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Templates para E-mail de Portal do Cliente

Toda vez que um cliente enviar um ticket sobre o uso de um dos seus produtos ou serviços, a sua equipe tem que responder e perder tempo valioso que poderia ser usado em outras tarefas. Mas não precisa ser assim. Por quê?

Nem todos os pedidos sobre produtos são tão complexos que precisam da atenção de um colaborador de suporte ao cliente. Um número substancial de problemas pode ser resolvido pelos próprios usuários se a organização tiver um portal do cliente.

Um portal do cliente é uma plataforma self-service na qual os clientes podem compartilhar informações, procurar soluções para os problemas a qualquer momento, e postar dúvidas. Ela oferece aos clientes acesso a um website onde eles podem criar posts, atualizar as informações de contato, consultar uma base de dados, fazer download de recursos, pesquisar no histórico de posts, ou compartilhar conhecimento com outros usuários.

No entanto, quando você construir esse portal, você terá que promovê-lo entre os seus clientes, ajudá-los no processo de criar uma conta no portal do cliente e, finalmente, encorajá-los a se tornarem usuários ativos.

Enviar comunicação bem construída por e-mail é a forma mais eficiente de:

  • Informar os consumidores sobre a disponibilidade do seu portal do cliente
  • Promova o portal do cliente
  • Mostre aos clientes o processo de criação de conta no portal do cliente

Usar templates para e-mail de portal do cliente vai te ajudar a abordar os seus clientes e convencê-los a se inscreverem no portal que você construiu para eles. Esse artigo reúne exemplos de diferentes tipos de mensagens para cada etapa do serviço de comunicação com o cliente, junto com exemplos poderosos de assuntos para e-mail de serviços ao cliente.

O que é um template para e-mail?

Um template para e-mail é um e-mail com formatação HTML que você pode usar para criar a sua própria mensagem, substituindo o conteúdo pelo seu próprio. O SendPulse oferece mais de 130 templates grátis prontos para usar.

Um template para e-mail permite que você crie campanhas de e-mails substituindo imagens, texto, fontes, e outros elementos. A galeria de template para e-mail no SendPulse é dividida em seções temáticas, para que você possa encontrar um template que funcione para você.

Benefícios de usar um template para e-mail

Economia de tempo e esforço

Ao invés de criar um template para e-mail do zero, você pode fazer o upload das suas próprias imagens, alterar o texto, e selecionar conteúdo novo e relevante para os seus assinantes. Você não tem que perder tempo com design e formatação.

Templates para E-mail de Portal do Cliente
Salve os nossos templates para portal do cliente nas suas mensagens enlatadas para economizar tempo

Não precisa verificar a formatação

Todas as vezes que você cria um novo template para e-mail do zero, você deve verificar os erros. Há sempre o risco de deixar seções importantes de fora, ou cometer erros de formatação. Usar um template garante que o seu e-mail vai ser o mesmo que o da visualização.

Assuntos para E-mail de Portal do Cliente

E-mails de verificação

  • Confirme o seu e-mail
  • Por favor confirme o seu e-mail para [empresa]
  • Confirme o seu e-mail para [nome do portal do cliente]
  • Bem vindo a [portal do cliente], por favor confirme o seu e-mail
  • [nome], por favor confirme a sua conta
  • [empresa] – verificação de conta
  • [empresa] – verificação de e-mail
  • [endereço de e-mail] – finalize o seu registro em [empresa/portal do cliente]
  • Ative a sua conta da [empresa]
  • E-mail de verificação
  • O seu código de verificação
  • O seu código de segurança do [portal do cliente] é [código]
  • Veja o código de verificação de [empresa]
  • Por favor confirme o seu e-mail

E-mail de Boas Vindas

  • Estamos felizes por te ver aqui!
  • Obrigado por se inscrever 🙂
  • Bem vindo à comunidade do [portal do cliente]
  • Bem vindo à família do [portal do cliente]
  • Bem vindo a bordo
  • Obrigado por se inscrever!
  • Bem vindo ao clube!
  • Você fez o registro. O que vem a seguir…
  • Bem vindo à sua conta do [portal do cliente]
  • Estamos te esperando no [portal do cliente]
  • Obrigado por escolher o [portal do cliente]

E-mails de Confirmação

  • Confirmação: a sua conta foi criada!
  • Está confirmado – bem vindo a bordo
  • A sua conta está funcionando!
  • Uhuuu! Está acontecendo!
  • A sua conta do [nome do portal do cliente] está pronta
  • Você já pode começar a usar a sua conta do [portal do cliente]
  • Você já pode acessar a sua conta do [portal do cliente]
  • Uma conta para [nome] foi ativada
  • Obrigado por se inscrever, acesse a sua conta
  • A sua inscrição está finalizada
  • E-mail de confirmação de conta

E-mails de Redefinição de Senha

  • Redefinição de senha de [portal do cliente]
  • O link para alterar sua senha
  • Precisa de ajuda para redefinir a sua senha?
  • Aqui está a sua nova senha para [portal do cliente]
  • A sua nova senha está próxima
  • Esqueceu sua senha?
  • Redefinir sua senha
  • Redefinição de senha
  • [nome], esse e-mail vai te ajudar a redefinir sua senha
  • Escolha uma nova senha para a sua conta de [portal do cliente][
  • Mudar a seua senha [portal do cliente]

E-mails de Feedback

  • Nós adoraríamos saber a sua opinião sobre [portal do cliente]
  • O que você acha sobre [portal do cliente]?
  • Nós precisamos falar sobre [portal do cliente], [nome]…
  • Avalie a sua experiência com [portal do cliente]
  • Dê o seu feedback sobre [portal do cliente]
  • Dê a sua opinião sobre [portal do cliente]
  • Queremos saber a sua opinião
  • Obrigado por ser um usuário ativo do [portal do cliente]
  • Como está a sua experiência com o [portal do cliente]?
  • Nós queremos melhorar o nosso [portal do cliente]. Precisamos da sua ajuda!
  • Como nós podemos melhorar o [portal do cliente]?

E-mails de Convite

  • Quer aproveitar ainda mais nosso [produto/serviço]? Inscreva-se no [portal do cliente]
  • Inscreva-se no [portal do cliente]. Você não vai se arrepender.
  • [portal do cliente] está te esperando
  • Você sabia que temos um [portal do cliente] disponível para todos os nossos clientes?
  • Já está na hora de você se inscrever no [portal do cliente]
  • Não queremos nos gabar, mas os usuários amam o nosso [portal do cliente]
  • Motivos para você se inscrever no [portal do cliente]
  • Você está convidado para se inscrever no nosso portal!
  • Nós acrescentamos novos módulos no [portal do cliente]! Inscreva-se agora e confira!
  • Conheça os nossos recursos e todas as possibilidades que o [produto/serviço] te dá
  • Nós construímos o portal para você crescer e saber mais sobre o nosso [produto/serviço]
  • O que você vai aprender…

Templates de ideias para E-mail de Portal do Cliente

Templates para E-mail de Verificação

Template 1 para E-mail Curto de Verificação


Template 2 para E-mail Curto de Verificação


Template 3 para E-mail Curto de Verificação


Template para e-mail de verificação com ênfase em valor


Template para e-mail de verificação com link de confirmação


Templates para E-mail de Boas Vindas

Template para E-mais simples de Boas Vindas


Template para e-mail de boas vindas com um Call to Action


Template para e-mail informativo


Template para E-mail de Confirmação

Template para e-mail curto de confirmação


Template para e-mail de confirmação ‘obrigado por fazer a inscrição’


Template para e-mail de confirmação ‘estamos ansiosos para…’


Template para e-mail de confirmação com links para recursos


Templates para E-mail de Redefinição de Senha

Template 1 para e-mail de redefinição de senha


Template 2 para e-mail de redefinição de senha


Template 3 para e-mail de redefinição de senha


Template 4 para e-mail de redefinição de senha


Templates para E-mail de Feedback

Template 1 para e-mail de feedback


Template 2 para e-mail de feedback


Template 3 para e-mail de feedback


Template 4 para e-mail de feedback


Templates para E-mail de Convite

Template 1 para e-mail de convite


Template 2 para e-mail de convite

Template 3 para e-mail de convite

Templates para e-mail de portal do cliente – FAQ

Como posso medir o sucesso da minha comunicação por e-mail?

Ticket resolvido

As medidas mais usadas para monitorar o sucesso de uma newsletter são delivery rates, open rates, click-through rates, e bounce rates.

  • A delivery rate é a razão entre o número de e-mails que não voltaram e o número de e-mails enviados.
  • A open rate é a proporção de assinantes que abriram sua newsletter pelo número de e-mails entregues.
  • A click-through rate é a razão de pessoas que clicaram nos links para o número de e-mails que foram recebidos.
  • A bounce rate é a proporção de endereços de e-mail em sua lista de newsletters que não receberam sua mensagem porque seus servidores de e-mail ou os clientes os retornaram, em relação ao número total de endereços de e-mail em sua lista.

Geralmente, são bons resultados:

  • Delivery rates de 95% ou mais
  • Open rates de 30% ou mais
  • Click-through rates acima de 10%
  • Bounce rates abaixo de 2%

No entanto, essas rates e números variam de indústria para indústria. Os elementos mais importantes que influenciam esses resultados são a qualidade dos dados da campanha e o valor do conteúdo.

Eu devo enviar um e-mail com texto simples ou em HTML?

Templates para E-mail de Portal do Cliente

E-mails em texto simples contém apenas o texto sem nenhuma formatação especial. Com e-mails em texto simples você também pode inserir gifs na cópia do e-mail. Por outro lado, uma versão em HTML contém imagens, cores, e outras opções de formatação de texto. A escolha certa depende da sua estratégia de marketing, do guia de estilo, da marca e de outros fatores.

Se você estiver enviando um e-mail curto, como um e-mail de verificação ou um e-mail de redefinição de senha, você pode usar a versão de texto simples. Mas e-mails que têm o objetivo de estimular o destinatário a fazer alguma coisa, como um e-mail de convite ou um e-mail de feedback, a mensagem pode ficar mais atraente se for enviada em um formato HTML.

Quando eu devo enviar um e-mail sobre o portal do cliente?

Tempo de resolução

Depende do tipo de e-mail que você vai enviar. É bom enviar e-mails de verificação assim que o cliente realizar a ação que exige a verificação, assim ele poderá continuar o processo. Por exemplo, quando um usuário cria a conta usando o endereço de e-mail ele deve receber um e-mail de verificação imediatamente, para poder confirmar o e-mail e prosseguir.

A mesma regra se aplica aos e-mails de boas vindas e de confirmação, que devem ser enviados imediatamente após um usuário criar a conta no portal do cliente e confirmar para que ele possa continuar com o processo de inscrição e acessar o portal o quanto antes.

Um e-mail de redefinição de senha não é diferente. Você precisa enviar um e-mail de redefinição de senha imediatamente após o pedido do usuário no portal. Se um usuário tiver que esperar mais do que alguns segundos por um e-mail de redefinição de senha, ele pode desistir e não acessar o portal.

Quando se trata de um e-mail de feedback, depende da forma com que seus clientes usam o portal do cliente. Mas não espere muito tempo para pedir a opinião deles. É uma boa ideia enviar esse e-mail até 10 dias depois que o cliente começar a usar o portal.

A regra é mais ou menos a mesma quando você quiser enviar um e-mail de convite. O ideal seria enviar o e-mail alguns dias (ou semanas, dependendo da complexidade do seu produto/serviço) depois que o cliente começar a usar o seu produto/serviço. Mostre primeiro o processo de onboarding, deixe o seu cliente se familiarizar com o seu produto e absorver todos os dados disponíveis, e depois informe sobre a possibilidade de se inscrever no portal do cliente.

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