Quem é um agente?
Agentes ou representantes são definidos como pessoas que agem em nome de terceiros. Eles são uma parte inseparável de todos os negócios, pois cuidam dos clientes e fornecem um serviço de suporte.
Eles atendem ligações, bate-papos ou mensagens para solucionar dúvidas dos clientes sobre os produtos ou serviços da empresa. No entanto, essa não é a sua única responsabilidade. Os agentes de suporte ao cliente são responsáveis por garantir sempre uma experiência incrível do cliente.
Para isso, existem certas habilidades e qualidades de representante de suporte e atendimento ao cliente por chat ao vivo que um agente de atendimento ao cliente bem-sucedido deve possuir:
Paciência – Às vezes, lidar com reclamações de clientes pode ser frustrante. Demonstrar paciência e não se preocupar é uma qualidade muito importante que um agente de atendimento ao cliente deve ter sob controle.
Ótimas habilidades de comunicação – Mal-entendidos podem levar a grandes problemas, por isso a capacidade de se comunicar de forma eficaz com os clientes é essencial para agentes de sucesso.
Desenvoltura – Para fornecer um serviço que fique gravado na mente do cliente, um agente precisa ser engenhoso e fazer um esforço extra ao resolver um problema.
Empatia – É importante saber se colocar no lugar do cliente ao lidar com suas dúvidas e reclamações.
Habilidades de gerenciamento de tempo – Os agentes precisam lidar com diversas reclamações, tarefas e perguntas ao mesmo tempo. É por isso que eles precisam administrar seu tempo com eficiência.
Natureza orientada para objetivos – Embora seja ótimo fornecer um toque pessoal, seguir o plano de negócios e trabalhar com métricas é uma qualidade desejada para um agente.
Em muitas organizações, empresas e até mesmo soluções de software de help desk, geralmente existem muitos tipos de agentes com diferentes funções, responsabilidades e privilégios.
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Expert’s note
O agente de atendimento ao cliente é essencial para fornecer suporte e resolver problemas de clientes, oferecendo habilidades e conhecimentos específicos da empresa.
O texto aborda a utilização do agente em um call center, incluindo a taxa média de utilização, como melhorar a utilização do agente e como calcular as taxas de utilização. Também menciona a importância de um software de helpdesk confiável e a realização de treinamentos para melhorar o atendimento ao cliente.