário. Como todos os usuários do fórum possuem perfis de usuário únicos, o software moderno de fórum pode extrair os dados do usuário diretamente para o software de CRM da empresa e permitir que os agentes de suporte vejam a atividade do usuário no fórum, interações passadas com a empresa e histórico de compras.
Um fórum pode ser um excelente recurso de informação para potenciais clientes. Eles podem encontrar informações importantes sobre os serviços e produtos da sua empresa; eles podem interagir e seguir outros consumidores e aumentar o engajamento do cliente.
Construa uma comunidade online
Com uma plataforma de fórum multiuso, você pode envolver os clientes, resolver problemas e abordar suas preocupações a tempo. Além disso, ter uma plataforma comunitária permite que as empresas construam uma comunidade online que não apenas é leal à marca, mas também ajuda ativamente a resolver problemas para elas.
À medida que a comunidade estabelece interações consistentes e começa a abordar preocupações, uma empresa pode esperar vários benefícios do fórum de sua marca:
- Ajuda a comunidade de usuários a ver que sua marca se preocupa com seus clientes.
- Ajuda novos membros a se tornarem parte da comunidade
- Instalações estabelecendo uma comunidade auto-sustentável e útil a longo prazo.
- Atrair potenciais clientes
Além disso, os fóruns modernos vêm com muitas características que ajudam as marcas a interagir com milhares de usuários sem precisar de uma equipe grande para fazer isso, facilitando ainda mais o alcance dos benefícios mencionados acima. Por exemplo, você pode recompensar os usuários com novas funções com opções avançadas de usuário através de um sistema de classificação implementado e dar altas classificações aos usuários mais ativos e prestativos.
Mensagem de marca consistente
Ao escolher soluções de software online, a maioria das empresas está preocupada se elas são capazes de personalizá-las. As melhores soluções de fórum oferecem uma variedade de opções de personalização. Isso é essencial, pois permite que as empresas transmitam mensagens de marca visualmente consistentes.
Uma das melhores soluções do mercado, o LiveAgent, oferece temas prontos que também são personalizáveis. Com temas personalizáveis, otimização para dispositivos móveis e opções de personalização de perfil, você pode criar um fórum que reflita 100% sua estratégia de marca visual.
Você poderá personalizar a aparência do seu fórum, mesmo se decidir usar um plugin robusto para WordPress. Ele oferece espaço mais do que suficiente para que as empresas personalizem sua presença visual online e permaneçam reconhecíveis mesmo em um nicho tão específico quanto um fórum online.
Realizar o rastreamento, registro, armazenamento e compartilhamento de vários tipos de conteúdo.
O software de fórum moderno não vem apenas com recursos de moderação do usuário. Ele também permite que as empresas rastreiem, registrem, armazenem e compartilhem vários tipos de conteúdo. Mais importante, as empresas podem classificar o conteúdo com base em vários fatores.
A opção de fazer isso é benéfica para equipes internas, como os departamentos de serviço ao cliente e suporte, e para os consumidores. Além disso, você pode colocar conteúdo em várias categorias. Por exemplo, você pode ter categorias de conteúdo gerado pelo usuário e de conhecimento técnico.
Com essa funcionalidade, você poderá descobrir rapidamente conteúdo relevante, assim como seus consumidores.
Ótima escalabilidade graças a uma variedade de recursos.
As empresas de software de fórum frequentemente equipam suas soluções com uma variedade de recursos. Esses recursos incluem melhorias na qualidade de vida, como perfis de usuário detalhados, avatares, notificações por email e outras coisas voltadas para o usuário. Eles também possuem configurações avançadas de fórum, plugins e outros recursos de gerenciamento de usuário para facilitar a vida da equipe administrativa.
Outra coisa importante a considerar é a opção de atualizar ou rebaixar o plano do software do fórum à vontade. Por exemplo, recursos essenciais ou padrão costumam fazer parte do plano mais acessível. Recursos adicionais, como recursos de SEO e ferramentas avançadas de moderação, geralmente são encontrados nos pacotes avançados.
Uma longa lista de recursos geralmente significa que o software de fórum oferece excelente escalabilidade. Você poderá mudar de um pacote para outro, dependendo de suas necessidades e objetivos comerciais atuais.
Aumente seu alcance nas plataformas de mídia social.
Redes sociais oferecem muitas oportunidades para os negócios devido à sua imensa popularidade. Bilhões de pessoas utilizam plataformas de mídia social diariamente. Ao usar um software de fórum com as capacidades certas, você será capaz de aproveitar esse potencial.
As melhores ferramentas de software de fórum podem permitir que você aproveite as redes sociais para melhorar a funcionalidade do seu fórum. Por exemplo, você pode permitir que os consumidores façam login de forma perfeita com suas contas de mídia social, monitorar as redes sociais em busca de menções e permitir que os usuários importem informações de seus perfis de mídia social.
Encante os consumidores com um ótimo portal de suporte ao cliente.
O software de fórum mais recente pode ajudá-lo a criar uma plataforma de autoatendimento para seus clientes. Com integrações avançadas, filtragem de tópicos e tags de tipo de conteúdo, eles podem usar seu fórum como parte de sua base de conhecimento e um local para os usuários fazerem perguntas sem entrar em contato com o suporte.
Seu fórum pode ser um ponto de entrada de um portal abrangente de autoatendimento que oferece suporte ao cliente 24/7. Quando os clientes têm acesso a uma opção de autoatendimento, você pode esperar uma diminuição no volume de consultas. Seus agentes de suporte terão mais tempo para se concentrar em casos mais complicados.
Melhores recursos de software de fórum para procurar
Como já discutimos, nem todas as soluções de software de fórum oferecem o mesmo conjunto de recursos. Se você nunca usou um software desse tipo antes, será difícil para você dizer quais são os recursos essenciais e quais são usados quando você tem um objetivo específico em mente. Portanto, vamos destacar aqueles que são atualmente considerados um padrão da indústria.
Base de conhecimento
Uma base de conhecimento serve como um repositório central de informações úteis. Portanto, a administração da base de conhecimento é um recurso essencial a ser procurado em uma solução de software de fórum. Isso pode ajudar a consolidar artigos e organizá-los em categorias lógicas. Por exemplo, o gerenciamento de conteúdo permite que você classifique os artigos pelo produto ou serviço que eles abordam.
Além disso, você pode criar uma base de conhecimentos interna e uma base de conhecimentos externa.
Uma base de conhecimento interna pode ajudar sua equipe de serviço e suporte a compartilhar informações. Também os ajuda a acompanhar as melhores práticas em termos de suporte, uma vez que estão sendo constantemente atualizadas. Também pode acelerar o processo de integração de novos agentes.
Você pode publicar um banco de dados externo e torná-lo acessível aos seus clientes existentes e potenciais.
With a multiple-knowledge base solution and WYSIWYG editor, you will be able to create great-looking help articles and share them with a simple click of a button. At last, it should have support for full-text search.
Feedback e sugestões
Um bom software de fórum também deve ter um recurso de feedback e sugestões. Esses recursos ajudam a coletar dados valiosos de seus funcionários e clientes, que podem ser usados para melhorar seus produtos, serviços e suporte.
A função de feedback e sugestões frequentemente possui um sistema de votação e widgets de busca. Essas funcionalidades, em particular, ajudam a otimizar os processos mencionados acima, promovem facilidade de uso e servem como filtro de conteúdo. Por exemplo, graças ao sistema de votação, os usuários verão os posts mais úteis primeiro.
Sistema de gerenciamento de chamados
Uma das melhores coisas que um software de fórum pode fazer pela sua equipe de suporte é converter qualquer nova postagem no fórum ou fórum de discussão em um ticket e importá-lo para sua solução centralizada de tickets. Ao estabelecer esse fluxo de tickets híbridos, você terá todos os seus tickets em uma caixa de entrada universal.
Recursos adicionais que tornam o software de fórum um pacote completo são histórico de tickets e rastreamento de tickets. Seus agentes de suporte poderão acompanhar suas tarefas o tempo todo, enquanto os supervisores ainda têm a opção de acompanhar seu desempenho.
Você também pode configurar regras personalizadas para gerenciamento de tickets, como regras de tempo, regras de ação e SLA. Você pode facilmente definir regras diferentes para seus departamentos e definir regras de responsabilidade individuais para seus agentes.
Por fim, a distribuição automatizada de ingressos permite que você altere a prioridade do ingresso, transfira, adie, resolva ou exclua os ingressos no piloto automático.
Chat ao vivo
Chat ao vivo é um recurso essencial para qualquer equipe de suporte ao cliente, e felizmente, as ferramentas de software de fórum de ponta geralmente as possuem. Um excelente recurso de chat ao vivo virá com funções de chat personalizáveis, mas você também poderá personalizar os botões, a janela e o estilo.
Recursos adicionais de chat ao vivo devem incluir mensagens offline, pesquisas pós-chat e formulários pré-chat.
Finalmente, você também deve ter acesso a modelos de resposta. Isso torna a resolução de problemas simples muito mais fácil e, o mais importante, automatizada. Você pode ter mensagens pré-definidas prontas para todas as perguntas comumente feitas.
Com respostas predefinidas, você terá altas taxas de desvio de chamados. Uma opção adicional que você deve considerar incluir para os clientes que preferem o e-mail como meio de comunicação é a funcionalidade de formulário de contato. Algumas das melhores ferramentas de software de fórum são enviadas com recursos semelhantes ao chat ao vivo, como um call center e integração com mídias sociais.
O chat ao vivo está lá para tornar a comunicação com seus clientes mais fácil e tornar a experiência mais agradável para eles e seus agentes.
CRM
O CRM significa gerenciamento de relacionamento com o cliente, uma ferramenta de software popular entre empresas de diversos setores. Ferramentas de software de fórum com capacidades de CRM oferecem muito mais oportunidades do que aquelas sem elas. Com o CRM, você poderá armazenar informações acionáveis sobre os usuários do seu fórum. Você pode importá-los como contatos e criar grupos de contatos relevantes para qualificar seus leads melhor.
O melhor software de fórum terá CRM que pode automaticamente extrair dados dos perfis de usuários do fórum e preencher todos os campos de contato. O CRM também permite que seus agentes acessem rapidamente o histórico de tickets online e tenham uma melhor compreensão das necessidades e preferências exclusivas dos clientes, facilitando a colaboração.
Relatórios
Relatórios também se enquadra na categoria de recursos de melhor software de fórum. Isso ocorre porque ele oferece informações valiosas e acionáveis sobre o serviço que os agentes de suporte prestaram. A visão geral completa de análise inclui:
Relatórios de canal
Relatórios de controle de tempo
Relatórios de desempenho
Relatórios departamentais
Relatórios de agentes (por exemplo, disponibilidade de agentes e classificação de agentes)
Com esses dados à sua disposição, você poderá otimizar o fluxo de trabalho em seus departamentos de serviço e suporte, melhorar a qualidade do serviço e identificar gargalos em suas operações.
It doesn't end there
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Quanto custa o software de fórum?
Empresas de software de fórum têm diferentes modelos de preços para suas soluções. Na maioria das vezes, você verá vários planos de preços por usuário por mês. O preço por mês por usuário é único para cada solução de software de fórum disponível. Existem também ferramentas com um modelo de preços personalizado apenas disponível quando solicitado.
O custo médio do software de fórum é de cerca de $30 por usuário por mês. O preço pode ser um fator muito importante, especialmente se você decidir expandir em algum momento. Devido a isso, você sempre deve considerar os preços dos planos avançados ao tomar uma decisão.
Top 20 soluções de software de fórum
1. LiveAgent
LiveAgent é uma solução que você pode usar como software de fórum para construir uma comunidade online e fornecer um suporte excepcional ao cliente. LiveAgent é uma solução abrangente de software de fórum baseado em nuvem com dezenas de recursos. Ele permite que você transforme automaticamente as entradas do fórum, sejam elas postagens ou respostas, em um ticket. Seus agentes terão acesso a esses tickets de uma caixa de entrada central.
Creating either an internal or a public customer forum in LiveAgent is straightforward. Once logged in, the function can be found in the customer portal section of your LiveAgent user interface. Before setting on the title and activating the forum, you can customize the style, keyword, and SEO to optimize the content or select the designated department for managing inquiries
Recursos fundamentais
- Criar fóruns públicos e internos
- Base de conhecimento interna e externa
- Registro de usuário simplificado
- Fóruns podem ser atribuídos a departamentos específicos.
- Relatórios e monitoramento de fóruns por meio de notificações em tempo real.
- Transformação automática de ingresso para postagem e respostas no fórum;
- Customização completa do design do fórum (cores nos temas, cabeçalho, rodapé, logotipo e título)
Prós
- Funciona prontamente (sem necessidade de programação)
- Pode integrar outros canais para fornecer suporte (Twitter, Facebook, Slack, Viber, email, chat ao vivo, chamadas, formulários de contato, videochamadas e feedbacks).
- Ótimo custo-benefício
Contras
- Leva tempo para dominar todas as configurações e recursos.
- Pode ser demais se você apenas precisa de recursos de fórum.
Preço
Preços começam em $9 por usuário por mês.
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2. WordPress
WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) gratuito. Sim, ele pode ajudá-lo a criar e lançar belos sites em pouco tempo, mas também pode servir como software de fórum. Graças aos plugins de fórum da comunidade, você pode expandir a funcionalidade do seu site. Existem muitas opções, desde plugins gratuitos até pagos.
Recursos fundamentais
- Publicação fácil
- Simples de se acostumar e usar
- Ótima gestão de usuário integrada.
- Gestão de mídia
- Personalizações profundas
- Otimizado para mecanismos de busca
- Flexibilidade aprimorada
Prós
- Comunidade grande e solidária
- Amigável para dispositivos móveis desde o início
- Acesso a centenas de temas profissionalmente projetados.
Contras
- Navegar pelas configurações do WordPress é desafiador para iniciantes.
- Usuários precisam pagar pelo domínio e hospedagem.
- Algumas atualizações podem exigir um profissional para concluí-las.
Preço
O WordPress é gratuito, mas você precisa considerar o custo do nome de domínio, hospedagem e um plugin premium de fórum da comunidade.
3. Joomla!
Joomla! é uma plataforma de CMS que se assemelha ao WordPress. No entanto, é muito mais robusta e requer significativamente mais conhecimento técnico do que o WordPress. Existem vários plugins gratuitos e pagos de fórum para Joomla! para ajudá-lo a criar e lançar um fórum. Ao contrário do WordPress, Joomla! pode te colocar em uma posição em que seja necessário contratar um desenvolvedor com experiência na plataforma.
Recursos fundamentais
- Ótimo suporte multilíngue
- Atualizador incorporado para facilitar as atualizações do núcleo da plataforma.
- Sistema de ajuda contextual no aplicativo
- Gerenciamento de usuário com direitos de acesso de privilégio de usuário
- Gerenciamento de conteúdo
- Suporte para várias extensões.
- Customizações completas do fórum
Prós
- Controle completo sobre o fórum
- Fórum de ajuste fino é fácil pela interface frontal
- Extensibilidade poderosa
Contras
- Requer um conhecimento técnico substancial.
- Oferece menos extensões do que outros CMSs.
- Os plugins premium para fóruns são muito caros.
Preço
Joomla! é gratuito, mas você precisa considerar o custo do nome de domínio, hospedagem e um plugin premium de fórum, assim como acontece com o WordPress. Além disso, você provavelmente precisará contratar um desenvolvedor Joomla, e eles não são baratos.
4. phpBB
phpBB é um software gratuito de quadro de avisos e um dos pioneiros nesta categoria de software. Ele permite que você crie fóruns onde os usuários podem fazer login e enviar mensagens. Com as extensões do phpBB, você pode expandir a funcionalidade do seu fórum. Por exemplo, você pode adicionar mensagens internas, personalizar a aparência dos fóruns e permitir que os usuários personalizem seus perfis como desejarem.
Recursos fundamentais
- Rastreamento de mensagens não lidas
- Preferências do usuário
- Sistema de quadro de mensagens privadas
- Ferramentas de moderação do fórum
- Formulários de registro totalmente personalizáveis.
- Padronização da estrutura do tópico
- Poda de fórum
Prós
- Modifique facilmente a funcionalidade do fórum com o phpBB MOD
- Capacidades abrangentes de hierarquia de fóruns.
- Personalize modelos e estilos com facilidade
Contras
- Não oferece nada além de um fórum.
- Possui uma aparência desatualizada.
- Tem uma curva de aprendizado íngreme
Preço
phpBB é gratuito para usar.
5. Drupal
O Drupal é outro CMS da nossa lista que oferece excelente funcionalidade e recursos quando se trata de fóruns. Você pode criar e lançar fóruns rapidamente, mas, mais importante, poderá simplificar a moderação de usuários e fóruns. Com temas e módulos do Drupal, você pode adicionar funcionalidades ao seu fórum e site e oferecer aos usuários do fórum uma experiência visual melhor. Ao contrário do WordPress e do Joomla !, o Drupal possui recursos de fórum incorporados.
Recursos fundamentais
- Suporte integrado para fóruns de discussão por mensagens encadeadas.
- URL exclusivo para cada tópico do fórum
- Permissões de usuário
- Limiar de tópico quente
- Tópicos por página
- Ordem padrão do tópico
- Motor de tema flexível e novo – Twig
Prós
- Oferece recursos de fórum prontos para uso.
- Muitos módulos e temas para melhorar a funcionalidade e aparência do fórum.
- Completamente personalizável
Contras
- Curva de aprendizado íngreme
- Menos módulos do que o WordPress
- Gerenciamento do Drupal requer conhecimento técnico e expertise
Preço
O Drupal é gratuito, mas a maioria dos módulos são premium e custosos. Também é necessário levar em consideração o custo do nome de domínio e hospedagem.
6. MyBB
O MyBB é muito similar ao phpBB em termos de recursos que oferece. Também é um software de fórum de código aberto e gratuito para uso. Ele permite que você crie um fórum, configure placas de mensagens, tenha uma moderação fácil e um registro de usuário simplificado. O MyBB possui um painel de controle abrangente que pode ser usado para moderar o fórum em tempo real e verificar estatísticas de uso atualizadas em tempo real.
Recursos fundamentais
- Ampla seleção de temas para fóruns MyBB;
- Plugins especificamente desenvolvidos para aumentar o envolvimento do usuário;
- Modelos incorporados e um editor de tema
- Sistema de reputação do usuário;
- Calendários para agendamento de eventos;
- Modelos para registro de usuário;
- Caixa de ferramentas de moderação do fórum;
- Relatório.
Prós
- Fácil de usar, mesmo para iniciantes.
- Ótimas características de gamificação para envolver os usuários do fórum;
- Moderação do fórum em uma única tela.
Contras
- Menos recursos do que outras ferramentas de software de fórum em nossa lista;
- Questões de segurança;
- Falta de temas compatíveis com dispositivos móveis.
Preço
O MyBB é gratuito para uso, mas você precisará gastar dinheiro em um nome de domínio e um plano de hospedagem.
7. Vanilla Forums
O Vanilla Forums é uma das melhores soluções de software de fórum disponíveis. Ele oferece tanto uma versão gratuita quanto uma versão premium. A versão gratuita visa atender às necessidades de pequenas e médias empresas. Por outro lado, a versão premium atende às necessidades de empresas de nível empresarial. Os sistemas de complementos e temas permitem que você personalize o visual e a funcionalidade do fórum.
Recursos fundamentais
- Suporte para vários tipos de discussões (por exemplo, discussões padrão, enquetes, perguntas)
- Conteúdo rico
- Usuário mencionando
- Avatares e perfis de usuário
- Mensagem privada
- Base de conhecimento
- Grupos de fórum
Prós
- Temas modernos com uma aparência atual.
- Muitos complementos para extensão de funcionalidade de fórum.
- Suporte de base de conhecimento para uma melhor experiência do cliente
Contras
- Não há tantos complementos e temas para escolher.
- Leva tempo para aprender como usá-lo corretamente.
- O preço da versão premium é significativamente acima da média da indústria.
Preço
A edição de código aberto do Vanilla Forums é completamente gratuita. No entanto, a versão premium começa em $689 por mês.
8. Flarum
Flarum é um dos novos jogadores na cena do software de fórum. A boa notícia é que é totalmente gratuito. A plataforma é projetada para todos os tamanhos de tela e é otimizada para fornecer um desempenho excepcional, mesmo em conexões de baixa largura de banda. O Flarum possui recursos essenciais e avançados, mas requer conhecimento técnico substancial para instalar, atualizar e mantê-lo.
Recursos fundamentais
- Suporte para vários idiomas (16 pacotes de tradução disponíveis atualmente)
- Interface intuitiva
- Sistema de progressão do usuário
- Última vez online
- Menções do usuário
- Tópicos roláveis
- Entrada única
- Um painel de controle com moderação avançada do fórum.
Prós
- Possui suporte de chat ao vivo, graças à integração do Pusher.
- Extensões permitem aos usuários personalizar o fórum.
- Interface do usuário bonita
Contras
- Ainda está em desenvolvimento.
- Requer o mais recente Apache/Nginx, PHP e MySQL para funcionar corretamente.
- A instalação e a atualização devem ser realizadas por um profissional.
Preço
Flarum é um software de fórum completamente gratuito.
9. Simple Machines Forum
Simple Machines Forum é um excelente software para construir, publicar e gerenciar fóruns online. Ele oferece um conjunto similar de recursos encontrados no phpBB. No entanto, há algumas coisas que o diferenciam – o sistema de temas e módulos. Com esses dois sistemas, o Simple Machines Forum oferece excelente flexibilidade. Considerando que é uma solução de código aberto, você pode personalizá-lo para atender às suas necessidades específicas, caso tenha conhecimento técnico.
Recursos fundamentais
- Fácil personalização graças ao novo sistema de modelos.
- Gerenciamento avançado de usuários e permissões
- Pronto para SEO
- Gerenciador de pacotes fácil de usar
- Relatórios e análises
- Monitoramento e rastreamento de membros
- Gerenciamento simplificado do fórum
Prós
- Temas e módulos de alta qualidade
- Ótimo suporte multilíngue
- Suporte para a assinatura premium
Contras
- Temas parecem ultrapassados
- Não suporta personalização de perfil de usuário
- O número de configurações pode ser avassalador para os iniciantes absolutos.
Preço
O Simple Machines Forum é uma solução de fórum gratuita e de código aberto.
10. Discourse
Se você deseja criar e publicar fóruns rapidamente sem gastar muito dinheiro, o Discourse pode ser uma boa solução para você. O software não oferece nada além de recursos de fórum, mas, em troca, ele oferece uma interface de usuário moderna e otimização para dispositivos móveis. Ele também oferece suporte à integração de login para uma ótima experiência do usuário. Os usuários podem fazer login usando suas contas do Twitter, Instagram e Facebook.
Recursos fundamentais
- As conversas são movidas de páginas individuais para páginas roláveis
- Notificações instantâneas
- Expansão automática de links
- Projetado para telas de todos os tamanhos
- Sistema de confiança do usuário
- Suporte para moderação da comunidade
- Login único
- Relatórios e análises
Prós
- As notificações em tempo real ajudam os usuários a se manterem informados sobre todas as menções importantes.
- Modo de lista de discussão permite aos usuários acompanhar seus tópicos favoritos.
- Ótima escalabilidade.
Contras
- É mais caro do que outras soluções premium;
- Os iniciantes absolutos precisarão passar algum tempo aprendendo como usar recursos avançados.
- O sistema de rolagem diminui a legibilidade assim que há dezenas de respostas.
Preço
Os planos de preços do Discourse começam em $100 por 5 usuários da equipe por mês.
11. Codoforum
Codoforum é um software de fórum comunitário freemium. Embora seja uma solução gratuita, oferece todas as características que se espera encontrar em um conjunto de ferramentas de software de fórum. Codoforum é talvez o melhor software de fórum na categoria de interface de usuário limpa. É compatível com dispositivos móveis desde o início, o que é ótimo se muitos de seus usuários estão constantemente em movimento.
Recursos fundamentais
- Resumo diário e semanal (envie as atualizações recentes aos seus usuários por e-mail)
- Interface do usuário fresca e minimalista
- Suporte para todos os dispositivos móveis
- Editor WYSIWYG
- Suporte para integração ao site existente
- Menções de usuários e marcação
- Notificações e assinaturas
Prós
- Sistema de notificação suporta configurações de nível de notificação
- Sistema de marcação proporciona excelente experiência do usuário
- Guias extensos e documentação
Contras
- Apenas as versões premium têm suporte para atualizações automáticas e correções de segurança.
- A versão Freemium possui uma marca d’água que não pode ser removida.
- As atualizações são poucas e espaçadas.
Preço
A versão gratuita do Codoforum possui a marca d’água “Powered by Codoforum”. Os planos premium da marca própria têm preço inicial de $49 (compra única).
Still with us?
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12. FluxBB
Embora seja uma solução de fórum significativamente mais simples do que qualquer outro software em nossa lista, FluxBB chegou à lista graças ao seu desempenho. É uma solução de fórum comunitário leve que possui todos os recursos essenciais. Você terá acesso às principais opções de moderação de fórum, temas e plugins. Com o FluxBB, você pode configurar e lançar seus fóruns de forma rápida e com poucas complicações.
Recursos fundamentais
- Classificação de tópicos
- Fórum e assinatura de tópicos
- Mover, dividir e mesclar tópicos
- Poda de fórum
- Suporte para feed RSS
- Desabilitar/habilitar registro de usuário
- Permissões de usuário
Prós
- Construído com alto desempenho em mente
- Tem um sistema de classificação de usuários.
- Suporte para personalizações avançadas de perfil
Contras
- A falta de plugins
- Os temas parecem desatualizados
Preço
FluxBB é completamente gratuito para usar.
13. Invision Community
A Invision Community é a herdeira do IP board, que foi uma das soluções de software de fórum mais populares na época. A plataforma oferece muitos recursos e facilita a moderação do fórum. Ela até permite que seus usuários criem seus próprios grupos chamados “Clubs” dentro do fórum. A precificação da plataforma é única, pois tanto o armazenamento de dados quanto o número de visitantes online são bloqueados por diferentes barreiras de pagamento.
Recursos fundamentais
- Clubes comunitários
- Publicar automaticamente mensagens do fórum em suas contas de mídia social
- Reputação do usuário e tabelas de classificação
- Promoções em grupo
- Assinatura paga
- Ferramentas avançadas de moderação
- Suporte móvel
- Aplicativo de comentários remoto para distribuição fácil de notícias e artigos.
Prós
- Envolver facilmente os usuários com recursos atraentes
- Ótima interface do usuário
- Engaje seu público das redes sociais com posts atraentes no fórum
Contras
- Falta de recursos de SEO
- Precisa de mais opções de gamificação
- Preço pode disparar com o aumento das necessidades de dados do fórum.
Preço
A Invision Community começa em $45 por mês, com limite de 65 visitantes online.
14. XenForo
O XenForo é uma plataforma de comunidade de ponta e uma solução de software de fórum premium desenvolvida para empresas interessadas em usar soluções de auto-hospedagem. O XenForo possui uma lista impressionante de recursos e uma excelente integração com as redes sociais. Com mais de 2.000 complementos disponíveis, você pode criar um fórum personalizado com funções únicas com base no feed de atividades do usuário. Além disso, a plataforma é otimizada para os motores de busca.
Recursos fundamentais
- Suporte para perguntas estruturadas e fios de resposta
- Sistema de autoria de artigos rico
- Funcionalidade de busca integrada
- Privilégios da equipe
- Suporte de moderação em linha
- Sistema de conquistas do usuário
- Aplicativo móvel dedicado
- Relatórios e análises
Prós
- Fórum online totalmente otimizado para SEO.
- Ferramentas de moderação de fórum fáceis de usar
- Aplicativo móvel do XenForo
Contras
- A instalação no local precisa ser feita por equipe experiente.
- Requer várias extensões do PHP e a versão atual do PHP e MySQL
- Remover o aviso de direitos autorais do XenForo custa $300 extras.
Preço
A licença do XenForo começa em $160.
15. Wix
Wix é uma plataforma de construção de sites online e, como parte de seu pacote, eles oferecem o software Wix Forum. É uma das ferramentas de fórum comunitário mais fáceis de usar, pois possui um editor de arrastar e soltar. Isso significa que você poderá construir e lançar seu fórum sem escrever uma única linha de código. Você pode construir um fórum independente ou integrá-lo a um site. Quando se trata de recursos, o Wix Forum não fica para trás da concorrência.
Recursos fundamentais
- Suporte para layouts clássicos e de cartões.
- Ferramenta de SEO integrada
- Fórum compatível com dispositivos móveis.
- Ferramentas de moderação do fórum
- Permissões dos usuários do fórum
- Página do membro
- Página de perfil
- Modelos de fórum
- Notificações em tempo real
Prós
- Extremamente fácil de usar
- Software de fórum baseado na nuvem.
- Lindos modelos
Contras
- Com um plano gratuito, você obtém marca da Wix.
- Você precisa de um plano pago para ter acesso ao rastreamento e análise.
- A maioria dos complementos valiosos são premium.
Preço
O Wix começa a partir de $8,50 por mês.
16. vBulletin
vBulletin é um software de fórum muito poderoso. É uma solução popular usada por algumas grandes organizações como Sony Pictures e NASA, e vem com todos os recursos que você precisa para criar fóruns incríveis em pouco tempo. O vBulletin também foi projetado com usuários móveis em mente e possui suporte SEO. Você pode configurar fóruns como privados ou públicos, editar hierarquia, habilitar mensagens privadas e muito mais.
Recursos fundamentais
- Hierarquia ilimitada nos fóruns
- Fóruns privados / públicos
- Ferramentas de moderação do fórum
- Assinatura de tópico e fórum
- Moderadores ilimitados
- Sistema de permissão personalizável
- Mensagem privada
- Modelos, complementos e skins
Prós
- Criar, publicar e moderar uma comunidade online por meio de uma única plataforma.
- Uma abundância de opções
- Tanto as versões auto-hospedadas quanto as em nuvem.
Contras
- A solução auto-hospedada requer conhecimento técnico.
- Planos estão limitados em termos de largura de banda.
- O suporte para a versão auto-hospedada é limitado.
Preço
vBulletin 5 Connect, construído para hospedagem própria, começa em $249.00. vBulletin Cloud começa em $19.95 por mês.
17. inSided
inSided é uma solução de software de fórum completa. Você pode usá-lo para criar uma comunidade online e facilitar a comunicação entre sua marca e seus clientes. Ele realmente não se destaca com ângulos únicos em comparação com outras opções, mas é uma opção sólida.
Recursos fundamentais
- Base de conhecimento
- Suporte para quadros de perguntas e respostas.
- Conteúdo otimizado para mecanismos de busca.
- Priorização de conteúdo
- Busca de conteúdo inteligente incorporada
- Conteúdo inteligente e específico para o contexto.
- Relatórios avançados.
- Atualizar usuários com base em seus interesses.
Prós
- Grande flexibilidade graças a muitos recursos.
- Fácil de usar, mesmo sem experiência prévia.
- Novas funcionalidades são regularmente lançadas
Contras
- Preço ligeiramente acima da média da indústria.
- Falta de opções de personalização
- Relatórios e análises não são tão aprofundados como em algumas outras soluções.
Preço
O preço do inSided está disponível apenas mediante solicitação.
18. NodeBB
NodeBB é uma das últimas adições à família de softwares de fórum. É popular graças à sua flexibilidade e design intuitivo de interface de usuário – moderadores de fórum têm acesso a todas as ferramentas de moderação em uma única tela. Também se destaca no departamento de integração, permitindo que os usuários integrem várias plataformas, desde mídias sociais até softwares de gerenciamento de projetos. Os usuários também podem ampliar sua funcionalidade padrão com plugins.
Recursos fundamentais
- Pronto para celular
- Suporte de localização
- Notificações instantâneas
- Análise e relatórios
- Pronto para SEO
- Compartilhamento de mídias sociais
- Suporte para soluções hospedadas no próprio local ou baseadas na nuvem.
- Mensagens instantâneas integradas
Prós
- Integra-se perfeitamente aos serviços populares baseados na nuvem
- Fácil de configurar e usar
- Visual moderno e fresco
Contras
- Mais caro do que outros softwares de fórum.
- Plugins e widgets frequentemente quebram a funcionalidade básica.
- A falta de temas para os fóruns
Preço
O preço do NodeBB começa em $250 por mês.
19. Forem
O Forem está prestes a ser lançado, mas, dado que sai da cozinha do Dev.to, está destinado a ser ótimo. Possui uma aparência moderna e nova, uma interface de usuário intuitiva e implantação fácil. É uma solução de software de código aberto que permite criar comunidades com facilidade, e você poderá usá-lo para permitir que os visitantes criem perfis, leiam/escrevam postagens, sigam tags específicas ou pesquisem o conteúdo.
Recursos fundamentais
- Suporte para feed RSS
- Ferramentas de moderação
- Seguir outros usuários
- Siga as tags de postagem
- Mensagem direta.
- Conversas em grupo
- Integração com outros aplicativos
- Distintivos de conquista
Prós
- Grande flexibilidade
- Ferramentas de moderação fáceis de usar
- Tanto o chat em grupo quanto a mensagem direta
Contras
- Open-source significa suporte limitado
- Exige um conhecimento substancial para auto-hospedar.
- Uso caso estritamente reservado ao fórum
Preço
Forem é uma solução completamente gratuita.
20. bbPress
O bbPress é um software de fórum lançado pela mesma equipe que trabalhou no WordPress, e isso definitivamente fica evidente na plataforma, especialmente no departamento de facilidade de uso. O design pode parecer desatualizado, mas todas as melhores características estão lá. Sendo um plugin do WordPress em si, permite que você estenda sua funcionalidade com outros plugins e construa o fórum que você deseja. Por fim, é um projeto de código aberto, então é gratuito para usar.
Recursos fundamentais
- Instalação em um clique
- Suporte para temas
- Modelos de fórum
- Permissões de usuário
- Registro de atividades
- Notificações
- Suporte para várias extensões.
- Grupos privados
Prós
- Fácil de instalar e configurar.
- A funcionalidade pode ser aprimorada por meio de plugins
- Compatível com temas modernos do WordPress
Contras
- O tema padrão parece desatualizado.
- Recursos avançados dependem de plugins.
- Passa muito tempo entre os lançamentos.
Preço
bbPress é completamente gratuito.
Top 5 software de fórum comparados
Vamos fazer uma rápida comparação das 5 principais opções de software de fórum.
1. LiveAgent
LiveAgent é a nossa primeira escolha para soluções de software de fórum baseado em nuvem para empresas. Não só vem com muitas funcionalidades, mas também permite que você aproveite o fórum para melhorar serviços, produtos e deixar os clientes satisfeitos.
Além disso, o LiveAgent permite que as empresas tomem decisões informadas e incluam o conteúdo de fórum mais relevante na base de conhecimento interna ou externa. A conveniência vem de poder fazer tudo isso de uma única tela.
Post and share useful content
With LiveAgent you can allow customers to access knowledge base articles, ticket status, interaction history or in-depth product and service information.
2. vBulletin
vBulletin não possui a funcionalidade de help desk e as características de transformação automática de postagem de fórum e resposta em ticket. No entanto, se você deseja executar e moderar um fórum em uma plataforma comprovada e segura, o vBulletin é sua segunda melhor opção e já é fornecido com todos os recursos necessários.
vBulletin é fácil de usar, o que é importante observar se você não tem nenhuma experiência anterior em criar ou moderar fóruns.
3. Discourse
Discurso é uma solução premium de software de fórum assim como o LiveAgent e o vBulletin. É semelhante ao LiveAgent quando se trata de integrações, e você pode usá-lo com mídias sociais ou integrá-lo com ferramentas de help desk.
Oferece suporte para WordPress, mas não vai além das funcionalidades básicas de fórum e é um pouco caro. Os planos de hospedagem do Discourse começam em $100.
4. phpBB
Se você deseja construir e moderar um fórum e está com o orçamento apertado, o phpBB pode ser a melhor solução. É uma plataforma de software de fórum gratuita. Possui recursos básicos e avançados de fórum.
Por outro lado, o phpBB parece um pouco desatualizado, o que pode prejudicar a percepção dos usuários do seu fórum sobre ele. Além disso, é apenas uma solução auto-hospedada, então você terá que encontrar um provedor de hospedagem, o que gera mais despesas.
5. Simple Machines Forum
Finalmente, temos outra solução de código aberto – Simple Machines Forum. Parece desatualizado e possui apenas ferramentas específicas de fórum, mas ao contrário do phpBB, oferece muito mais opções de personalização graças ao gerenciador de pacotes avançado.
Você pode usá-lo para instalar módulos adicionais que melhoram a aparência e capacidades do seu fórum. No entanto, ele é mais adequado para comunidades maiores.
Os 5 melhores sistemas de fóruns comparados
Sistema de suporte por email | Avaliação do Capterra | Versão gratuita | Trial grátis | Preço inicial |
LiveAgent | 4.7/5 (aprox. 1K avaliações) | SIM | SIM | $9 por agente/mês |
vBulletin | 4.0/5 (13 avaliações) | NÃO | SIM | $249 por mês |
Discourse | N/A | SIM | SIM | $100 por usuário/mês |
phpBB | N/A | SIM | SIM | Grátis para usar |
Simple Machines Forum | N/A | SIM | SIM | Grátis para usar |
Conclusão
Escolher a solução de software de fórum correta para o seu negócio é crucial para o seu sucesso a longo prazo. Isso ajudará você a otimizar a implementação e o processo de integração, além de ajudá-lo a alcançar seus objetivos específicos. Para ajudá-lo a tomar uma decisão informada, reunimos uma lista curta de perguntas e respostas. Alerta de spoiler – LiveAgent é o campeão absoluto em todas as seis categorias.
Nota do editor: Se alguma das informações no artigo de revisão estiver incorreta, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco e faremos a devida revisão.
A melhor solução de software de fórum tudo-em-um
LiveAgent é a melhor solução de software all-in-one para fóruns. Ele oferece a funcionalidade de um helpdesk completo com integração perfeita de fóruns, permitindo que empresas aproveitem ao máximo a manutenção de um fórum online.
Com a conversão de post e resposta para bilhete, as empresas podem acompanhar as últimas novidades e ajudar seus clientes a resolver problemas de forma eficiente. Além disso, o LiveAgent permite que as empresas criem bases de conhecimento internas e externas úteis e compartilhem o conteúdo mais importante sem problemas.
O melhor software de fórum com chat ao vivo integrado, centro de atendimento, mídias sociais e portal do cliente
LiveAgent é o melhor software de fórum com chat ao vivo, call center, mídia social e portal do cliente integrados. É simplesmente porque a plataforma oferece todas essas funcionalidades em uma solução centralizada. Os agentes e prestadores de serviço não precisam trocar de ferramentas. É uma pilha tecnológica completa disponível em apenas uma interface de usuário.
O melhor software de fórum online repleto de recursos
Quando se trata de recursos, nada chega perto do LiveAgent. A plataforma tem quase 200 recursos para oferecer aos seus usuários, e a empresa está continuamente trabalhando para melhorar os recursos existentes e introduzir novos.
The best value for the price forum software
Com o preço de R$ 15,00 por usuário da equipe por mês, uma abundância de recursos e facilidade de uso, o LiveAgent é o melhor software de fórum quando se trata de relação custo-benefício.
O software de fórum mais bem avaliado
De acordo com a plataforma de revisão de software online mais confiável, o Capterra, o LiveAgent é o software de fórum com a classificação mais alta, com uma média de avaliação de 4,7 e mais de 1.000 avaliações únicas.
O software de fórum mais fácil de configurar, usar e integrar
Embora tenha quase 200 recursos, o LiveAgent é o software de fórum mais acessível desta lista para integrar. Os recursos e a interface do usuário também são intuitivos, o que torna a configuração e o uso extremamente fáceis.
A satisfied customer is a happy customer
Take our product tour and explore LiveAgent, the omnichannel help desk solution, today.
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LiveAgent oferece suporte ao cliente, incluindo migração de dados, atendimento 24/7, webinars e modelos de e-mail. A empresa é recomendada como a melhor opção para suporte de mídia social. Além disso, a central de atendimento restrita evita spam e tickets duplicados, mas pode afetar a proximidade com o cliente. O suporte apenas por e-mail pode ser limitado, mas o software de gerenciamento de e-mail pode melhorar a eficiência e a satisfação do cliente.
Chat ao vivo para a indústria automotiva
Integre o chat ao vivo ao seu site de concessionária para responder rapidamente às perguntas dos clientes. Recursos de segurança garantem confiabilidade.
O texto fala sobre softwares de atendimento ao cliente, sistemas de telefonia VoIP, gerenciamento de reclamações e suporte técnico para startups. Também há informações sobre a inscrição no LiveAgent e a construção do dashboard, além de um aviso sobre o uso de cookies no site. O texto está disponível em vários idiomas, incluindo o português.