O que é retenção?
Retenção, na linguagem de negócios, é quando seus clientes tendem a continuar sendo seus clientes por um período maior de tempo quando você fornece a eles mais serviços, atendimentos e ofertas especiais. É o que o marketing chama de “clientes fiéis”.
Clientes fiéis não só contribuem com o aumento do lucro e da receita da sua empresa. Através do boca à boca, eles fazem propaganda. Pesquisas mostram que investir na retenção dos clientes atuais da sua empresa custa de 5% a 25% menos que na busca por novos.
Assista a um vídeo sobre retenção
A retenção de clientes é um aspecto importante do serviço ao cliente. O software LiveAgent Help Desk oferece ferramentas para garantir uma retenção rápida e eficiente de clientes, como um sistema de tickets intuitivo, gerenciamento completo de clientes, análises e soluções completas de help desk. Ao usar o software, as empresas podem oferecer um melhor suporte ao cliente e identificar as necessidades de seus clientes para garantir a retenção de clientes. O software LiveAgent Help Desk também oferece recursos avançados de automação, escalabilidade e suporte de aplicativos iOS e Android para gerenciar facilmente as consultas dos clientes.

Topics
- Customer retention
- Acquisition strategy
- Importance of customer retention
Video summary
Customer retention is more cost-effective and profitable than acquiring new customers. It refers to the ability to retain repeat customers and increase their lifetime value. A strong customer retention strategy involves maintaining relationships and creating value for customers. Acquiring new customers and building a customer base is important, but retaining existing customers leads to affordability, return on investment, loyalty, and referrals. Customer retention saves money and generates more sales. Different businesses have different customer retention needs based on the products they sell. Whether to focus on acquisition or retention depends on where a business is in its journey. Starting businesses should focus on acquisition while established businesses should balance acquisition and retention. Strategies for boosting customer retention include improving customer support, offering live chat, sending small gifts to top customers, and utilizing personalized emails.
Frequently Asked Questions
Como você define retenção?
A retenção se manifesta no fato de que se você oferece a uma pessoa específica soluções, produtos, serviços, suporte satisfatórios, ela fica com você por muito tempo. A retenção aumenta os lucros e receitas da empresa.
Quais são os tipos de retenção (funcionário/cliente)?
Existem dois tipos de retenção nas empresas. A primeira é sobre os clientes, ou seja, os clientes que estão satisfeitos com o produto ou serviço, têm uma boa experiência de atendimento ao cliente, voltarão e comprarão novamente da empresa. A segunda dessa retenção é a retenção entre os funcionários, o que, nesse sentido, significa uma mudança. Quanto menor a mudança de funcionários, melhor fala pela empresa.
A retenção é importante para as empresas?
A retenção é muito importante, pois tem um grande impacto nos resultados financeiros da empresa, bem como em sua imagem. É por isso que toda empresa deve garantir que a retenção de clientes e funcionários esteja no nível apropriado.
Expert note
Retenção é a habilidade de manter clientes leais à empresa, através da oferta de serviços, atendimento e ofertas especiais. Investir em retenção de clientes custa menos que buscar novos.

Este texto aborda a importância do atendimento ao cliente e menciona maneiras de prestar um bom serviço, como ouvir, manter o cliente satisfeito e treinar a equipe. São citadas empresas que se destacam no atendimento ao cliente, como Google, Chick-fil-A, IKEA e Amazon. É enfatizada a importância de evitar erros comuns, como falta de competência e proatividade. As interações com o cliente são essenciais para melhorar a imagem da empresa e fortalecer os relacionamentos com os clientes. Softwares de gestão e estar disponível em vários canais de comunicação são considerados úteis.
Estratégia de marketing orientada para o cliente
A estratégia de marketing orientada ao cliente é motivada pelas expectativas dos clientes e deve ser preparada de maneira adequada com declarações de missão e metas futuras criadas pela alta administração. A combinação de ações e ferramentas de marketing geram valor e constroem relacionamentos leais e eficazes com os clientes, visando gerar satisfação e fidelidade. As empresas podem medir a satisfação dos clientes e avaliar o impacto da estratégia.
O texto destaca a importância da satisfação do cliente e como o LiveAgent pode ajudar as empresas a melhorar seus serviços de atendimento ao cliente. Além disso, o texto enfatiza que as pesquisas de satisfação do cliente são essenciais para entender como os clientes se sentem em relação à empresa e identificar áreas que precisam de melhoria. A abordagem centrada no cliente, incluindo análise de métricas, treinamento para atendentes e novas tecnologias, é importante para atender às demandas e expectativas do consumidor. A valorização do cliente é fundamental para aumentar a satisfação, fidelidade e retenção de clientes, e a empresa deve considerar frases de gratidão, oferecer descontos e programas de fidelidade como maneiras de agradecer aos clientes.