O que é freemium?
A palavra freemium é uma combinação das palavras “grátis” e “premium”. O modelo de negócio freemium oferece serviços básicos gratuitos e qualquer recurso adicional ou serviços são cobrados.
Quando você decide adotar a abordagem freemium, você tira o fardo de educação de sua equipe de vendas e marketing. O cliente é responsável por fazer sua própria pesquisa e escolher entre uma opção gratuita ou premium.
O modelo de aquisição freemium tem como objetivo diminuir os custos de aquisição de clientes. Oferecer uma versão gratuita do seu produto ou serviço torna-o mais acessível para uma vasta quantidade de clientes.
Como obter freemium
É bastante simples implementar esse modelo de negócio. Após obter sucesso com seu produto ou serviço, você precisa impor limitações aos usuários do nível gratuito. Isso permite que eles decidam se desejam investir em recursos premium.
Existem três tipos de limitações que você pode usar, mas as empresas geralmente implementam uma combinação delas.
suporte limitado – acesso diferente ao suporte ao cliente através de níveis
Recursos limitados – oferecendo recursos adicionais ou estendidos para atualizações pagas
quotas de uso – restrição do número de usuários, quota de armazenamento, etc.
Exemplos de freemium.
Você pode ver produtos freemium na vida real com bastante frequência. Muitas empresas de software e internet que possuem mercados amplos e oferecem valor contínuo aos seus clientes utilizam intensamente o modelo de negócio freemium.
Vamos dar uma olhada em alguns deles:
Zapier

Este aplicativo da web permite que seus usuários conectem várias ferramentas digitais por meio de sequências de acionadores automatizados – “Zaps”. Na camada gratuita, os usuários podem criar cinco Zaps, o que lhes dá uma amostra do quão poderosa essa aplicação pode ser.
Recursos premium limitados incluem:
número de Zaps
intervalo de sincronização – momento em que o Zap verifica por novos dados
o número de usuários – para grandes organizações, o Zapier incentiva atualizações, pois eles oferecem ferramentas colaborativas e pastas compartilhadas
Zapier é um ótimo exemplo de uma empresa freemium que utiliza uma abordagem muito direcionada para impulsionar sua receita e incentivar os usuários gratuitos a fazer upgrade para a versão premium.
Spotify

Um dos aplicativos freemium mais conhecidos e bem-sucedidos é o Spotify. Ele permite que os usuários transmitam música de seus computadores ou celulares. Ele emprega um modelo simplificado de aquisição freemium, simplesmente fornecendo uma experiência mais agradável se os usuários mudarem para a versão premium.
A versão premium inclui:
qualidade de som melhorada
listas de reprodução offline
- streaming without interruption – users don’t have to deal with ads every few songs
Spotify Connect – permite aos usuários conectar o aplicativo às suas smart TVs, caixas de som, etc.
Mailchimp

Este software de email marketing permite que seus usuários coletem os endereços de email de seus assinantes, enviem boletins informativos automatizados e muito mais. Você pode se cadastrar gratuitamente, mas para uma campanha de email marketing bem-sucedida, a maioria dos profissionais de marketing decide optar pela versão premium.
Entre seus recursos pagos você pode encontrar:
- Segmentação avançada – permite que você direcione usuários com base em condições flexíveis e ilimitadas.
- marca personalizada
- construtor de jornada do cliente – enviando mensagens automatizadas e direcionadas com base na interação dos seus clientes com o seu negócio.
- segmentação comportamental
- Suporte 24/7 por e-mail e chat
Vantagens do freemium
Esta abordagem funciona melhor como um modelo de aquisição de clientes, mesmo que possa ser usada para impulsionar a receita da sua empresa. Seu negócio pode atrair um amplo público de usuários. Você pode construir um relacionamento com seus clientes sem exigir que eles paguem pelos seus serviços, caso não desejem fazê-lo.
Além disso, os usuários podem descobrir seus produtos por meio de experiência de primeira mão e depois espalhar a conscientização para seus círculos sociais. Isso permite que você aumente sua taxa de conversão sem custos adicionais.
Ao mesmo tempo em que os clientes pagantes geram receita, você pode coletar informações e dados dos usuários através da versão gratuita. Esses dados são valiosos para análise, que pode ser aplicada para exibir anúncios direcionados.
O modelo freemium é ideal para empresas menores ou startups. Ele proporciona uma grande quantidade de reconhecimento da marca sem gastar muito do seu orçamento em marketing e vendas.
Como conseguir usuários freemium
Existem várias maneiras de adquirir usuários freemium e elas dependem muito da abordagem e necessidades da sua empresa. Dito isso, existem algumas dicas que você pode usar para fazer com que seus usuários iniciais se convertam em clientes pagantes.
Crie um senso de urgência. Deixe seu usuário saber que o plano gratuito é limitado e que, se eles quiserem aproveitar seus serviços, precisam fazer o upgrade o mais rápido possível. O período que você oferece gratuitamente é baseado na persona do comprador de seu negócio, mas os mais comumente usados são 7 dias, 14 dias (Dropbox) ou 30 dias (LiveAgent, Netflix, HubSpot).
Você também pode usar uma campanha de envio de email automático. Envie e-mails de acompanhamento para seus clientes durante o período gratuito para mantê-los envolvidos com seu produto. Esses e-mails podem ser simples mensagens de “Obrigado!” ou até mesmo tutoriais sobre como fazer upgrade para a versão premium.
Outra maneira de converter usuários é oferecer a eles um desconto ou uma promoção. Você não precisa oferecê-lo apenas aos usuários frequentes. Você pode simplesmente enviar e-mails para muitos usuários com um desconto ou presente com prazo limitado se eles se inscreverem no plano pago.
O que é monetização freemium?
Simplesmente falando, é a maneira como o seu negócio pode ganhar dinheiro utilizando o modelo freemium.
A ideia dessa forma de marketing é adquirir o máximo de usuários possível, fornecendo uma versão gratuita do seu produto. A parte importante é mantê-los engajados e atraídos para que optem pela versão paga premium. Essa abordagem oferece uma ótima oportunidade de monetização e ter uma receita sustentável.
Qual a porcentagem de freemium que paga?
Geralmente, você deve visar uma taxa de conversão de freemium modesta de 2 a 5 por cento dos usuários. Existem algumas empresas como o Spotify que têm uma taxa de conversão muito maior de 46%.
É claro, essas estatísticas dependem muito de vários fatores como sua base de clientes, compras de aplicativos e os tipos de usuários que seu aplicativo atrai.
Para colocar as coisas em perspectiva, 54% dos desenvolvedores de aplicativos utilizam o modelo freemium e 33% das empresas ganham a maior parte do dinheiro com ele.
Otimização da taxa de conversão freemium.
Descobrir o que motiva os usuários a se tornarem clientes pagantes pode ser uma tarefa difícil. É preciso mergulhar fundo no que impulsiona seus clientes a fazerem upgrade e no que os faz continuar pagando pelo seu serviço.
Aqui estão algumas dicas que você pode usar para aumentar sua taxa de conversão freemium:
1. Crie um ótimo produto
Pergunte a si mesmo, quais são os pontos de dor que o produto resolve? Por que os clientes pagariam por ele? E o que os motiva a continuarem usando?
Usando o software de suporte LiveAgent como exemplo, vamos responder a essas perguntas.
LiveAgent oferece acesso fácil ao serviço de atendimento ao cliente. Ajuda a simplificar as interações com os clientes através de vários canais (e-mail, mídia social, etc.).
Os clientes pagam por recursos premium porque eles ajudam a gerar mais receita. Com ferramentas poderosas como automação, relatórios avançados, software de atendimento de chamados e muito mais, ele desempenha um papel importante no sucesso do cliente de muitos negócios.
Os usuários continuam voltando para ele porque recebem acesso ao serviço de atendimento ao cliente, que é um grande valor para o seu dinheiro.
2. Dê aos clientes um motivo para fazer o upgrade.
Crie limitações razoáveis em seus serviços gratuitos. Você pode analisar dados de seus concorrentes para descobrir o que precisa manter gratuito e o que deve ficar atrás de um muro de pagamento. O truque é permitir que os clientes vejam o valor imediato que você oferece quando eles fazem um upgrade.

3. Facilite a atualização o máximo possível
Remova obstáculos que possam desencorajar os usuários a atualizar para a versão paga. Torne o processo de adesão o mais fácil possível e ofereça suporte ao cliente adicional durante o processo de transição.
4. Promova a versão premium
Mantenha os usuários envolvidos. Destaque frequentemente os benefícios de atualizar para a versão paga. Você pode fazer isso por meio de notificações direcionadas ou e-mails de acompanhamento.
5. Peça por feedback.
Mostre aos seus clientes que você valoriza a opinião deles e os incentive a enviar feedback.
Os freemiums podem levar a uma perda de renda?
Teoricamente sim, eles podem. Isso pode ocorrer se a taxa de conversão deles para a versão paga for muito baixa. Isso significa que a maioria dos usuários prefere usar as funcionalidades básicas em vez de fazer o upgrade para as funcionalidades avançadas pagas.
Você pode encontrar maneiras de aumentar a taxa de conversão do seu freemium no parágrafo acima.
Diferenças entre gratuito e freemium
O serviço gratuito não possui uma barreira de pagamento que divide suas funcionalidades em uma versão gratuita limitada e uma versão premium paga.
Por outro lado, o modelo freemium faz exatamente isso. Permite o acesso a conteúdo premium por uma taxa de assinatura que os clientes têm que pagar.
Um teste gratuito é uma forma de freemium?
Embora eles tenham algumas semelhanças, um teste gratuito não é uma forma de freemium. A diferença básica é que um teste gratuito dura por um certo período (testes gratuitos de 30 dias) enquanto, no modelo de freemium, um plano gratuito dura para sempre. Além disso, um teste gratuito permite o uso real de todas (ou pelo menos a maioria) das funcionalidades que o sistema tem a oferecer. Por outro lado, há várias limitações de uso no plano gratuito em sistemas freemium.
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Assista a um vídeo sobre freemium.
Os softwares Freemium e LiveAgent de suporte ao cliente são duas ótimas maneiras de fornecer um excelente suporte aos clientes. O Freemium oferece serviços básicos gratuitamente e possui recursos limitados, mas é ideal para pequenas empresas e equipes de suporte que não possuem recursos para investir em um pacote completo de software de suporte ao cliente. O LiveAgent oferece todas as funcionalidades de um programa completo de suporte ao cliente, incluindo emissão de tickets, pesquisas de satisfação do cliente e bases de conhecimento. Ele possui uma variedade de planos de preços disponíveis, para que as empresas possam selecionar as funcionalidades e serviços de que precisam. Ambas as soluções são excelentes para fornecer um serviço e suporte abrangentes aos clientes.

Topics
- Modelo de negócio freemium
- Regras essenciais para adotar o freemium
- Desafios e adequação do freemium para empresas de SaaS
Video summary
Neste vídeo, o especialista em marketing fala sobre o modelo de negócio freemium e discute três principais tópicos relacionados a ele. Ele enfatiza a importância de ter um número potencial de usuários na casa dos milhões, a distribuição gratuita como vantagem competitiva e a proposta de valor simples e direta do produto. Além disso, ele menciona que o custo marginal de atender a usuários adicionais deve ser insignificante. Essas são as quatro regras essenciais que devem ser consideradas ao adotar o modelo freemium. No final do vídeo, ele também faz um alerta sobre os desafios e a falta de adequação do modelo freemium para muitas empresas de SaaS. Assista ao vídeo completo para obter mais insights sobre o assunto.
Frequently Asked Questions
O que são serviços freemium?
Um modelo freemium permite que você converta leads em clientes pagantes sem custos adicionais de aquisição. Nesse modelo de receita, os recursos mais básicos do serviço são gratuitos, enquanto todos os recursos premium adicionais exigem que os clientes paguem uma taxa de assinatura em camadas.
Como você obtém o freemium?
Você precisa adaptar sua abordagem à sua empresa, assim como ao seu público-alvo. Para simplificar a resposta, você precisa criar um produto de sucesso e então colocar um paywall em algumas das funcionalidades mais sofisticadas. Isso incentivará os usuários a se tornarem clientes pagantes.
Qual é o exemplo de freemium?
Muitas empresas utilizam o modelo de negócio freemium. Algumas delas incluem Spotify, Trello, LinkedIn, WordPress, Mailchimp e Zapier.
O software Freshservice oferece suporte multilíngue e uma poderosa IA para gerenciamento de serviços. Seu preço pode variar, mas vale a pena considerar. O Hubspot Service Hub é uma plataforma integrada de CRM que melhora a eficiência do atendimento ao cliente. Embora seja baseado no número de contatos de marketing, pode ser um investimento caro. O Help Desk do Vision permite centralizar o gerenciamento de solicitações de diferentes canais, mas não é a melhor opção para integração. Seu preço varia dependendo das funcionalidades desejadas. O Web Help Desk oferece opções de gerenciamento de serviços de TI com recursos como gerenciamento de hardware e SLA. O Service Desk tem um teste gratuito e opção de pagamento perpétuo ou assinatura. O Agiloft é uma solução de Service Desk que oferece automação e personalização, mas seu preço varia de acordo com as opções escolhidas.