Boca a boca

Word of mouth is the process of telling people you know a particular product or service, usually because you think it is good and want to encourage them to try it.

Cambridge dictionary

O que significa boca a boca?

O boca a boca é uma forma de comunicação por meio da fala. Em outras palavras, o boca a boca, do inglês Word of Mouth (WOM), é a transferência de informações de uma pessoa para outra.

Exemplo: O usuário de um produto/serviço fala sobre o produto para alguém de seu círculo de amigos. Se o usuário tiver uma experiência de atendimento ao cliente ruim, isso pode ser passado para as pessoas com as quais ele se encontra. Como resultado disso, eles provavelmente optarão por não comprar nenhum produto dessa empresa.

Qual a importância do boca a boca?

O objetivo do boca a boca é ganhar a confiança e a fidelidade dos clientes. Visto que vivemos em um mundo onde todos estão tentando nos vender algo, pode ser difícil ganhar confiança. As pessoas estão procurando por avaliações ou recomendações. Assim, ter uma experiência de cliente de qualidade incentiva os clientes a falar sobre seus produtos. Isso cria clientes fiéis, o que acaba aumentando as vendas e a satisfação do cliente.

O boca a boca é uma estratégia de marketing realmente valiosa e de baixo custo para qualquer marca. Pode ser facilmente esquecido. Portanto, o foco deve ser a construção de relacionamentos duradouros e a criação de uma comunidade. Esta é uma estratégia de longo prazo importante e benéfica.

Como funciona o boca a boca?

Geralmente, os clientes obtêm a recomendação/avaliação tradicionalmente de boca a boca. Por exemplo, de um amigo ou membro da família.

A segunda opção é que as pessoas encontrem recomendações/depoimentos por meio das mídias sociais. Hoje em dia, pesquisar online é a forma preferida de decidir se deseja comprar um produto/serviço. Isso é chamado de marketing boca a boca, do inglês Word of Mouth Marketing (WOMM).

Exemplo: O Ben e a Sara estão interessados em contratar uma empresa de limpeza para sua casa. Ambos começam a pesquisar empresas de limpeza na cidade. Ben encontrou algumas empresas de limpeza online com base em ótimas avaliações no Trustpilot. Portanto, eles decidem entrar em contato com uma delas para contratar os serviços. Depois de uma ótima experiência, eles a compartilham com outras pessoas de seu círculo próximo. É assim que o marketing boca a boca funciona por meio de revisões. 

O que é marketing boca a boca?

De forma breve, o marketing boca a boca é a mesma estratégia do boca a boca tradicional. A principal diferença é que o marketing boca a boca é incentivado pela marca/empresa. Já o boca a boca tradicional acontece de forma orgânica. O objetivo do marketing boca a boca é divulgar o produto/serviço para obter mais exposição.

Quais são os outros benefícios do marketing boca a boca?

  • Confiança dos clientes
  • Construção de uma comunidade em torno da sua marca
  • Relações de longo prazo com clientes (clientes fiéis)
  • Gasto de menos dinheiro em marketing
  • Maior receita
  • Engajamento do cliente

Como construir o marketing boca a boca?

  • Proporcione uma ótima experiência ao cliente

  • Inspire os clientes a gerar conteúdo sobre sua marca
  • Incentive as revisões/depoimentos de seus produtos/serviços
  • Motive eles com alguns descontos/produtos especiais
  • Fale com influenciadores relacionados a seu serviço/produto

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FAQ

O que é marketing boca a boca?

O marketing boca a boca é uma forma de marketing que envolve “sussurrar” aos consumidores sobre um determinado produto ou marca. Seu objetivo é desencadear uma discussão sobre um determinado tema de forma ética e não agressiva. O efeito final deve ser a discussão sobre a marca ou produto, levando a um aumento do reconhecimento da marca ou nas vendas. Essa estratégia de marketing não faz os clientes se sentirem forçados e atacados pela marca.

Como gerar o boca a boca?

O marketing boca a boca pode ser gerado de várias maneiras. A melhor ferramenta para um marketing positivo, é, obviamente, o seu cliente. O que fazer para que os clientes queiram fazer o boca a boca? Peça a eles para experimentarem o seu novo produto e converse com eles sobre ele; faça-os sentir que suas opiniões são importantes e tente os diferenciá-los ao, por exemplo, oferecer promoções diferenciadas; crie um espaço para discussão – pode ser um fórum, grupo do Facebook ou simplesmente oferecer a capacidade de adicionar comentários em postagens ou entradas em sites e portais; fique em contato constante com seus clientes; contrate uma pessoa que conduzirá atividades de marketing boca a boca.

Por que o marketing boca a boca é eficaz?

O marketing boca a boca é muito eficaz porque a Internet oferece muitas ferramentas. Isso permite que as informações sejam comunicadas e, além disso, que se possa construir relações sociais. O marketing boca a boca deve começar com o desencadeamento de uma discussão sobre um determinado tópico. Apenas no decorrer da discussão devemos mencionar gentilmente a marca ou o produto que queremos anunciar. Antes de tudo, você precisa se lembrar da naturalidade e da não intrusão. Você também pode anexar a tópicos existentes.

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