Agente de Atendimento ao Cliente

Quem é o agente de atendimento ao cliente?

Customer representative is a person whose job is to deal with a business's customers.

Cambridge dictionary

O agente de atendimento ao cliente é um funcionário que interage com os clientes da empresa em nome da organização. Os agentes representam a empresa, seus produtos ou serviços.

Quando o cliente liga / escreve, ele resolve suas questões, dúvidas ou reclamações. Os clientes podem se conectar com os representantes por telefone, e-mail, chat ao vivo ou outros canais.

Os agentes de atendimento ao cliente recebem treinamento adequado. Mas, eles precisam ter algumas habilidades importantes (por exemplo, falar, ouvir). Eles têm um papel muito importante em todas as empresas – são a voz da empresa.

O que um Agente de Atendimento ao Cliente faz?

  • responde às reclamações do cliente
  • fornece conhecimento / informação
  • comunica-se com os clientes por meio de diversos canais
  • auxilia com cancelamentos, reembolsos ou trocas
  • responde as perguntas do cliente

Como o Software de Atendimento ao Cliente pode ajudar os agentes de atendimento ao cliente?

Aqui estão alguns benefícios:

  • capacidade de lidar com todas as dúvidas do cliente a partir de uma interface
  • tempo de resposta mais rápido
  • tickets organizados em departamentos adequados
  • todos os dados do cliente em um sistema

O software de atendimento ao cliente, como o LiveAgent, combina um excelente Chat ao vivo, emissão de tickets e automação que permitem o fornecimento de um suporte excepcional aos seus clientes.

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Como se Tornar um Agente de Atendimento ao Cliente?

Normalmente, não há qualificações específicas para um agente de atendimento ao cliente de primeira entrada. Apesar disso, ter um diploma do ensino médio seja uma obrigação na maioria das empresas. Existem fatores mais importantes que desempenham um papel no processo de contratação. Existem certas habilidades naturais que os recrutadores geralmente procuram. O mais importante são suas habilidades de comunicação.

Porém, vamos dissecar isso um pouco mais. Existem 2 categorias de habilidades importantes que todo agente de atendimento ao cliente deve ter. O primeiro e mais importante são as habilidades sociais. A segunda habilidade importante é técnica. O que a empresa pode ensinar a você é o lado técnico do produto / serviço. Ainda assim, eles não podem lhe ensinar habilidades sociais. Cada cliente / situação é único. Assim, entender o cliente ou a situação precisa ser intuitivo.

Como mencionamos, há um lado técnico do trabalho que será ensinado. Normalmente, em forma de treinamento. Ele geralmente envolve conhecimento sobre produtos / serviços, empresa, programas internos e muito mais. Pode durar algumas semanas, embora em algumas empresas possa demorar até alguns meses.

O aspecto importante do treinamento é o sombreamento. Ouvir / aprender com os agentes de atendimento sênior é uma tática benéfica no início. Mas, o trabalho geralmente começa no meio do treinamento, portanto, você aprende em movimento.

A empresa geralmente tenta fornecer os clientes “fáceis” aos novos agentes. Ainda assim, não há como prever qual cliente um novo funcionário vai conseguir. Mas não se preocupe, você tem supervisores ao seu redor ajudando você em cada etapa. Após o treinamento, você pode buscar a ajuda de um representante sênior do cliente ou de um gerente.

Depois de terminar o treinamento, a aprendizagem não acabou. Você aprende em movimento. Sempre existem todos os tipos de situações únicas. No entanto, mesmo depois de um tempo, você ainda pode receber treinamento extra sobre produtos ou novos procedimentos. Há sempre espaço para melhorias.

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