O que é um bug?
Um bug de software é um termo usado para descrever um erro, engano ou defeito em um programa de computador que causa resultados acidentais. Sistemas com bugs não são apenas difíceis de usar, mas podem resultar em baixas taxas de satisfação do cliente. Portanto, toda empresa de SaaS deve se esforçar para fornecer produtos livres de bugs.
Bugs podem causar uma ampla variedade de problemas, desde pequenas alterações de formatação no texto exibido, até problemas maiores, como o congelamento ou a queda do programa, perda de dados valiosos e até danos ao hardware.
Existem muitos tipos de insetos que podem causar problemas de curto prazo e contínuos. Entre os problemas mais comuns com os quais as equipes de desenvolvimento e teste devem estar familiarizadas estão:
- Erros funcionais
- Erros de sintaxe
- Erros de lógica
- Incompatibilidade de tipo de dados
- Erros de segurança
- Erros de usabilidade
- Erros de desempenho
- Erros de nível de unidade
- Bugs de integração em nível de sistema
Bugs em aplicativos podem ser causados por uma variedade de fatores, como má comunicação, requisitos indefinidos, desvio de padrões, complexidade do software e muitos outros. É uma boa prática gerar e analisar periodicamente relatórios de bugs para documentar problemas e evitá-los no futuro.
Muitos dizem que depurar é duas vezes mais difícil do que escrever o próprio código. Para ajudar as equipes de teste e desenvolvimento a identificar e eliminar bugs, há uma ampla variedade de ferramentas de depuração disponíveis. As ferramentas de depuração são um tipo de software que executam e monitoram o programa alvo em condições controladas. Isso ajuda a identificar quaisquer mudanças ou desvios que possam indicar um mau funcionamento.
Não é preciso dizer que entregar um programa cheio de bugs pode afetar significativamente a reputação da sua empresa, piorar o relacionamento com os clientes e até mesmo levar à taxa de cancelamento de clientes. É importante evitá-los o máximo possível e, caso ocorram, resolvê-los de forma rápida dentro dos SLAs acordados.
Assista a este vídeo sobre bugs de software e como evitá-los.
Você sabia que o termo “bug” se originou de um inseto real encontrado em um computador? Hoje em dia, ele se refere a erros no código do programa que podem levar a mau funcionamento, muitas vezes em momentos críticos. Explore a importância de estratégias proativas de prevenção de bugs como a melhor defesa contra esses problemas.

Topics
- Bug bounties
- Tipos de bugs
- Prevenção e depuração de bugs
Video summary
Em tecnologia da computação, um bug é um erro no código do programa, muitas vezes originado por erro humano, especialmente em softwares complexos. Os bugs podem fazer com que programas e computadores parem de funcionar, às vezes em momentos críticos. Algumas empresas utilizam programas de recompensa por bugs, onde pesquisadores e hackers éticos são pagos para encontrar e reportar bugs antes que eles causem problemas. Existem diversos tipos de bugs, incluindo aritméticos, de interface, de lógica, de sintaxe e de trabalho em equipe. É importante prevenir erros desde o início, através de um bom processo de desenvolvimento e boa comunicação. Outros métodos eficazes incluem testar o código regularmente e revisar o código com outros desenvolvedores ou uma equipe de garantia de qualidade. Se um bug for encontrado, é necessário depurá-lo, o que envolve isolar o bug, determinar a causa raiz e corrigir o programa. Através de programas de recompensa por bugs, o processo de depuração pode ser facilitado, já que analisar código complexo pode ser difícil e demorado.
Frequently Asked Questions
O que é um bug?
Uma definição de bug no desenvolvimento de software é um erro ou defeito no programa. Comportamentos e problemas inesperados do sistema ocorrem como resultado do bug. É qualquer comportamento ou resultado que vai contra como o programa ou sistema foi projetado. Após encontrar bugs em ambientes de produção, eles geralmente são resolvidos por meio de atualizações e correções de software.
Por que você deve evitar bugs?
Nem todo erro pode ser evitado. Muitas vezes, isso não depende de nossas ações, mas muitos erros podem ser evitados. Por que isso é importante? Erros que surgem em seu sistema ou em seu site podem causar perdas. E embora um erro de curto prazo não represente uma grande ameaça para sua empresa, um problema crítico em grande escala e de longo prazo pode causar grandes perdas financeiras.
Como acessar uma lista de bugs no LiveAgent?
Uma lista de novos recursos e bugs corrigidos pode ser encontrada no registro de alterações em: https://dev.ladesk.com/all/. Vale a pena acompanhar e verificar se ocorrem erros.
Expert note
Bug é um erro, engano ou defeito em um software que causa resultados acidentais, podendo ter impactos negativos na satisfação do cliente e até danificar o hardware. É importante evitá-los e resolvê-los em tempo hábil.

Widgets adaptáveis aos idiomas
Migrar do Crisp para LiveAgent traz benefícios significativos, como atendimento excepcional, chat ao vivo, suporte técnico e economias de tempo. Experimente gratuitamente por 14 dias.
O LiveAgent é uma ferramenta de atendimento ao cliente com recursos úteis, como respostas prontas personalizáveis, modelos de e-mail de confirmação, macros para chat ao vivo e relatórios detalhados sobre os atendentes. Com uma API REST e opções de integração, é uma opção confiável para gerenciar efetivamente o suporte ao cliente, e oferece um teste gratuito de 14 dias.