Principais conclusões
Prós
- Um recurso de visualização exclusivo (mas mal pensado)
- (Algumas) Interfaces bem projetadas
- Incrivelmente, extremamente, incrivelmente barato
Contras
- Recursos e interface mal planejados na base de conhecimento
- O editor de artigos é irritantemente pequeno
Introdução ao Connecteam
O Connecteam é um aplicativo de gerenciamento com recursos de software de base de conhecimento focado em usuários de telefone. Ele permite que os usuários criem e usem aplicativos de smartphone para várias ocasiões. O Connecteam inclui recursos de comunicação, ferramentas de recursos humanos, pesquisa, recursos de gerenciamento de força de trabalho e mais alguns. Vamos dar uma olhada em como funciona a base de conhecimento do Connecteam e como é trabalhar com ela.
Começar com o Connecteam começa com um registro de teste clássico, a menos que você queira optar por um plano pago imediatamente. Depois de concluir o registro, o Connecteam o orientará na configuração. Você pode adicionar o nome da sua empresa, função, número de funcionários e o uso principal do Connecteam. Há também a opção pulável para adicionar um logotipo e seu número de telefone para baixar o aplicativo móvel Connecteam (se você quiser). O processo é muito simples e leva apenas alguns minutos para terminar. Depois disso, você pode começar a se familiarizar com a interface do aplicativo da web.
O design da interface é projetado de forma lógica e permite uma navegação intuitiva, mas alguns ícones podem parecer um pouco desatualizados e definitivamente precisam de uma atualização. Independentemente disso, a interface parece ótima de usar, o que é a prioridade de qualquer software. Você tem várias ações rápidas disponíveis diretamente no painel introdutório, incluindo enviar atualizações, adicionar usuários, iniciar chats e criar formulários. A interface inclui o menu principal do lado esquerdo, com todas as ferramentas visíveis logo de cara, para que você não precise fazer longas buscas para chegar onde precisa. Você pode encontrar a base de conhecimento na seção de comunicação no menu.
Ao entrar na base de conhecimento no Connecteam, ela primeiro precisa ser ativada. Esta é essencialmente a base de conhecimento introdutória configurada. Você só precisa escolher o nome da sua base de conhecimento e está pronto para começar a trabalhar. Em seguida, você pode adicionar sua primeira pasta, o que já revela que o Connecteam oferece alguns bons recursos de organização. Depois de salvar suas alterações, você pode escolher entre dois tipos de publicação – para Grupos Inteligentes (usuários que correspondem aos critérios selecionados por você) ou para Usuários Selecionados (você seleciona indivíduos que terão acesso a essa categoria). Em seguida, você pode selecionar destinatários, configurações de notificação e, finalmente, confirmar as configurações.
Experiência do usuário e recursos
O que mais me surpreendeu foi a interface da base de conhecimento do Connecteam. O primeiro e mais proeminente problema era que eu não conseguia encontrar a opção de começar a escrever novos artigos. Estou falando sério, não havia uma opção para criar um novo artigo visível em qualquer lugar, mesmo depois de visualizar toda a interface do usuário. Eventualmente, descobri que você precisa primeiro clicar na pasta da base de conhecimento, clicar em Editar, clicar na pasta à qual deseja adicionar o artigo e, finalmente, clicar em Adicionar texto . Isso é muito pouco intuitivo e posso entender a frustração de um usuário que procura uma maneira de adicionar um novo artigo às pressas (com um prazo se aproximando).
O Connecteam se concentra em usuários de smartphones, portanto, a interface da base de conhecimento impulsiona fortemente o aplicativo móvel, o que nos leva à segunda questão – o editor de artigos da base de conhecimento. O editor de artigos da base de conhecimento é incrivelmente pequeno, compactado em uma janela apertada onde a maior parte da tela é preenchida com uma representação de como seu artigo se parece em smartphones. Isso é, sem dúvida, uma coisa útil de se ver e não me lembro de tê-lo visto em muitas soluções de software de base de conhecimento proeminentes, mas por que isso ocupa mais da metade da janela? Ele tira o foco da escrita e essencialmente preenche o espaço onde poderiam estar recursos mais úteis. Embora não seja impossível escrever aqui, definitivamente parece restritivo e completamente desnecessário. A opção de visualização do smartphone é uma ótima adição, porém deveria ser opcional, não obrigatória, pois não há como minimizá-la ou desativá-la diretamente no editor.
Além disso, atrapalha muito o fluxo de trabalho ao trabalhar com mídia. À medida que você carrega as fotos, elas não são ajustadas ao tamanho do editor do artigo. Portanto, embora você tenha algumas linhas de texto restrito escritas, a imagem será esticada de acordo e fiel ao tamanho, o que significa que você pode rolar por um minuto até chegar à extremidade direita dela. Você pode redimensioná-lo manualmente por meio de pontos de canto na imagem, mas leva muito tempo para chegar lá se você estiver trabalhando com mídia de grande resolução. Além disso, a imagem não é dimensionada com sua proporção original na tela de visualização do smartphone, então parece que você a esticou durante a edição. Não é nada bom.
Além disso, os recursos são bons, mas eu diria que faltam algumas coisas. As opções padrão de formatação e edição de texto estão presentes, como você pode ver nas capturas de tela. Não deve ser muito problemático criar um documento bem estruturado no editor. Ele suporta mídia, tabelas, marcadores e você pode alterar o tamanho da fonte para criar cabeçalhos. Também não há configurações de SEO, mas o Connecteam oferece apenas uma base de conhecimento interna, portanto, não faz sentido tê-los, pois tudo pode ser encontrado diretamente pelos usuários do aplicativo. Não há nada de especial acontecendo aqui, mas também não parece faltar muitas coisas significativas.
Preços
Agora finalmente chegamos à parte boa do Connecteam, os planos de preços. A Connecteam oferece três planos de preços e também um plano gratuito dedicado a ajudar pequenas empresas. Cada plano difere em recursos e melhorias, e todos os planos incluem uma base de conhecimento. O preço pode não parecer tão barato quanto à primeira vista, mas o melhor é que você pode ter até 30 usuários com cada plano. Isso torna alguns dos planos tão baratos quanto $ 0,90 para cada usuário, o que é basicamente inédito. Vamos dar uma olhada em cada plano.
Small Business
Este é o plano gratuito que oferece acesso total aos recursos mais populares, todos os hubs, “tudo o que uma pequena empresa precisa” e é gratuito por toda a vida.
Basic
O plano Básico custa $ 29 por mês para os primeiros 30 usuários. Os destaques deste plano incluem bate-papos privados e de equipe, recibos de leitura de mensagens de bate-papo, comentários e reações de postagem, insights de postagem, mídia, anexos de arquivo, contatos de trabalho personalizados no diretório, pesquisas e uma base de conhecimento.
Advanced
Este plano custa $49 por mês para os primeiros 30 usuários. Você obtém tudo do plano Básico e muito mais. Os destaques neste plano incluem grupos inteligentes e permissões de administrador, “decidir quem pode fazer o quê no chat”, recibos de leitura de mensagens de chat, iniciar um chat de qualquer lugar na plataforma, enquetes ao vivo em postagens, cores de fundo de postagem personalizáveis, campo de usuário personalizável exibições no diretório, pesquisas anônimas e duplicação de bases de conhecimento.
Expert
O plano Expert custa $ 99 por mês para os primeiros 30 usuários. Inclui tudo do plano Advanced. Os destaques do plano incluem perfis de usuário editáveis, compartilhamento de links no aplicativo, agendamento de postagem, fixação de postagem, maior armazenamento de base de conhecimento, alertas de login de novos dispositivos, automação de processos e gerenciamento de várias filiais/locais.
Conclusão
Para resumir toda a análise – o Connecteam não é um ótimo software de base de conhecimento. No entanto, isso não significa que seja inútil. Ele precisa de algumas melhorias sérias se quiser competir com os outros. A Connecteam tenta trazer algo interessante para o jogo, ou seja, a visualização do artigo do smartphone. Esse recurso poderia ser muito útil para o planejamento de artigos se não ocupasse um lugar de destaque no editor e se oferecesse a opção de alternar para vários tamanhos de tela. No geral, há um bom potencial de software de base de conhecimento oculto no Connecteam e pode ser revelado com algumas atualizações maiores. Uma coisa importante a mencionar para sua consideração é que o preço é simplesmente incrível, graças aos grandes limites de usuários. Você dificilmente estará procurando um software de base de conhecimento mais barato em outro lugar.
Frequently Asked Questions
Como faço para criar um novo artigo da base de conhecimento no Connecteam?
Depois de ativar sua base de conhecimento, crie sua primeira pasta (deve ser a única maneira de proceder após a ativação). Quando terminar, clique na pasta e escolha Editar. Em seguida, clique em uma pasta onde deseja criar um novo artigo e você verá a opção de adicionar um novo texto. Selecione essa opção e você pode começar a escrever seu artigo.
As imagens nos artigos aparecem esticadas na visualização do smartphone
Este é apenas um erro visual que ocorre quando os usuários redimensionam manualmente as imagens no editor da base de conhecimento. Embora a imagem na tela do smartphone possa parecer esticada, a imagem mantém sua proporção, mesmo que você não consiga vê-la totalmente no editor.
Como posso redimensionar as imagens em meus artigos da base de conhecimento?
A base de conhecimento Connecteam não possui um recurso de redimensionamento automático de imagem, portanto, isso precisa ser feito manualmente. Se as imagens que você adicionou aos seus artigos da base de conhecimento forem muito grandes, basta clicar nelas e usar os pontos nos cantos para redimensioná-las adequadamente.