Relacionamento com o Consumidor

O que é um Relacionamento com o Consumidor?

Customer relationship - the way in which a business and its customers feel and behave towards each other over a period of time, and the effect of this on the business.

Cambridge dictionary

O relacionamento com o consumidor é um tipo especial de relacionamento, que se inicia quando um cliente começa a fazer negócios com a sua empresa. Toda empresa é responsável pela construção da satisfação do consumidor e lealdade e toda interação do consumidor com a empresa tem um impacto nos clientes. O relacionamento inclui suporte de vendas, suporte técnico e comunicações de marketing. Os relacionamentos com o consumidor podem ser medidos pela satisfação dele.

Benefícios de bons relacionamentos com o consumidor:

  • Vantagem competitiva
  • Retenção de clientes
  • Lealdade do cliente
  • Maior receita
  • Novos clientes
  • Percepção da marca
  • Satisfação do consumidor

Quais são os princípios de bons relacionamentos com o consumidor?

  • Audição ativa
  • Demonstração de empatia
  • Personalização da experiência do consumidor
  • Understanding/knowing your customers – CRM system

Como você constrói os relacionamentos com o consumidor?

Automatize os processos

Para reter os clientes, a sua empresa precisa estabelecer processos automatizados.

Let’s divide them into categories for this explanation. There can be “internal automation” and “external automation”. Internal automation is to make the internal processes work smoothly. For example, for different departments/agents, you can set Automated ticket distribution in LiveAgent. This helps your agents work efficiently. 

Relacionamento com o Consumidor
Os tickets são automaticamente atribuídos aos departamentos.

Por outro lado, criar “automações externas”, como um e-mail de marketing, pode ajudá-lo a manter contato com os seus clientes. Ambos processos de automação têm uma coisa em comum, que são ajudar você a reter os seus clientes de diferentes formas.

Compartilhe os dados do cliente com diferentes departamentos

To share customer data safely, you can use customer service software. This software will help you create SLAs, Rules, and more. Thus, the customer information will be only shared with employees/departments that are allowed to.

Personalize cada experiência do cliente

Aqui estão algumas formas para criar uma experiência personalizada para o cliente:

  • Chame o cliente pelo primeiro nome dele
  • Use os dados do cliente para uma melhor experiência do consumidor
  • Mantenha a positividade
  • Opção/experiência de autoatendimento

Comunique-se

Communication is key in any relationship. So, it should not surprise you that it is no different from customer relationships. To establish these, you need to communicate with customers on many platforms. For instance; Facebook, Twitter, Email, or in real life. Everywhere you get a chance! This is where your customer service usually comes in.

Como um software de serviço de atendimento ajuda os seus relacionamentos com o consumidor?

It can be difficult for customer service to take care of all customer inquiries. On top of that, they need to engage with customers on different posts on Social media. Thus, having customer service software can help them prioritize the importance of tickets. Besides, still managing to answer the posts from Social Media or other platforms. 

Customer service software, such as LiveAgent, can automatically distribute the tickets. Your company can set their preferences based on their needs. This ensures you engage with your customers while also answering regular customer inquiries.

Se você quiser saber mais sobre o LiveAgent, leia sobre todas os Recursos.

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