Boca a boca é o processo de contar às pessoas que você conhece sobre um produto ou serviço específico, geralmente porque você acredita que é bom e quer incentivá-las a experimentá-lo.
Dicionário de Cambridge
O que significa boca a boca?
O boca a boca é uma forma de comunicação por meio da fala. Em outras palavras, o boca a boca, do inglês Word of Mouth (WOM), é a transferência de informações de uma pessoa para outra.
Exemplo: O usuário de um produto/serviço fala sobre o produto para alguém de seu círculo de amigos. Se o usuário tiver uma experiência de atendimento ao cliente ruim, isso pode ser passado para as pessoas com as quais ele se encontra. Como resultado disso, eles provavelmente optarão por não comprar nenhum produto dessa empresa.
Qual a importância do boca a boca?
O objetivo do boca a boca é ganhar a confiança e a fidelidade dos clientes. Visto que vivemos em um mundo onde todos estão tentando nos vender algo, pode ser difícil ganhar confiança. As pessoas estão procurando por avaliações ou recomendações. Assim, ter uma experiência de cliente de qualidade incentiva os clientes a falar sobre seus produtos. Isso cria clientes fiéis, o que acaba aumentando as vendas e a satisfação do cliente.
O boca a boca é uma estratégia de marketing realmente valiosa e de baixo custo para qualquer marca. Pode ser facilmente esquecido. Portanto, o foco deve ser a construção de relacionamentos duradouros e a criação de uma comunidade. Esta é uma estratégia de longo prazo importante e benéfica.
Como funciona o boca a boca?
Geralmente, os clientes obtêm a recomendação/avaliação tradicionalmente de boca a boca. Por exemplo, de um amigo ou membro da família.
A segunda opção é que as pessoas encontrem recomendações/testemunhos através das redes sociais. Nos dias de hoje, pesquisar online é uma maneira preferida de decidir se você quer comprar um produto/serviço. Isso é chamado de WOMM, que é Marketing Boca a Boca.
Exemplo: O Ben e a Sara estão interessados em contratar uma empresa de limpeza para sua casa. Ambos começam a pesquisar empresas de limpeza na cidade. Ben encontrou algumas empresas de limpeza online com base em ótimas avaliações no Trustpilot. Portanto, eles decidem entrar em contato com uma delas para contratar os serviços. Depois de uma ótima experiência, eles a compartilham com outras pessoas de seu círculo próximo. É assim que o marketing boca a boca funciona por meio de revisões.
O que é marketing boca a boca?
De forma breve, o marketing boca a boca é a mesma estratégia do boca a boca tradicional. A principal diferença é que o marketing boca a boca é incentivado pela marca/empresa. Já o boca a boca tradicional acontece de forma orgânica. O objetivo do marketing boca a boca é divulgar o produto/serviço para obter mais exposição.
Quais são os outros benefícios do marketing boca a boca?
- Confiança dos clientes
- Construindo uma comunidade em torno da sua marca
- Relacionamentos de longo prazo com clientes (clientes leais)
- Gastar menos dinheiro em marketing.
- Receita mais alta
- Engajamento do cliente
Como construir o marketing boca a boca?
- Oferecer uma ótima experiência ao cliente
- Inspirar os clientes a criar conteúdo sobre sua marca.
- Incentive avaliações/testemunhos dos seus serviços/produtos
- Motivar com alguns descontos/produtos especiais
- Entre em contato com influenciadores relacionáveis
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Assista a um vídeo sobre o boca a boca.
O Software de Helpdesk com Live Agent desempenha um papel crucial na definição da palavra boca a boca. Ao fornecer assistência em tempo real e suporte personalizado, esse software melhora a experiência geral do cliente. Quando os clientes recebem um serviço excepcional através de um helpdesk com Live Agent, é mais provável que compartilhem suas experiências positivas com outras pessoas por meio do boca a boca. Essa forma orgânica de comunicação envolve os clientes recomendando a empresa, seus produtos ou serviços para seus amigos, familiares ou colegas com base em suas interações pessoais. A palavra boca a boca positiva gerada pelo uso eficaz do software de helpdesk com Live Agent pode impactar significativamente a reputação, credibilidade e esforços de aquisição de clientes de um negócio.

Topics
- Marketing boca a boca
- Solução de problemas
- Cuidar dos clientes
Video summary
O melhor tipo de marketing é o marketing boca a boca. Ao cuidar dos seus clientes e fazer o que é melhor para eles, eles vão continuar comprando de você e também vão contar para outras pessoas sobre sua empresa. É importante otimizar seu negócio para o Google, Facebook e Instagram, mas o verdadeiro motivo pelo qual as empresas crescem é porque elas resolvem problemas e fazem isso melhor do que os outros. Um exemplo é a Slack, que não fez muito marketing, mas ofereceu um produto melhor e mais usável do que os concorrentes. As empresas que são admiradas e crescem, como a Nike, Visa, Mastercard e Amazon, não estão onde estão por causa de estratégias de marketing, mas sim por causa do boca a boca gerado por produtos ou serviços incríveis. É fundamental cuidar dos clientes, oferecer um excelente atendimento e ser a melhor opção do mercado. Um exemplo disso é a Zappos, que se destacou pelo atendimento excepcional, oferecendo até frete grátis para os clientes. Essas práticas fizeram com que a empresa fosse adquirida e hoje valha bilhões de dólares.
Frequently Asked Questions
O que é marketing boca a boca?
O marketing boca a boca é uma forma de marketing que envolve “sussurrar” aos consumidores sobre um determinado produto ou marca. Seu objetivo é desencadear uma discussão sobre um determinado tema de forma ética e não agressiva. O efeito final deve ser a discussão sobre a marca ou produto, levando a um aumento do reconhecimento da marca ou nas vendas. Essa estratégia de marketing não faz os clientes se sentirem forçados e atacados pela marca.
Como gerar o boca a boca?
O marketing boca a boca pode ser gerado de várias maneiras. A melhor ferramenta para um marketing positivo, é, obviamente, o seu cliente. O que fazer para que os clientes queiram fazer o boca a boca? Peça a eles para experimentarem o seu novo produto e converse com eles sobre ele; faça-os sentir que suas opiniões são importantes e tente os diferenciá-los ao, por exemplo, oferecer promoções diferenciadas; crie um espaço para discussão – pode ser um fórum, grupo do Facebook ou simplesmente oferecer a capacidade de adicionar comentários em postagens ou entradas em sites e portais; fique em contato constante com seus clientes; contrate uma pessoa que conduzirá atividades de marketing boca a boca.
Por que o marketing boca a boca é eficaz?
O marketing boca a boca é muito eficaz porque a Internet oferece muitas ferramentas. Isso permite que as informações sejam comunicadas e, além disso, que se possa construir relações sociais. O marketing boca a boca deve começar com o desencadeamento de uma discussão sobre um determinado tópico. Apenas no decorrer da discussão devemos mencionar gentilmente a marca ou o produto que queremos anunciar. Antes de tudo, você precisa se lembrar da naturalidade e da não intrusão. Você também pode anexar a tópicos existentes.
Expert note
Boca a boca é uma forma valiosa e de baixo custo de estratégia de marketing que se concentra na transferência de informações de uma pessoa para outra sobre um produto ou serviço.

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