Qual é o MOS no VoIP?
A opinião média (MOS) é uma medida ou métrica usada para medir a qualidade da chamada VoIP ou qualidade do áudio. Em vez de descrever a qualidade da chamada VoIP em termos vagos, como bom ou ruim, o MOS VoIP oferece uma medida objetiva da qualidade da voz.
Falando de forma geral, o MOS varia de 1 a 5, onde 5 representa a melhor qualidade de chamada VoIP e 1 representa uma baixa qualidade de serviço. Essas pontuações são mais diretas para comparar do que testes subjetivos e comentários como “Estou tendo muitas chamadas de voz com falhas”.
A medição da qualidade de voz com MOS também é útil ao comparar dois provedores diferentes de chamadas VoIP. Por exemplo, você pode descobrir que um serviço de chamadas VoIP empresarial possui números MOS consistentemente melhores do que um serviço gratuito. Nesse caso, escolher o serviço com melhor qualidade de conversação (ou seja, número MOS mais alto) faz sentido.
Agora vamos dar uma olhada mais profunda na pontuação média de opinião (MOS) e como essa medida de qualidade é calculada.
Medição de MOS
Na prática, a maioria das pessoas utiliza software para calcular um MOS. Então você não precisa abrir o Excel ou usar uma calculadora para encontrar manualmente a métrica. Dito isso, é útil saber como um MOS é calculado para entendê-lo melhor.
O primeiro passo para calcular um MOS é reunir os seguintes pontos de dados. Note que você pode usar um software de monitoramento de desempenho de rede para coletar esses dados numéricos de medida de forma mais rápida.
- propagation delay – Measure the time required for an individual digital signal to travel across the entire network. More complex networks with routers, switches, and other delays tend to have a higher propagation delay. Put another way, this metric measures the one-way delay for data to travel from your computer to the person you are calling.
- packetization delay – This time metric represents the time needed to convert information like the sound of your conversation into digital information (i.e., voice packets) and ultimately decode it at the other end. Note that using a non-compressed codec can have a lower packetization delay.
- jitter buffer – The digital data representing your call do not always arrive as expected. As a result, delays are needed to compensate for differences in packet arrival time. When the percentage of packet loss goes up, the voice packets have to be resent. This causes more processing delays and a buffering delay. Ultimately, jitter buffer problems translate into VoIP (voice over Internet protocol) issues.
Conforme você começa a aprender mais sobre monitoramento de desempenho de rede, há alguns termos adicionais que você pode querer conhecer para diagnosticar problemas de VoIP.
- RTP packet – Real-time protocol (RTP) moves the voice information or voice packets across the network. Various factors like packet loss, jitter and latency impact whether RTP packet transmissions operate smoothly. Understanding RTP packet performance is vital to understanding VoIP statistics properly.
- packet counts – This metric is helpful because it puts packet loss into context. For example, if your VoIP call has 50 packets per second and you are losing 5 packets per second, you lose a significant portion of the call to packet drop. The packet counts involved vary depending on the VoIP codec used.
- packet loss simulation – Before you start a VoIP call, you can use packet loss simulation to estimate the voice quality of the call. For mission-critical applications like important business calls, it is wise to use packet loss simulation to diagnose problems.
Quais são os benefícios de uma boa MOS para VoIP?
Sua conexão VoIP precisa manter uma boa MOS para aproveitar ao máximo a telefonia IP.
Em geral, uma pontuação aceitável é de 4.3 a 5. No entanto, a qualidade da chamada de voz pode ser considerada “ok” quando sua pontuação média de opinião cai para 3.6. Se você estiver vendo pontuações individuais abaixo de 3.6, sua conversa pode começar a parecer uma voz de robô.
Note que é útil medir sua MOS várias vezes ao longo do dia para determinar sua pontuação média. Ao tomar várias medidas, você pode encontrar momentos em que sua conexão com a Internet tem uso de largura de banda inferior.
Usar o MOS para descrever a qualidade da sua voz sobre IP é muito melhor do que descrições vagas como “voz robótica” ou “qualidade excelente”. Quando você tem várias pontuações de opinião média disponíveis, você pode discutir melhor maneiras de evitar problemas de qualidade em suas chamadas com engenheiros de rede.
Como aumentar seus resultados do MOS?
Ninguém espera ansiosamente por uma qualidade ruim de VoIP. Antes de voltar a fazer chamadas de voz tradicionais, não desista da esperança. Existem algumas maneiras simples de melhorar os sinais de áudio.
Procure assistência do seu provedor de serviços de internet
Comece perguntando ao seu ISP sobre maneiras de evitar o congestionamento da rede. Eles podem indicar maneiras de melhorar a qualidade das chamadas em toda a sua rede. Para ilustrar os problemas que você enfrenta, ofereça-se para executar uma ferramenta de ping enquanto estiver em uma chamada com o suporte técnico. Em uma rede corporativa mais extensa, a TI pode usar ferramentas de monitoramento de dispositivos de rede para diagnosticar a causa dos problemas de integridade do VoIP. Em algumas situações, uma avaliação de rede pode ajudar a identificar a causa da lentidão da rede.
Você pode ser informado de que toda a rede está passando por erros de rede devido a uma manutenção de emergência. Nessa situação, você pode não ter sorte. Considere reagendar suas chamadas para outro horário para evitar baixa qualidade em suas chamadas. Caso contrário, pergunte ao seu provedor de serviços de Internet dicas sobre como gerenciar melhor o tráfego de rede em sua localização para priorizar as chamadas telefônicas.
Peça orientação ao seu provedor de serviço VoIP
Uma rede VoIP de alto desempenho foi projetada para evitar chamadas instáveis, mas elas ainda acontecem às vezes. Supondo que você esteja trabalhando com um provedor VoIP profissional que usa um codec rápido para chamadas VoIP, você pode executar alguns testes. Eles podem executar testes de qualidade de experiência (também conhecidos como QoE para VoIP). Essa medida considera a visão de você como o usuário humano fazendo chamadas de voz. Além disso, eles podem executar uma pontuação média de opinião (MOS) para entender melhor a situação do seu sinal digital.
Após reunir essas informações, pergunte ao seu provedor de serviços VoIP o que pode ser feito para evitar uma maior degradação da qualidade de voz. Eles podem sugerir executar uma atualização de firmware no seu modem ou roteador. Além disso, mudar para um microfone diferente pode ajudar a reduzir o ruído de fundo durante as chamadas telefônicas. De modo geral, um plano de provedor residencial de VoIP pode ter menos capacidade para melhorar a qualidade do sinal de voz.
Para resumir, existem algumas maneiras de melhorar o seu MOS de VoIP e ter chamadas melhores.
- bandwidth conservation – Turn off other devices and applications before you make a call so that there is no impediment to VoIP traffic.
- codec speed – Ask your VoIP service provider if you can make a codec speed change. The default values in codec settings are not ideal in every situation.
- high-fidelity audio – Consider using a noise-cancelling headset during calls because this can help you to tune out background noise.
À medida que você avança na melhoria da qualidade da sua voz, podem surgir alguns termos adicionais que você pode encontrar.
- rating factor – This refers to a technical formula called the E model. The E model is written as R = Ro – Is – Id – Ie + A + W. Each variable in the model is a separate rating factor that ultimately describes the quality of the call.
- advantage factor – A variable in the E model represents convenience to the end-user. The model assumes that people may tolerate lower voice quality for convenience (i.e., the willingness of many people to tolerate quality issues on a cell phone call).
- base factor – It is the “Ro” in the E model. It refers to the background noise effects which can impact the quality of the factor.
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Frequently Asked Questions
Qual é o valor do MOS no VoIP?
A pontuação média de opinião (MOS) é uma medida ou métrica usada para medir a qualidade das chamadas VoIP. O MOS vai de 1 a 5, onde 5 significa a melhor qualidade de chamada VoIP e 1 significa uma baixa qualidade de serviço.
O que compõe o MOS?
MOS é baseado em vários fatores, incluindo atraso de propagação, atraso na formatação de pacotes e buffer de variação. Um servidor VoIP bem configurado é menos propenso a ter problemas, mas eles podem ocorrer em qualquer serviço VoIP.
Como você mede o MOS?
Embora seja possível medir o MOS manualmente, poucas pessoas o fazem dessa maneira. Se você está tentando melhorar o desempenho dos telefones de mesa VoIP em uma empresa grande, use ferramentas de rede em vez disso. Ferramentas de rede especializadas também podem facilitar a medição de latência na rede.
Qual é um bom MOS para VoIP?
Um bom MOS para VoIP é entre 4,3 e 5. Quando possível, faça um esforço para deixar seu MOS mais próximo de 5.
Qual é uma boa velocidade de internet para VoIP?
A maioria dos especialistas sugere uma velocidade de Internet de 5 megabits de download e upload para VoIP moderno. Essa velocidade também permite navegar na web e enviar e-mails enquanto realiza uma chamada VoIP. Quando você compartilha uma conexão com a Internet com muitas outras pessoas (por exemplo, de 100 a 999 usuários em um prédio grande), compre o serviço de Internet mais rápido que você puder pagar.
Quais são os benefícios do MOS?
O MOS é uma ferramenta de diagnóstico útil para melhorar o desempenho das chamadas VoIP. Em vez de simplesmente descrever uma chamada VoIP como boa ou ruim, você pode obter uma pontuação objetiva de até 5. Quando usado em conjunto com outras métricas de rede como latência, o MOS pode acelerar a correção de problemas de qualidade de chamadas VoIP.
O que afeta o seu teste de VoIP MOS?
Vários fatores principais afetam seu MOS: seu provedor de serviço VoIP, provedor de serviço de Internet e rede. Para aumentar seu MOS de teste e aproveitar chamadas VoIP melhores, trabalhe na otimização de cada fator MOS.
Se você está interessado em aprender mais sobre como melhorar a qualidade das suas chamadas, recomendamos ler sobre o Jitter VoIP. Este artigo explica o que é o jitter em chamadas VoIP e oferece dicas valiosas para solucionar problemas relacionados.
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