O que é um fórum de clientes no LiveAgent?
Um fórum de clientes é um espaço online para os clientes discutirem os produtos, serviços ou preferências da empresa. O LiveAgent é um sistema de help desk complexo que inclui uma plataforma de fórum que permite a você criar fóruns públicos ou internos.
O que é um fórum?
Um fórum é uma plataforma online ou comunidade onde indivíduos podem participar de discussões, fazer perguntas, compartilhar opiniões e trocar informações sobre vários tópicos de interesse. Os usuários podem criar postagens ou tópicos, interagir com outros membros por meio de comentários e respostas, e acessar uma ampla gama de tópicos e sub-tópicos dentro do fórum. Ele serve como um espaço virtual para comunicação aberta e colaboração entre pessoas com interesses semelhantes.
Que tipo de fórum você pode criar no LiveAgent?
LiveAgent fornece soluções de help desk e bases de conhecimento que incluem software de fórum, o qual permite que você crie 2 tipos de fóruns: internos e públicos.
Interna
O fórum interno é bem autoexplicativo. Também pode ser definido como um fórum de agentes, geralmente usado para compartilhar pensamentos, informações e ideias de trabalho. Essencialmente, é uma maneira rápida e eficaz de se comunicar internamente. As discussões de trabalho internas em um fórum de agentes também geram ótimas sugestões para futuros artigos da base de conhecimento interna.
Pública
Por outro lado, um fórum público pode ser acessado por todos, inclusive pelos seus clientes. Por isso, muitas vezes é chamado de fórum do cliente. O fórum permite que eles compartilhem ideias, preocupações e informações uns com os outros. Como resultado, eles podem resolver seus problemas sem precisar entrar em contato com os seus agentes de serviço ao cliente. Devido a isso, os fóruns podem aumentar a satisfação do cliente, bem como a produtividade dos agentes.
Resumindo, a principal diferença entre um fórum público e um interno é que o conteúdo do fórum público está disponível para todos. No entanto, para usar o fórum, os usuários precisam se registrar para uma conta.
Como funciona o software de fórum do LiveAgent?
Independentemente de você decidir criar um fórum interno ou público, cada fórum pode ser atribuído a um departamento diferente de sua empresa no software de fórum da comunidade.
Assim, sempre que houver uma nova pergunta ou um comentário em um fórum, o departamento correto receberá um ticket dentro do LiveAgent, que eles podem responder, se necessário. Ao receber esse tipo de notificação, seus agentes podem monitorar as discussões dos clientes no fórum e intervir quando necessário.
Como você pode criar um fórum básico no LiveAgent?
Etapa 1 – Faça login em sua conta LiveAgent
O primeiro passo é fazer login na sua conta LiveAgent. Se você não tem uma, sinta-se à vontade para usar nosso teste gratuito de 30 dias.
Etapa 2 – Navegue até o portal do cliente
Antes de prosseguir com a criação de um fórum, sugerimos que você crie categorias. As categorias permitem que você organize o conteúdo do fórum.
Para criar uma nova categoria, clique em Base de conhecimento -> Criar. Depois disso, você verá um menu suspenso. Escolha uma categoria e preencha um título, acesso e palavras-chave para otimização de mecanismo de pesquisa.
Por exemplo, se você decidir criar um fórum interno sobre preços, a categoria pode ser chamada de Informações sobre preços. Assim, as entradas do fórum sobre preços serão organizadas de forma ordenada nesta categoria. Ou, por outro lado, você pode criar categorias separadas para cada idioma se sua marca operar em vários países.
Etapa 3 – Crie o fórum
Navegue até a Base de conhecimento -> Fórum e clique em Criar. Selecione a categoria preferida e preencha todos os detalhes.
Uma vez que você tenha um fórum, você pode ajustar as “ações” clicando no botão ‘Editar’ (o pequeno lápis do lado direito). As “ações” permitem que você altere/adicione informações adicionais. Por exemplo, você pode alterar o departamento que será responsável por lidar com as consultas do fórum.
Etapa 4 – Adicionar tópicos
Para adicionar mais especificações, navegue até Portal do cliente -> Base de conhecimento -> Fórum -> Categoria -> Crie um novo tópico.
Adicionar tópicos mantém o conteúdo do fórum organizado com uma estrutura clara.
Agora você pode acompanhar os tópicos, dar recomendações e resolver problemas facilmente.
Personalize o software do seu fórum
No LiveAgent, você pode personalizar facilmente o design de todo o portal do cliente, que também inclui um fórum. Por exemplo, você pode personalizar as cores dos temas, adicionar um cabeçalho, rodapé, logotipo e título.
Para saber mais, verifique nosso guia completo do portal do cliente.
Por que sua empresa deve ter um fórum de clientes?
1. Os clientes podem ajudar uns aos outros
A criação de um fórum permite que seus clientes interajam entre si e forneçam soluções com base em suas experiências. Com isso, eles poderão solucionar seus problemas e resolvê-los sem a ajuda do agente. Como resultado, os agentes terão mais tempo para se concentrar em outras tarefas. Além disso, é uma forma muito conveniente para os clientes compartilharem suas idéias, experiências, dicas e truques sobre o produto/serviço.
2. Aumento da fidelidade do cliente
Muitos clientes gostam de compartilhar suas opiniões sobre os produtos/serviços que usam. Permitir que eles compartilhem suas experiências ou pensamentos fará com que se sintam ouvidos, o que cria um vínculo melhor e fortalece a fidelidade do cliente.
3. Cria uma comunidade
Fóruns de clientes permitem que seus clientes compartilhem suas ideias, pensamentos e dicas livremente e anonimamente. Um fórum desse tipo pode criar uma comunidade online em torno da indústria em que seu negócio está operando. Ele apresenta um lugar acolhedor para fazer perguntas sem pressão alguma. Portanto, ele pode criar uma comunidade forte em torno do seu negócio onde até mesmo iniciantes podem se sentir bem-vindos para compartilhar seus pensamentos.
4. Sugestões de melhoria do produto ou serviço
O software de fórum do LiveAgent cria um novo ticket sempre que há uma nova atividade/alterações no quadro de mensagens. Portanto, os agentes são sempre notificados e podem responder a todas as questões prementes que possam surgir. Por exemplo, responder a consultas de melhoria de produtos e fornecer soluções alternativas temporárias é uma ótima maneira de fortalecer relacionamentos com clientes, bem como melhorar seus negócios.
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Não conhece o LiveAgent?
LiveAgent é uma solução de atendimento ao cliente que também fornece software de fórum comunitário. O software de fórum comunitário permite que sua empresa crie um fórum para agentes, bem como um fórum para clientes, para melhorar a fidelidade do cliente, a satisfação do cliente e o desempenho do agente.
No entanto, o LiveAgent oferece muito mais do que um software de fórum. O sistema de help desk do LiveAgent permite que você conecte toda a comunicação com o cliente em uma única plataforma e responda de forma eficiente às consultas por meio de uma única interface.
Descubra mais recursos importantes:
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Recursos da base de conhecimento
Se você quiser saber mais, consulte nosso guia aprofundado do fórum.
Frequently Asked Questions
O que é um fórum de clientes?
Um fórum de clientes é um espaço online para os clientes discutirem os produtos, serviços ou preferências da empresa.
Como posso melhorar meu fórum?
O LiveAgent permite que você crie categorias e tópicos para criar uma estrutura organizada e clara do seu fórum de cliente/agente.
Qual é o propósito de um fórum?
Criar um fórum permite que seus clientes interajam entre si e forneçam soluções com base em suas experiências. Por causa disso, eles poderão resolver seus problemas sem a assistência do agente. Como resultado, os agentes terão mais tempo para focar em outras tarefas. Além disso, é uma maneira muito conveniente para os clientes compartilharem seus pensamentos, experiências, dicas e truques sobre o produto/serviço.