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Templates para E-mail de Negócio

Marketing por e-mail é um método flexível de comunicação. Esse canal te dá a possibilidade de enviar mensagens escritas em diversos formatos, inclusive texto, imagens estáticas e dinâmicas, URLs, ou fontes coloridas.

Por este motivo, a maioria das empresas usa e-mails de marketing na estratégia para enviar promoções e ofertas para os clientes.

Se você acha que todos os e-mails são iguais, você está muito enganado! É possível dividir os tipos de mensagens dos e-mails de marketing em três formatos principais:

  • E-mails de transação
  • E-mails de relação
  • E-mails de promoção

É necessário ter consciência sobre esses formatos distintos quando estiver criando a sua estratégia de marketing, já que cada um tem objetivos diferentes.

Templates para E-mail de Negócio
Marketing por e-mail no LiveAgent

Entenda os três tipos de campanhas de marketing por e-mail

Como já mencionamos, o marketing por e-mail é muito flexível. Se você olhar na sua caixa de entrada agora, vai perceber que recebe e-mails de empresas que comunicam mensagens diferentes usando estilos diferentes.

Um e-mail promovendo passagens aéreas, por exemplo, não vai ter a mesma aparência do que uma confirmação de compra online. Mesmo assim, os dois são considerados partes de um marketing por e-mail.

Para entender os elementos fundamentais de cada tipo de mensagem, as melhores práticas, e as estratégias de marketing relacionadas, nós dividimos as campanhas de marketing por e-mail em três categorias principais: e-mails de transação, de relação, e de promoção.

E-mails de transação

Como o próprio nome sugere, e-mails de transação são aqueles relacionados a uma transação feita pelas duas pessoas ou empresas.

Quando você faz uma compra em uma loja online, por exemplo, você pode receber uma série de e-mails de transação: um confirmando a transação quando você completar a compra, um quando a empresa receber o pagamento, e um outro quando o produto for enviado, etc.

Alguns exemplos de e-mails de transação são:

  • Confirmação de transações
  • Recibos
  • Notificação de entregas
  • Confirmação de retorno
  • Ticket de suporte
  • Recuperação de senha
  • Confirmação de e-mail
E-mail de redefinição de senha do LiveAgent
E-mail de redefinição de senha

E-mails de relação

O objetivo principal de e-mails de relação é o engajamento do seu público.

E-mails de relação focam no relacionamento com os seus clientes e clientes em potencial ao enviar conteúdo que vai educá-los e/ou acrescentar algum valor.

Os seus e-mails de relação podem conter:

  • Mensagens de boas vindas a novos assinantes
  • Newsletters
  • E-mails promovendo artigos de blog
  • Confirmação de inscrição em webinar
  • Pesquisas de opinião
  • E-mails sobre notícias ou tendências de uma indústria em particular
  • Convites para cursos
Templates para E-mail de Negócio
E-mails de relação do LiveAgent

E-mails de promoção

E-mails de promoção são enviados por negócios para os clientes.

Por isso, esse é o formato que é mais associado ao marketing por e-mail. Mas como você já viu, há diversos tipos de e-mails que podem ser enviados e fazem parte da mesma categoria.

Além de promoções e ofertas, um e-mail de promoção também pode conter:

  • Informações sobre o lançamento de novos produtos ou serviços
  • Lançamentos de nossos recursos
  • Resumos de webinars
  • Mensagens oferecendo períodos de testes gratuitos
  • Ofertas de upgrade
Templates para E-mail de Negócio
Exemplo de um e-mail de promoção – cortesia da Starbucks

Mas enviar e-mail ainda funciona?

O e-mail ainda é um dos canais de comunicação usados com mais frequência no mundo. É menos invasivo e mais preciso do que outros métodos de comunicação. Se usado corretamente, o envio de e-mails cria uma relação sólida e direta entre negócios e seus clientes.

A versatilidade é uma das principais razões da eficiência dele. Nós poderíamos passar horas, literalmente, falando sobre todos os objetivos que as ferramentas dos e-mails podem alcançar. O e-mail continua sendo a principal forma de conseguir leads, distribuir conteúdo, aumentar vendas, e melhorar as relações com os clientes, só para mencionar alguns.

Um fato importante é que 72% das pessoas preferem receber um conteúdo promocional por e-mail do que por qualquer outra rede social (fonte).

Segundo a Email Monday, 68,9% dos destinatários veem e-mails de marketing nos smartphones 2-3 dias por semana (fonte), e 81% dos donos de aparelhos celulares usam um smartphone para visualizar e-mails (fonte).

É impossível ignorar o poder do e-mail, e você deve prestar atenção às possibilidades oferecidas por este canal de comunicação. No entanto, qual é a forma mais conveniente de usar e-mails no seu negócio? Como você pode usar o poder do e-mail de forma conveniente e eficiente? A resposta é: usar templates para e-mails de negócios de todos os tipos.

O que é um template de e-mail e quais são os benefícios de usar um?

Um template de e-mail é um template em HTML ou texto que serve como guia. O conteúdo pode ser alterado para se adequar à sua mensagem.

Com um template para e-mail de negócio você pode criar campanhas de e-mail rapidamente. Você só precisa adaptar o template para as suas necessidades, alterando imagens, textos, fontes e outros elementos. Um bom template para e-mail pode ser utilizado por vários tipos de organizações operando em diferentes indústrias, seja no e-commerce, turismo, hotelaria, negócios, gastronomia, saúde, educação, ou qualquer outra coisa.

Os benefícios de usar um template de e-mail

Você economiza tempo e recursos

Ao invés de escrever um e-mail ou criar um template para e-mail do zero, você pode fazer o upload das suas imagens, alterar o texto, e selecionar novos conteúdos relevantes para a sua base de dados. Você não tem que escolher quais partes do e-mail incluir, onde inserir as imagens ou onde escrever o texto. Com um template pronto-para-usar, você vai ter mais tempo para criar conteúdo próprio.

Não precisa checar a formatação

Toda vez que você cria um novo template de e-mail do zero, você tem que verificar se existe algum erro, porque trabalhar com uma grande quantidade de dados tem o risco de deixar de fora seções importantes, ou ter erros de formatação. Usar um template é a garantia de que o seu e-mail vai ter a mesma aparência que a visualização. Mas não se esqueça de testar o template para ter certeza.

Explicando Templates para E-mails de Negócios

Como foi mencionado antes, há três tipos de e-mails: e-mails de transação, e-mails de relação e e-mails de promoção. Cada uma dessas categorias engloba vários e-mails diferentes. Nós reunimos alguns templates para e-mails de negócios para cada categoria para facilitar o lançamento da sua primeira campanha, ou melhorar uma campanha já existente.

Templates para E-mail de Lançamento de Produto

Template para anúncio de lançamento de produto


Template para lançamento de produto físico


Template pequeno para e-mail de lançamento de produto ou serviço

Descubra mais sobre Templates para E-mail de Lançamento de Produto

Template para E-mail de Avaliação/Testemunho

Template para E-mail de avaliação/testemunho de abordagem profissional


Template para E-mail de avaliação/testemunho de check in amigável


Template para E-mail de Avaliação/Testemunho de opinião positiva

Saiba mais sobre Templates para E-mail de Avaliação/Testemunho

Templates para E-mail de Newsletter

Newsletter relacionada a um feriado ou temporada específica


Templates para E-mail de Newsletter para diferentes setores de negócios


Templates para E-mail de Newsletter para enviar mensagens informativas

ou:

Saiba mais sobre Templates para E-mails de Newsletter

Templates para E-mail de Onboarding

E-mail de onboarding de boas vindas


Um template para e-mail de onboarding que foi feito por um ser humano


Template para e-mail de onboarding “Obrigado por se Juntar a Nós”

Saiba mais sobre Templates para E-mail de Onboarding de Cliente

Template para E-mail de Pedido de Feedback

Template para E-mail de Pedido de Feedback para avaliar produtos comprados


Template para E-mail de Pedido de Feedback “Obrigado pelo projeto em conjunto”


Template para E-mail de Pedido de Feedback de compartilhamento de ideias por vídeo

Saiba mais sobre Templates para E-mail de Pedido de Feedback

Template para E-mail de Convite de Ligação

Template para e-mail de convite de ligação de primeiro contato


E-mail de follow up para um convite de ligação


Template para e-mail de follow up de convite de ligação “agendar uma ligação?”

Saiba mais sobre Templates para E-mail de Convite de Ligação

Template para E-mail de Follow up de Ligação

Quando você quiser resumir uma reunião


Quando você quiser marcar uma reunião


Quando você quiser promover diretamente o seu produto ou serviço

Saiba mais sobre Templates para E-mail de Follow up de Ligação

Template para E-mail de Oferta de Desconto

Template para e-mail de oferta de desconto formal


Template para e-mail de oferta de desconto casual


Template para e-mail de código de desconto geral

Saiba mais sobre Templates para E-mail de Oferta de Desconto

Templates de assuntos para vários e-mails de negócios

Assuntos para E-mail de Lançamento de Produto:

  • Tendo problemas com [problema]? Nós temos a solução! [produto]
  • Finalmente chegou! Conheça o [produto]: Você agora vai ter [benefícios]
  • [produto ou serviço] novo de [empresa]: A solução para o seu [problema]
  • Diga oi para [produto]! Agora você pode [benefício]
  • Cansado de [problema]? Não se preocupe mais! [produto] está aqui para te ajudar!
  • Já Disponível: [produto], a solução para [problema]

 Assunto para e-mail de Avaliação/Testemunho:

  • A equipe de [empresa] agradece!
  • Obrigado pela compra/Como você avalia o serviço?
  • A sua assinatura gratuita/o seu presente
  • Então, o que você achou de [empresa/produto/serviço]?
  • Diga pra gente o que você achou e ganhe [incentivo]
  • Agradecemos a sua ajuda

Assunto para e-mail de newsletter:

  •  Não há hora melhor do que essa
  • Algumas das notícias mais recentes de [empresa] especialmente para você, [nome]
  • [nome], é a sua última chance de economizar nesse [nome do feriado]
  • Ganhe [produto ou serviço] ao ler esse e-mail
  • Você já se perguntou como [certa área de especialização] funciona na [empresa da Fortune 500/qualquer outra lista de empresas de sucesso]?
  • Você é um [nome de uma profissão] que deseja [nome do objetivo

 Assunto para e-mail de reativação

  • Ainda quer receber a nossa newsletter? Seja qual for a sua decisão, você precisa nos contar
  • Seja sincero com a gente [nome]… Não aguentamos mais esperar
  • Você sente nossa falta? Vamos nos reconectar!
  • Já faz um tempinho. Estamos contando as horas e os dias
  • Nós vamos terminar ou não?
  • Você ainda quer receber notícias nossas?

Assuntos para e-mail de onboarding de cliente:

  • Bem vindo a [empresa], [nome e sobrenome]
  • [nome], bem vindo à comunidade da [empresa]!
  • [nome], vamos começar logo!
  • [nome], você merece o melhor
  • Bem vindo a [empresa], [nome]. As suas cotações estão aqui!
  • Novo no universo da nossa [empresa]?

Assunto para E-mail de Pedido de Feedback:

  • Um obrigado rápido da equipe da [empresa]
  • Nós adoraríamos saber a sua opinião sobre [produto/serviço]
  • Como nos saímos, [nome]?
  • Compartilhe o que você acha sobre [produto/serviço/empresa]
  • Agradecemos por adquirir [produto/serviço]. Como foi o serviço?
  • Nós precisamos conversar, [nome]…

Assunto para E-mail de Convite de Ligação:

  • Vamos conversar, [nome]
  • [nome], você está preparado para uma conversa rápida?
  • Ainda está tenho problemas com [ponto de erro]? Vamos conversar sobre soluções!
  • Vamos nos comunicar pelo telefone, [nome]
  • Nós precisamos conversar, não precisamos?
  • Não perca a nossa ligação
  • Nós adoraríamos falar com você – literalmente

Assunto para E-mail de Follow up de Ligação:

  • Foi bom falar com você [nome]!
  • Obrigado por encontrar um tempo para falar comigo
  • Aqui está o que combinamos durante a nossa ligação em [data e hora]
  • Resumo da nossa ligação em [data e hora]
  • Obrigado por tirar um tempo para falar comigo hoje, [nome]
  • Foi bom te conhecer, [nome]
  • Obrigado por falar das suas preocupações sobre [um dos problemas do seu prospecto] comigo
  • Eu te deixei uma mensagem

Assunto para E-mail de Oferta de Desconto:

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Envio de E-mails de Negócios – melhores práticas

Se você quer que os seus e-mails de negócio apresentem os resultados esperados, precisa seguir algumas regras. Não vamos mencionar as coisas óbvias como colocar um CTA no fim do e-mail, segmentar a lista de assinantes, medir e analisar cada campanha, ou personalizar cada mensagem o máximo possível. Você já sabe tudo isso, certo? Vamos falar sobre aspectos do marketing por e-mail menos populares mas muito importantes que você precisa administrar se quiser ter a melhor campanha de marketing por e-mail possível.

1. Use servidores SSL seguros para comunicação por e-mail

Templates para E-mail de Negócio

Secure Socket Layer (SSL) é uma tecnologia de criptografia com a qual você pode se comunicar com o seu servidor de e-mail usando segurança elevada. Ela usa duas “chaves” diferentes para criptografar todas as informações em um e-mail: uma chave pública e uma chave privada, a qual só o destinatário tem acesso. Isso significa que caso o e-mail seja interceptado, ele não poderá ser lido por alguém sem uma chave privada.

Ao configurar os seus clientes de desktop como o Outlook, Thunderbird, ou aparelhos móveis, por favor tente usar os nossos servidores e portas seguros.

2. Evite palavras de SPAM nas suas mensagens

Filtros de SPAM

Provedores de e-mail possuem filtros anti-spam para prevenir que as pessoas recebam mensagens indesejadas nas caixas de entrada.

Isso é algo muito positivo para nós (é horrível receber mensagens de SPAM todos os dias, não é?), mas também é um desafio que as pessoas envolvidas com marketing por e-mail têm que superar.

As suas newsletters provavelmente vão parar na sua pasta de SPAM se você não tiver cuidado. E, se isso acontecer, toda vez que você enviar um e-mail do nosso servidor ela vai direto para a pasta de SPAM do usuário.

Há fatores diferentes que os provedores de e-mail levam em consideração para colocar um e-mail na pasta de SPAM. Uma delas é identificar palavras que são associadas a mensagens de spam.

Se você quiser que o seu e-mail vá para a caixa de entrada dos seus clientes sem nenhum problema, evite palavras como: grátis, presente, melhor preço, promoção especial, desconto, clique aqui, ganhe dinheiro, compre, preço mais baixo, por apenas, ligação grátis, investimento, 50% off, por que pagar mais, desfaça a sua dívida, agora, faça agora, comece hoje, por tempo limitado, visto na TV, e perca peso, etc.

3. Mude as senhas e redirecione as contas de ex-funcionários

Help center restrito

Isso garante que quando os funcionários saírem da sua organização, eles não terão mais acesso às suas contas ou operações de negócio. Redirecionar a conta garante que se alguém responder um e-mail enviado pela conta de um ex-funcionário, um funcionário atual pode continuar a comunicação.

4. Não envie e-mails em massa com o seu serviço de e-mail

Templates para E-mail de Negócio

Quando você enviar e-mails em massa para os seus contatos, com propagandas, anúncios, ou newsletter, não faça isso usando o seu webmail ou cliente desktop. Por quê? Porque isso pode colocar a reputação do seu domínio em risco. Pode ser que todos os seus e-mails sejam catalogados como spam, ou até que o seu serviço de e-mail seja descontinuado.

Para enviar e-mails em massa de forma segura, você precisa seguir certas regras e procedimentos. Geralmente isso é feito por provedores especializados que vão te ajudar a cumprir as regras anti-spam.

5. Menos é mais 

Templates para E-mail de Negócio

Na maioria dos casos, os e-mails mais simples funcionam muito melhor do que aqueles repletos de imagens, cores diferentes ou designs complicados…

Menos é mais: o seu e-mail precisa ser simples. Quanto menos ele parecer newsletters típicas (aquelas com colunas diferentes, cheias de imagens e títulos grandes), melhor.

Nós estamos acostumados a associar SPAM a newsletters “bem definidas”. É por isso que um e-mail simples, com uma mensagem “normal”, parecido com algo que um amigo enviaria, costuma ter resultados melhores.

A regra é clara: KISS – Keep It Simple, Stupid

Templates para E-mail de Negócios – FAQ

Como eu posso medir o sucesso dos meus e-mails de negócios?

Relatórios

As medidas mais básicas e mais úteis para medir o sucesso de uma campanha de e-mail são as porcentagens de delivery rate, open rate, click-through rate, e bounce rate. Todas as boas agências de marketing ou ferramentas de marketing por e-mail vão fornecer essas estatísticas.

  • A delivery rate é a razão de e-mails que não voltaram para o número de e-mails enviados.
  • A open rate é a razão de assinantes que abriram os seus e-mails para o número de e-mails que foram recebidos.
  • A click-through rate é a razão de pessoas que clicaram nos links para o número de e-mails que foram recebidos.
  • A bounce rate é a razão de endereços de e-mail na sua lista de e-mails que não receberam a sua mensagem, porque o servidor de e-mail ou os clientes retornaram, para o número total de endereços de e-mail na sua lista.

Geralmente, são bons resultados:

  • Delivery rates de 95% ou mais
  • Open rates de 30%
  • Click-through rates acima de 10%
  • Bounce rates abaixo de 2%

No entanto, essas rates e números variam de indústria para indústria. Os elementos mais importantes que influenciam esses resultados são a qualidade dos dados da campanha e o valor do conteúdo.

Qual deve ser o tamanho dos meus e-mails?

Templates para E-mail de Negócio

O conteúdo deve ser breve, de leitura rápida e apresentado em pequenos blocos. Quem recebe os e-mails, costuma ler por cima, apenas tendo uma ideia geral de palavras e tópicos chave. Se identificarem alguma coisa relevante, vão parar e ler a mensagem com mais atenção. Comece escrevendo o seu e-mail e edite até sobrar apenas as informações relevantes.

Eu devo enviar um e-mail com texto simples ou em HTML?

Templates para E-mail de Negócio

E-mails em texto simples contém apenas o texto sem nenhuma formatação especial. Com e-mails em texto simples você também pode inserir gifs na cópia do e-mail. Por outro lado, uma versão em HTML contém imagens, cores, e outras opções de formatação de texto. A escolha certa depende da sua estratégia de marketing, do guia de estilo, da marca e de outros fatores.

Parece razoável usar e-mails baseados em código HTML, especialmente no caso de produtos B2C, já que esse tipo de e-mail te dá mais opções para apresentar o seu produto visualmente. No entanto, 62% dos marketeiros afirmam que enviam e-mails com um híbrido de HTML e texto simples para os assinantes (fonte). 

Qual deve ser o tamanho da minha base de dados de e-mail?

Fila

Esse é um aspecto individual para cada negócio. Se você estiver vendendo um produto B2C que está disponível para vários tipos de clientes (como um celular, um cachecol ou um carro econômico), a sua base de dados vai ser enorme, com centenas de milhares de contatos. Mas se você oferece um software de gerenciamento de entregas B2B, a sua base de dados vai ser menor, obviamente. A coisa mais importante é segmentar a sua base de dados.

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